Evento Apple: Scary Fast - 31 Outubro 2023 às 00h

Foi rapido e mais uma vez o pessoal acha que vinha uma consola da apple e ficou por ai.

Mas não deixa de ser bakano soltar todo o line up de portáteis junto do que ter tudo quebrado.

O M3 Max com 12P + 4E e 40 CU, que animal. Isso já deve limpar o M1 ultra...
 
Última edição:
Pelos vistos a versão correta era a de que querem fazer disto uma apresentação em horário nobre.

Mostraram mais do que uma vez o comando da PS5, portanto claramente esperam que as pessoas joguem nos Macs com o comando.
 
O M3 Max pareceu-me um grande salto pela apresentação, mas preços proibitivos claro. Estou curioso para ver como se porta o M3 Pro vs M2 Max para perceber se mantenho a minha encomenda ou não
 
Eu gostava de saber quem é que compra os Mac Pro. Aquilo não faz sentido. Os Mac Studio neste momento deixaram de fazer sentido, exceto se se jogar com o preço. A apple continua a ter preços muito elevados e é isso que faz a concorrência dormir à noite.
 
Entretanto não é desta que temos ganhos de memória e SSD. Os base continuam com apenas 8 GB de ram, em pleno 2023, não justifica por muito "eficiente" que seja, montar desktops ou laptops com 16GB é muito barato hoje em dia.

E SSDs continua 512 nos modelos M3 Pro

Agora é curioso que a memória passou de 16 para... 18GB, olhando que a largura de banda é de 150 GB/s, ou seja, reducão de 50 GB implica um bus de 192 bits LPDDR5-6400 (é curioso que são 3 gerações onde não há troca de tecnologia de memória, dado já existir LPDDR5X até 9.6 gbps, o que daria 230 GB/s)

Como o M3 max manteve os 400 GB/s, ou seja, continua com 512 bits LPDDR5-6400.

Só é estranho não existir 24GB e 48GB no M2 max...

Claro que gostaria que a capacidade base tivesse ido para pelo menos 24GB, mas pronto, 18 é sempre maior que 16...

Em principio o base 14"com M3 pro que devo trocar como maquina de trabalho no próximo ano, só ver quando a empresa começar a receber eles e solicitar a troca (e pago um valor residual pelo 16" Intel, só o oferecem com 4 anos de casa, mas ai teria que esperar mais 10 meses e ai aparece o M4 pro ahaha)

O M3 pro base tem 11 cores. Não encontro informação se é 5P+6E ou 6P+5E. É que no primeiro caso, provavelmente deve ter performance similar ao M2 pro (6P+4E)... E bem capaz em tarefas memory intensive perder terreno pelos 50 GB/s à menos.

Eu gostava de saber quem é que compra os Mac Pro. Aquilo não faz sentido. Os Mac Studio neste momento deixaram de fazer sentido, exceto se se jogar com o preço. A apple continua a ter preços muito elevados e é isso que faz a concorrência dormir à noite.
Agora com threadripper de 96 cores ainda fica mais difícil justificar. Só mesmo software específico...

Ahh o consumo e tal, pois não sei se M2 ultra ganha em eficiencia aqui, apesar dos 350w assustar, isso dá apenas 3,64w por core (o que na realidade será uns 3W ou menos por causa do consumo do IoD).

Já o M3 max é um monstro. Só no próximo ano que a AMD deve apresentar algo semelhante, os rumores apontam para exatamente uma config parecida, com 12 cores + 40 CU, mas provavelmente com metade do bus de memória, embora se vier com LPDDR5X-9600 dá para 307 GB/s.

Entretanto sempre pergunto estes preços insanos. Configurar um macbook pro 16" no máximo custa 70000 reais. Sei la, não era melhor o 16" base e usar o resto para montar uma workstation threadripper?
 
Última edição:
Back
Topo