Atheron
Power Member
Bem então cá vai a minha review actual sobre o Zealot (vou compará-lo com o Shaman, para perceberem porque é que ando a gostar mais do Shaman).
Class Mechanics
Se bem me lembro, e ainda antes da Beta começar, a ideia era que o Zealot tivesse os Harbingers e as Mark of "something" como special mechanics. O que são special mechanics? São os mecanismos de cada classe que o tornam único. Por exemplo, o Shaman tem o Waaagh, que consiste em que os spells de healing (defensivos) que usamos façam build de Waaagh do Gork (até 5 vezes), enquanto que os spells de dmg (ou ofensivos) que usamos façam build de Waaagh de Mork. Assim podemos fazer 5 spells de healing e ter 5 pontos em Waaagh ofensivo, e o próximo spell ofensivo vai ser ou instântaneo ou ter mais dmg ou whatever... Depende do spell (normalmente diz na tooltip o que acontece). Não é preciso termos os 5 pontos para ter este bónus. Podemos ter com 2 ou 3, o bónus é que é menos obviamente. Por isso a ideia base do Shaman é fazer healing (é um healer) mas ao mesmo tempo ajudar no dmg dado.
Voltando ao Zealot e as suas mecânicas. Ora... o Zealot ia ter coisas muito fixes e tal, o problema é que acabou por não ter nada do que inicialmente era previsto porque (e se eu ainda me lembro bem ) acharam que a classe já estava a ficar complexa demais e por o que sobreviveu do Zealot (e não sei todas os spells de cor, é só pelo que vi até agora) foram 1 Harbinger of doom (já digo o que é mais à frente) e as Mark of "something".
As Mark of "something" são buffs que metemos em nós e os nossos group mates como qualquer outro buff noutro MMO, com a diferença que podemos usar os buffs para algo. Ex: meto o Mark of chaos em mim, e agora tenho uma habilidade nova que dá 100 dmg num target (instant cast, 1min cooldown). A lvl 40 por exemplo, há uma Mark que possibilita que uma pessoa que morra que faça auto-rez a ela (tipo soulstone no WoW) mas isto a nível do grupo todo (senão me falha a memória).
Os Harbingers eram para ser debuffs (ingame é um corvo que fica por cima do target, que não dá para tirar) que o Zealot punha num target e que dava bónus a ele ou à party. O único Harbinger que sobreviveu (e que joguei até agora) é o Harbinger of Doom que faz com que a target dê menos 25% de dano a nós.
Portanto temos um sistema de buffs que dá habilidades a nós (ou seja é útil ter um Zealot no nosso grupo, mas quem disse que era fun de jogar?) e um Harbinger que é bastante útil até, mas que não dá fun nenhuma à classe, contra um sistema de Waaagh do Shaman que para além de ser bastante fun, e que bem jogado se torna bem poderoso.
Prefiro o Waaagh.
Class Balance
Side note: Queria só dizer que não gosto de criticar o balance de classes numa beta, pois parece-me algo estúpido criticar algo que pode mudar a qualquer instante. Contudo existem certas coisas que estão na beta já há tanto tempo que vou ter de falar delas.
Actualmente, o Zealot demora mais tempo a matar que o Shaman. Nos fóruns dizem que o Zealot é o healbot da Destruction, e até agora só posso concordar. O dmg output dum Zealot é... mesmo pouco comparado com um Shaman.
E nem estou a falar do Waaagh. Há 2 spells que ainda não percebi porque é que não mudam ao Zealot: o seu primary nuke, e o seu "flash heal" chamado flash of chaos. O 1º dá pouco dmg, e segundo é o rir... o "big heal" do Zealot cura por 375 e o flash of chaos é um flash heal que cura por 60... devem tar a gozar. Tendo em conta que estes números são no início do 2º tier (lvl 10-14) e que por esta altura temos 1000-1500 hp, façam as contas. E o problema é que é já assim desde o EmpirevsChaos push...
O pessoal de lvl 20+ nos fóruns queixasse do mesmo, por isso não creio que seja algo que melhore com o level.
Por isso actualmente, temos Shaman a dar mais dmg que um Zealot, e a curar sensivelmente o mesmo (tem menos 1 spell de healing que o Zealot mas se não contarmos o flash of chaos como um spell, é igual portanto).
Class Appearance
Aqui o Zealot abusa do Shaman. Com a beta 3.0 e com a nova character screen, o Zealot fica com grande cenário Grandes cortes de cabelo (sempre comprido como gosto) e com uma barba bem cool ^^ O shaman não tem hipóteses Também como é natural o goblin não pode ser mt customized, porque não há muito a mexer
Class Animations/Spells effects
É deprimente ver alguns spell effects no Zealot... Então o primary nuke são uns "raios castanhos/roxos" que nem sei o que aquilo está a fazer na beta. O dot a fazer efeito parece que é algum problema gráfico no modelo, e o instant cast nuke tem uma ideia boa mas podiam fazer melhor (muito básico). Os spells de healing/defensivos safam-se. Nada de especial. Os buffs já são fixes.
Já o shaman embora tenha spell effects "básicos" e quase sempre com a mesma cor (verde) são bem melhores que o Zealot, talvez ajudados pelas animações (e pelo efeito do Waaagh no UI) que são muito fixes (nada de especiais, mas assentam muito bem num goblin).
As animações estão boas nos 2 chars. O Shaman ganha nos special effects.
Class spells/abilities
O Zealot é um priest do WoW. Por isso pensem no que o priest do WoW tem, que ele tem. Smite/PWS/HOT/Greater Heal/Flash Heal/DOT, está tudo lá. Por isso para mim tem as mesmas qualidades e defeitos (até ver no lvl range!) que um priest = básico (não estou a dizer que é básico de jogar, estou a dizer que tem spells básicos!).
O Shaman por seu lado no mesmo lvl range que o Zealot tem já 3 spells bem giros. Um dá 50 elemental dmg a toda a party no próximo ataque. Basicamente são 50*6 = 300 dmg "grátis" assim duma vez. Tem também um dot que é um hot. O dmg que o dot dá, está a healar o target defensivo (para quem não sabe existem 2 tipos de target no WAR, o ofensivo e o defensivo e por isso posso ao mesmo tempo ter 2 targets). E finalmente tem uma espécie de "Mana Burn" que que faz drain aos action points da target durante X segundos.
(claro que não falei de todos os spells, falei daqueles que me despertaram mais e que fogem mais ao "básico"/normal).
Aqui é ela por ela. Eu gosto do priest no WoW, por isso gosto do Zealot (que é um priest em esteróides nos lvl mais altos 30+), mas também gosto do Shaman porque me dá mais possibilidades (WAAAGH!!!!) que um Zealot.
Ok, acho que por agora é isto =)
O Moonstone se quiser depois completa com o DoK vs Shaman
Class Mechanics
Se bem me lembro, e ainda antes da Beta começar, a ideia era que o Zealot tivesse os Harbingers e as Mark of "something" como special mechanics. O que são special mechanics? São os mecanismos de cada classe que o tornam único. Por exemplo, o Shaman tem o Waaagh, que consiste em que os spells de healing (defensivos) que usamos façam build de Waaagh do Gork (até 5 vezes), enquanto que os spells de dmg (ou ofensivos) que usamos façam build de Waaagh de Mork. Assim podemos fazer 5 spells de healing e ter 5 pontos em Waaagh ofensivo, e o próximo spell ofensivo vai ser ou instântaneo ou ter mais dmg ou whatever... Depende do spell (normalmente diz na tooltip o que acontece). Não é preciso termos os 5 pontos para ter este bónus. Podemos ter com 2 ou 3, o bónus é que é menos obviamente. Por isso a ideia base do Shaman é fazer healing (é um healer) mas ao mesmo tempo ajudar no dmg dado.
Voltando ao Zealot e as suas mecânicas. Ora... o Zealot ia ter coisas muito fixes e tal, o problema é que acabou por não ter nada do que inicialmente era previsto porque (e se eu ainda me lembro bem ) acharam que a classe já estava a ficar complexa demais e por o que sobreviveu do Zealot (e não sei todas os spells de cor, é só pelo que vi até agora) foram 1 Harbinger of doom (já digo o que é mais à frente) e as Mark of "something".
As Mark of "something" são buffs que metemos em nós e os nossos group mates como qualquer outro buff noutro MMO, com a diferença que podemos usar os buffs para algo. Ex: meto o Mark of chaos em mim, e agora tenho uma habilidade nova que dá 100 dmg num target (instant cast, 1min cooldown). A lvl 40 por exemplo, há uma Mark que possibilita que uma pessoa que morra que faça auto-rez a ela (tipo soulstone no WoW) mas isto a nível do grupo todo (senão me falha a memória).
Os Harbingers eram para ser debuffs (ingame é um corvo que fica por cima do target, que não dá para tirar) que o Zealot punha num target e que dava bónus a ele ou à party. O único Harbinger que sobreviveu (e que joguei até agora) é o Harbinger of Doom que faz com que a target dê menos 25% de dano a nós.
Portanto temos um sistema de buffs que dá habilidades a nós (ou seja é útil ter um Zealot no nosso grupo, mas quem disse que era fun de jogar?) e um Harbinger que é bastante útil até, mas que não dá fun nenhuma à classe, contra um sistema de Waaagh do Shaman que para além de ser bastante fun, e que bem jogado se torna bem poderoso.
Prefiro o Waaagh.
Class Balance
Side note: Queria só dizer que não gosto de criticar o balance de classes numa beta, pois parece-me algo estúpido criticar algo que pode mudar a qualquer instante. Contudo existem certas coisas que estão na beta já há tanto tempo que vou ter de falar delas.
Actualmente, o Zealot demora mais tempo a matar que o Shaman. Nos fóruns dizem que o Zealot é o healbot da Destruction, e até agora só posso concordar. O dmg output dum Zealot é... mesmo pouco comparado com um Shaman.
E nem estou a falar do Waaagh. Há 2 spells que ainda não percebi porque é que não mudam ao Zealot: o seu primary nuke, e o seu "flash heal" chamado flash of chaos. O 1º dá pouco dmg, e segundo é o rir... o "big heal" do Zealot cura por 375 e o flash of chaos é um flash heal que cura por 60... devem tar a gozar. Tendo em conta que estes números são no início do 2º tier (lvl 10-14) e que por esta altura temos 1000-1500 hp, façam as contas. E o problema é que é já assim desde o EmpirevsChaos push...
O pessoal de lvl 20+ nos fóruns queixasse do mesmo, por isso não creio que seja algo que melhore com o level.
Por isso actualmente, temos Shaman a dar mais dmg que um Zealot, e a curar sensivelmente o mesmo (tem menos 1 spell de healing que o Zealot mas se não contarmos o flash of chaos como um spell, é igual portanto).
Class Appearance
Aqui o Zealot abusa do Shaman. Com a beta 3.0 e com a nova character screen, o Zealot fica com grande cenário Grandes cortes de cabelo (sempre comprido como gosto) e com uma barba bem cool ^^ O shaman não tem hipóteses Também como é natural o goblin não pode ser mt customized, porque não há muito a mexer
Class Animations/Spells effects
É deprimente ver alguns spell effects no Zealot... Então o primary nuke são uns "raios castanhos/roxos" que nem sei o que aquilo está a fazer na beta. O dot a fazer efeito parece que é algum problema gráfico no modelo, e o instant cast nuke tem uma ideia boa mas podiam fazer melhor (muito básico). Os spells de healing/defensivos safam-se. Nada de especial. Os buffs já são fixes.
Já o shaman embora tenha spell effects "básicos" e quase sempre com a mesma cor (verde) são bem melhores que o Zealot, talvez ajudados pelas animações (e pelo efeito do Waaagh no UI) que são muito fixes (nada de especiais, mas assentam muito bem num goblin).
As animações estão boas nos 2 chars. O Shaman ganha nos special effects.
Class spells/abilities
O Zealot é um priest do WoW. Por isso pensem no que o priest do WoW tem, que ele tem. Smite/PWS/HOT/Greater Heal/Flash Heal/DOT, está tudo lá. Por isso para mim tem as mesmas qualidades e defeitos (até ver no lvl range!) que um priest = básico (não estou a dizer que é básico de jogar, estou a dizer que tem spells básicos!).
O Shaman por seu lado no mesmo lvl range que o Zealot tem já 3 spells bem giros. Um dá 50 elemental dmg a toda a party no próximo ataque. Basicamente são 50*6 = 300 dmg "grátis" assim duma vez. Tem também um dot que é um hot. O dmg que o dot dá, está a healar o target defensivo (para quem não sabe existem 2 tipos de target no WAR, o ofensivo e o defensivo e por isso posso ao mesmo tempo ter 2 targets). E finalmente tem uma espécie de "Mana Burn" que que faz drain aos action points da target durante X segundos.
(claro que não falei de todos os spells, falei daqueles que me despertaram mais e que fogem mais ao "básico"/normal).
Aqui é ela por ela. Eu gosto do priest no WoW, por isso gosto do Zealot (que é um priest em esteróides nos lvl mais altos 30+), mas também gosto do Shaman porque me dá mais possibilidades (WAAAGH!!!!) que um Zealot.
Ok, acho que por agora é isto =)
O Moonstone se quiser depois completa com o DoK vs Shaman
Última edição: