Ubuntu 6.10 - Tutoriais. Links. Questões.

Sobre o User Root, podem usar o comando : sudo -s que faz o mm que o su.


Sobre o VMware, este instala uma nova versão do windows numa imagem nova. É possivel aceder ao windows instalado no disco, mas isso é mais complicado e implica umas alterações no windows tb, por isso não recomendo esta última opção.
Simplesmente instala o vmware, metes o cd, e fazes uma nova instalação do windows no espaço do vmware.


Sobre os drivers ATI, para voltar a por os de Origem:

sudo aptitude remove xorg-driver-fglrx
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg - e escolher o driver "ati" na lista

Se houver algum problema com o ficheiro /usr/lib/libGL.so.1.2 com a desinstalação do fglrx, é preciso correr o seguinte comando:
sudo apt-get install --reinstall libgl1-mesa

Ati@guiaubuntupt
 
Já está na thread mas aqui fica novamente o tutorial para instalar o VMware server no Ubuntu.
Não instalem o VMware Player porque esse não permite criar máquinas virtuais.

Esperemos que a próxima versão do Ubuntu saia já em janeiro e que traga drag and drop. Isso resolve 90% dos problemas do pessoal :D

Querias dizer "próxima versão do VMware", suponho. E sim, a versão 6 vais suportar drag&drop de e para Linux ...
 
Os Drivers ATI OpenSource são os que vêm de base no Ubuntu. são os "ATI" no xorg.

os FGLRX é que são os drivers proprietários da ATI (closed source)
 
obrigado,
tenho mais uma duvida durante a instalação dos drivers ati openSource reparei que o ubuntu nao esta a montar a swap.
Ficheiro Fstab
<file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
# /dev/hda4 -- converted during upgrade to edgy
UUID=a0e54e42-7561-43e5-96f2-299e1d1161af / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
# /dev/hda1 -- converted during upgrade to edgy
UUID=F4C46F5FC46F235A /media/hda1 ntfs defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0 1
# /dev/hda5 -- converted during upgrade to edgy
UUID=B4C8E04EC8E01102 /media/hda5 ntfs defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0 1
# /dev/hda3 -- converted during upgrade to edgy
UUID=7ca0517b-0c5e-48ff-900f-bf36cc61f0ee none swap sw 0 0
/dev/hdc /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0
 
a tua swap é isto:

UUID=7ca0517b-0c5e-48ff-900f-bf36cc61f0ee none swap sw 0 0

ta a ser montada, usa é o sistema UUID em vez de dizer directamente a partição
 
Acho que ele se refere a jogos que puxem mais pela placa grafica tipo :

Cube, Alien Arena , ....

Eu e ele queremos dar uns joguinhos disso em rede :)
 
Os drivers OpenSource tem acelaração gráfica. Só não dão suporte as placas mais recentes ainda acho eu. para a Serie X acho que se deve usar o FGLRX. para serie 9000 os Ati OpenSource estão bons :)
 
Copy/past do /etc/default/bluez-utils

Viva Comunidade ;)

Estou com dificuldades em instalar rato bluetooth! Sei o procedimento e já o coloquei em prática como descrito aqui!

No entanto quando edito o /etc/default/bluez-utils quer através do pico, do gedit, do nano, do vi, apenas consigo um documento em branco. Só consigo ligação se fizer:

Código:
/etc/init.d/bluetooth restart
hidd --search
Mas tenho que repetir o procedimento cada vez que ligo o portatil. Por isso o que vos pedia, para além de que se alguem souber a explicação :D me conseguisse o copy/past do /etc/default/bluez-utils ;)

Ps- Já tentei reinstalar bluez-utils, mas venho dum fresh install por isso o problema não deve ser por aí...

Cumprimentos
|ferrari|
 
Solved

Pois é, desta vez o google não me safou!
No entanto, comecei por pensar: "É pah se faço /etc/init.d/bluez-utils restart e não funciona, porque será que faço /etc/init.d/bluetooth restart e já funciona??" :shifteye:

Abrir nautilus + Ctrl + H + pasta .etc + pasta .default.. Ahhhh.. afinal não existe bluez-utils como no dapper. Solução

Código:
sudo -s
sudo gedit /etc/default/bluetooth
hidd_enabled=0 para hidd_enabled=1
sudo /etc/init.d/bluetooth restart
hidd --search
Reniciar e voilá :001:

Serve para qualquer rato bluetooth. Pelos vistos aquilo que na versão 6.06 era bluez-utils tornou-se bluetooth as simples as that!!

Cumprimentos
|ferrari|
 
Boas

sakei um kernel mais recente (686-SMP) e entretanto quando vou arrancar com este kernel, dá KERNEL PANIC e e não passa dali :(

A maquina é um portátil toshiba com Core 2 Duo, grafica nvidia e ***** intel 945...
 
Boas.. desculpem se estou a postar mal pq abri um topico.. :( só agora vi este..
Sou relativamente newbie no linux..
mas já tinha o meu ubuntu a correr com beryl, kiba-dock..
só que lixei o xorg.conf a tentar aumentar a refresh rate do monitor..
tenho até backup do xorg.conf e sei exactamente a linha q lixou tudo..
mas nao sei como aceder a ele para altera-lo ou substitui-lo.. :(
Obrigado desde já.. se alguem puder ajudar agradecia :(
Cumps..

Entra em safe mode, ou rescue, ou lá como se chama, faz login pela consola, e depois vais á directoria onde tens o backup ... Por exemplo, se o teu backup esta em /etc/X11/xorg.conf.backup faz "sudo mv /etc/X11/xorg.conf.backup /etc/X11/xorg.conf ... Ou então faz sudo vim /etc/X11/xorg.conf e edita a linha em causa, guardas e fazes reboot.
 
Mto obrigado pela pronta ajuda.. em todo o caso já tinha conseguido resolver, foi só pensar um bocado q cheguei lá.. lol.. (só nao entrei foi aqui a tempo de avisar..com as pressas enganei-me na password a fazer login) mas mais uma vez, obrigado..
(já apaguei o outro tópico..)
Cumps..
 
ubunto ou kubunto?
de linux sempre usei o fedora core instalado e livecd só o knoppix (caixa magica na escola mas isso...) por isso o que conheço anda à volta disso. segundo sei parece q ficheiros de instalçao com "winzard" só rpm e estas só para fedora/red hat.
agora é assim. instalei o fc6 x64 para experimentar mas nem sequer arrancou. o fc5 nao gostei e tb nao falam muito bem do 6 por isso queria ver se experimentava outras. vi agora que o ubunto começa a ter já uma certa fama e talvez consequentemente um bom suporte (tutorials e isso). para mim talvez use o ubuntu por causa do ambiente gnome. mas queria por o resto do pessal ca em em casa tb a mexer em linux e talvez fosse para o kde por ser mais "giro" para newbies.
tanto o ubuntu como o kubuntu existem em português? suporte de raid, som e placa de rede com a minha board, existe?
a nivel de instalaçoes, como sao feitas? por consola? também existem ".exe's"? x86 ou x64?

cumps

Eu actualmente udo Fedora 6 e para mim é a melhor distro que por aí anda, e já fui utilizador de ubuntu e opensuse 10.1.
Quanto ao ubuntu/kubuntu claro que existe em português. Instalações de programas no Ubuntu é por pacotes .deb, que são parecidos com os .rpm do fedora e do suse, no que toca a instalação.

Ps: não digas .exe's, que isso são executáveis windows ;)
 
Olá,

Estou a iniciar-me no Linux e decidi experimentar o Ubuntu 6.10 no meu portátil.

Fiz o download e queimei o cd, arranquei-o no portátil e o PC congela durante o arranque (no écran com a barra com o cursor laranja que anda de um lado para o outro), a barra pára e o cd deixa de trabalhar. Isto acontece em todos os modos de arranque (até tentei a opção vga=771 que vem no help), o cd está bom porque no meu desktop o sistema arranca bem.

O portátil é um Acer Aspire 5051 (AMD Turion 64 -2.0Ghz com 1MB de RAM), o que estará a acontecer?

Obrigado

Infelizmente, isso pode ser de muitas coisas ... É complicado quando isso quebra ainda no arranque ... tenta outra distro (Fedora 6).

Offtopic: o portátil tá porreiro? a minha namorada está a pensar comprar um ... Que tal o monitor e a bateria?
 
Boas

sakei um kernel mais recente (686-SMP) e entretanto quando vou arrancar com este kernel, dá KERNEL PANIC e e não passa dali :(

A maquina é um portátil toshiba com Core 2 Duo, grafica nvidia e ***** intel 945...


No Edgy deves usar o kernel generic ou o 386i...

Os kernels personalizados (k7 e 686) davam ganhos de performance absolutamente negligenciáveis e por isso deixaram de ser suportados..
 
Olá,

Estou a iniciar-me no Linux e decidi experimentar o Ubuntu 6.10 no meu portátil.

Fiz o download e queimei o cd, arranquei-o no portátil e o PC congela durante o arranque (no écran com a barra com o cursor laranja que anda de um lado para o outro), a barra pára e o cd deixa de trabalhar. Isto acontece em todos os modos de arranque (até tentei a opção vga=771 que vem no help), o cd está bom porque no meu desktop o sistema arranca bem.

O portátil é um Acer Aspire 5051 (AMD Turion 64 -2.0Ghz com 1MB de RAM), o que estará a acontecer?

Obrigado

A minha placa gráfica é ATI X700 no entanto penso que o teu portátil traz uma X1100 e o problema deverá ter solução semelhante: ve aqui!!!

Se tiveres duvidas, apita! ;)
Cumps
 
Back
Topo