Evento Apple: Scary Fast - 31 Outubro 2023 às 00h

Eu sou como o @Metro, deixei Windows há quase 15 anos, entretanto tive de usar tanto o 10 como o 11 esporadicamente para correr apps via Parallels - mas sem ser daily driver. Para mim o Windows morreu no 7, e mesmo esse foi piorando ao longo da sua vida com telemetria e bloatware da MS. No outro dia até comentei com um colega que o W11 parece um centro comercial, abres o menu start e é só publicidade, notícias, tempo, etc.

macOS tem apps que não têm equivalente noutro SO, como developer considero que é dos melhores se não o melhor SO para criar software. E a nível de hardware não há nada como o MB Pro - é caro (caríssimo!) mas tem longa bateria, baixo consumo, ecrã fantástico, colunas de topo...é difícil encontrar algo melhor.

Agora, se falam de desktops existe um mundo à parte e nem comprava um Mac standalone a não ser um Mini. É engraçado porque se fosse há 5-6 anos atrás diria para evitar ao máximo os portáteis Apple devido ao teclado horrível. :D
Sim, para dev é mesmo muito bom, mas enfim não é para todos. E a minha experiencia está marcada por duas avarias em 3 anos, o que não é nada normal numa maquina que custa uma fortuna, ou seja desbloquou um novo medo de "vou investir agora no mundo mac, a maquina morre e perco 3-4 meses de salário" :sad:

Mas Mac OS para min e só macbook, quanto muito o mini (e já tive um).

Isso do W11 tipo eu nem dou conta desta "publicidade", mas sim a telemetria e afins é o mau. Infelizmente para gaming e certas coisas ainda é o que temos.

Claro que eu continuo gostando de desktops pela potencia e poder montar/configurar, etc. Já no mobile me rendi ao poder e simplicidade do iOS, mas lá está, neste mundo não temos limitações de hardware e androids a sério custa quase o mesmo.

O iPhone 15 pro max está quase ao nível destes iMacs? Tens 8 GB de ram, tens 256 GB de storage no modelo base, tens um CPU 2P+4E e 6 gpu cores... Dá o que pensar... A Apple poderia fazer um monitor 24", meter uma dock station e rodar Mac OS no iPhone e ter quase a mesma experiencia e ficando mais barato...
 
Última edição:
Uma coisa boa do Windows é que podes aceder as definições e desligar isso. :)

Sim, e existem debloaters e afins. Mas quando é preciso fazer isso, acho que fica a perder.

O macOS tem muita coisa que mudo face aos defaults, mas não publicidade como a MS coloca.

A Apple poderia fazer um monitor 24", meter uma dock station e rodar Mac OS no iPhone e ter quase a mesma experiencia e ficando mais barato.

A Apple nem deixa correr macOS nos iPads M1, por isso não passa de um sonho.
 
A Apple poderia fazer um monitor 24", meter uma dock station e rodar Mac OS no iPhone e ter quase a mesma experiencia e ficando mais barato...
Já me dava por satisfeito em ter o Stage Manager do iPadOS. Mas os iPad já vendem mal e depois ainda vendiam menos.

O macOS tem muita coisa que mudo face aos defaults, mas não publicidade como a MS coloca.
Ainda não tem. Já começou no iOS, aos poucos, há-de chegar ao Mac.
 
Última edição:
Eu gosto do macOS. Estou farto do lixo e bloatware constante que o Windows cada vez trás mais. Gosto de abrir as coisas e tê-as imediatamente funcionais, não gosto de muitas "afinações". O macOS também tem os seus defeitos, mas em ambientes profissionais ele é assim tão largamente utilizado?

Na apresentação falara no Matlab... Há uns anos quis usar uma placa de aquisição da National Instruments para depois processar os dados no Matlab e tive de recorrer ao Windows...
 
O problema que tenho com a política de preços da Apple já vem de há mais de uma década. Preço do espaço de armazenamento permanente e temporário. Nomeadamente o permanente (SSD).

Nem sempre foi assim. Heck, o meu iMac 2020 recebeu um upgrade de 16GB para 64GB por 60 euros ... mas um MBP nunca houve essa possibilidade. A Apple pede quase 460 por 16gb para o MBP. São estas coisas roçam a mesquinhez que tira do sério muita gente. Esta política de preços para os laptops, já quando usavam Intel era a mesma coisa. Agora apenas passou para os desktops também.

O pedirem balurdios por rodas, teclados, ratos .... ou monitor stands havendo outras opções não me incomoda de todo. Pagam esses preços quem quer, não porque precisa. Mas quem criou laços de dependência com a empresa na base da confiança ... já não é assim ... paga este preços não porque acha justo mas porque dificilmente tem outra opção por desenho da Apple. Outra opção implica mudar totalmente de ecossistema que tem os seus custos.

Quanto ás valências de um e outro ecossistema são sobejamente discutidos. E quem vem para aqui argumentar que o valor do MacOS e os dispositivos em torno do sistema é mau comparado com o Windows ou o Linux instalado numa qualquer máquina ... enfim. Esquece.
 
Última edição:
Então quer dizer que agora o Pro de base tem 8Gb RAM e custa 2000,00€. Mais valia deixarem ficar o Pro 13 mesmo com a Touch Bar. Uma vergonha. Tenho agora o Air M2 com 8GB. Andei anos com o Pro 13" Mid 2012 com 4GB, nunca se engasgou com trabalho "office". Um destes dias o word crashou. Depois reparei que tinha uma série de programas pesadíssimos abertos com vários documentos word, WhatsApp e o Safari. Fiquei assim uma bocado para o frustrado. Pela primeira vez levei a sério o conselho dos 16GB de RAM.
 
Reclamo mais de propaganda no iOS (as apps usam as notificacões para pub, uber, bancos, operadora móvel/internet fixa, etc) do que no Windows... ou seja, o mau é geral. O Mac OS está livre disso... por enquanto.

Mas olha ainda ontem tem uma função nativa no windows, com apenas um Win+P posso escolher que monitor usar. E confirmei pelo consumo da gráfica que desativa completamente o monitor. No Mac OS só achei uma app (a pagar, claro) que simula isso. Ai o que ocorre? fecho a tampa e o computador não entra em sleep, fica operando em clanshell mode e ficar ligando/desligando é para detonar o cabo e da porta USB.

A Apple nem deixa correr macOS nos iPads M1, por isso não passa de um sonho.
Eu sei que isso nunca vai acontecer, claro era muito interessante e tecnicamente nada impedia disso ser realidade.

É que isso de memória e disco, não se deve comprar o que precisa para hoje, mas pro futuro. Antigamente sim, comprava o base e fazia upgrade à baixo custo, mas agora acabou. Aceito os motivos técnicos (ram soldada no substrato do CPU = menor latencia e mais performance, SSD tem cryptografia, logo não dá para "separar" + poupar espaço no PCB), mas para compensar a perda da expansibilidade, era oferecer o máximo de RAM/SSD possível à um custo realista (os preços que a Apple pede são 3-5x que o valor de mercado), compatível com uma maquina premium e bem cara. E no caso dos SSDs, adicionar um slot M.2 para um segundo disco, pelo menos nos desktops e MBP 16" só tinha a ganhar pontos. Era menos um dongle pendurado na maquina.

Fazia igual a Sony com a PS5 e fazia certificação de modelos 100% compatíveis.

8GB num iPhone vai servir por 5 anos, de boa, mas um computador vai capar. Eu já me queixo hoje de 16GB no MBP 2019, quando dou por min tem 10GB+ de page file, mas pronto sou dev e uso imensas ferramentas pesadas. Só o Intellij come 5GB, por isso preocupação de trocar a maquina e ficar novamente com 16GB (a empresa não compra modelos com upgrades, e sempre o base model) e daqui 2-3 anos não servir. Va lá que agora deram mais 2GB :D

tirando isso, são maquinas brutais, mas se quer para durar, tem que tirar o escorpião do bolso. Para o meu user case, o MBP 14" M3 pro com 1TB e 36GB pra mesa numero 2.
 
Última edição:
Mas olha ainda ontem tem uma função nativa no windows, com apenas um Win+P posso escolher que monitor usar. E confirmei pelo consumo da gráfica que desativa completamente o monitor. No Mac OS só achei uma app (a pagar, claro) que simula isso. Ai o que ocorre? fecho a tampa e o computador não entra em sleep, fica operando em clanshell mode e ficar ligando/desligando é para detonar o cabo e da porta USB.

No Windows até há pouco tempo para se tirar um screenshot parcial ou criar um screen vídeo era preciso apps de terceiros ... até este ano não tinha funcionalidade nativa para o efeito como tem o macOS há uma década. Pese embora faça muitas apresentações ... esta que aqui menciono uso recorrentemente várias ordens de grandeza mais que o presentation mode.

Em apresentações a usar a bateria é deixar o ecrã do MBP ligado ... o MBP 14 aguenta quase um dia inteiro em desenvolvimento ... certamente aguenta uma apresentação de algumas horas ... nem 5% de bateria come numa hora de apresentação de PPTs e afins. Isto um M1.

Agora o Windows tem um sistema de snap de janelas e definição de áreas muito melhor que o MacOS. O MacOS oferece o básico nessa matéria ... mesmo a utilização de gestão de janelas mais avançado está desnecessariamente complexo. Em tempos esteve bem á frente do Windows nesta matéria mas a inércia da Apple e usar soluções óbvias ... prefere não fazer nada.

Quanto aos preços exorbitantes que a Apple pede pele memória permanente e temporária ... estamos ambos de acordo ... é uma manipulação do cliente um bocado mesquinha. Isso e a forma como tem sido a adopção do USB-C. Mudaram tudo de uma assentada nos Macs e no iOS foi a marcar passo ... enfim.

MBP 2019? Esquece, quando mudares para a série M vais perceber porque é que pessoas ficam espantadas com o seu funcionamento até com 8GB. E 16/18GB está top. 32GB já muito menos devs precisam. Depois ainda há os 64GB que alguns devs acabam por esgotar com dezenas de containers a correr ....

PS: em 15 anos dos Mac que me passaram pelas mãos apenas 1 ou 2 foram á faca. E um que tive de 2018/19, teve que passar para outro dev para então ir á faca, pudera quando abriram a máquina era só nhenha escura ... o tipo trabalhava a fumar em cima da máquina ... não havia a ventoinha fazer barulho ... enfim. Ainda hoje, depois de limpo, é usado por um comercial que não quer e não precisa de outra coisa.

Se vens do 2019, 18GB e 512GB num M3 Pro já é coisa de outro mundo para ti :D
 
Última edição:
Sim, o screenshot e salvar só coisa recentemente e no mac OS é muito prático isso. Mas isso do ecrãn externo é mesmo chato... E mesmo a tal da app não sei se "resolve"... talvez teste o trial, mas é parvo algo que devia ser nativo. um comando/atalho devia desligar.

E sim, estou bem curioso em trabalhar com estes M coiso...

Agora a taxa de avarias dos 2019 na empresa é assustadora! Tá tudo a pipocar com 2-3 anos ou até menos. Já os M1 pro só um avariou!! tão durando bem mais.
 
Reclamo mais de propaganda no iOS (as apps usam as notificacões para pub, uber, bancos, operadora móvel/internet fixa, etc) do que no Windows... ou seja, o mau é geral.

Nem por isso porque no Windows aquilo já vem de raiz.

No iOS vai depender das apps que instalas.

Também ajuda ter uma política "opt in" em que todas as notificações das apps estão desligadas tirando as críticas para o dia-a-dia. Bom para aliviar stress. :D
 
Estava a ver a lista de MBP 14 M2 Pro refurbished versus os novos M3 Pro.
Para a mesma características - 2TB + 32 GB (36GB no M3 Pro) - a diferença de preços está entre os 1000 e os 800 dependendo do número de CPUs e GPUs.
Estive a ver também os ganhos dos M2 Pro para os M3 Pro não são assim tão relevantes.

Parece-me que entretanto so M2 Pro passaram a ser bastante interessantes. Estou bastante tentado em reformar o meu MBP 16 de 2019 (os ultimos Intel). Estava a pensar em aguentar mais um ano, mas os processadores da Apple andam a tentar-me há já bastante tempo.
 
Uma das coisas chatas no Mac OS é o scaling, quero mudar para monitores 4K (uso 2 monitores externos 1080p) e não consigo nada em condições que escale bem para retina.
Para escalar bem em 24' o monitor deve ser 4.5K e em 27' 5K (não é coincidência serem estas as resoluções dos monitores Apple) e não há grandes opções para isso, especialmente a preços equilibrados. Usar um monitor de 24 ou 27' a resolução 4K fica tudo muito pequeno, e para fazer o scaling para retina num monitor fora dos rácios da Apple é muito pesado para a máquina e tem impacto na performance.
 
O problema que tenho com a política de preços da Apple já vem de há mais de uma década. Preço do espaço de armazenamento permanente e temporário. Nomeadamente o permanente (SSD).
...
É através do upsell que aumentam artificialmente a fasquia dos preços "base". A manutenção dos 8GB no M3 base assim o demonstra.
E a concorrência vai e copia, portanto não é que exista muito melhor "cá fora". Portateis com SO-DIMM começam a ser cada vez menos, e aposto que muitos OEMs ainda mantêm os SSDs socketed por questões simples de manter os SKUs ao minimo e agilizar a parte logistica.

Para mim continuo a afirmar que qualquer dispositivo "Pro" nunca poderia ter o SSD/NANDs soldados na motherboard. Com o advento das configurações QLC o endurance tem descido, mesmo com o recurso a caches SLC e DRAM. Para trabalho, confiar num laptop desse tipo obriga à escolha de uma configuração com 2TB ou mais, não porque precise do espaço mas porque só nessas dimensões tenho ao dispor um valor de TBW que considero seguro no sentido despreocupado do seu uso por uns anos e do recurso ao swap (e na sua gestão mistério por parte do macOS, tivesse este uma setting de swappiness como no *unix e seria diferente). Externamente uso um "velho" SS 830 Pro MLC de 4TB com 4800 TBW, e devido a ter que manipular vastos datasets em poucos anos metade dessa endurance já foi (agora basta imaginar a duração real com uns miseros 600-300 TBW e menos que muitos TLC e QLC têm com 1TB de espaço). É que para além de todo o $$$ upsell $$$ que gera, é um excelente dispositivo para set uma obsolescencia programada com base num definido limite de uso (isto num equipamento que se diz talhado para um use case "Pro").
 
Mas isso do ecrãn externo é mesmo chato... E mesmo a tal da app não sei se "resolve"... talvez teste o trial, mas é parvo algo que devia ser nativo. um comando/atalho devia desligar.

Para quem dá aulas e que esteja diariamente ligado a projetores e coisas do género vejo isso como uma funcionalidade em falta no macOS. Concordo que deveria ser nativo. Dito isto, o BetterDisplay desliga e liga monitors externos bem como outras coisas.

Como disse, as vantagens e desvantagens de ambos os ecossistemas são bem conhecidos.

Em produtividade, naquilo que é core num SO/Dispositivo considero que a proposta da Apple leva vantagens. Vejo também vantagens no Windows mas já em coisas muito específicas. Que a Apple deveria copiar descaradamente em vez de por vezes complicar o que é simples.

ma das coisas chatas no Mac OS é o scaling, quero mudar para monitores 4K (uso 2 monitores externos 1080p) e não consigo nada em condições que escale bem para retina.

Nunca tive problemas com monitors 4k com dimensões padrão. Qualquer resolução HdPI funciona bem por defeito.

Para maior flexibilidade, mais resoluções opcionais experimenta o BetterDisplay. Até dá para configurar o color profile do monitor externo para ficar igual ao do portátil.

Tive que usa-lo para tirar o máximo de proveito do meu novo monitor que é um Super Ultrawide (tamanhos não padrão). O Neo G9 57".

Bom, mas já estamos a divergir.
 
Última edição:
Uma das coisas chatas no Mac OS é o scaling, quero mudar para monitores 4K (uso 2 monitores externos 1080p) e não consigo nada em condições que escale bem para retina.
Para escalar bem em 24' o monitor deve ser 4.5K e em 27' 5K (não é coincidência serem estas as resoluções dos monitores Apple) e não há grandes opções para isso, especialmente a preços equilibrados. Usar um monitor de 24 ou 27' a resolução 4K fica tudo muito pequeno, e para fazer o scaling para retina num monitor fora dos rácios da Apple é muito pesado para a máquina e tem impacto na performance.

Já consideraste acabar com 2 monitores e ter um 5K2K ultrawide?

O scaling dá para colocar 2x, ou seja, 2560x1080. O ecrã é 5120x2160.

As desvantagens são: o preço, e muitos destes monitores só suportam 60 Hz ou 72 Hz.
 
Já consideraste acabar com 2 monitores e ter um 5K2K ultrawide?

O scaling dá para colocar 2x, ou seja, 2560x1080. O ecrã é 5120x2160.

As desvantagens são: o preço, e muitos destes monitores só suportam 60 Hz ou 72 Hz.
Passa um bocado o orçamento, estava a pensar em 2 Dell 2722QC que tem a vantagem de rodar o que me dá jeito para documentação e código e ficam a menos de 300€ cada.
Além disso, pode ser mania ou por nunca o ter feito mas prefiro ter 2 monitores isolados do que estar a arrumar janelas num monitor único, até para fazer share screen em calls me parece mais fácil.

Ontopic: Estou curioso em ver o Space Black ao vivo, desde que saiu tenho escolhido sempre o Space Grey, talvez seja a única coisa que me possa fazer ficar triste de ter o M2 sendo que nos próximos anos não vou mudar.
 
@ciberg eu uso a app Magnet há muitos anos mas deve haver outras para arrumar janelas. Uso o teclado para as ajustar. O meu monitor 34" avariou depois de 8 anos e acabei por comprar o LG 40WP95C-W. Neste momento está a um preço absurdo (paguei menos 400€ à pouco tempo), mas onde quero chegar, se ajudar na tua escolha é que não ficas com as duas molduras verticais. O monitor tem uma ligeira curvatura mas é muito simples de habituar para quem como eu tinha um ecrã plano. Uso a resolução nativa sem problemas, normalmente com o portátil por baixo. O suporte ocupa pouco espaço e a altura máxima é boa.
Nenhum sistema é perfeito. O investimento no monitor é sempre pensado para a vida dele. Não é algo que vá trocar.

Sobre o Space Black estou curioso se não será um íman de dedadas. O prateado safa-se muito bem nesse capítulo. Eu também prefiro os meus equipamentos em preto mas como referi sobre os monitores, tudo tem vantagens e desvantagens.
 
Última edição:
@Metro não me leves a mal a correcção, mas diz-se há muitos anos, há pouco tempo :P

Focando-me no assunto, o M3 Max promete. Os primeiros benchmarks colocam-no taco a taco com o M2 Ultra

The first benchmark results for Apple's M3 Max chip surfaced in the Geekbench 6 database today, providing a look at CPU performance. Based on the "Mac15,9" model identifier shown, the results appear to be for the new 16-inch MacBook Pro.


M3 Max Chip

The highest multi-core score for the M3 Max with a 16-core CPU is currently 21,084 as of writing. If this early result is accurate, this means the M3 Max is around as fast as the M2 Ultra chip, which has an average multi-core score of 21,182 in the Mac Pro and 21,316 in the Mac Studio, according to a chart on the Geekbench website.


The M3 Max in the new 16-inch MacBook Pro is around 45% faster than the M2 Max chip in the previous-generation 16-inch MacBook Pro, according to the Geekbench website. This is within the ballpark of Apple's claim that the M3 Max is up to 50% faster than the M2 Max, especially given variance in early Geekbench results.



Geekbench 6 multi-core scores for CPU performance:


  • M2 Ultra: 21,182 (Mac Pro, averaged)
  • M3 Max: 21,084 (16-inch MacBook Pro, highest score listed so far)
  • M2 Max: 14,495 (16-inch MacBook Pro, averaged)
  • M1 Max: 12,185 (16-inch MacBook Pro, averaged)
  • M3: 11,836 (14-inch MacBook Pro, highest score listed so far)

Manufactured with TSMC's 3nm process, the M3 Max has up to a 16-core CPU with 12 performance cores and four efficiency cores. It also has up to a 40-core GPU and can be configured with up to 128GB of unified memory.


M3 Max Specs

The new 16-inch MacBook Pro starts at $3,499 in the U.S. when configured with the M3 Max chip, while the Mac Studio with the M2 Ultra chip starts at $3,999, so you can effectively get the same performance for $500 less with the new 16-inch MacBook Pro, and do not need to supply your own display, keyboard, and mouse.



The first Geekbench 6 results for the standard M3 chip surfaced earlier today, revealing that it is up to 20% faster than the standard M2 chip. Benchmarks provide a useful reference point, but real-world performance can vary.


The new MacBook Pro models are now available to order, and most configurations will begin arriving to customers and launch in stores on Tuesday, November 7. M3 Max configurations will be available later in November.
https://www.macrumors.com/2023/11/01/m3-max-chip-benchmark-results/
 
@Metro não me leves a mal a correcção, mas diz-se há muitos anos, há pouco tempo :P

Focando-me no assunto, o M3 Max promete. Os primeiros benchmarks colocam-no taco a taco com o M2 Ultra


https://www.macrumors.com/2023/11/01/m3-max-chip-benchmark-results/

Não percebo o que é que esta malta tem a ganhar com partilhas aldrabadas (não tens culpa). Comparam uns com valores médios com valores máximos de outros e depois concluem que está taco a taco.

Enfim. Vamos ver.
 
Última edição:
Sobre o Space Black estou curioso se não será um íman de dedadas. O prateado safa-se muito bem nesse capítulo. Eu também prefiro os meus equipamentos em preto mas como referi sobre os monitores, tudo tem vantagens e desvantagens.
Segundo um tweet que apanhei, penso que o novo tratamento de anodização é apenas no exterior e não no interior (ou seja, o chassi onde colocamos as palmas das mãos enquanto escrevemos).
 
Back
Topo