Gráfica AMD RDNA 3 (Radeon 7000 series)

Em relação à VRAM mínima, para mim é simples - é olhar para a PS5. Tem 16GB de RAM (partilhada entre o GPU e o CPU), e mais 512MB de DDR4 especificamente para o sistema operativo. Isto para dizer que não me admiraria que muitos jogos sejam e vão a continuar a ser dimensionados para a PS5, e 12GB seja o "standard" no que diz respeito à qualidade dos assets.

A RX7600 deve ser mais potente que a PS5, pelo que ter 16GB faz-me mais sentido do que ter 8GB.

Eu neste momento não havia de comprar uma gráfica com menos de 12GB.
 
Em relação à VRAM mínima, para mim é simples - é olhar para a PS5. Tem 16GB de RAM (partilhada entre o GPU e o CPU), e mais 512MB de DDR4 especificamente para o sistema operativo. Isto para dizer que não me admiraria que muitos jogos sejam e vão a continuar a ser dimensionados para a PS5, e 12GB seja o "standard" no que diz respeito à qualidade dos assets.

Desses 16 GB, apenas 13.5 GB estão dedicados aos jogos.

Mas podemos ver pelo exemplo da PS4, tem 8 GB de Vram e durante toda a geração bastou um Gpu com 4 GB de Vram para acompanhar a consola a niveis de texturas.

No início até bastava apenas 2 GB.
 
Desses 16 GB, apenas 13.5 GB estão dedicados aos jogos.

Certo, daí achar que 12GB seria o mínimo que eu havia de considerar.

Mas podemos ver pelo exemplo da PS4, tem 8 GB de Vram e durante toda a geração bastou um Gpu com 4 GB de Vram para acompanhar a consola a niveis de texturas.

Se não estou enganado, a PS4 podia alocar 5GB para o GPU.

Eu concordo com o @ObscureAngel neste aspeto, o exemplo do Diablo IV que deu, mostra que é possível ter menos VRAM com assets de pior qualidade, mas tem um custo que a mim parece-me pesado.
 
Desses 16 GB, apenas 13.5 GB estão dedicados aos jogos.

Mas podemos ver pelo exemplo da PS4, tem 8 GB de Vram e durante toda a geração bastou um Gpu com 4 GB de Vram para acompanhar a consola a niveis de texturas.

No início até bastava apenas 2 GB.
Por acaso os 4gb não deu para a geração toda.
O death stranding precisa de mais de 4gb para ter as texturas equivalentes à ps4, mas sim na generalidade os 4gb chegaram bem.

O que começou a aumentar muito o requisito da vram foi o vulkan e o dx12, que reservam uma quantidade grandinha para o sistema funcionar, no meu caso com a minha 1650 super, qualquer jogo em dx12 ou vulkan não pode usar mais de 3.2gb ou então... stutter fest, no dx11 era tudo à bandalheira, e praticamente só interessava a alocação.
 
@GAMBITE Honestamente, a única altura que senti que a optmização nas consolas era superior, foi literalmente nos ultimos 2 anos e em muitos poucos titulos.
Convém ressalvar especialmente em titulos que foram first party primeiro de uma consola e depois PC.
Não existe muita otimização especial para as consolas quando são lançamentos multiplataforma.

O que existe e temos visto muito hoje em dia é jogos que não saem em condições no PC, seja por falta de shader compilation, seja traversal stuttering, mas por norma performance não fica muito diferente.
 
@GAMBITE Honestamente, a única altura que senti que a optmização nas consolas era superior, foi literalmente nos ultimos 2 anos e em muitos poucos titulos.
Convém ressalvar especialmente em titulos que foram first party primeiro de uma consola e depois PC.
Não existe muita otimização especial para as consolas quando são lançamentos multiplataforma.

O que existe e temos visto muito hoje em dia é jogos que não saem em condições no PC, seja por falta de shader compilation, seja traversal stuttering, mas por norma performance não fica muito diferente.

Também acho que isso da optimização hoje em dia é mais para Ports de exclusivos do que para jogos multiplataformas.

Colocando opções gráficas semelhantes em PC a performance com hardware semelhante anda muito próxima.
 
AMD FSR support is coming soon to YouTube and VLC
Arriving with the next Radeon driver update and a Q1 2024 VLC update

PCs equipped with Nvidia RTX graphics cards have been capable of applying ML-based upscaling to video playback and streaming for almost a year – whether people actually use it is another question. Now, AMD is introducing similar technology to systems with a wider range of GPUs. It will be interesting to compare Team Red's solution to the competition.
...
https://www.techspot.com/news/101480-amd-fsr-support-coming-soon-youtube-vlc.html

AMD FSR Upscaling Tech Coming To YouTube & VLC, Fluid Motion Frames Goes Official On 24th January

AMD has announced that its FSR upscaling tech is coming to YouTube & VLC while Fluid Motion Frames will be out of BETA on 24th January.
...
https://wccftech.com/amd-fsr-upscal...lc-fluid-motion-frames-official-24th-january/

AMD Believes NVIDIA is Behind in Driver-Based Upscaler Development
...
Unlike Team Red's heavily marketed FidelityFX Super Resolution (FSR) system, AFMF and RSR are not reliant on official support from games developers. The driver-based solutions will be packaged within an upcoming version of AMD's HYPR-RX feature set. Steinman continued with his statement: "I think what we're gonna start seeing, DLSS is only available on certain solutions, so either NVIDIA is going to have to benefit from our solution because we did make it open-source and cross-vendor, or they're probably going to need to do something similar." The publication points out that Team Green has something in the same ballpark—NVIDIA Image Scaling—but its nowhere near as advanced as their headlining "AI-infused" DLSS tech.
...
https://www.techpowerup.com/317730/...s-behind-in-driver-based-upscaler-development
 
Só vendo as reviews mas assim de repente, também diria que não. A super talvez passe a 7900xt até em raster, mais a diferença em RT, mais as vantagens com o DLSS3 vs FSR... por 50 dólares penso que não terá hipótese de competir.
 
Só vendo as reviews mas assim de repente, também diria que não. A super talvez passe a 7900xt até em raster, mais a diferença em RT, mais as vantagens com o DLSS3 vs FSR... por 50 dólares penso que não terá hipótese de competir.

relative-performance-2560-1440.png


A 4070Ti Super deve ficar ali entre 5-10% abaixo da 4080. Efectivamente mata por completo a 7900XT. Teria que ser uns 100$ de diferença para sequer equacionar. Até a 4070S dá que pensar VS 7900XT por ser consideravelmente mais barata.
A AMD terá que repensar bem os preços da sua gama com estes lançamentos.
 
Aposto que o corte vai ser maior... ou isso ou o MSRP das novas Super vai ser olimpicamente ignorado :D

EDIT: vendo os preços em Portugal... se calhar é suficiente.
 
Há uma coisa que não percebo, a Amd tem Gpu's piores que a concorrência, têm muito menos quota de mercado, e a única arma que têm é serem bastante competitivos nos preços de modo a pelo menos em raster terem uma boa diferença no rácio de performance por $, que seja suficiente para convencer a comprarmos Amd, mesmo o resto sendo pior.

O que noto é que a Amd já não quer saber da competitividade para nada, colocam os preços lá em cima na mesma e se venderem pouco, azar.

Isto no final é quase a mesma coisa como se a Nvidia tivesse o monopólio absoluto, sem qualquer concorrência e podem fazer os preços que bem entenderem.
 
Por um lado sabem que vendem ao preço que colocarem, mas acho que porventura não terão muita margem de manobra.
Suponho que o custo de fabrico delas devera tb ser alto.
 
Por um lado sabem que vendem ao preço que colocarem, mas acho que porventura não terão muita margem de manobra.
Suponho que o custo de fabrico delas devera tb ser alto.

Isso também pode ser parte do problema.

A 4070 Ti Super tem um Die Size de 379 mm2 e a 7900 XT tem um die size de 529 mm2.
Quando se faz mais com menos, fica complicado combater isso.
 
Eles só conseguiriam vender mesmo bem numa guerra aberta. Faz mais sentido oferecer assim um desconto que se veja mas não muito relevante.
 
Back
Topo