Ubuntu 6.10 - Tutoriais. Links. Questões.

Epa encontrei um problema, penso ser derivado de compatibilidade com a grafica ou algo do genero.
Tentei bootar do cd o ubuntu para dar uma olhadela, ele começa a fazer o loading e etc, mas depois quando começa a encher a barra, chega la mesmo quase ao fim, mas depois bloqueia e aparece umas linhas tipo artefactos no ecrã.

A minha grafica é uma X1900XT

Epa precisava mesmo de ajuda sobre este assunto.

Help please :confused:
 
wireless usb adapter em Ubuntu 6.10

Olá. Eu sou novo aqui no fórum. Tenho alguma experiencia em Linux , mais concretamente em Ubuntu. Mas não a suficiente para conseguir instalar uma pen usb wireless, de modo a ter net sem fios no computador ( desktop, não tem placa de rede wireless integrada tipo os centrino ).

O protocolo de segurança que uso é WPA. Quando faço iwconfig aparece:
lo no wireless devices
eth0 no wir..
eth1 802.11g zd1211 ESSiD:"my_network"
mode:Managed Freq: 2.4GHz Access Point: invalid
mais umas coisas

a caneta usb é uma xavi zd1211. Pelo que parece ela reconhecida de alguma maneira, pelo que aparece o modelo. Mas no entanto não tenho net, nem a luzinha da pen se acende.

Já alguém instalou esta pen ( vem no kit clix adsl sem fios -> router wireless+modem+pen ) em ubuntu e sabe como se faz? Eu estou um bocado de mãos atadas. Já googlei imenso e sem resutlado. Os resultados com parecidos com a minha procura vieram ter a este fórum, e pelo que me parece o pessoal daqui percebe umas coisas ;)

Alguém me consegue ajudar? Obrigado.
 
Não sou certamente a pessoa mais indicada com experiência em wireless :D
Mas uma das formas de conseguires por a PEN a funcionar, é fazeres o download dos drivers (tal e qual farias para windows) e com o ndiswrapper pores a funcionar em ubuntu!!

Cumps ;)
|ferrari|
 
OK! Os drivers já veem com o Ubuntu, por isso é que lá aparece zd1211 quando faço iwconfig. Agora falta é por isto a funcionar. Mais uma vez são bem vindas todas as sugestões.
Quando conseguir descobrir a solução posto tb aqui, claro.
 
Guia para Ler/Escrever em NTFS usando o NTFS-3g * Actualizado

Ainda é beta.

Ntfs suporte com leitura e escrita ntfs-3g

Para quem n quer tar com esse trabalho td:

sudo aptitude install ntfs-3g

sudo umount /media/hda1

sudo emacs -nw /etc/fstab

Onde está ntfs, na linha do vosso disco, metem ntfs-3g.
Em vez do emacs podem usar outro editor de texto, claro.

sudo mount /media/hda1

Ou se não funcionar, reboot no pc.

E ja tá.

Ficam é com as drivers mais antigas do que as desse guia. Mas p mim servem.
 
Boas,
Dúvidas :p

Saquei o VMware Workstation e veio em rpm e converti para deb usando o fakeroot alien, depois instalei sem qualquer problema, mas agora não sei onde ele está para o correr :(
Sou bastante noob, já conseguir por isto neste ponto foi optimo para mim :p

Já agora usei o Unofficial ATI Linux driver wiki para instalar o fglrx driver mas não consegui tive de reinstalar o Ubuntu de raiz porque não sei como aceder ao backup que tinha feito do .xorg.

Eu fiz :

Código:
 sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
        Section "Extensions"
        Option  "Composite" "Disable"
        EndSection

E depois 

sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) #Okay if it is already installed
sudo apt-get install xorg-driver-fglrx
sudo depmod -a
sudo aticonfig --initial
sudo aticonfig --overlay-type=Xv
E depois ao fazer reboot ele não me entra, bloqueia no loading.

Eu consigo usar o Ubuntu sem qualquer limitação gráfica mas porque estou a usar o VMware (no XP), mas tentei instalar o drivers mas não deu. Isto porque quando instalo sem ser virtualizado dá-me o erro no X por causa da gráfica etc. Já consegui fazer isso uma vez no 5.10 mas agora no 6.10 apareceu-me isso já desmotivei só instalei pelo VMware.

Agora perguntam... porque hei-de eu querer instalar o VMware dentro do Ubuntu com o Ubuntu a correr no VMware ? Bem, para se um dia quando começar a perceber mais disto instalar apenas o Ubuntu e quando precisar de do Windows poder dar lá um saltinho :p

Mais outra dúdvida... eu saquei um ficheiro .bin mas não faço ideia como o instalar.

btw o VMware player que vem já na distro faz o mesmo que a workstation ? É que não me deixou instalar porque ja tinha o Workstation instalado :p

Desculpem o testamento mas é que estou bastante empolgado e fiquei aqui preso em variadas coisas :p
 
Para quem n quer tar com esse trabalho td:

sudo aptitude install ntfs-3g

sudo umount /media/hda1

sudo emacs -nw /etc/fstab

Onde está ntfs, na linha do vosso disco, metem ntfs-3g.
Em vez do emacs podem usar outro editor de texto, claro.

sudo mount /media/hda1

Ou se não funcionar, reboot no pc.

E ja tá.

Ficam é com as drivers mais antigas do que as desse guia. Mas p mim servem.

Sim isso é tipo o resumo.

O Guia é para as situações todas possiveis, n tem mt para onde variar :p
 
Boas,
Dúvidas :p

Saquei o VMware Workstation e veio em rpm e converti para deb usando o fakeroot alien, depois instalei sem qualquer problema, mas agora não sei onde ele está para o correr :(
Sou bastante noob, já conseguir por isto neste ponto foi optimo para mim :p

Já agora usei o Unofficial ATI Linux driver wiki para instalar o fglrx driver mas não consegui tive de reinstalar o Ubuntu de raiz porque não sei como aceder ao backup que tinha feito do .xorg.

Eu fiz :

Código:
 sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
        Section "Extensions"
        Option  "Composite" "Disable"
        EndSection

E depois 

sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) #Okay if it is already installed
sudo apt-get install xorg-driver-fglrx
sudo depmod -a
sudo aticonfig --initial
sudo aticonfig --overlay-type=Xv
E depois ao fazer reboot ele não me entra, bloqueia no loading.

Eu consigo usar o Ubuntu sem qualquer limitação gráfica mas porque estou a usar o VMware (no XP), mas tentei instalar o drivers mas não deu. Isto porque quando instalo sem ser virtualizado dá-me o erro no X por causa da gráfica etc. Já consegui fazer isso uma vez no 5.10 mas agora no 6.10 apareceu-me isso já desmotivei só instalei pelo VMware.

Agora perguntam... porque hei-de eu querer instalar o VMware dentro do Ubuntu com o Ubuntu a correr no VMware ? Bem, para se um dia quando começar a perceber mais disto instalar apenas o Ubuntu e quando precisar de do Windows poder dar lá um saltinho :p

Mais outra dúdvida... eu saquei um ficheiro .bin mas não faço ideia como o instalar.

btw o VMware player que vem já na distro faz o mesmo que a workstation ? É que não me deixou instalar porque ja tinha o Workstation instalado :p

Desculpem o testamento mas é que estou bastante empolgado e fiquei aqui preso em variadas coisas :p

Respondendo à parte do VMware. Estando a correr dentro do VMware não consegues instalar o VMware dentro.

Qunto ao VMWare Player a diferença é que não consegues criar Maquinas virtuais.
O que tu queres usar dentro do UBUNTU é o VMware server.
Saca o tar e segue este guia. Eu consegui instalar:
http://www.howtoforge.com/ubuntu_vmware_server

É para o 6.06 mas no 6.10 é igual.

A key é fornecida pelo VMware mediante registo.
 
Obrigado.
Então e mesmo com o problema das drivers por resolver vai funcionar na mesma ?

Já agora consegues copiar ficheiros do XP para o Ubuntu usando o VMware ? E aceder do Ubuntu a ficheiros no XP ?
 
Última edição:
Obrigado.
Então e mesmo com o problema das drivers por resolver vai funcionar na mesma ?

Eu fazia o seguinte para quem está a dar os primeiros passos.

Instala o automatix bleeder e instala os drivers da ati com ele.
A seguir automatix2 e instala o que queres instalar.


A parte de aceder ao XP é com outro :D
 
Estive a falar com um amigo meu e chegamos umas conlcusões.
Não me serve de nada instalar os drivers de ATI porque a "VGA" que é reconhecida é dada pelo nome de "VGA VMware" :p

Decidi tentar pedir ajuda noutro assunto. E que devido ao Ubuntu não suportar as drivers eu nem consigo entrar no live CD logo nem consigo alterar o XORG "em modo preto no branco".

Alguém me pode ajudar ? :p
 
Estive a falar com um amigo meu e chegamos umas conlcusões.
Não me serve de nada instalar os drivers de ATI porque a "VGA" que é reconhecida é dada pelo nome de "VGA VMware" :p

Decidi tentar pedir ajuda noutro assunto. E que devido ao Ubuntu não suportar as drivers eu nem consigo entrar no live CD logo nem consigo alterar o XORG "em modo preto no branco".

Alguém me pode ajudar ? :p

Já te teria dito isso se tivesse percebido que estavas a tentar instalar os drivers da ati no VMware. :lol:
 
:lol: sorry

Só agora e que estive a falar com um amigo meu que usa e chegamos a essa conclusão ,
Mas dá para fazer o update as drivers antes de estar instalado ? Para o live ?
E que não consigo usar o Ubuntu sem ser no VMware.
 
Se estás a instalar o Ubuntu no VMware a gráfica esquece pq é emulada pelo VMware.

Se estás a tentar instalar no disco é diferente. Caso não consigas instalar com o Live CD tenta o alternate. Pode ser que dê.
 
Back
Topo