Aparentemente noto que a lista de mmorpgs que têm jogado se limita ao títulos mais conhecidos...
Só a título de informação, block e dodge manual não é invenção do AoC, já havia em vários mmorpgs bem mais antigos. No meu entender, o controlo de combate atingiu o expoente máximo num jogo conhecido por poucos: Dungeons & Dragons Online. Aí temos absoluto controlo sobre o char com um controlo quase perfeito. Infelizmente esse título também tem muitas falhas, sendo a principal a falta de pvp, um grande desperdício de um sistema de combate de excelência
Mesmo assim, recomendo que façam o trial só para terem uma ligeira noção do que é poder controlar o nosso char ao invés de ter tudo automático.
No que respeita a skills reactivas, tb há vários mmos que as usam. Dei como exemplo o Lotro porque as tem bem implementadas e é um jogo conhecido por bastantes jogadores.
Skills reactivas não tem nada a ver com cooldowns. São skills/abilities/spells que so se podem usar quando é estabelecida determinada condição pre-requerida, isto é, interpretem-no como uma skill de contra-ataque condicional. Outro exemplo fraco e bem mais aligeirado disso, mas certamente mais conhecido por todos, é o incinerate->conflagrate do Warlock do WoW, em que para executar o 2º devemos ter o 1º a correr.
Isto podem parecer ***** sem grande significado, mas a verdade é que há um bom nicho de mercado que dá grande valor ao combate, e para o qual um simples button-bashing aleatório se torna extremamente aborrecido mesmo no curto prazo.
Quanto ao CC também sou completamente contra CC prolongados.
Como exemplos dou o Polymorph de mage, o chain-fear do Warlock/SPriest e o stun-lock do rogue, isto no WoW, ou se preferirem, o snare de 5secs do ToS, os 5 knockbacks diferentes do barb, o 5sec fear do PoM/Necro, o chain-stun do Demonologist, isto no AoC.
Pior de tudo isso ainda são os 1-shots de multiplas classes do AoC, mas isso já é outra história.
No entanto o CC é uma ferramenta essencial em pvp. Um stun de 1-2secs dificilmente pode ser game-breaking mas faz toda a diferença quando usado por quem sabe.
Dou exemplos: estamos a matar um healer e ele está a 20% e começa a fazer cast a um heal que o vai voltar a colocar a 100% de HP. Um stun de 1 sec usado nesse momento é o suficiente para interromper o cast e dessa forma ditar o resultado desse combate.
Sem qualquer modo de stun/knockback/fear/silence/snare/root que piada tem o combate quer em pvp quer em pve?
Se é para estar apenas a enfiar porrada sem fim não vale mais a pena jogar um beat-em-up onde pelo menos temos de masterizar a execução complicada de alguns ataques?
E para terminar, peço que não se entre mais uma vez em discussões de e-peen à volta de skills. Não tenho idade nem paciência para egos virtuais!
Se CC ou controlo manual requer skill ou não estou-me a borrifar, o que me interessa é que o prazer que retiro de um jogo é directamente afectado pelo modo de combate, e quanto mais automático e linear esse combate for menos me divirto, logo menos me interessa o jogo.
Se poderes Evolva, tenta dar uma resposta construtiva com factos concretos do modo de combate actual do WAR, e não me interessa como era à 4 meses porque isso joguei eu pessoalmente e não gostei, interessa-me é detalhes sobre as alterações "radicais" que supostamente foram introduzidas a nível de combate.
Para te ajudar deixo uma lista de pontos que gostaria de ver focados:
Roots/Snares/stuns:
De que tipo?
De que duração?
É possível evitar/libertar-me?
Têm cooldown ou permitem spam desenfreado?
Têm diminishing-returns ou originam immunity durante algum tempo após sofrer 1?
Knockbacks:
De que tipo?
Podem ser evitador?
A recuperação é rápida ou tão lenta ao ponto de decidir o combate?
Têm cooldown ou permitem spam desenfreado?
Silence:
Existe?
De que duração?
É possível evitar?
Têm cooldown ou permitem spam desenfreado?
Têm diminishing-returns ou originam immunity durante algum tempo após sofrer 1?
Block/Dodge:
É 100% automático baseado numa stat, ou tem algum keybind para execução manual?
Se não for automático como funciona concretamente?
Ataques/spells:
Há ataques/spells que apenas se possam executar na sequência de outros, ou na sequência de uma determinada pré-condição de combate (tipo um ataque forte que só pode ser usado após um parry/block, estilo Lotro)?
Como são os cooldowns? Permite por exemplo o spam de "Frostbolts" ou heals, ou obriga a alternar ataques devido a cooldowns e/ou diminuishing-returns?
E já agora, como é o controlo do pets?
Têm aggro table própria como ou WoW ou partilhada com o caster como o AoC?
Têm spells próprios?
Têm ataques próprios?
E por fim mas muito importante:
Qual é exactamente o impacto das stats da gear no pvp? Decisiva e gamebreaking como no WoW ou irrelevante como no AoC?
Peço desculpa por tantas questões, mas como disse, o pouco que joguei durante um Domingo não me deu para saber nada disso com 100% de certezas, e aquilo que na altura apurei quer pelo chat ingame quer por leaks de informação nunca me deu respostas animadoras nestes assuntos. Como as notícias que me deram este fds são contraditórias com o que conhecia até à data, gostaria de apurar estes factos com alguma precisão, pois para mim e mais uns quantos podem ser decisivos em termos de comprar ou não este jogo.
Obrigado.