Gráfica AMD RDNA 3 (Radeon 7000 series)

Há uma coisa que não percebo, a Amd tem Gpu's piores que a concorrência, têm muito menos quota de mercado, e a única arma que têm é serem bastante competitivos nos preços de modo a pelo menos em raster terem uma boa diferença no rácio de performance por $, que seja suficiente para convencer a comprarmos Amd, mesmo o resto sendo pior.

O que noto é que a Amd já não quer saber da competitividade para nada, colocam os preços lá em cima na mesma e se venderem pouco, azar.

Isto no final é quase a mesma coisa como se a Nvidia tivesse o monopólio absoluto, sem qualquer concorrência e podem fazer os preços que bem entenderem.
Desculpa mas isto que relatas é alguma realidade alternativa ou então sou eu que ando com a percepção (muito) errada. Estamos há ano e meio com a AMD a ter claramente o melhor preço por frame em todos os segmentos, mesmo com MSRP das gráficas novas isso manteve-se mais ou menos realidade. Aliás, nos states neste momento a realidade é esta (e na verdade há 7800xt a 500$):

Cost1-p.webp


Também não podemos esperar que eles ponham gráficas com melhor raster 30 ou 40% abaixo do preço da concorrência.

Agora as Super parece-me que vêm claramente mudar o paradigma e será preciso repensar preços ou que o FS3 mostre muito mais para competirem, especialmente neste 2º tier onde a 7900xt parece-me que vai ser arrasada e mesmo a xtx poderá ir pelo mesmo caminho.
 
Desculpa mas isto que relatas é alguma realidade alternativa ou então sou eu que ando com a percepção (muito) errada. Estamos há ano e meio com a AMD a ter claramente o melhor preço por frame em todos os segmentos, mesmo com MSRP das gráficas novas isso manteve-se mais ou menos realidade. Aliás, nos states neste momento a realidade é esta (e na verdade há 7800xt a 500$):

Estamos a falar de diferenças pequenas, a 4060 Ti fica a 6,06$/frame e a 6700 XT fica a 5,23$/frames.

Achas que compensa comprar a 6700XT? É da geração passada por isso a performance em RT ainda é pior que a desta geração, e é basicamente pior em todo o tipo de features e nem sequer têm Ray Reconstruction.

Comprava uma gráfica Amd se realmente houvesse uma grande diferença de preço que compensasse tudo o resto.
 
Nenhuma delas vai ter grande futuro em RT e não sei se as features compensam quase 20% de preço a menos. De resto, a mais próxima do price bracket é a rx 6800 que por +5% te dá cerca de 20% mais fps em raster e performance equivalente em RT, sendo que tem o dobro da RAM também.

Eu a ir comprar uma gráfica agora no price bracket abaixo dos 400$ não faço ideia o que comprava, mas dizer que a AMD não tem tido preços competitivos não é verdade. Esperar que eles ponham gráficas equivalentes em raster a -30% é utópico e só poderá ser uma realidade se deixarem de tentar competir nas restantes features o que não parece ser objectivo.
 
Compro tendencialmente AMD porque costuma ter de facto uma relação performance/preço favorável, e principalmente porque, e isto é uma opinao pessoal, tem melhor qualidade de imagem a nível de cores e nitidez superior.
Mas a qualidade dos upscalers cada vez maior, abre um potencial novo, ainda para mais com o tiro nos pés do FSR, no que toca a relação preço/performance.
 
Se a nvidia metesse um autocolante a dizer rtx xpto numa gt 1030 o pessoal continuava a arranjar desculpas para não comprar amd :nie2:
Mesmo mantendo os preços actuais, uma 7800xt continua a ser uma compra mais segura que uma 4070super, tal como a 6700xt foi em comparação com a 3060ti. Idem aspas para quem comprou as 3070 e 3080.
Alguém acredita que os preços da 4070 ti super andarão perto dos 800€ sequer? Mas nessa pelo menos os 16gb de vram darão outra longevidade.
O ciclo repete-se e os elitistas da nvidia continuam a morder o isco.
Dlss3? A amd disponibiliza o AFMF para TODOS os jogos. Tem falhas? Sim, mas é uma tecnologia WIP.
Pessoalmente, desempenho puro, vram e preço serão sempre os factores preferenciais na escolha de um gpu. Funcionam em qualquer jogo, não dependem de suporte para nada.
 
Para mim é simples.

Estas soluções de "AI" são cada vez mais importantes na performance final e cada vez mais suportadas pelos jogos.

Sem qualquer "ajuda" de DLSS ou FSR, rasterização pura, as AMD são melhores/competitivas. Eu próprio pensei várias vezes a tentar justificar o preço que dei por uma 4070 Super VS uma 7800XT que com sorte arranja-se por 500 e poucos euros.... Afinal dei quase mais 130 ou 140€.

O problema é que o DLSS ou FSR efetivamente ajudam bastante na performance e para quem quer jogar a "muitos" FPS a 4K por exemplo, acabam por ser ajudas indispensáveis nos jogos AAA mais recentes. O AMD Fluid Frames ou lá o que é aquilo, parece interessante mas ainda estou para ver os resultados da coisa...

Depois é só ver a diferença visual/performance entre o DLSS ou FSR. Cada vez que ativo o FSR "assusto-me" com a perda de qualidade na imagem. Em ganhos de performance o FSR também não ganha ao DLSS. Paguei mais pela 4070 Super mas no fim sei que levo um produto mais limado/eficiente que a 7800XT.

E é exatamente isto que sinto cada vez que tenho uma AMD. Falta de polimento, blue screens, painel dos drivers brutal mas que efetivamente pouca coisa funciona ou que funcione bem (por exemplo controlo de voltagem ou limitador de FPS....)... Aliás, deixei aqui várias vezes o meu relato com a 6900XT onde alguns de vocês até disseram que os crash´s nos drivers, no painel de controlo, também lhes acontecia... Portanto, "normal". Já lá vão os tempos das saudosas Radeon 4xxx e Radeon 5xxx...
 
Última edição:
Tecnologia Ia , rt on e etc são cada vez mais importantes , só quem não experimentou talvez diga que é meh . Dlss3 e etc dão um jeitão em fluidez e etc , ai nvidia tem vitória por agora por mais que se discuta , também fez por isso trouxe e investiu , colheu frutos e muitos duvidavam .
AMD tem produtos competitivos mas tem que acordar para vida também e trazer melhor, ela por ela pessoal vai nvidia quase.
Esta rtx 4070 s / 4080 s a estes preços criam problemas a AMD nas suas top gamas sem duvidas .
Cumps
 
Rastarização pura e nada mais é coisa do passado.

Upscale por AI, RT, Frame Generation etc etc, é o presente e o futuro. Vieram para ficar e não vão mais embora e a verdade é que melhoram a experiencia em muito.
 
Por favor não misturem upscaling e ai com jogos competitivos.
Isso é tudo espetacular em single players, tudo que seja online e com movimentos amplos como os fps é para esquecer.
 
Para jogar jogos competitivos qualquer charuto serve.

O problema são os AAA (Cyberpunk, Alan Wake, etc, etc...)

Certo, por isso é que a malta competitiva anda toda a usar os charutos das 4090 sem qualquer tipo de upscaling para jogar warzone.

E não falo da malta que anda em torneiros, também quem se diverte a jogar aquilo.
Tenta fazer um jogo de br com upscaling e depois volta cá deixar a tua opinião.
 
Certo, por isso é que a malta competitiva anda toda a usar os charutos das 4090 sem qualquer tipo de upscaling para jogar warzone.

E não falo da malta que anda em torneiros, também quem se diverte a jogar aquilo.
Tenta fazer um jogo de br com upscaling e depois volta cá deixar a tua opinião.

Isso são extremos e se calhar o jogo mais puxadote competitivo. Para Fortenites e coisas desse género, que deve ser o que a esmagadora maioria joga, "qualquer" charuto serve.

Mas eu estava a falar de jogos a sério, não dessas coisas de teenagers.
 
Isso são extremos e se calhar o jogo mais puxadote competitivo. Para Fortenites e coisas desse género qualquer charuto serve.
Mais uma vez te digo que não serve. Quem joga AAA, quer os melhores visuais e 60fps muitas vezes chegam.
Em jogos online, nem que sejam por pura diversão, o facto de teres por exemplo 240fps dá te uma vantagem muito grande. Consegues compreender que nem em jogos graficamente mais leves não é fácil ter frames elevados com qualquer charuto.
 
Mais uma vez te digo que não serve. Quem joga AAA, quer os melhores visuais e 60fps muitas vezes chegam.

Estás enganado, quem tem normalmente as 4090´s (ou gráficas nesse tipo de Tier) tem também monitores de pelo menos 120 ou 144. Tens aí o @Folken que usa o DLSS3 mesmo tendo uma 4090, de certeza para conseguir atingir esse tipo de FPS. O @Jack-O-Lantern, também com 4090, usa e abusa do DLSS3 para conseguir atingir esse tipo de FPS nos jogos mais recentes.

Falando dos jogos competitivos, quando vejo por exemplo o Fortnite nas reviews das gráficas e vejo 300... 400fps... 500fps... epah... Falando do COD Warzone e onde, segundo o Steam Survey, mais de 60% do pessoal ainda usa resoluções de 1080p.. é só ir ver os benchs e ver 5700XT (quantos anos tem?) a ter averages de 100fps a 1080p com tudo maxed... Eu sei o que queres dizer pois depois há aqueles cogumelos no meio da multidão que notam a diferença entre 1ms e 2ms no tempo de resposta do monitor, do rato, etc etc etc... aliás, tenho um conhecido meu que já andávamos todos nos monitores LCD e o gajo andou anos e anos ainda com um CRT precisamente por causa dessas coisas... mas acredito que só 1/1000000 consegue verdadeiramente tirar a vantagem deste microsegundos que tiras aqui e ali. É por isso que digo, para jogos competitivos qualquer charuto serve.

Falando mais genéricamente e voltando aos AAA, não há muito que tentar dar a volta, é como o @Ansatsu disse. A rasterização é um ponto de análise na performance sim, mas as AI (DLSS ou FSR) ajudam e muito à experiência sendo que como foi dito, o DLSS ajuda a preservar/aumentar a qualidade de imagem bem como trazer um aumento de performance que o FSR 3 não consegue acompanhar.

Eu próprio também já o disse, senti um salto grande quando vendi a 6900XT e comprei uma 3080Ti. São do mesmo tier e semelhantes na rasterização. A diferença é que os jogos que queria jogar, Cyberpunk, Bannerlord 2, Mechwarrior 5, FS, etc todos eles já suportavam o DLSS e senti um aumento enorme na performance... Cyberpunk, com a 6900XT andava nos 20fps a 4k Maxed + RT Ultra. Com a 3080Ti, nas mesmas settings mas com o DLSS2 em Quality já andava ali a rondar os 60FPS. É uma diferença muito grande.

Ah, e nem vamos falar no Raytracing que então aí a AMD vai pelo cano abaixo... portanto não... As 7xxx não são assim escolhas tão óbvias contra as Nvidia.
 
Há jogos "competitivos" que precisam simultaneamente de input lag baixo e de grande performance gráfica que é os simuladores.. mesmo aí as features Nvidia têm valor p.ex Single Pass Stereo que oferece melhor performance em triplo ecrã e em realidade virtual, e geralmente funcionam melhor com simuladores que ainda correm em DirectX11

De qualquer forma nós os gajos dos simuladores penso que somos um nicho muito específico, daí normalmente não ser considerado para estas conversas
 
Mais uma vez te digo que não serve. Quem joga AAA, quer os melhores visuais e 60fps muitas vezes chegam.
Em jogos online, nem que sejam por pura diversão, o facto de teres por exemplo 240fps dá te uma vantagem muito grande. Consegues compreender que nem em jogos graficamente mais leves não é fácil ter frames elevados com qualquer charuto.
Eu por exemplo 4k 144hz , Dlss3 muitas vezes dá jeito , jogar 60hz num ecra 144hz uma experiencia bem meh em suavidade , com Dlss3 jogo no máximo sem estragar a suavidade por exemplo , já experimentei cod w3 com dlss3 + frame on + dlss 3.5 reconstrução de rt on melhorado + reflex latência on , experiencia foi 5 estrelas 4k extreme sempre colados praticamente a 200/220 fps ;)
Mas falo por minha experiência , Ia no meu ver ajuda muito na suavidade dos jogos e sem perder qualidade.

Cumps
 
Última edição:
Eu por exemplo 4k 144hz , Dlss3 muitas vezes dá jeito , jogar 60hz num ecra 144hz uma experiencia bem meh em suavidade , com Dlss3 jogo no máximo sem estragar a suavidade por exemplo , já experimentei cod w3 com dlss3 + frame on + dlss 3.5 reconstrução de rt on melhorado + reflex latência on , experiencia foi 5 estrelas 4k extreme sempre colados praticamente a 200/220 fps ;)
Mas falo por minha experiência , Ia no meu ver ajuda muito na suavidade dos jogos e sem perder qualidade.

Cumps

É o feedback que tenho recebido do DLSS3... acho que só é mau para o pessoal das AMD.

Se esta solução do AMD Fuid Frames resultar podem finalmente ser competitivos.
 
Última edição:
... uma 7800XT que com sorte arranja-se por 500 e poucos euros....
Consegue-se por 550€ sem grande esforço de procura.
O AMD Fluid Frames ou lá o que é aquilo, parece interessante mas ainda estou para ver os resultados da coisa...
Há uma série de vídeos no Youtube. Parece promissor mas espero para testar para a semana. E será uma capacidade disponível para qualquer jogo DX11 ou DX12, só isso é brutal.
Depois é só ver a diferença visual/performance entre o DLSS ou FSR. Cada vez que ativo o FSR "assusto-me" com a perda de qualidade na imagem.
Quando se joga, não se tem comparação. Desde que não surjam artefactos, quem joga com AMD não tem diferenças. Até os gajos do DF ficaram agradados com o progresso do FSR3 no Avatar.
Depois, comparações a 1/4 de velocidade e com zoom... é o que é. Não é real.
 
Há uma série de vídeos no Youtube. Parece promissor mas espero para testar para a semana. E será uma capacidade disponível para qualquer jogo DX11 ou DX12, só isso é brutal.

O Fluid Frames é similar às soluções das TV's.

Como não tem acesso ao engine do jogo, não tem acesso aos vetores de movimentos para adivinhar como será o próximo frame, nem consegue separar a UI do jogo.

Isso significa num resultado com muitos mais artefatos.
 
Back
Topo