Ubuntu 6.10 - Tutoriais. Links. Questões.

Observação:
Não é MHz, é apenas Hz.
Ou então tens algum monitor protótipo!! ou coisa do género!

Hz é o inverso do segundo, ou seja, com um monitor a 50Hz
f=50Hz
T=1/f=0.02 segundos que leva a actualizar a imagem.
ou seja, num minuto o monitor faz:
60/0.02 = 3000
faz três mil refreshes num minuto.
ou cinquenta refreshes num segundo :)
 
Boas, vi uns videos sobre os efeitos eye candy do beryl no ubuntu, fiz o download da versão 6.10 live e não live.
Quando tento correr qualquer uma das versões na altura de aparecer o GUI do linux da erro e diz que a gráfica não esta bem configurada "no screens found" isto na minha 8800 gts.

Se meter uma 6800 gt já funca as mil maravilhas.

Ja tentei arrancar em modo de vga com resoluções mínimas e nada.

ha alguma forma de embutir novos drivers no cd, ou de instalar drivers em modo de texto contidos numa pen por exemplo


Precisava de ajuda.

Tks in advance
 
Actualizações automáticas no Ubuntu?

Olá ppl!

A dúvida é mt simples: Dá para por automático as actualizações do Ubuntu?

É que a cada 2 dias ter de escrever a password, etc etc já começa a chatear!!!

Obg!
 
não sei se é este o teu problema, mas eu quando instalei, também tive de instalar pelo alternative cd, porque ao fiz de fazer o load o ecran ficava preto e nao saia dali.

o que tive de fazer foi instalar normalmente, e depois editar o xorg.conf e na parte do "device" alterar o driver de "ati" para "vesa", depois é entrar normalmente e instlar a driver proprietaria da ati o "fglrx"

Eu ja fiz isso mas não da na mesma :<
 
Bom Dia.

Após várias experiências a tentar instalar o Linux no meu computador saírem todas falhadas, tentei usar o programa VMware Workstation. Consegui montar no meu PC com Windows XP o Ubuntu 6.10, mas tive 3 problemas que gostaria de obter ajuda:

O primeiro e mais preocupante é o problema da resolução. Tenho no ambiente Windows uma resolução de 1280x960 com refresh rate de 60 Hertz, contudo, no Ubuntu, no campo de resolução de imagem, tenho apenas 3 opções, que são elas: 800x600, 1024x768 e outra resolução abaixo de 800x600 que não me recordo (posso voltar a verificar se for útil para a resolução do problema). A minha placa gráfica é uma Nvidia GeForce FX 5200.

O segundo problema é a Internet. Consigo ter Internet no Ubuntu, contudo tem que ser através da opção do VMware Workstation "NAT" (partilhar a mesma conexão do host). Não sei se é desta opção, mas a conexão é bastante lenta e não me permite abrir vários endereços, para não referir o facto de ser muito instável. Gostaria de conseguir configura-la para que funcione independente do Windows, pegando um IP na minha rede próprio para si. Tenho um router Conceptronic C54APRA, e o meu PC está ligado através de uma conexão de cabo.

Por fim, o último problema é o facto de não perceber rigorosamente nada de Linux, pelo que toda a ajuda que encontrei na internet é praticamente inútil. Dou o exemplo de ter encontrado uma possível solução para o problema da resolução, que seria editar o ficheiro xorg.conf. Consegui achar e editar dito ficheiro, mas não consegui guarda-lo pois precisava de ser root, ou coisa do género...

Portanto, peço que tentem explicar de forma bem detalhada, para um novato nestas andanças.

Obrigado desde já.
 
Bom Dia.

Após várias experiências a tentar instalar o Linux no meu computador saírem todas falhadas, tentei usar o programa VMware Workstation. Consegui montar no meu PC com Windows XP o Ubuntu 6.10, mas tive 3 problemas que gostaria de obter ajuda:

Bem vindo:) .

O primeiro e mais preocupante é o problema da resolução. Tenho no ambiente Windows uma resolução de 1280x960 com refresh rate de 60 Hertz, contudo, no Ubuntu, no campo de resolução de imagem, tenho apenas 3 opções, que são elas: 800x600, 1024x768 e outra resolução abaixo de 800x600 que não me recordo (posso voltar a verificar se for útil para a resolução do problema). A minha placa gráfica é uma Nvidia GeForce FX 5200.

O problema é que tens de ver que a resolução no VMware é dada pelo driver de video do próprio VMWare pelo que devem ficar limitado aos 1024x768.

O segundo problema é a Internet. Consigo ter Internet no Ubuntu, contudo tem que ser através da opção do VMware Workstation "NAT" (partilhar a mesma conexão do host). Não sei se é desta opção, mas a conexão é bastante lenta e não me permite abrir vários endereços, para não referir o facto de ser muito instável. Gostaria de conseguir configura-la para que funcione independente do Windows, pegando um IP na minha rede próprio para si. Tenho um router Conceptronic C54APRA, e o meu PC está ligado através de uma conexão de cabo.

Vê se aconfiguração do VMWare está correcta. Eu tenho nas minhas VM's, Nat e funciona bem. Sempre podes tentar o Bridge mas é mais seguro o NAT.

Dou o exemplo de ter encontrado uma possível solução para o problema da resolução, que seria editar o ficheiro xorg.conf. Consegui achar e editar dito ficheiro, mas não consegui guarda-lo pois precisava de ser root, ou coisa do género...

Basta fazeres numa consola ( ou melhor, abrindo o programa Terminal :x2: ) :
Código:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Alteras o que queres e depois gravas.

O sudo dá-te previlégios de root.

Já agora existe muita informação na thread do Edgy - 6.10. Consulta com o search que deves encontrar
 
Obrigado pela resposta hellaxe. :)

Fiz mais algumas pesquisas, desta vez no fórum oficial do próprio VMware Workstation e fiquei com a ideia de que o problema da resolução não ir além de 1024x768 se deva ao facto de não ter o VMware tools instalado... Poderá ser este o problema?

Bom, consegui editar o ficheiro xorg.conf (muito obrigado pela dica, hellaxe), mas não me adiantou de muito, pois continuei sem conseguir alterar a resolução... Parece que fiz asneira no tal ficheiro, e agora a minha maquina virtual não consegue sequer abrir o Linux... A solução é criar outra.

Esqueci de referir no primeiro post que ao não conseguir alterar a resolução na versão 6.10, tentei com a versão 5.10 do Ubuntu, e o problema continuou. Isto me leva a crer que o problema poderá ser mesmo do dito VMware tools...

EDIT: Há alguma diferença concreta entre usar o Ubuntu instalado de raiz no computador e usa-lo numa máquina virtual, ou isto prende-se apenas ao desempenho que cada situação oferece ao utilizador?
 
Última edição:
Uma diferença entre usar uma instalação nativa ou numa máquina virtual, é que na máquina virtual não tens acelaração 3D, usando a gráfica do vmware, por assim dizer.
 
A questão da resolução já está tratada. Era mesmo por causa do tal de VMware tools... Bastou instala-lo e consegui alterar a resolução. :)

Resta agora a questão da Internet... Com o sistema NAT, consigo conectar-me à Internet, e tal como disse nos posts acima, tenho bastantes dificuldades na navegação... Só alguns sites são abertos pelo firefox, e os que são, abrem de forma muito lenta. Já alterei para o modo Brigde, mas ai não tenho mesmo Internet. Consigo conectar-me ao endereço do meu router (em Brigde), portanto penso que agora deverei realizar alguma configuração no Ubuntu que me permita receber um IP do Router e aceder à Internet. Sugestões?

Obrigado mais uma vez.
 
A questão da resolução já está tratada. Era mesmo por causa do tal de VMware tools... Bastou instala-lo e consegui alterar a resolução. :)

Resta agora a questão da Internet... Com o sistema NAT, consigo conectar-me à Internet, e tal como disse nos posts acima, tenho bastantes dificuldades na navegação... Só alguns sites são abertos pelo firefox, e os que são, abrem de forma muito lenta. Já alterei para o modo Brigde, mas ai não tenho mesmo Internet. Consigo conectar-me ao endereço do meu router (em Brigde), portanto penso que agora deverei realizar alguma configuração no Ubuntu que me permita receber um IP do Router e aceder à Internet. Sugestões?

Obrigado mais uma vez.

Não tenho a certeza do que digo mas creio que com Bridge tens o mesmo IP no VMware que no XP.

Qual é a tua máquina: mems, processador, etc?
 
Pentium 4 3.0Ghz, 500Mb de Ram, Gráfica GeForce FX 5200, HD de 120Gb.

Instalado tenho o Windows XP SP2, e tenho um router Conceptronic C54APRA ligado ao computador por conexão à cabo. Internet é o serviço de 8Mb do Sapo.

Penso que é tudo.
 
Isso é muito estranho.......
Verifica firewall e programas que tenhas por aí de antispyware e afins porque não estou a ver onde possa estar o problema.
Comigo sempre funcionou bem.
 
Problema aparentemente resolvido!

Coloquei a minha configuração em Brigde, editei o ficheiro /etc/resolv.conf de forma a que fique assim:

search localdomain
nameserver 10.0.0.1

E pronto, problema resolvido, já me encontro a postar no Ubuntu, neste momento :D

Muito Obrigado pela ajuda, hellaxe!
 
Boas

Não tendo tempo para procurar agora neste tópico, vinha perguntar se as boards da séria P5B (mais precisamente a P5B-E) tem drivers compativeis com o Ubuntu. Queria para a placa de rede, de som e controladores raid. E depois também devo precisar de drivers para a gráfica ATI X1950.

Cumps
 
Boas pessoal, decidi converter-me também ao linux

Formatei um disco de 30Gb e pus em FAT32, saquei a ultima versão do Ubuntu, gravei a imagem ISO num cd...

Verifiquei se o cd de instalação tinha algum erro, aparentemente não, na instalação tudo pareceu correr bem, até que onde supostamente apareceria a parte gráfica (até se ouve uma musica de fundo)apareçe o ecrã esquisito, completamente imperceptível...

Tenho de instalar as drivers de alguma maneira diferente, ou é necessário algum requisito gráfico especial ?

Tenho uma GeForce 6600 com 256Mb

768 RAM

Intel Celeron 2.6 Mhz
 
Acho que o 6.10 tem uns problemas de compatibilidade com essa familia de placas.

Aconselho a nova versão que vai sair no próximo mês que já n deves ter problemas nenhuns.

Ubuntu 7.04 - Feisty Fawn :)

Está em fase beta agora, por isso é só uma questão de esperar.

cumps
 
Back
Topo