Evento Apple: Scary Fast - 31 Outubro 2023 às 00h

Bom dia. Isto começa o ser vergonhoso com estes preços e mantém os 8g e 256g base nos iMacs. Aumentam ligeiramente os cores e PREÇO mas os 256G de disco mantém mais um nível e os 8G de memória em todos os níveis. Sacanas.
 
Aquele Pro com 8Gb, de base, é para profissionais que são mandam emails.

Para o ano, as coisas para o lado Windows + Arm, devem ficar mais sérias, com os qualcomm + windows 12, basta terem a mesma performance que um M1, metade do preço de um Macbook, que vão vender.
 
Mas com tanto alarido com a esta Keynote, escolheram uma hora diferente, assim foram mais falados.
Mas sinceramente, estou farto deste Tim Cook, la com os seus Amazings e com seu bla bla bla, que seca!

Simplesmente lançaram novos macs, sempre a compararem com o M1, então o M2?? A diferença não deve ser assim tão grande!!
 
Corrijam-me se estiver enganado mas os M1 e M1 Pro continuam a ser máquinas muitissimas poderosas e duráveis para muitos mais anos.

Só espero que estes Silicon, aguentem o mac OS tb por muitos mais anos. Os M1 salvo erro já levam 2 sistemas em cima, com as atualizações que têm feito com MAC Os, os recursos tb não devem ter sido muito pesados , vamos ver quantos anos até serem Vintage, ou pararem com as atualizações.
 
Já está na Store:
https://www.apple.com/pt/shop/buy-mac/macbook-pro/14-polegadas

M3 14"512GB e 8GB RAM - 2049€
M3 Pro 16" 512GB e 18GB RAM- 3099€

Assalto à mão armada, mas sem arma porque senão ainda vinha com lightning.
Que fail de apresentação. Um completo reciclar de tudo o que tinham com o M3 lá enfiado no meio.
A Apple está a refugiar-se cada vez mais na teta da vaca. É só profit profit profit e menos qualidade e inovação. Vamos ver se isto não vai acabar por lhes correr mal.

Corrijam-me se estiver enganado mas os M1 e M1 Pro continuam a ser máquinas muitissimas poderosas e duráveis para muitos mais anos.

Só espero que estes Silicon, aguentem o mac OS tb por muitos mais anos. Os M1 salvo erro já levam 2 sistemas em cima, com as atualizações que têm feito com MAC Os, os recursos tb não devem ter sido muito pesados , vamos ver quantos anos até serem Vintage, ou pararem com as atualizações.

Estou a escrever isto do meu iMac 24 M1 16GB que está com o Sonoma 14.2 e está mais rápido do que quando o comprei. Nem me passa pela cabeça o upgrade.

Mas isso é de propósito da Apple, quem quiser 16gb ram que pague mais

8GB base em 2024 (faltam 2 meses) é um assalto. Não há outra forma de o dizer. Mas hei, enquanto continuarem a comprar, eles continuarão a "roubar". O Tim Cook vai até onde lhe permitirem ir.
 
Última edição:
Mas com tanto alarido com a esta Keynote, escolheram uma hora diferente, assim foram mais falados.
Mas sinceramente, estou farto deste Tim Cook, la com os seus Amazings e com seu bla bla bla, que seca!

Simplesmente lançaram novos macs, sempre a compararem com o M1, então o M2?? A diferença não deve ser assim tão grande!!

Honestamente, quem tem um M2 que necessidade tem fazer upgrades?.
É normal comparar com M1, claro que também fica melhor nos gráficos.
É como as comparações com o GPU da Intel. Quem dá 2000 ou 3000 por um Desktop \ Portátil, muito dificilmente vai ter só o GPU que vem no processador. Vai ter um dedicado.
 
Como ficam o Studio e o Mac Pro agora? Perdem sentido.
Creio que devem levar upgrade para M3 Ultra na WWDC 24'. Esta foi a primeira vez que colocaram o M3, M3 Pro e M3 Max. Já o M2 Ultra foi apresentado depois do M2 Pro e M2 Max.

Simplesmente lançaram novos macs, sempre a compararem com o M1, então o M2?? A diferença não deve ser assim tão grande!!
Penso que se deve ao facto de quem ir fazer o upgrade ser o utilizador do M1 e não o utilizador do M2.

Corrijam-me se estiver enganado mas os M1 e M1 Pro continuam a ser máquinas muitissimas poderosas e duráveis para muitos mais anos.
Acredito que suportara SO's por mais 4 ou 5 anos.
 
Última edição:
Corrijam-me se estiver enganado mas os M1 e M1 Pro continuam a ser máquinas muitissimas poderosas e duráveis para muitos mais anos.

Só espero que estes Silicon, aguentem o mac OS tb por muitos mais anos. Os M1 salvo erro já levam 2 sistemas em cima, com as atualizações que têm feito com MAC Os, os recursos tb não devem ter sido muito pesados , vamos ver quantos anos até serem Vintage, ou pararem com as atualizações.

Este M3 / Pro / Max é para quem ainda usa Intel, ou precisa do chip mais recente para workflows AI ou outras tarefas muito pesadas.

O resto do pessoal não precisa de upgrade.

Acredito que suportara SO's por mais 4 ou 5 anos.

Facilmente aguenta 10 anos com o OpenCore Legacy Patcher, se o hardware o permitir (não avariar primeiro).
 
A Apple continua a fazer o truque do upgrade na venda. É difícil recomendar as propostas base. Devem vender muitos modelos - para não dizer a maioria - com upgrade de RAM, de armazenamento ou ambos.

Espero ansiosamente que a Qualcomm tenha algo mesmo bom para lançar para ver se os preços baixam.

Os M1 e os M2 não estão obsoletos e não estou a ver ninguém com Macs com esses SoC a fazer upgrades a correr. O que tem que se elogiar na Apple é os saltos de performance que consegue dar em cada geração. Parece que os M1 estão obsoletos quando se vê a performance dos M3.
 
8GB base em 2024 (faltam 2 meses) e pedirem mais de 2 mil euros é um assalto. Não há outra forma de o dizer. Mas hei, enquanto continuarem a comprar, eles continuarão a "roubar". O Tim Cook vai até onde lhe permitirem ir.
Os Pros de 14" não começavam até com 16GB? Tinha ideia que sim.
 
Apple M3 Pro Chip Has 25% Less Memory Bandwidth Than M1/M2 Pro
https://www.macrumors.com/2023/10/31/apple-m3-pro-less-memory-bandwidth/
However, according to Apple's own hardware specifications, the M3 Pro system on a chip (SoC) features 150GB/s memory bandwidth, compared to 200GB/s on the earlier M1 Pro and M2 Pro. As for M3 Max, Apple says it is capable of "up to 400GB/s," which refers to the fact that the scaled-down M3 Max with 14-core CPU and 30-core GPU has only 300GB/s of memory bandwidth, whereas the equivalent scaled-down M2 Max with 12-core CPU and 30-core GPU featured 400GB/s bandwidth, just like its more powerful 12‑core CPU, 38‑core GPU iteration.
Notably, Apple has also changed the core ratios of the higher-tier M3 Pro chip compared to its direct predecessor. The M3 Pro with 12-core CPU has 6 performance cores (versus 8 performance cores on the 12-core M2 Pro) and 6 efficiency cores (versus 4 efficiency cores on the 12-core M2 Pro), while the GPU has 18 cores (versus 19 on the equivalent M2 Pro chip).
Additionally, while the M3 chip's 16-core Neural Engine has the same number of cores as the one Apple featured in the 3nm-based A17 Pro chip that debuted in the iPhone 15 Pro series in September, it's comparatively weaker on paper in terms of maximum achievable throughput, which is measured in trillions of operations per second (TOPS).

According to Apple, the M3 Neural Engine is capable of 18 TOPS, whereas the A17 Pro Neural Engine is capable of 35 TOPS. It's hard to say for certain, but it is possible that the iPhone 15 Pro requires a higher performing Neural Engine for features like computational photography and Face ID, whereas the M3 can compensate in other areas like machine learning by utilizing its additional GPU cores.

New 14-Inch and 16-Inch MacBook Pros Feature 20% Brighter Displays
https://www.macrumors.com/2023/10/30/new-macbook-pros-20-percent-brighter-displays/

Espero ansiosamente que a Qualcomm tenha algo mesmo bom para lançar para ver se os preços baixam.
Não sei, será que quem compra Macbook Pro vai olhar sequer para um PC (independentemente da performance destes)?
Acho que isso só será mais verdade para os Macbook Air, onde os clientes são mais sensíveis aos preços.
 
1. Vou aguardar pelos M3 no MacMini e Mac Studio. Devem sair lá para Fevereiro. Isto para substituir o meu iMac Intel no setup “atual” … até lá uso o MBP M1 Pro na secretaria.

2. Ainda não percebi as melhorias de performance. Por um lado sim, deve haver. Mas os números no spec bump apontam para algo diferente do que eles indicam … a novidade principal pelo que percebi é o Ray Tracing on the chip … mas é impressão minha ou quando mostraram isso estava pejado de frame skips. Em todo caso o impacto para a vasta maioria é nos jogos como demonstrado.

É esperar para ver o que diz o mundo real.

3. Novo aumento de preços assinalável. Excepto no iMac.

4. Não percebi porque não incluíram o MBA.
 
Fiz um mini resumo das versões base (M3 Pro e M3 Max dos modelos de 14' e 16'):

➜ 100€ mais caro (2599€ vs 2499€)
➜ +1 core de CPU (11-core vs 10-core)
➜ -2 core de GPU (14-core vs 16-core)
➜ + 2GB de RAM (menos largura de banda. 18GB vs 16GB)
➜ +100 nits em conteudo SDR (500 nits vs 600 nits)
➜ Carregador com +3W (70W vs 67W)

➜ 300€ mais caro (4099€ vs 3799€)
➜ +2 core de CPU (14-core vs 12-core)
➜ igual core de GPU (30-core vs 30-core)
➜ + 4GB de RAM (menos largura de banda. 36GB vs 32GB)
➜ +100 nits em conteudo SDR (500 nits vs 600 nits)
➜ Carregador igual (96W vs 96W)

➜ preço igual (3099€ vs 3099€)
➜ igual core de CPU (12-core vs 12-core)
➜ -1 core de GPU (18-core vs 19-core)
➜ + 2GB de RAM (menos largura de banda. 18GB vs 16GB)
➜ +100 nits em conteudo SDR (500 nits vs 600 nits)
➜ Carregador igual (140W vs 140W)

➜ 100€ mais caro (4349€ vs 4249€)
➜ +2 core de CPU (14-core vs 12-core)
➜ -8 core GPU (30-core vs 38-core)
➜ + 4GB de RAM (menos largura de banda. 36GB vs 32GB)
➜ +100 nits em conteudo SDR (500 nits vs 600 nits)
➜ Carregador igual (140W vs 140W)

Para termos um modelo de 16' com M3 Max equivalente no "papel" vs M2 Max base, temos de ir para a versão de 40-Core GPU, o que custa 4949€. Ou seja, um aumento de preço de 700€. Óbvio que é preciso ver como fica o modelo base M3 Max de 16 vs M2 Max de 16.

4. Não percebi porque não incluíram o MBA.
É apenas uma suposição minha mas acho que os MBA podem ficar com a geração anterior.
Ou seja, só passam para M3 quando sair os M4 para os MBP. Acho que a linha ficaria mais arrumada e até com algum sentido.
 
Para quem já tem um da familia M1/M2, dificilmente troca a n ser que realmente precise de mais raw power para as suas tarefas.

256Gb/8Gb ainda como base em finais de 2023, n faz sentido nenhum (mas tb já se sabe e bem como a Apple opera). Tudo bem que em termos de espaço em disco n falte, uma vez que mtos que trabalhem nesta área já tenham alguns discos externos, mas a Ram infelizmente só pagando e bem pra se ter mais.

Olhando para o mercado, os M1 Air continuam a vender que nem pães quentes, especialmente nos States, onde os mesmos têm varias vezes descontos e a sua performance/bateria, chegam perfeitamente para a grande maioria das pessoas. Certamente quando o M4 sair os Air levam com o M3 e o M1 talvez seja descontinuado no site da Apple.

O lado bom de sair novos modelos, faz com que os “antigos” baixem um pouco os preços, fazendo com que se tornem melhores deals num overall.

Cumps, Wolf
 
Creio que devem levar upgrade para M3 Ultra na WWDC 24'. Esta foi a primeira vez que colocaram o M3, M3 Pro e M3 Max. Já o M2 Ultra foi apresentado depois do M2 Pro e M2 Max.


Penso que se deve ao facto de quem ir fazer o upgrade ser o utilizador do M1 e não o utilizador do M2.


Acredito que suportara SO's por mais 4 ou 5 anos.
Quase ninguém com M1 deverá fazer o upgrade. Falo como possuidor de dois M1 e com amigos na mesma situação. Isto é sim dirigido à malta com macs Intel. Esses é que estão no limite de ficarem obsoletos (alguns já estão) e já se arrastam em muitas coisas. Agora os M1? Estão mais que super rápidos para o dia a dia. A performance até ficou melhor com o Sonoma.

Para quem já tem um da familia M1/M2, dificilmente troca a n ser que realmente precise de mais raw power para as suas tarefas.

256Gb/8Gb ainda como base em finais de 2023, n faz sentido nenhum (mas tb já se sabe e bem como a Apple opera). Tudo bem que em termos de espaço em disco n falte, uma vez que mtos que trabalhem nesta área já tenham alguns discos externos, mas a Ram infelizmente só pagando e bem pra se ter mais.

Olhando para o mercado, os M1 Air continuam a vender que nem pães quentes, especialmente nos States, onde os mesmos têm varias vezes descontos e a sua performance/bateria, chegam perfeitamente para a grande maioria das pessoas. Certamente quando o M4 sair os Air levam com o M3 e o M1 talvez seja descontinuado no site da Apple.

O lado bom de sair novos modelos, faz com que os “antigos” baixem um pouco os preços, fazendo com que se tornem melhores deals num overall.

Cumps, Wolf
Isto.
 
Back
Topo