Ubuntu 6.10 - Tutoriais. Links. Questões.

Infelizmente, isso pode ser de muitas coisas ... É complicado quando isso quebra ainda no arranque ... tenta outra distro (Fedora 6).

Offtopic: o portátil tá porreiro? a minha namorada está a pensar comprar um ... Que tal o monitor e a bateria?

Obrigado a todos pelas rápidas respostas.

|Ferrari| na tua dica, podes explicar-me como executo os passos referidos no post que me indicaste (For Dummies please)

OT para o ruimoura: Tenho o portátil à 2 semanas e para o preço (699 euros) estou muito satisfeito, o écran é de 14' e não é daqueles novos tipo vidro, mas isso até evita reflexos e a bateria dura 2 horas a trabalhar em navegação com wireless e uso da webcam embutida no msn.
 
Última edição:
Obrigado a todos pelas rápidas respostas.

|Ferrari| na tua dica, podes explicar-me como executo os passos referidos no post que me indicaste (For Dummies please)

OT para o ruimoura: Tenho o portátil à 2 semanas e para o preço (699 euros) estou muito satisfeito, o écran é de 14' e não é daqueles novos tipo vidro, mas isso até evita reflexos e a bateria dura 2 horas a trabalhar em navegação com wireless e uso da webcam embutida no msn.

Basicamente o que terás de fazer é, executar o LiveCD: escolhes idioma, e VGA (o mais alta resolução que encontrares), e entras em modo gráfico seguro! Vai aparecer a tal barra de configuração com logo do Ubuntu. Passado algum tempo (aproximadamente 5 minutos) deverás ouvir o som de iniciar do ubuntu (semelhante ao session start do windows)!
Assim que ouvires o som, clicas simultaneamente no teu teclado nas teclas: Ctrl + Alt + F1.
Surge no ecran preto uma linha de comandos: Ubuntu@Ubuntu-$
(algo semelhante)

Depois digitas exactamente assim (toma atenção aos espaços e maiúsculas)
Código:
sudo pico /etc/X11/xorg.conf
Dás enter e vai surgir uma lista cheio de texto sobre diversos devices. Com a tecla para baixo, procuras um linha onde apareça referência à tua ATI, algo assim:

(device)
blablabla: ATI... Xpto
....
EndSession

Com o cursor poes no local e com espaço fazes de forma a ficar assim:

(device)
blablabla: ATI... Xpto
...
Option: "Monitor Layout" "LVDS,Auto"
EndSession

O que está a negrito é o que tens que escrever. Mas toma atenção que o Option deverá estar alinhado com o de cima, e deves respeitar os espaços e aspas como escrito em cima.

Posto isto, no teclado fazes: Ctrl + X
Aparece uma mensagem em baixo e referir gravar, clicas enter e SIM.

Depois volta a linha comandos: Ubuntu@Ubuntu-$
E escreves:

Código:
sudo /etc/init.d/gdm stop
Código:
sudo killall gdm
Código:
sudo /etc/init.d/gdm start
Depois disto deverás ver o ambiente gráfico do ubuntu ;)
 
Última edição:
No Edgy deves usar o kernel generic ou o 386i...

Os kernels personalizados (k7 e 686) davam ganhos de performance absolutamente negligenciáveis e por isso deixaram de ser suportados..

aié? desta não sabia.

poderei sakar e compilar um kernel a mesma?

Ele por defeito instala o generic, mas depois sakou o 386 durante os updates que não é SMP!
 
pah.. saquei a iso do ubunto 6.10 (ubuntu-6.10-desktop-i386.iso) e quando vou para gravar diz-me que a media nao é suportada.. isto no nero. sempre gravei .iso's no nero e com esta marca de cds e agora diz que nao :x
 
Pode ser que o cd tenha sido mal sacado, tenta fazer o download de novo.

Quando ao smp, existe um pacote : linux-686-smp, mas o smp é dado pelo Generic, por isso quem tiver o generic já tem o smp.
 
No post "Linux, a mãe de todas..." o hekel fala do CrossOver Linux 8que é melhor que o wine).

A minha ´dúvida é como utilizar o emulador... uma ves que no linux se corre tudo na consola... é igual ao wine?... e depois de o correr como e que eu simulo a partição do windows?

cump ;);)

ha e ja agora.. é opensource??
 
Última edição:
Destroyer há kernel SMP nos repos do Edgy?
Em caso negativo como é que o pessoal que tem X2 e Core duo C2D fizeram? Compilaram?

Quando ao smp, existe um pacote : linux-686-smp, mas o smp é dado pelo Generic, por isso quem tiver o generic já tem o smp.

iGama, acontece que o 686-SMP com o tátil dá "kernel panic" com um erro que já não sei e apaguei o kernel do sistema:x2:

entretanto sakei e compilei o mais recente e guess wait, o ubuntu bloqueia no loading >(
 
People agora sou eu que tenho mais alguns problems.

Estou a ter problemas a instalar os drivers nvidia. Segui o guia do IGama (salvo seja) para instalar os mais recentes. Acontece que quando faço pelo apt-get~diz que não encontra o pacote e se for pelo Synaptic diz que vais desinstalar uma porrada de pacotes como o xmms, amule,libs do xine mplayer, etc.... e instala o kernel i386, os restricted-,modules do kernel i386 e do commom.
Pelo automatix2 :x2: (saving time) não instalou pq tb não o encontrou.

Não tenho som>( . A board é uma Asus M2N32-sli Deluxe. Parece estar a funcionar tudo mas não sai nada pelas colunas. No Xp funciona.

Grub problem: não arranca à primeira, ou seja, quando está para entrar no boot menu dá um erro 15 e diz que não encontra a imagem do kernel. Mas depois faço boot do Xp e diz tb que não encontra o SO ou que não existe. Por fim volto ao kernel 2.17.10 e já boota. Isto é estranho.

Será pq tenho o Ubuntu instalado num disco ide e mandei o grub para o sata? É que presumi que o disco sata fosse prioritário relativamente ao ide.

Obrigado


EDIT: Esqueci-me.... como faço para ter 4 workspaces? só tenho 2 e davam-me jeito mais 2 e não sei onde está essa config.

EDIT2: Nevermind já vi. Foi de me deitar ás 5 da matina
 
Última edição:
Grub problem: não arranca à primeira, ou seja, quando está para entrar no boot menu dá um erro 15 e diz que não encontra a imagem do kernel. Mas depois faço boot do Xp e diz tb que não encontra o SO ou que não existe. Por fim volto ao kernel 2.17.10 e já boota. Isto é estranho.

Será pq tenho o Ubuntu instalado num disco ide e mandei o grub para o sata? É que presumi que o disco sata fosse prioritário relativamente ao ide.

Verifica se o /boot/grub/menu.list se está direccionar bem. E vê se instalas-te o grub no disco master.
 
Olá a todos!

Iniciei-me há coisa de ano em linux, mas sempre através de LiveCd's, pois não precisava de instalar um OS baseado em linux para utilizar uma aplicação, que corria rapidamente mesmo em cd.

Há coisa de duas, três semanas...instalei o Ubuntu 6.10, em VmWare. Mas aquilo é muito lento. Pelo que decidi deixar e apagar a VM.

As minhas dúvidas são as seguintes:

- qual o espaço minimo de uma partição para o Ubuntu, para que corra tão rápido como o mesmo com o espaço recomendado?

- só necessito do Ubuntu, por agora para foldar(tou a sempre a fazer as mesmas WU's em Windows e preciso de fazer através de Gromacs33) e para aceder ao Msn;

- a minha ligação à internet é através de uma placa Wireless - Sitecom WL-141 Prism Nitro Xm 140Mbps...existem drivers compatíveis com esta placa?;

- se tudo estiver bem para trás...qual o programa que me recomendam para fazer uma partição do disco, através do espaço livre do mesmo, sem perder os dados que lá tenho...(não me apetece perder, praí uns dois dias a instalar e configurar tudo...:lol:)?,;

Se não for muito incómodo, respondam a "isto" tudo:)
Se Wifi não der nem vale a pena responderem aos outros...
Obrigado. Cumps:)
 
- Espaço mínimo, uns 4 a 6 gb só mesmo para exprimentar
- A placa Wireless, nao faço a mínima ideia, só exprimentando atravez do livecd, ou pesquisando um pouco pela Net pelos drivers para o chipset dessa placa (que nao faço a minima qual seja);
- Penso que o programa que o proprio ubuntu trás é mais que aceitável.
 
Com prism não tens problemas ( penso eu de que ) já que o kernel já vem com suporte a Prism :)

Espaço minimo para o ubuntu é 2gb por isso como o esquisoblogs disse, 4a6 é um bom espaço.
 
Eu sei...Mas esta não uma Prism 2 ou 3 ou GT, é uma XM. As outras "só" suportam até 54Mbps. Esta é uma versão muito diferente das outras, mas para melhor.

Mas prontos. Vou experimentar então.
Obrigado aos dois.:)
 
Verifica se o /boot/grub/menu.list se está direccionar bem. E vê se instalas-te o grub no disco master.

A minha dúvida é mesmo essa: os sda (sata) têm ou não prioridade em relação aos IDE?

Bom aqui está o meu menu.lst:
Código:
## ## End Default Options ##

title		Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic
root		(hd0,1)
kernel		/boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/hda2 ro quiet splash noapic
initrd		/boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
quiet
savedefault
boot

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda1
title		Microsoft Windows XP Professional
root		(hd1,0)
savedefault
map		(hd0) (hd1)
map		(hd1) (hd0)
chainloader	+1

Corrijam-me se não estou enganado: o disco master será o IDE, já que tem (hd0,1), certo?
Se for assim tenho de fazer o
Código:
fix MBR
na instalação do XP e depois correr o grub outra vez e meter no hda1. Certo?

Quanto à questão dos drivers Nvidia? IGama qual é a tua opinião?

Outra coisa o darkstar não tem repositorios de edgy? é que eu substitui apenas o dapper pelo edgy e dão erros. Os da UMinho estão impecaveis talvez com a excepção da cena da nvidia

EDIT: Som resolvido.
 
Última edição:
Ppl estou com um pequeno problema,

acabei de instalar o 6.10 com o beryl. no entanto os temas aparecem-me assim:




aquele "tema" nos butoes n e mto normal pois nao?

tipo tenho os efeitos todos, mas mudando o tema no beryl os butoes das janelas ficam sempre iguais... alguem sabe do que podera ser?

Esse é o tema default ... Não vejo qual o problema ...
 
Ppl estou com um pequeno problema,

acabei de instalar o 6.10 com o beryl. no entanto os temas aparecem-me assim:




aquele "tema" nos butoes n e mto normal pois nao?

tipo tenho os efeitos todos, mas mudando o tema no beryl os butoes das janelas ficam sempre iguais... alguem sabe do que podera ser?

Vai a Sistema --> Preferências --> Emerald Theme Manager
Escolhes a forma como pretendes as janelas e voilá ;)

Quaisquer outras alterações, animações, faddings, smooths, etc e tal fazes aqui
Vai a Sistema --> Admistração --> Beryl Settings Manager

Boas configurações :coolshad:

Cumprimentos
|ferrari|
 
Back
Topo