Ubuntu 6.10 - Tutoriais. Links. Questões.

Envy 0.8.1 has been released (now also for ATI cards)!

Envy 0.8.1 includes a lot of changes (especially if you have a look at the source code), a new textual interface and adds the support for ATI cards. The uninstallation of Envy’s deb package should be smoother now. Here is the full changelog:
* Changed: Textual interface written from scratch
* Changed: written from scratch by using Object Oriented programming
* Changed: improved the framework for the detection of graphic card models
* Added: support for ATI cards
* Added: ATI driver 8.28.8 (legacy) and 8.33.6
* Added: Nvidia’s compatibility list has been updated
* Changed: removed “–force-yes” since Envy never used it
* Fixed: uninstalling Envy doesn’t make apt complain about folders being not empty any more

Para quem não sabe o Envy é um script criado inicialmente para a instalação dos drivers da Nvidia automáticamente em Ubuntu, mas esta nova versão já da suporte a ATI.

Funciona para Ubuntu 6.06 e 6.10 ( Dapper e Edgy )

1 - wget http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.8.1-0ubuntu1_all.deb

2 - sudo dpkg -i envy_0.8.1-0ubuntu1_all.deb

3 - Log out e carregar em CTRL+ALT+F1
(Para ficar em modo consola)

4 - Fazer Log in

5 - Correr o "envy"

$ envy

Seguir as opções :)

Mais info : http://albertomilone.com/nvidia_scripts1.html
 
No 7.04 os drivers da Nvidia e Ati vão vir de base, este script poderá existir para poder instalar as versões mais actualizadas.

Vamos ver.
 
boas
e assim, eu gostava de saber km faço para poder aceder a net no meu portatil a partir do ubunto e como posso aceder a minha placa wireless eu n tou a conseguir acader a nada disso,e tambem estou a ter alguns problemas kom o som e nao sei como resolver isso! ja agora o meu portatil e o asus a8js-4s020p.
 
Bem, Já instalei o Kubuntu 6.10 e tenho um problema e uma dúvida:


Problema- O Kubuntu está a levar muito tempo a "bootar", aquela barra que aparece no inicio fica parada quase 1 minuto no mesmo sitio e está-me a levar no total mais tempo a bootar que o Windows.


Como posso descobrir o que me está a prender o sistema naquele ponto?


Duvida- O meu portátil tem uma Nvidia Gforce Go 7600, os drivers que o Kubuntu 6.10 trás são os melhores ou devo instalar os drivers proprietários da Nvidia? Como o faço?

Se isso tem um bootsplash giro com uma barra (foi o que percebi), carrega em F2 quando tiver a arrancar o sistema e vê onde é que ele para/demora mais tempo.

Quanto aos drivers depende do que quiseres. Se precisas de aceleração 3d, drivers proprietários em cima, caso contrário deixa estar como está :P . Documentação para ubuntu de como fazer isso é coisa que não falta também ;)
 
eu após muito martirio ja consegui meter o meu ubuntu a arrancar.
seguindo o guia ubuntu pt, tentei instalar o aiglx e beryl com sucesso, mas o beryl manager não activa o modo beryl, cai sempre no metacity pq o beryl ta a falhar em algum lado...
tenho os drivers oficiais da ati (x800). instalei recentemente os ultimos, mas para o beryl não estar a dar deve ser qualquer pormenor no xorg... cada site que leio sobre isto dão-me opçoes diferentes :s
 
eu após muito martirio ja consegui meter o meu ubuntu a arrancar.
seguindo o guia ubuntu pt, tentei instalar o aiglx e beryl com sucesso, mas o beryl manager não activa o modo beryl, cai sempre no metacity pq o beryl ta a falhar em algum lado...
tenho os drivers oficiais da ati (x800). instalei recentemente os ultimos, mas para o beryl não estar a dar deve ser qualquer pormenor no xorg... cada site que leio sobre isto dão-me opçoes diferentes :s

Dude, com os drivers oficiais da ATI não podes usar o aiglx ...
 
Boas Pessoal:

Será que há uma alma caridosa que me possa ensinar como pôr o wireless da minha M2N32 Deluxe wi-fi a funcionar em ad-hoc com o portátil.
Sei que o Blueangelman anda à nora com isto e eu não consigo encontrar resposta.
Obrigado.

Ps: não tenho AP nem router wi-fi
 
pretendia mudar a COR LARANJA da selecção(menus) para outra... Onde/como posso fazer isso?
edit:
não havia aí um Tópico para melhorar o aspecto do Grub? não encontro...
 
Última edição:
Quero me iniciar com o ubuntu 6.10 que estou a tentar instalar mas aparecem-me principalmentes estes erros:

-hdd: drive not ready for command
-hdd: timeout waiting for DMA
-Buffer I/O error on device hdd

Devo dizer que sou um novato nisto e não pesco nada mas gostava de me iniciar nisto

obrigado desde já
 
Boas...

Sera que alguem me pode dizer como por o ubunto 6.10 a funcar em condições.

O problema e o seguinte como podem no My System tenho uma x700, o que pa instalar o ubuntu desanima logo um bocado pelas dores de cabeça que da, assim tive que fazer a instalação apartir do cd alternate porque o 'normal' desligava o monitor a certa altura e nem em safe grafics mode la ia. La consegui fazer a instalação e agora no arranque entro em recovery mode para poder alterar o xorg.conf adicionar umas alteraçoes (vi algures num topico em que tinham o mm problema) mas depois ao salvar ele diz que nao encontra o ficheiro na directoria (isto depois de ja tar aberto).

Se entrar em modo normal depois de tocar o som do ubuntu a carregar (aqui ja tenho o monitor desligado), ao fzer ctrl+alt+F1 fico com as cores todas trocadas com uns verdes e cor de rosa todos manhosos.
Isto nao anda nem desanda, ja tentei instalar o fedora core 6 mas apartir de certa altura o monitor tb desliga e nada. :004:

Se alguem souber com sair desta situação que se pronuncie...
 
Quero me iniciar com o ubuntu 6.10 que estou a tentar instalar mas aparecem-me principalmentes estes erros:

-hdd: drive not ready for command
-hdd: timeout waiting for DMA
-Buffer I/O error on device hdd

Devo dizer que sou um novato nisto e não pesco nada mas gostava de me iniciar nisto

obrigado desde já

Vou adicionar mais algumas duvidas que surgiram apos ter lido algumas das paginas do guia ubuntu.
Obtive o ubuntu 6.10 através da pcguia deste mes, copiei atraves do nero para um DVD, sendo um live CD do ubuntu há algum problema nisso?

Consigo ver a 1.ª pagina onde se ve para iniciar, ver se o cd tem erro, mudar idioma, etc.
Posso mudar nesta parte o idioma e ele vai instalar em portugues, certo?

Após esta selecção começa essa parte dos erros que mencionei, consigo ouvir que o cd tambem faz um pouco de ruido mas penso que nao seria dali
 
e mais.

Tenho um disco rigido de 40gb que está com 2 partiçoes, uma de 10gb onde está o windows e que tem neste momento 4gb livres e o restante é para ficheiros do emule, posso instalar o linux nesses 4gb restantes da partiçao onde se encontra o windows, não posso?
pelo menos foi o que entendi lendo os manuais, agora preciso de particionar esses 10gb para que dentro dessa partiçao "mae" onde está o windows ter 2 sub partiçoes, uma para o windows e outra para o linux?
 
Tenho um problema com o amsn,instalei a versão original que vinha no cd e td bem,mas encontrei uma versao mais recente na net,fiz como dizem neste site:http://ubunteros.wordpress.com/2006/08/09/amsn-097b-installation-facile/
o problema é que depois o amsn abre aparece a janela fecha sozinho e fica o icone no tray mas se clicar la não acontece nada aquilo ta tipo bloqueado nao entendo,ja voltei a versão anterior e esta a fazer o mesmo,andei de volta das dependencias mas não consegui nada.
 
Boas...

Sera que alguem me pode dizer como por o ubunto 6.10 a funcar em condições.

O problema e o seguinte como podem no My System tenho uma x700, o que pa instalar o ubuntu desanima logo um bocado pelas dores de cabeça que da, assim tive que fazer a instalação apartir do cd alternate porque o 'normal' desligava o monitor a certa altura e nem em safe grafics mode la ia. La consegui fazer a instalação e agora no arranque entro em recovery mode para poder alterar o xorg.conf adicionar umas alteraçoes (vi algures num topico em que tinham o mm problema) mas depois ao salvar ele diz que nao encontra o ficheiro na directoria (isto depois de ja tar aberto).

Se entrar em modo normal depois de tocar o som do ubuntu a carregar (aqui ja tenho o monitor desligado), ao fzer ctrl+alt+F1 fico com as cores todas trocadas com uns verdes e cor de rosa todos manhosos.
Isto nao anda nem desanda, ja tentei instalar o fedora core 6 mas apartir de certa altura o monitor tb desliga e nada. :004:

Se alguem souber com sair desta situação que se pronuncie...

Não encontra o ficheiro como?

Fazes

Código:
sudo nano /etc/X11/xorg.conf

A password é a mesma do teu utilizador, alteras o que tens a alterar e depois para gravar carregas em control e em x ao mesmo tempo e ele pede-te se queres gravar e dizes que sim. Fazes reboot e já deve ficar a funcionar. Vais alterar o driver para vesa não é?

E não vale a pena perder a cabeça, ao principio custa um bocado a ambientares-te mas depois habituas-te.
 
Última edição:
Back
Topo