Evento Apple: Scary Fast - 31 Outubro 2023 às 00h

Os ganhos de CPU são de 10% quando tem exatamente os mesmos cores/threads, onde tem mais ganhos é onde há aumento de cores, como é o caso do M3 max vs M2 max que se ganhou 4 p-cores!
não justifica qualquer upgrade quem tem M2 da vida, a não ser tipo passar de um M1/M2 pro para M3 max, ai o salto é enorme.

Ainda estou para ver como é o 14" M2 pro vs M3 pro, modelos base, porque embora se ganha 1 core desconfio que seja 5P + 6E, o que até pode perder performance SMT ou ficar ela por ela.
e ver o impacto da -25% de largura de banda.

O chato que a Apple está estagnando em specs, especialmente o M3 continua preso em 4P + 4E, quando já devia vir com 4P + 6E. continuam presos nos 8GB de base e não foram para LPDDR5X e. a limitação idiota de 2 type-c, tudo para forçar as pessoas a irem pro Pro.

Um M3 com 4P + 6E, 24GB de ram e 4 portas me atendia perfeitamente para o uso de software dev por 4 anos provavelmente. Não preciso do GPU para "nada".

O M3 pro devia ser 8P + 6E e depois criavam bin de 6P+6E (É bem capaz do M2 pro com 8P + 4E ser melhor em SMT que M3 pro.
 
Quase ninguém com M1 deverá fazer o upgrade. Falo como possuidor de dois M1 e com amigos na mesma situação. Isto é sim dirigido à malta com macs Intel. Esses é que estão no limite de ficarem obsoletos (alguns já estão) e já se arrastam em muitas coisas. Agora os M1? Estão mais que super rápidos para o dia a dia. A performance até ficou melhor com o Sonoma.
Eu tenho um M1 Pro e não sinto qualquer necessidade de fazer upgrade. Se calhar levei demasiado ao extremo...
Concordo inteiramente contigo, principal target da Apple: Intel Users.
 
Eu tenho um M1 Pro e não sinto qualquer necessidade de fazer upgrade. Se calhar levei demasiado ao extremo...
Concordo inteiramente contigo, principal target da Apple: Intel Users.

Eles estão mortinhos para acabar com o suporte aos Macs Intel.

Não devem faltar muitas versões até que fiquem "ARM only"...
 
A Apple continua a fazer o truque do upgrade na venda. É difícil recomendar as propostas base. Devem vender muitos modelos - para não dizer a maioria - com upgrade de RAM, de armazenamento ou ambos.

Espero ansiosamente que a Qualcomm tenha algo mesmo bom para lançar para ver se os preços baixam.

Os M1 e os M2 não estão obsoletos e não estou a ver ninguém com Macs com esses SoC a fazer upgrades a correr. O que tem que se elogiar na Apple é os saltos de performance que consegue dar em cada geração. Parece que os M1 estão obsoletos quando se vê a performance dos M3.
Será?
Não sei se mudou muito dos anteriores, mas o que mais se via em loja era modelos base
 
Diria que o próximo mac OS deve ser o canto do cisne para Intel.

Provavelmente, o meu Macbook de 2010 teve uns 6 anos de suporte, para o de 2018 já não falta muito para atingir essa marca. Depois desse sair só houve dois refreshes com Intel.
Sobre os novos: muito curioso de ver o Space Black ao vivo.
 
Sobre o iMac é um produto que parece que estão sei lá, empurrando com a barriga.
- Não há qualquer justificação para não eliminar o "chim", preferia que fosse menor e mais grosso, assim da ar de trambolho. Um iMac que é apenas um monitor visto de frente seria qualquer coisa.
- 8GB e 256GB storage é specs de computadores low end, mas isso custa o preço de maquinas high end... enfim.
- Porque raio não tem versão com M3 pro?
- Falta o iMac Pro de 27" / 30" com M3 pro e M3 max, apesar que pronto, tem o Mac studio para isso.

Qual o publico alvo dos iMacs? No Brasil se quiser com 1TB e 24GB de ram atira-se a 22,500 reais. Sei que vem sempre pessoas criticar, mas não consigo deixar de comparar com o "mundo non apple" que se compra um monstro de workstation por este valor.

No fundo é para quem quer mac os acima de tudo e algo "bonito". Se alguém falar em "eficiencia energética", o valor é gigante o suficiente para fazer um desktop "moderado" e sobra para investir em energia solar...
 
Última edição:
Diria que o próximo mac OS deve ser o canto do cisne para Intel.

Nah, daqui a 2 anos +/-. Devem matar de forma progressiva:

- 2024: Ainda existe suporte para Intel
- 2025: Idem, mas nos ARM o Rosetta 2 passa a ser opcional
- 2026: fim do suporte, macOS só para ARM. Rosetta 2 deixa de existir e apps Intel não correm mais em processadores M.
 
Será?
Não sei se mudou muito dos anteriores, mas o que mais se via em loja era modelos base

Eu comprei o meu em loja e não tenho um base. Eu pelo menos não recomendo menos de 16GB e 512GB.

O próprio Marques ainda tem um M1 Max!

Alguém com bom gosto ;)
Mas o MKBHD vai fazer o upgrade só por ser cinzento sideral e porque pode. Mas a maioria das pessoas não tem a mesma possibilidade.

Qual o publico alvo dos iMacs? No Brasil se quiser com 1TB e 24GB de ram atira-se a 22,500 reais. Sei que vem sempre pessoas criticar, mas não consigo deixar de comparar com o "mundo non apple" que se compra um monstro de workstation por este valor.

Eu continuo a repetir o mesmo. Apenas compra Apple quem quer usar MacOS mesmo. Portanto as comparações acabam aí. Quem está no ecossistema Windows tem muitas alternativas pelo preço da Apple. Eu não vou por aí. Eu não consigo usar Windows. Lamento. Era muito mais feliz se conseguisse.


Eu não me importo de pagar o iPhone 15 Pro Max se me derem o dinheiro da iluminação das gruas e de todo o material envolvido na produção. Se fosse feito com um estabilizador que qualquer pessoa podia comprar e o iPhone aí era impressionante. Assim, não achei nada de especial.
 
Alguém com bom gosto ;)
Mas o MKBHD vai fazer o upgrade só por ser cinzento sideral e porque pode. Mas a maioria das pessoas não tem a mesma possibilidade.
A questão em si, n é apenas o bom gosto e o facto de ter posses para poder comprar uma data deles… mas sim, demonstrar que apesar de ele próprio adorar Tech, n significa que tenha que comprar o modelo mais recente e gastar dinheiro “mal gasto”, apenas porque sim ou porque pode.

Fazer render o peixe ao máximo, é o que mta das pessoas, num geral, o deveriam de fazer!!! Optar por algo a longo prazo e trocar quando o mesmo n for suficiente para o seu uso ou pk houve um salto “enorme” (coisa que nos dias correntes é complicado com o que vê sair pro mercado).

Obviamente forma de falar e opinião, pois cada um que compre o que mais lhe dê felicidade, pois vida é só uma 😅

Quanto ao video do Behind the Scenes, é sempre fixe ver a quantidade de coisas que estão por de trás da main camera, desde pessoal, equipamento, etc… Top Notch 👌

Cumps, Wolf
 
Última edição:
Comprei meu MBP M2 Max em Julho, e quando soube que ia existir este evento fiquei inicialmente com uma certa azia a pensar que poderia ter esperado 3 meses e comprava o M3 Max.
Mas agora olhando para os preços, para ter a mesma RAM teria de desembolsar +874€ (ficando com -8 cores de gpu e +4 cpu)... não compensa mesmo...portanto a azia passou é fico bem servido com o que tenho 😀
 
A questão em si, n é apenas o bom gosto e o facto de ter posses para poder comprar uma data deles… mas sim, demonstrar que apesar de ele próprio adorar Tech, n significa que tenha que comprar o modelo mais recente e gastar dinheiro “mal gasto”, apenas porque sim ou porque pode.

Fazer render o peixe ao máximo, é o que mta das pessoas, num geral, o deveriam de fazer!!! Optar por algo a longo prazo e trocar quando o mesmo n for suficiente para o seu uso ou pk houve um salto “enorme” (coisa que nos dias correntes é complicado com o que vê sair pro mercado).

Obviamente forma de falar e opinião, pois cada um que compre o que mais lhe dê felicidade, pois vida é só uma 😅

Quanto ao video do Behind the Scenes, é sempre fixe ver a quantidade de coisas que estão por de trás da main camera, desde pessoal, equipamento, etc… Top Notch 👌

Cumps, Wolf
Eu quando disse bom gosto, com um :), foi porque também tenho um. Imagino que ele tenha comprado com o máximo de RAM possível, porque faz edição de vídeo de ficheiros com 8K tanto quanto sei.
Eu sempre defendi que as pessoas devem comprar quando precisam o melhor que podem para as suas necessidades. Isso aplica-se aqui também naturalmente. Eu não consigo encontrar motivos para os aumentos dos preços da Apple, nunca gostei dos preços, mas por isso mesmo é que aumento o mais possível o tempo entre as compras. Aceito outras visões.
 
Se fosse feito com um estabilizador que qualquer pessoa podia comprar e o iPhone aí era impressionante. Assim, não achei nada de especial.

A Apple valoriza imenso a qualidade de produção. Nunca na vida iriam usar um gimble barato quando têm drones e todo esse equipamento.

O que interessa mesmo é a captura em ProRes Log. Aí nota-se que a Apple está noutro patamar relativo aos concorrentes.
 
Eu continuo a repetir o mesmo. Apenas compra Apple quem quer usar MacOS mesmo. Portanto as comparações acabam aí. Quem está no ecossistema Windows tem muitas alternativas pelo preço da Apple. Eu não vou por aí. Eu não consigo usar Windows. Lamento. Era muito mais feliz se conseguisse.
eu sei, o MAC OS é o chamativo.

Eu consigo usar ambos por isso... Vou ficando com Mac no trabalho, mas depois de 3 anos te digo que não me convence nem um pouco para uso pessoal, mesmo que retire o "gaming" daqui. A única vantagem é mesmo integração com o iPhone.

Se quiser não usar windows, mais facil compro um Framework laptop e instalo um Ubuntu da vida.

Mas o que quero dizer que o value do iMac é mau, até olhando dentro do ecosistema se comparar com os notebooks ou usar um mac mini com monitor externo.

E à cada ano que passa, o preço que se paga para o que oferece cada vez fica pior. Se por aquele preço tivesse 24GB e 1 TB de SSD estava otimo.

E outra coisa que bato sempre no martelo é a ausência de um slot M.2 para expandir storage. não há limite técnico para isso, apenas "money, money and more money".
 
Última edição:
Eu sou como o @Metro, deixei Windows há quase 15 anos, entretanto tive de usar tanto o 10 como o 11 esporadicamente para correr apps via Parallels - mas sem ser daily driver. Para mim o Windows morreu no 7, e mesmo esse foi piorando ao longo da sua vida com telemetria e bloatware da MS. No outro dia até comentei com um colega que o W11 parece um centro comercial, abres o menu start e é só publicidade, notícias, tempo, etc.

macOS tem apps que não têm equivalente noutro SO, como developer considero que é dos melhores se não o melhor SO para criar software. E a nível de hardware não há nada como o MB Pro - é caro (caríssimo!) mas tem longa bateria, baixo consumo, ecrã fantástico, colunas de topo...é difícil encontrar algo melhor.

Agora, se falam de desktops existe um mundo à parte e nem comprava um Mac standalone a não ser um Mini. É engraçado porque se fosse há 5-6 anos atrás diria para evitar ao máximo os portáteis Apple devido ao teclado horrível. :D
 
Eu quando disse bom gosto, com um :), foi porque também tenho um. Imagino que ele tenha comprado com o máximo de RAM possível, porque faz edição de vídeo de ficheiros com 8K tanto quanto sei.
Eu sempre defendi que as pessoas devem comprar quando precisam o melhor que podem para as suas necessidades. Isso aplica-se aqui também naturalmente. Eu não consigo encontrar motivos para os aumentos dos preços da Apple, nunca gostei dos preços, mas por isso mesmo é que aumento o mais possível o tempo entre as compras. Aceito outras visões.
Os preços são o que são, devido á “Fama” que tem já há longos anos, development em varias áreas, o software que criaram e continuam a manter, o quanto usam a tech na área da saude, etc… tudo isto tem que ser pago! Agora se isto representa os valores “reais” sobre se X equipamento vale o que vale… é complicado justificar ou provar o seu seu valor, mas há coisas que são obvias e que n tem ponta que se lhe pegue quanto ao seu valor, ex: o valor gastronómico das rodinhas pro Mac Pro ou o valor do stand do monitor… 💸

Cumps, Wolf
 
Eu sou como o @Metro, deixei Windows há quase 15 anos, entretanto tive de usar tanto o 10 como o 11 esporadicamente para correr apps via Parallels - mas sem ser daily driver. Para mim o Windows morreu no 7, e mesmo esse foi piorando ao longo da sua vida com telemetria e bloatware da MS. No outro dia até comentei com um colega que o W11 parece um centro comercial, abres o menu start e é só publicidade, notícias, tempo, etc.

macOS tem apps que não têm equivalente noutro SO, como developer considero que é dos melhores se não o melhor SO para criar software. E a nível de hardware não há nada como o MB Pro - é caro (caríssimo!) mas tem longa bateria, baixo consumo, ecrã fantástico, colunas de topo...é difícil encontrar algo melhor.

Agora, se falam de desktops existe um mundo à parte e nem comprava um Mac standalone a não ser um Mini. É engraçado porque se fosse há 5-6 anos atrás diria para evitar ao máximo os portáteis Apple devido ao teclado horrível. :D

Uma coisa boa do Windows é que podes aceder as definições e desligar isso. :)
 
Back
Topo