@Ansatsu Não, não corres...
- TLOU: 8GB só com texturas a high e com a setting do streaming por ai abaixo.
- Avatar: 8GB chega e apresentar 0 problemas, mas se tiveres 12GB automaticamente extende-te a distância e detalhe, fruto do snowdrop engine, que já faz isso desde o Division 1.
- Forspoken: Com 8GB podes por as texturas no máximo sem problemas, o jogo automaticamente força-te as texturas a médio por incapacidade de alocar VRAM (vê na DF)
- Hogartz Legacy: O mesmo comportamento do Forspoken, excepto que inicialmente havia stutters e as texturas carregavam, depois lançaram um patch e mudaram para a abordagem do forspoken, e nunca mais ninguem se queixou e ninguem percebeu que ficaram com texturas a carregar mal ou com piores versões.
- O ultimo Diabo e um bom exemplo de como as coisas funcionam, jogo super leve, no entanto todas as texturas que estão para baixo de Ultra são más, as consolas correm equivalentes a ultra e parece que foi esse o alvo deles, embora seja um jogo tipicamente para PC, com 8GB tem de se jogar a 8GB e em alguns cenários com problemas, relembro que neste jogo em especifico, o High já são um downgrade gigante.
Olhando para o futuro, para aonde achas que vamos? Há jogos que cortar texturas não reduz dramáticamente a qualidade, mas vai haver outros que não é bem assim, e o caminho é em frente, tens uma 1070TI possivelmente agora não comprarias uma gráfica de 8GB decerteza.
Como preferência pessoal, não me importo de cortar no RT, iluminação, sombras, AO, GI desde que não destrua o core artistico do jogo, mas cortar texturas geralmente é logo o primeiro a arruinar tudo, e um jogo pode ser leve e pedir >8GB de VRAM assim como podes ter um jogo pesado a pedir menos de 8GB, Texturas literalmente quase 0 peso de uma gráfica só precisa de VRAM por isso VRAM é importatnte especialmente quando já começa a haver bastantes titulos em que 8gb não chega.
Por isso se uma pessoa vai espetar 300 euros numa gráfica, que já não é um valor assim tão pequeno, especialmente se pensarmos que há meia decada com 300 euros compravas uma grafica mainstream/high, e hoje compras uma mainstream baixa que mais parece uma grafica de entrada, se é para espetar dinheiro que seja para durar.
Cá no Forum tambem todos disseram que a HD 7850 2gb era muito cara para o performance que tinha face ao de 1gb, que não fazia sentido, ignorei e bem a vossa opnião porque, fast forward 2/3 anos, eram os users com a HD 7850 1gb a jogar com texturas a low e com stutters e eu silky smooth com texturas altas sem comprometer brutalmente os gráficos do jogo com cortes inteligentes em coisas que mal se notavam sem ser à lupa.
Agora se realisticamente fazia mais sentido esta grafica ter 12gb ao invés de 16gb, fazia, mas para isso tinha de ser 192 bits, e sendo o mesmo chip da 7600 ou é 8 ou é 16