[Topico Oficial] SAPO ADSL

Mas a rede GSM não sofre as constantes evoluções que a rede ADSL sofre. Não vamos passar a vida a polémicar acerca disto, são detalhes, não é importante, nem sei como a Vodafone se comportaria. O que é certo é que são um bocado injustas certas críticas que o Sapo tem recebido ultimamente.


pessoalmente eu vou mudar para SAPO e até tenho sido bem tratado e atendido até agora nada a apontar...
sou cliente yorn/vodafone e até agora nada a apontar também..

mas é injusto dizer que as comunicações móveis não estão em constante evolução... e é verdade que o ADSL da vodafone arrancou um bocado mal mas a qualidade pelo que tenho conhecimento tem-se vindo a impor tal como se impõe na área móvel
 
Fiz hoje o pedido de migração às 0:30 +/-, manualmente, na página de clientes.

Agora há pouco, a ligação caiu, fui ver e já tinham tirado o limite de 8Mbps do canal de downstream, mas quanto ao upload, nada por agora...

Outra coisa estranha é a largura de banda real de downstream: deste ontem à noite que anda nos 1024Kbps reais apenas, a oscilar entre os 60KB/s e os 140KB/s. Não percebo, parece que estão a limitar este valor por cada ligação. Já tentei FTP/HTTP/POP, só n testei com P2P. está tudo igual. pra ter + velocidade, só com downloads multiplos. Espero que isto vá ao sitio.

Está assim a minha ligação (estou a cerca de 3Km da central por cabo, 2,6Km em linha recta):
dmtm200801101328fm7.png


Como podem ver, tem boa margem para subir os 512Kbps de upstream.

Vamos a ver se sobem mm ao upload até receber o mail a avisar que a migração está concluida, senão... mais uma guerra de mails, como foi da outra vez pra me porem em adsl2+. Só me queriam dar 6144/384 em ADSL dantes. lol.

Cumprimentos,

HelderMF

FDX. Eu tenho atenuação de 34.5 e nem 8Mbps me deixam colocar. >(

Já agora, o facto de ainda não haver upload de 1Mbps não se deverá ao processo de migração ser contínuo?
 
o que não quer dizer que não consigam implantar a mesma filosofia e método de trabalho no mercado das comunicações fixas

Uma prova que são coisas totalmente diferentes, é a velocidade de expansão da cobertura. As redes moveis rapidamente se estenderam à quase totalidade do território nacional, enquanto que a ADSL da Clix, Oni, e companhia, têm uma cobertura ridícula.
 
pessoalmente eu vou mudar para SAPO e até tenho sido bem tratado e atendido até agora nada a apontar...
sou cliente yorn/vodafone e até agora nada a apontar também..

mas é injusto dizer que as comunicações móveis não estão em constante evolução... e é verdade que o ADSL da vodafone arrancou um bocado mal mas a qualidade pelo que tenho conhecimento tem-se vindo a impor tal como se impõe na área móvel
Mas eu não disse que a rede móvel não evoluía. Disse apenas que a rede ADSL evolui mais rápida e consistentemente, e que os problemas e falhas são mais facilmente notados pelos clientes. Daí serem coisas diferentes.

Também sou cliente Yorn sem razão de queixa.
 
FDX. Eu tenho atenuação de 34.5 e nem 8Mbps me deixam colocar. >(

Já agora, o facto de ainda não haver upload de 1Mbps não se deverá ao processo de migração ser contínuo?


porr... atenuação é a distância que tas da central se tens 34 é BUESSS, eu tenho 5, tou a 700 metros ve tu bem. O valor q interessa alto é a margem SN
 
Ui ligando pra lá ele podem fazer isso automaticamente?

Não sei, como te digo, transferiram-me para as avarias, acho que já era mesmo da PT (Wholesale) e não do SAPO. Agora penso que se ligares para lá eles devem dizer-te para esperar que a migração é automatica e tal....
Podes sempre dar cabo dos armarios de rua nas redondezas, e dizeres que não tens sinal ADSL :lol:
 
bem, peço desculpa de não ter lido as 32 paginas anteriores, apenas dei uma vista de olhos nas últimas, por isso desculpem se o que eu vou perguntar já aqui foi respondido...

Vamos por partes...

1º só hoje é que fiquei a saber destas nova velocidades e fiquei a saber por mero acaso... isto não devia ter explicado por mail aos clientes?

2º esta mudança, pelo que eu li, pode ser feita manualmente na área de clientes ou então será feita automaticamente por eles, certo? quem não fizer manualmente não corre o risco de ficar a ver navios?

3º vejo vocês aí a falar de valores de atenuação e não sei que mais, por isso andei a investigar na pagina do meu modem (SpeedTouch 516 V6) e encontrei na parte de Ligação DSL, o seguinte:

Modulação:G.992.1 Annex A
spacer.gif
Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]:512 / 8.128
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]:0,00 / 0,00
spacer.gif

Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]:11,5 / 19,5
spacer.gif

Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]:14,0 / 25,0
spacer.gif

Margem SN (cima/baixo) [dB]:22,0 / 12,0

o que é que isto significa e que conclusões vocês tiram daqui...
tenho 8MB estáveis, chega aos 16?

não faço ideia se estou em adsl 2+ mas penso que nao...
 
Alguma informação útil :)

FDX. Eu tenho atenuação de 34.5 e nem 8Mbps me deixam colocar. >(

Já agora, o facto de ainda não haver upload de 1Mbps não se deverá ao processo de migração ser contínuo?

A atenuação importa, mas o que interessa também muito é o isolamento a interferências externas, que estejam dentro das gamas de frequências do ADSL2+.

No meu caso, tenho uma linha já com muitos anos, grande parte do percurso é aério, logo ela faz como se fosse de antena a interferências rádio que operem até aos 2.2MHz.

Quase todas as interferências de maior escala são causadas por estações de rádio AM. Reparem no meu caso: Nos 720MHz não transmite nada, e nas frequências vizinhas, anda mau. Causa: rádio Antena1 nos 720MHz.
dmtm200801101328fm7.png

Os outros "buracos" de sincronismo, são quase todos rádios tb, como já pude testar recorrendo a um walkman com sintonizador AM.

Mas o dia nem tá mau. O problema é quando chega a noite. As frequências AM já chegam muito longe, mas à noite, com o arrefecimento das camadas da atmosfera, gera-se um "espelho" autêntico para esse tipo de frequências baixas e elas vencem a própria curvatura da terra e chegam mesmo mt mt longe. Há noite, até no carro, é quase uma estação AM em cada frequência. o que vale é que estão longe, noutros países até, senão n havia adsl pra ninguem! (a n ser que as linhas tivessem a malha protectora a interferências, como o cabo coaxial).

O meu sinal à noite: (hoje nem tá mau. o tempo está de chuva, é bom para travar sinal rádio vindo de longe. há dias limpos que nem os 8Mbps tenho, só uns 7.8)
dmtm200801102222ne8.png


Tenho falado de interferências exteriores, mas uma das grandes causas de interferência, pode estar em vossa casa: tudo o que seja eléctrico, em casa, produz interferências. e há aparelhos que n devem passar nas normas de interferência electromagnetica. Se suspeitarem de algo, experimentem desligar da corrente e resincronizem o modem. Normalmente, o que mais afecta, são as fontes de alimentação dos pc's. Quase todas as fontes OEM (as que vêm nas caixas de origem) que testei, produzem mt mt radiação que interfere no sinal. são autênticas estações de rádio! até as sintonizo e ando pela casa toda a ouvir aquele sinal eléctrico no walkman! Algumas tiram-me 2Mbps à net, outras 4Mbps (mesmo durante o dia, o sinal fica todo esburacado mm).
Só como conselho: das fontes <20€ que testei, gostei da LC-Power 420w que custa cerca de 16,60€ com iva. Silenciosa QuantoBaste, e n produz interferências "anormais". N afecta o sinal ADSL.

Espero ter ajudado a esclarecer alguns e dado umas dicas valiosas na vossa busca por um sinal melhor!

Cumprimentos,

HelderMF
 
Back
Topo