Evento Apple: Scary Fast - 31 Outubro 2023 às 00h

Por acaso tem piada, eu quando vi a noticia não só pensava que era as 0 horas dos States como associei à noite do Halloween, ou seja amanhã. Pensava que era daí que vinha a piada.
 
É por causa de ser Halloween, daí o nome scary fast.

Por isso é que fizeram tão tarde (para nós, para eles são 5 da tarde).
 
Eu quando vi Scary fast pensei num enorme salto em termos de performance. Isto porque no dia antes, ou dias antes, a Qualcomm tinha apresentado o SoC para os futuros portáteis com ARM. A performance em multi-thread está ao nível do M2 mas em single thread não está lá perto. O lançamento é em 2024 se percebi bem. A Apple se já tem o M3 pronto e com o exclusivo de 3nm está em vantagem. Infelizmente porque era bom ter muita competição.

A seguir e com a história do Halloween o Scary pode ser apenas isso. Também há o rumor que possa ter um anúncio relacionado com jogos e daí a ligação ao Japão e o evento ser a umas horas decentes no Japão. Hoje já saiu o Resident Evil para iPhone. Eu como não jogo não ligo ao assunto, mas suponho que o jogo seja "Scary".

Hoje já vi falar-se num iPad mini novo. Esse formato tem todas as condições de ser uma "consola" de jogos. Jogar num iPhone precisa de um comando para o resident evil. O comando da PS5 é maior que o iPhone. Eu ponho-me a imaginar uma serie de possibilidades mas mais vale esperar que já faltou mais. No entanto, concordo que desta vez parece que a Apple conseguiu esconder o jogo mais do que o habitual.
 
Este artigo da The Verge passa a ideia de que a Apple está a experimentar este horário por ser o horário nobre americano e a Apple querer tornar estes eventos algo mais de entertenimento:
But Apple is still going for it! Promising a keynote that will air on its website, YouTube, and over Apple TV while things like Monday Night Football airs on broadcast TV. The company is ready to take all the cultural cache its phones, Bluetooth headsets, and computers have earned it and convert that fan base into a bigger audience to advertise its products.

This big prime-time Apple event feels like the natural next step for the company. No one else in the tech space has had the same success as Apple at getting people to treat their announcements as big events. Nearly every single major tech company has tried.

And after the iPhone event, it feels pretty clear the company has come close to the pinnacle of what it can do with an hour-long midday infomercial. One of the only ways to get bigger, grab more attention, and become a more consistent part of the conversation is to go prime time (or buy a social media company and run it into the ground). Take that impeccably produced product that captures the attention of techies and a few of their closest friends and move it to a time of night when a whole lot more of those close friends can watch.
https://www.theverge.com/2023/10/29/23932031/apple-prime-time-event-tv-halloween

Eu quando vi Scary fast pensei num enorme salto em termos de performance. Isto porque no dia antes, ou dias antes, a Qualcomm tinha apresentado o SoC para os futuros portáteis com ARM. A performance em multi-thread está ao nível do M2 mas em single thread não está lá perto.
A Qualcomm em single-thread está à frente (mas o M2 também é um SoC com 16 meses e o da QC só é lançado no próximo ano):
https://forum.zwame.pt/threads/arm-for-pc-qualcomm-8cx-7nm.1025965/post-17997090

Outra coisa que já deviam dar bump era na capacidade do iCloud. estão com 50GB e 200GB nos planos base à séculos e ainda por cima já que estão subindo o preço poderiam tipo subir para por exemplo 200GB e 500GB.

200 GB para min já não chega e o plano de 2 TB não é preciso e mais que dobra a mensalidade :/
Mais depressa cortam no armazenamento do que aumentam.
O segmento dos Serviços é o que tem mais crescido em termos de receitas e manter estes planos com poucas gigas é uma das melhores formas de as manter em crescimento. As pessoas são obrigadas a irem subindo os planos e assim é mais $$$ a entrar. E sem concorrência direta no backup dos iPhone (e com a concorrência indireta tipo Google e Microsoft a seguirem estratégias idênticas), não há motivos para alterar este comportamento.
 
A Qualcomm em single-thread está à frente (mas o M2 também é um SoC com 16 meses e o da QC só é lançado no próximo ano):
Os números que vi eram diferentes. Era metade em single thread. Aquele número a ser verdade é muito bom. Mas é a primeira vez que o vejo, o meu comentário partia de um pressuposto diferente.
 
Hoje já vi falar-se num iPad mini novo. Esse formato tem todas as condições de ser uma "consola" de jogos. Jogar num iPhone precisa de um comando para o resident evil. O comando da PS5 é maior que o iPhone. Eu ponho-me a imaginar uma serie de possibilidades mas mais vale esperar que já faltou mais. No entanto, concordo que desta vez parece que a Apple conseguiu esconder o jogo mais do que o habitual.

Não sendo o core business da Apple, se quisessem investir em gaming teriam um mundo de possibilidades, desde logo o cloud gaming que tem um sweetspot no seu ecosistema, jogas no Iphone, no Ipad, no Mac mas também a nivel de hardware promete muito como já se viu.
A Apple Arcade para Iphone/Ipad é um serviço competente mas falta ali algo. O NBA 2K, um jogo com visuais de consola é só um cheirinho do potencial que ali está. Já vi a Apple mais longe de ser uma ameaça para as consolas e para o PC. No entanto, nesta industria todos sabemos, o que interessa é o produto, ou seja a oferta de jogos.
 
Não sendo o core business da Apple, se quisessem investir em gaming teriam um mundo de possibilidades, desde logo o cloud gaming que tem um sweetspot no seu ecosistema, jogas no Iphone, no Ipad, no Mac mas também a nivel de hardware promete muito como já se viu.
A Apple Arcade para Iphone/Ipad é um serviço competente mas falta ali algo. O NBA 2K, um jogo com visuais de consola é só um cheirinho do potencial que ali está. Já vi a Apple mais longe de ser uma ameaça para as consolas e para o PC. No entanto, nesta industria todos sabemos, o que interessa é o produto, ou seja a oferta de jogos.

Não concordo, a Apple está a anos luz da Microsoft, Sony ou Nintendo.

A Google tentou cloud, o Stadia foi um flop. Não tinha jogos decentes e o serviço era caro.

A Microsoft tem um Xbox Game Pass Ultimate que inclui centenas de jogos que podes jogar na consola, PC, ou na cloud. A Sony tem exclusivos que fazem muitos comprarem uma PS5. A Nintendo idem.

O Apple Arcade comparado com o Game Pass é uma anedota. Não é faltar algo ali, são jogos mobile e não competem no mesmo campeonato que um Starfield ou um Ghost of Tsushima.
 
Eu acho que este comboio do mainstream gaming (console dedicado / mac) a Apple já perdeu à tempo, vai ser dificil investir nesta área e tentar competir como "quarta plataforma de gaming"...

foram muitos anos ignorando sequer a possibilidade de jogar no mac, seja a falta de suporte de software, à hardware menos capaz, ao custo elevado do mesmo, a falta de upgrades, etc.

As consolas o trunfo foi sempre o relativo baixo custo. Hoje não tens quase nenhum hardware da Apple abaixo de 500$. Não sei se interessa à Apple botar uma consola "Séries S" com M3 pro @ 499$ e outra"Séries X) com M3 ultra a 599$, fora que estes chips tem muita coisa useless para consolas, mas criar algo custom é mais um gasto pesado.

Mas ter uma consola de 1000-2000$ ninguém vai pegar, só se os jogos virem mais baratos que na concorrencia.

Mesmo tendo agora gpu bom no iPhone 15 pro max, é algo que precisa escalar muito para poder competir com uma consola.
 
Última edição:
Mesmo tendo agora gpu bom no iPhone 15 pro max, é algo que precisa escalar muito para poder competir com uma consola.

Isso é outro ponto, a Apple fez questão de falar do poder gráfico para jogos no A17 Pro mas sem active cooling não vai aguentar muito sem fazer throttle.

Cada vez que falam em gaming é sempre uma mão cheia de nada, duvido que seja diferente desta vez mas veremos. O mais importante será ver a performance dos M3 Pro/Ultra como evolução da séries M e o hardware que os acompanha.
 
Atenção que eu não estava a pensar em roubar a quota de mercado da Sony ou da MS, isso seria loucura lol. Estava somente a equacionar que a Apple será uma das poucas big tech que ainda não explorou como dever ser a indústria mais lucrativa do mundo. Tem uma fan base e um ecosistema priveligiado para distribuir todo o tipo de conteúdo e serviços. Porém como disseram, não tem a experiência de outras big tech no ramo. Talvez por meio de parcerias…
 
Atenção que eu não estava a pensar em roubar a quota de mercado da Sony ou da MS, isso seria loucura lol. Estava somente a equacionar que a Apple será uma das poucas big tech que ainda não explorou como dever ser a indústria mais lucrativa do mundo. Tem uma fan base e um ecosistema priveligiado para distribuir todo o tipo de conteúdo e serviços. Porém como disseram, não tem a experiência de outras big tech no ramo. Talvez por meio de parcerias…
Dados de 2021:
48661-95043-Screen-Shot-2022-05-31-at-35555-PM-xl-1024x1017.jpg

Aliás, diria que o que vai acontecer em 2024 é empresas como a Microsoft ou a Meta virem atrás da Apple e tentar conquistar mercado lançando as suas Gaming Stores no iOS.
 
A parte dos serviços tem crescido na Apple. Basta melhorar a oferta do Apple One de alguma forma. Se aumentar a subscrição em vários milhões é muito dinheiro. E ainda não sabemos o que vai sair do Apple Vision Pro. Eu penso no Apple Vision como a primeira versão de algo que terá uma linha de produtos mais básicos para funcionalidades diferentes. Para mim, imagino que possa ver um jogo dos All Stars da NBA na primeira fila. Não preciso da parte dos jogos. Outros vão querer jogar num ecrã gigante. A Apple tem o ecossistema completo. Veremos se hoje completam mais uma peça ou se fica tudo igual.
 
Os jogos num Mac só me mostram o poder que os chips da Apple possuem.

Para jogar jogos “a sério”, a oferta no lado da Apple é praticamente nula. O CS 2 nem há para Mac porque praticamente ninguém jogava CS:GO num Mac.
 
O M3 não está mau.
MacBook Pro com suporte até 128GB RAM na configuração com o M3 MAX.
MacBook Pro em Cinzento sideral.

iMac com o novo M3
 
Última edição:
Back
Topo