Evento Apple: Scary Fast - 31 Outubro 2023 às 00h

Mac é do melhor para desenvolvimento, excepto se for para Windows obviamente.
A máquina é mais que suficiente em termos de CPU e disco, mas acho 8GB de RAM muito curto, especialmente se quiseres usar uns dockers por ex.
16GB é suficiente para a maioria das situações, mas 8 não acho que valha a pena. Será uma config para mail, net e office, e até a acho absurda em 2023.
atualmente tenho um portátil windows com 16Gb e 1Tb de disco, claro que de disco vivo bem com metade ou menos, mas memória... gostava experimentar um macbook.

@Wolfblue seriam coisas em pyhton, sql, e faer exploração de tools de visualização de dados.
 
atualmente tenho um portátil windows com 16Gb e 1Tb de disco, claro que de disco vivo bem com metade ou menos, mas memória... gostava experimentar um macbook.

@Wolfblue seriam coisas em pyhton, sql, e faer exploração de tools de visualização de dados.
Como já referido pelo @ciberg 8Gb serao aquem… os 16Gb seriam o ideal! O mesmo pra furure proof.

O Pro a meu ver, é só mesmo para o caso de ser preciso para algo a nível profissional, caso contrário, para algo mais basico/meio termo, o Air chega bem, para n falar que é mais barato.

Ambos os modelos sao os de 8Gb e isso quase as portas de 2024 por estes valores, é complicado justificar algo assim…

Cabe-te a ti tomares a melhor decisão!

Cumps, Wolf
 
atualmente tenho um portátil windows com 16Gb e 1Tb de disco, claro que de disco vivo bem com metade ou menos, mas memória... gostava experimentar um macbook.

@Wolfblue seriam coisas em pyhton, sql, e faer exploração de tools de visualização de dados.
E concerteza irás ter uma experiência fantástica, mudei em 2012 ou 2013 mais ou menos (nem me lembro exatamente quando), já vou no 4º MacBook Pro e nem olho para trás.
O primeiro que tive em 2013 tinha 8GB, mas a partir de 2015 já andei sempre nos 16GB. A durabilidade é excelente e tenho mudado porque são de empresa, o último por exemplo fiquei 5 anos com ele e ainda estava para as curvas, mas andava com o bichinho dos ARM e mudei.

O primeiro que tive era um MBP 15' 2009 não retina herdado de um colega, depois em 2015 saiu um colega que já tinha um 13' Retina e aproveitei para mudar pelo écran.
Em 2018, queria um ecrã maior e estava curioso com a Touch Bar, pedi e compraram-me um 15' Retina com Touch Bar, este ano como achei que os ARM já estavam maduros o suficiente, e como estava farto do barulho das ventoinhas e de estar a perder funcionalidades nos Intel, pedi um M2 de 16' e acho que me vai durar uns bons anos.
Quando mexo em Windows faz-me confusão, sinto tudo muito menos coerente, menos coeso e menos estável, além de que o hardware (em laptops) ou é muito inferior ou custa mais que um Mac.

Para o fim que indicas é bastante bom para trabalhar, verifica é se tens essas tools de visualização de dados para Mac caso precises de algo mais específico, e se vais gastar tanto coloca no mínimo os 16GB pois é o que vais ter toda a vida do bicho.
 
atualmente tenho um portátil windows com 16Gb e 1Tb de disco, claro que de disco vivo bem com metade ou menos, mas memória... gostava experimentar um macbook.

@Wolfblue seriam coisas em pyhton, sql, e faer exploração de tools de visualização de dados.

Vai para 16GB, seja um air ou MBP. Para trabalho intensivo durante 4-5 anos não precisas de outra coisa. E ainda ficas com mais 5-6 para trabalho menos técnico, escritório, Excel, umas fotos editings …. Depois ainda dás a alguém para navegar na net …

É preciso é estimar. Evitar locais de fumo e não deixar cair. De 3 em 3 anos abrir para limpar ou mandar limpar.
 
Última edição:
Vai para 16GB, seja um air ou MBP. Para trabalho intensivo durante 4-5 anos não precisas de outra coisa. E ainda ficas com mais 5-6 para trabalho menos técnico, escritório, Excel, umas fotos editings …. Depois ainda dás a alguém para navegar na net …

É preciso é estimar. Evitar locais de fumo e não deixar cair. De 3 em 3 anos abrir para limpar ou mandar limpar.
O trabalho em si, tenho portátil da empresa. isto é uso pessoal só que também gosto de explorar tools e fazer algum desenvolvimento de vez em quando para acompanhar.

Quanto a edição vídeo ou fotos não faço disso. Nem vejo vídeos no pc nem nada.
 
8GB RAM on M3 MacBook Pro 'Analogous to 16GB' on PCs, Claims Apple
https://www.macrumors.com/2023/11/08/8gb-ram-m3-macbook-pro-like-16-gb-pc/

Comparing our memory to other system's memory actually isn't equivalent, because of the fact that we have such an efficient use of memory, and we use memory compression, and we have a unified memory architecture.

Actually, 8GB on an M3 MacBook Pro is probably analogous to 16GB on other systems. We just happen to be able to use it much more efficiently. And so what I would say is I would have people come in and try what they want to do on their systems, and they will I think see incredible performance. If you look at the raw data and capabilities of these systems, it really is phenomenal. And this is the place where I think people need to see beyond the specs, and actually go and look beyond the capabilities, and listen to trusted people like you who have actually used the systems.

People need to look beyond the specifications and actually go and understand how that technology is being used. That's the true test.
 
Novamente arroz que já vêm desde dos M1.
Nem é preciso ir a utilizadores que só corram VMs.
Para o consumidor, que só comprar um Mac, porque sim, e para ir ao FB \ Youtube, os 8gb chegam.
Quem dá mais de 1.200€ por computador só para isto, o problema não está no hardware, está no utilizador.
 
Para estes utilizadores um macbook air chega perfeitamente. Estamos a falar de um Macbook PRO e 8 GB é ridiculamente pouco.
Quero ver começar a rodar dockers, browser com 50 tabs, IDEs e tudo que é cangalhada e já está a paginar com força, comendo ciclos de escrita do SSD.

Olhando para o M3 pro que tem 18GB (3 chips de 6GB), nada impedia os M3 terem 12GB de ram no base por exemplo. Ou seja, poderia ter versão prebuilt com 12GB e 16GB e 24GB de option.
O mesmo pro SSD, 512GB devia ser o base e 1TB já devia ser a norma.

E 16GB DDR4 em Windows é low end dado o preço da memória, hoje só não tem 32 GB-64GB em desktops quem não quer.

Agora andei a pensar, o gap entre M3 e M3 pro é de apenas 1Pcore e 2 Ecore. Dado que nem preciso de tanto poder de computação, parece-me mais util pegar um MBP 14" M3 com 24GB do que um M3 pro com 18GB e ainda fica mais barato e deve gastar menos energia e fazer menos barulho...

Se bem que na empresa duvido que de "poder de escolha", eles compram em lote, sempre o MBP 14" M* pro base. E Já um downgrade de tamanho de ecran que na era intel recebemos os de 16", só que infelizmente o preço da maquina subiu 50%
 
Última edição:
Arroz .... Nem é preciso ir a utilizadores que só corram VMs.

Não é verdade. Serve para todas as tarefas administrativas, apresentações, excel e coisas mais ... até sobra. O que sobra dá para fazer desenvolvimento web com MySQL, local WordPress ... apenas como exemplo. Agora para desenvolvimento web mais pesado, com docker components múltiplos ... já começa a bater no swap demasiado. O mesmo acontece com tudo o resto ...

Creio que só vai para o Pro com M3 com 8GB quem até se daria bem como um Air com 8GB, mas quer um muito melhor ecrã, melhor som, melhor câmera e mais portas. Já agora, no Air também dá para meter mais memória, até 24GB creio eu.
 
Última edição:
O trabalho em si, tenho portátil da empresa. isto é uso pessoal só que também gosto de explorar tools e fazer algum desenvolvimento de vez em quando para acompanhar.

Quanto a edição vídeo ou fotos não faço disso. Nem vejo vídeos no pc nem nada.

Se é esse o caso, creio que te divertes melhor com um Air com 8GB. É mais leve e como tal mais cómodo. Até eu já considerei comprar um Air mas com 16Gb+, para acompanhar um Mac Studio ... talvez para o ano. Vamos ver como crescem as coisas ...


 

Nda de especial como review em si (tirando a parte da decisão que tomou, mais para o final do video), mas tb n há mto que se lhe diga quanto a este assunto. O selling point the Apple este ano para os MacBook Pro M3 chips, foi o gaming/color... performance n diria, pois quem tem um M2 Chip (seja ele qual for), n vale o investimento para um M3 da mesma "gama", a n ser que realmente dinheiro n seja um problema e/ou necessite de mais raw power (para a área profissional).

Se realmente a Apple quiser ir full on para gaming, terá ainda um longo caminho a percorrer, pois de longe, a grande maioria dos utilizadores deste tipo de equipamentos, n usa um para jogar... Seja ontem, hoje... o amanhã logo se verá. O marketing está lá, mas infelizmente os preços n...

Cumps, Wolf
 
Se realmente a Apple quiser ir full on para gaming, terá ainda um longo caminho a percorrer, pois de longe, a grande maioria dos utilizadores deste tipo de equipamentos, n usa um para jogar... Seja ontem, hoje... o amanhã logo se verá. O marketing está lá, mas infelizmente os preços n...
Concordo inteiramente contigo. Mas eu até acho que já está bem melhor e até mais perto do desejado. No entanto, compreendo que os developers não queiram perder tempo/dinheiro a desenvolver nativamente para Apple Silicon. Pode ser que com o Gaming Tool Kit seja mais fácil e mais jogos chegem a macOS.
 
Talvez por isso a Apple esteja a tentar atrair os devs a lançar "full games" para o iPhone, onde o público é muitíssimo maior.
Depois é fácil dar o salto para o Macbook.
 
Eu vou passar de Macbook pro 16 polegadas de 2019 intel i9 (este foram os ultimos com intel) para Macbook pro 14 polegadas M3 Max (o de entrada).
Damm!

Isso é um monstro upgrade ahaha.

Quem dera, mas no máximo devo ter o M3 pro de entrada. Vou ver se lá para Março tento trocar (embora para não ter que pagar nada teria que esperar até agosto)
 
Back
Topo