PS3 Lançamento fracassado....?

Status
Fechado a novas mensagens.
Claro que é diferente... afinal de contas a Sega tinha bem mais jogos first-party q a Sony tem actualmente, mas digo-te q a nivel de hardware podemos afirmar que a PS3 é sem duvida a Saturn desta geraçao.

Outra coisa, a PS2 smp foi mal aproveitada... sem duvida que era mais fraca que as outras já que esta veio bem antes das outras 2, mas ficou ainda algo para mostrar a nivel grafico pq se o que a Sony dizia era verdade ela tinha razao para fazer melhores graficos :/ e claro para variar tb era uma dor de cabeça programar para ela.

Pode-se perfeitamente comparar a Saturn á PS3, principalmente a nivel de vendas no Japão a semana passada foram vendidas 21,750 consolas na semana anterior 22,250, na anterior 30,500 estes numeros estão cada vez mais longe dos 87,000 da semana de lançamento e dos 80,000 do natal e pelo que se conta nessa altura não se vendia mais porque não havia mais stock para vender...

Lá por alturas Maio a PS3 deve estar acabada a nível de vendas... vende no início depois não volta a vender... e sem jogos menos ainda vende...
 
lol mas as consolas agora vê-se se sao boas pelos lançamentos? =/
a sony tase e a lixar pos lançamentos, tao podres de ricos e ja sabem k a sua consola, como tds as outras, vai smp ser a mais comprada, pois, a meu ver e de muitos, e a melhor consola em termos gerais, jogabilidade, gráficos, tudo
o k e k a xbox tem de especial? gráficos pk de resto...
e a wii? tem um comando k parte os moveis tds em casa... ui ka fixe, de resto olha... nd lol

Quando escreveste isto tentaste ser imparcial?
 
Na minha perspectiva, a Sony e a PSX sempre tiveram uma coisa que lhes deu vantagem - a variedade de jogos - desde "top-houses" como a Namco e a Konami, até jogos quase amadores, sempre tiveram de tudo. A Sony não aposta tanto (ou não apostava tanto) em títulos seus, mas sim na quantidade e diversidade. A Sega apostou muito no arcade (obviamente) e lixou-se, porque o mercado mudou e tornou-se mais adulto. A Nintendo ficou abalada porque a N64 foi aceite essencialmente, somente por um target juvenil quando o mercado de jogos se estava a tornar mais adulto.

Agora, os concorrentes aprenderam essa lição - que foi dura (o abandono da Sega da corrida das consolas é uma pena, na minha opinião, mas assim funciona a "selecção natural"). A Nintendo abriu um pouco mais as suas consolas a várias software houses e capricha cada vez mais na qualidade dos seus títulos e na inovação (o comando da Wii é uma revolução e é o passo seguinte na evolução que o Dual Shock representou - os jogos serão agora algo muito mais interactivo e aberto a todos os públicos). A Microsoft decidiu tentar a sorte, começou mal, mas continua a tentar (e cada vez melhor, aprendendo com os erros, contratando os profissionais adequados e injectando dinheiro, como só a Microsoft pode fazer). Vamos ver como vai a Sony reagir - se vai voltar a apostar num elemento inovador que acabará por forjar as tendências do mercado ou se acabará por se enterrar na sua própria arrogância, um pouco à imagem da Sega e da Dreamcast... O que é certo é que na altura da Saturn ninguém alguma vez acreditava que era possível a Sega desaparecer enquanto fabricante de consolas - e hoje isso já é história...
 
Na minha perspectiva, a Sony e a PSX sempre tiveram uma coisa que lhes deu vantagem - a variedade de jogos - desde "top-houses" como a Namco e a Konami, até jogos quase amadores, sempre tiveram de tudo. A Sony não aposta tanto (ou não apostava tanto) em títulos seus, mas sim na quantidade e diversidade. A Sega apostou muito no arcade (obviamente) e lixou-se, porque o mercado mudou e tornou-se mais adulto. A Nintendo ficou abalada porque a N64 foi aceite essencialmente, somente por um target juvenil quando o mercado de jogos se estava a tornar mais adulto.
As coisas não são bem assim, os jogos "quase amadores" (ou indie) que falas vão parar a consolas Sony simplesmente porque foi ela a consola dominante nas ultimas 2 gerações, se não tens nome e vais fazer um jogo que te vai basicamente custar o mesmo em qualquer plataforma ao menos tentas no maior mercado.

Só a PSone era mais fácil de programar que as suas contemporanias pelo que até esse esse argumento com a PS2 e agora PS3 se perdeu.

Quanto à Nintendo... ao contrario do que se possa generalizar não foi, nem de perto nem de longe a userbase dos "putos" que a manteve viva, userbase dos putos é de modas, logo e como a Nintendo 64 não foi dominante essa userbase simplesmente não estava lá em massa.

O que a manteve viva foi a userbase que já vinha desde os tempos da NES; por isso é que era dificil vender software Third Party nela, enquanto que grande parte do publico (e developers) foram para a PSone... o publico que ficou sabia o que queria... e eram mesmo os jogos Nintendo.

Basta dizer que os jogos eram mais cáros para ela, os pais não iam chegar a uma loja e optar por ela em comparação directa de valores.

Quanto à Sega... Sega sempre foi muito dada ao feeling arcade sem duvida, mas o arcade ainda hoje é maioritáriamente adulto pelo que isso não era uma desvantagem, o problema foi há semelhança das arcades terem complicado demasiado o hardware que era realmente dificil de programar e as developers desertaram, isto fez com que perdessem franchises que de outra maneira podiam sair (ou continuar a sair na plataforma, para ajudar à festa ainda foram acusados de "guardar as melhores dev tools para eles" e de terem fee's mais cáras que as da psone.

Depois claro, foi o gasto desmesurado em alguns jogos que não tiveram retorno (o mal amado Shenmue), abandonar uma plataforma e aparecer com uma next gen antes do seu tempo, que mal abalou os publicos instalados na consola dominante, esses e mais uns factores ditaram a falencia da marca.
 
Última edição:
Na minha perspectiva, a Sony e a PSX sempre tiveram uma coisa que lhes deu vantagem - a variedade de jogos - desde "top-houses" como a Namco e a Konami, até jogos quase amadores, sempre tiveram de tudo. A Sony não aposta tanto (ou não apostava tanto) em títulos seus, mas sim na quantidade e diversidade. A Sega apostou muito no arcade (obviamente) e lixou-se, porque o mercado mudou e tornou-se mais adulto. A Nintendo ficou abalada porque a N64 foi aceite essencialmente, somente por um target juvenil quando o mercado de jogos se estava a tornar mais adulto.

Agora, os concorrentes aprenderam essa lição - que foi dura (o abandono da Sega da corrida das consolas é uma pena, na minha opinião, mas assim funciona a "selecção natural"). A Nintendo abriu um pouco mais as suas consolas a várias software houses e capricha cada vez mais na qualidade dos seus títulos e na inovação (o comando da Wii é uma revolução e é o passo seguinte na evolução que o Dual Shock representou - os jogos serão agora algo muito mais interactivo e aberto a todos os públicos). A Microsoft decidiu tentar a sorte, começou mal, mas continua a tentar (e cada vez melhor, aprendendo com os erros, contratando os profissionais adequados e injectando dinheiro, como só a Microsoft pode fazer). Vamos ver como vai a Sony reagir - se vai voltar a apostar num elemento inovador que acabará por forjar as tendências do mercado ou se acabará por se enterrar na sua própria arrogância, um pouco à imagem da Sega e da Dreamcast... O que é certo é que na altura da Saturn ninguém alguma vez acreditava que era possível a Sega desaparecer enquanto fabricante de consolas - e hoje isso já é história...

Essa analise é no minimo engraçada... É confundida a variante de fabricante de consolas com a variante de fabricante de hardware... Para teres uma ideia do poderio da Nintendo, a Nintendo é ha mais de 10 anos consecutivos lider na venda de software no Japão (a zona de jogos mais importante do mundo), actualmente a Nintendo é o maior vendedor de software (e hardware) a nível mundial superando as vendas da Electronic Arts...

O caso da Sega é algo semelhante ao da Nintendo a diferença é que a Sega nunca foi tão poderosa a nível de vendas (de software) tão possante como a Nintendo, no entanto é fabricante de software e essa componente é muito importante para a empresa... A certa altura da vida da empresa foi observado que a empresa ganharia mais dinheiro a produzir jogos para o hardware dos outros do que só para o seu hardware... Foi uma questão de negócio, nada nos diz que no futuro a SEGA pode ou não tentar ter outra consola...

O caso da Sony Computer o caso é diferente, a empresa não a pujança que a Sega ou a Nintendo tem (ou mesmo a Microsoft que comprou muitos estudios), alem do mais a perder dinheiro em cada maquina vendida o fim da Sony computer pode estar para breve... O fim pode estar para breve, como empresas a desmarcarem-se como a EIDOS que diz que só vai fazer jogos quando a userbase for interessante (lá para meio de 2008, se essa data não for adiada por baixas vendas) a coisa pode ficar negra. Os jogos que estão perto do fim vão ser concluidos, agora jogos que estavam planeados ou no início o mais certo é serem adiados (indefenitivamente, ou seja cancelados)...

Não esquecer tambem os $150 ganhos pela Sony em cada consola...
 
De facto o meu post baseia-se numa perspectiva muito superficial e leiga do assunto, pelo que, obviamente me parece que têm toda a razão no que afirmam.

O que queria dizer com a questão da vertente mais arcade da Sega em relação a um mercado que se tornou mais "adulto" (talvez com as aspas o termo seja um pouco mais adequado?) prende-se com o surgir de inúmeros jogos, na altura, que eram um pouco mais complexos em termos de jogabilidade do que os títulos arcade, que todos sempre quiseram jogar, mas que, devido ao seu objectivo são pouco profundos em relação a inúmeros elementos que compõem um jogo - e estes títulos foram surgindo de uma forma mais presente na consola da Sony e levaram o universo dos jogos a um público mais amplo. É claro que daí a afirmar que a Sega se lixou por não mudar essa postura vai um grande passo - e de facto, foi um erro eu ter comentado isso dessa forma.

No entanto, apesar de superficial creio que esta perspectiva reflecte muito do que, do lado do consumidor, se sentiu na altura. Assisti à "invasão" da PSX em muitas casas, cujos utilizadores tinham idades muito variadas e ao declinio da Saturn e da posterior Dreamcast. E a N64 não me lembro de ver muita gente com mais de 18 anos com essa consola. Mas, novamente, esta é a minha experiência pessoal que não reflecte, provavelmente, o panorama mais "macro-cósmico".

Em relação à PS3, não tenho nada contra a Sony, mas a verdade é que, enquanto consumidor, a ideia que tenho de tudo isto é a de que a Sony confia no nome PSX para vender, promete muito e não cumpre com tudo o que afirma. Mas eles já provaram que conseguem dar uns "volte-face" e vencer na hora do sprint, por isso, vamos ver..

Já agora, theforbidden1 e I_Eat_All, agradeço pelos posts esclarecedores. É sempre bom ouvir pessoal que entende melhor do assunto a pronunciar-se.
 
Há um factor muito importante que temos de ter em conta: vivemos em Portugal e o nosso mercado é muito imaturo no que diz respeito aos jogos. Até ao início da década de 1990, quando a Nintendo e a SEGA explodiram no nosso país, o mercado de jogos era um nicho minúsculo, quando no Japão, América do Norte e na generalidade da Europa Ocidental já se encontrava relativamente desenvolvido.

Em Portugal, os consumidores orientam-se bastante por modas, o melhor exemplo disso é a PS2 que domina com uma predominância absoluta o mercado português e até conseguiu que a palavra "PlayStation" se tornasse sinónimo de "consola de jogos", menos nas portáteis, lá está ;)

Por isso, não nos podemos basear nas nossas experiências como portugueses. Quem entrar numa loja em Portugal pensa que a Xbox 360 e a Wii são residuais e que a PS2 é a senhora incontestável do Mundo. Isso explica o facto de em Portugal, as consolas da Microsoft e da Nintendo estarem associadas a um público muito próprio. Mas a verdade é que eu também associo a PS2 a certos públicos o que acaba por ser injusto para os que não fazem parte desse mega-grupo.

Se alguém aqui viver fora de Portugal, agradeço que comente as suas experiências. Espero que o mercado português comece a amadurecer e a reflectir uma atenção mais séria por parte dos consumidores aos jogos - o que não acontece com a maioria dos portugueses, enquanto no nosso país "jogos de vídeo" forem sinónimos de umas horas de Pro Evolution Soccer ou FIFA em torno de uma PS2, não teremos um mercado desenvolvido e consumidores exigentes, que são uma minoria.

Basta ver que só recentemente começaram a abrir no país lojas especializadas em jogos e ainda se encontram num estado incipiente, além de ainda não termos lojas especializadas em compra e venda de jogos e consolas em 2ª mão ou em retrogaming, bem como estabelecimentos que façam importação de jogos e consolas dos EUA e do Japão.

Tendo em conta tudo o que eu referi, acho que a PS3 tem boas condições para, a longo prazo, repetir o sucesso da PS2 apenas em Portugal, mas para isso o preço terá de descer, os jogos de PS2 terão de desaparecer e terá de se disseminar a pirataria na nova máquina da Sony - sejamos realistas, foi isso que tornou a PS1 e a PS2 dominantes, pelo menos no nosso país, onde pouca gente leva os jogos a sério.
 
Eu não percebo sinceramente a mania que as pessoas têm de dizer que a Nintendo é para putos. Será que ainda ninguém reparou que os putos têm todos PlayStation?
 
http://www.nytimes.com/2007/03/28/t...gin&adxnnlx=1175422606-bqFWxWbgxwOLhDN4817cJA

“We don’t feel like the Wii customer and the Xbox customer are the same thing,” he said. “We think that as soon as the Wii customer turns 14 they want something else.”

John Rodman, group product manager for the Xbox platform and Xbox Live

Mas voltando ao topico, quem compra playstation é um puto imaturo que não sabe o que compra, porque segue as modas. Ainda a semana passada tivemos 600 mil equivocos na europa. Não podia concordar mais com estes experts.
:x2:
 
Por acaso o lançamento da ps3 nao foi um fracasso, considero que foi muito mais bem composto que o da wii, e talvez xbox 360, 30 jogos na data le lançamento é bastante, e tem bons titulos de lançamento.
 
E a N64 não me lembro de ver muita gente com mais de 18 anos com essa consola. Mas, novamente, esta é a minha experiência pessoal que não reflecte, provavelmente, o panorama mais "macro-cósmico".
fora de portugal (e até em portugal em muitos casos) o que eu vejo è assim:
0-10 anos : Nintendo
7-24 anos : Playstation
16-30 anos : XBox
20-100+ anos : Nintendo

claro são só estimativas, mas o mercado mais forte é dos 7-24 anos (muito tempo para jogar, os pais pagam quase tudo, e tem-se os melhores reflexos). Essa na minha experiencia é a area da playstation. Os mais novos jogam com nintendo porque não se preocupam com a imagem "kiddy". Os mais velhos jogam Nintendo porque sabem que os jogos não precisam de ser violentos para ser maduros, tem é de ser bons, tambem são da Nintendo generation que cresceram com a NES e SNES. A XBox costuma ser ainda um publico jovem mas mais velho do que a da Playstation.

outra coisa: A nintendo tem os jogos "kiddy" porque eles são os melhores a fazer um jogo profundo mas com um aspecto simples (que toda a gente parece considerar kiddy).
O Zelda WW parece graficamente superior ao Zelda TP. Isto é porque como o ambiente precisa de menos poligonos podem usa-los mais nas personagems, e como o jogo é cellshaded não se repara na qualidade das texturas.
Depois tambem tão habituados a fazer marketing a crianças (os poucos jogadores de consolas no fim dos anos 80), por isso não querem perder esse mercado que sempre foi rentavel. Sem sangue e com pouca violencia (acho que as pessoas subestimam a violencia de saltar para cima de uma tartaruga e atira-la a pessoas) é um jogo que toda a gente pode jogar.
estes aspectos todos leva a nintendo a fazer este jogos. Outras developers veem o que a nintendo esta a fazer e decidem (mal) que só crianças compram a consola, e que nao vale a pena gastar mais dinheiro a fazer jogos para uma consola com mercado mais pequeno.
 
lol mas as consolas agora vê-se se sao boas pelos lançamentos? =/
a sony tase e a lixar pos lançamentos, tao podres de ricos e ja sabem k a sua consola, como tds as outras, vai smp ser a mais comprada, pois, a meu ver e de muitos, e a melhor consola em termos gerais, jogabilidade, gráficos, tudo
o k e k a xbox tem de especial? gráficos pk de resto...
e a wii? tem um comando k parte os moveis tds em casa... ui ka fixe, de resto olha... nd lol

Quem dera a sony estar podre de rica .... procura em topicos parecidos a este e iras ver o quando a sony esta rica :lol:
está está boa, a SONY podre de rica :lol: não deves estar a par que a SONY no conjunto de todas as empresas do grupo dá perjuizo

Temos o exemplo da SOE ( Sony Online Entertaiment ) que os lucros dela no ano passado desceram a volta de 95%
Já para não falar do que deve ....
 
Falando do mercado português, duvido que a Nintendo seja a marca de preferência dos miúdos abaixo dos 16. Afinal, virtualmente todos os miúdos portugueses têm uma PS2, no nosso país a PlayStation construiu o seu nome e reputação devido sobretudo a dois grupos de consumidores: crianças e pessoas que conhecem mal o Mundo dos jogos.

Obviamente, há consumidores da PlayStation em Portugal que não se enquadram naqueles dois grupos. Há quem tenha várias consolas, entre as quais a PS2, há quem a tenha comprado devido a alguns grandes exclusivos, como os Final Fantasy e Metal Gear Solid, sem deixar de reconhecer o mérito da concorrência.

No caso da PS3, julgo que em Portugal e, neste caso, na Europa em geral, quem já a comprou aquando do lançamento, foram as pessoas que se mantiveram informadas sobre a máquina e que desde há dois anos para cá que estavam ansiosas pelo lançamento. Isto significa que a PS3 já esgotou quase todo o seu nicho inicial e que as vendas só vão "descolar" quando houver um corte no preço, mas tem de ser um corte na ordem dos €150/€200, caso contrário, o público que a Sony conquistou vai continuar a comprar jogos da PS2...
 
A ps3 nao vendeu muito por causa do preco, mas ja agora a ps3 foi a consola mais cara e mais dificil de fazer divido ao Blue_Ray integrado, ja a xbox 360 lançou aparte um drive de HD-DVD externa com isto a 360 jogou muito melhor porque assim que quiser compra o acessorio e ve filmes em alta definicao(HD-DVD), que nao quiser nao paga mais por isso, e que quiser ainda pode ligar o acessorioao pc ou ao mac, neste aspecto a xbox 360 foi melhor.

A drive de Blue-Ray e que tornou a ps3 mais cara e perda de alguns exclusivos pode ter custado a liderança para a xbox 360.

cumps
 
A Ps3 iria sempre trazer a drive BR, visto que a sony conta que a Ps3 traga sucesso ao BR, ou seja, obrigando as pessoas a ter 1 BR player ao comprar a Ps3.

P.S.

@ Jack17
É Blu-Ray, não Blue-Ray, não faças o mesmo erro que eu, se não irão cair em cima de ti como cairão em cima de mim :P
 
@Crrash - fizeste algum inquérito?

Quando é que o pessoal aceita o facto de que cada um compra o que lhe agrada mais?

Acho uma piada do caraças aos argumentos que cada um usa para defender a sua teoria.

Eu só vi ao vivo a Wii esta semana e achei uma piada do caraças . A primeira reacção que tive foi de que se podem passar muito bons momentos a 2 ou com mais pessoal. Não a comprei porque o tipo de jogos não é do meu estilo e a minha mulher não gosta de jogar. Eu gosto de jogos de carros e futebol ao estilo PS ou XBOX. FPS só no PC, por causa do gamepad.
Logo, a minha escolha seria XBOX360, PS2 ou PS3.
PS2-> Tá barata, mas sei que daqui a uns meses iria comprar a PS3. Não achei boa opção
XBOX360-> Tem muito por onde escolher e tem os jogos de que gosto. XBOX live a pagar? Quer dizer, compro o jogo e ainda tenho de pagar pra jogar online? No way. O resto das razões não vou invocar porque são biased.
PS3-> Sistema com tudo(hardware, e não tou a falar do blu-ray), em relação aos outros. Jogos, bem vou ter de esperar uns meses até sair um PES ou um FIFA; por enquanto é só MotorStorm:D. Folding? Excelente!! O resto das razões tambem não vou invocar porque mais uma vez são biased.

As razões que mencionei foram as que pus em cima da balança, as que dei mais valor.
Cada um opta pelo que lhe interessa mais.

Quero com isto dizer....é pá, parem com as vossas pseudo-análises baseadas em sei lá o quê!

Todos têm razão, mas nenhum acerta.

Bons jogos e divirtam-se
 
A imposição do Blu-Ray aos consumidores quanto a mim é um erro.

É um erro porque a Sony precisa de vender o formato e uma vez que 99% das pessoas não estão dispostas a gastar uma quantia de três ou quatro algarismos num leitor de DVD de nova geração, seja ele Blu-Ray ou HD-DVD (talvez porque não exista nenhuma necessidade, o actual DVD serve perfeitamente), a Sony decidiu fazer um pouco de "promiscuidade" (desculpem lá, mas não encontrei palavra mais adequada) entre os seus departamentos e aproveitando-se do nome PlayStation, vai tentar impor o formato Blu-Ray pela forma passiva.

Eu repudio isto, porquê? Porque a Sony não parece estar muito preocupada com os jogos, aparentemente isso é secundário, estão mais preocupados em ter números impressionantes nas fichas técnicas e em vender o seu novo formato de DVDs. Eu gosto de jogos, não me interessa o formato, seja em cartucho, CD, ou DVD, eu interesso-me por jogos e não pela parafernália que os rodeia. Como tal, a posição mais coerente da minha parte é considerar que a PS3 não merece sucesso enquanto ela não for uma verdadeira consola de jogos e continuar a ser uma tábua de salvação para os criadores do Blu-Ray. Não quero ser injusto para com as pessoas que já têm a PS3, mas enquanto aquilo não baixar de preço para pelo menos €400, será um insulto aos consumidores e a quem realmente aprecia jogos.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo