A consola era tecnicamente inferior de todas elas, até inferior à geração anterior (Playstation 2 e Xbox) em alguns aspectos
Hã? PS2 na equação? Mesmo a Xbox tem que se lhe diga.
A Powerglove foi mais algo da Mattel, e se houve motion sensing antes, e ele evoluiu de forma paralela também houve 3D antes das consolas de 32 bits e no entanto a tecnologia só chegou a um ponto em que os mesmos eram viáveis aí. E Motion sensing com alguma precisão não era viável nos anos 80.
Isto é, resumindo, a Nintendo Wii foi uma boa inovação em relação à forma como a Nintendo olhou para a forma de jogar, no entanto a Xbox 360 e a Playstation 3 já tem tecnologias semelhantes (ok, a da Xbox 360 é assim para o meio parva) e são superiores em praticamente todo o resto, especialmente em jogos (nem a propria Nintendo suportou a Wii decentemente, até ao momento o único Zelda que saiu tinha sido planeado para a Gamecube, sairam dois Super Mario Galaxy mas... na pratica saiu o Super Mario Galaxy e o Super Mario Galaxy, Parte 2 e nem sequer se deram ao trabalho de serem eles proprios a desenvolver o Metroid: Other M).
A Nintendo deu um suporte muito grande à Wii num "universo" em que as third party's a ignoravam. Tudo o que alcançou e alguns dos melhores titulos desta geração são Nintendo. E insisto que se calhar não exploraste o catálogo Wii como poderias ter explorado, nada de mal nisso, mas há algum software de qualidade no qual claramente não tocaste. E o hardware de input que o circunda é secundário; assim como a DS ter ecrã tactil ou não… o jogo ser bom transcende um pouco isso.
Referente aos dois Super Mario… Há 3 marios principais na plataforma, O New Super Mario Bros também conta. Foi a primeira vez desde a NES que a Nintendo fez tantos para uma só plataforma. E há muitos mais jogos que esses na plataforma vindos da Nintendo; houve um revivalismo brutal de plataformers 2D/2.5D de qualidade por parte da Nintendo esta geração, por exemplo.
E de lembrar que a Zelda Team só faz zeldas, não houve recursos desviados para outros projectos, e se não lançou nada desde 2006 então não está muito diferente da Team Ico na Sony que ainda não lançou o The Last Guardian (e o Shadow of the Colossus saiu antes do ultimo zelda "principal"). Maior suporte não é cuspir Zeldas pela porta, é fazê-los bem (e não estiveram/estão de férias). Os jogos demoram tempo a fazer, este Zelda teve um tempo de desenvolvimento longo, decerto necessário.
Ainda por cima a coisa não abona lá muito bem para a Nintendo com o lançamento fracassado da Nintendo 3DS, que para mim (pirata) o 3D é completamente inútil, restando-me apenas uma portátil com jogos fracos…
A 3DS não foi um lançamento fracassado, como estatistica comparativa com a DS te dirá atendendo que a DS foi lançada perto do natal e a 3DS num período "morto". Além disso é cedo, nesta plataforma a Nintendo optou por não sair "a matar" e tentar dar esse papel às third party's.
Ok... e o ponto de isto tudo... não vejo por onde possa a Nintendo inovar mais, é que isso de um ecrã no controlador... Dreamcast... o brainstrom deve ter sido interessante…
Tal como o exemplo da powerglove, ir buscar o exemplo do ecrã da VMU da Dreamcast é um bocado redutor.
"O que é que vamos fazer? Temos a Wii, a DSi e a 3DS no mercado, o é que lançamos a seguir?" "É facil! Juntamos todos numa só consola!" "Grande ideia... bem, também tiveste a ideia do Virtual Boy..."
Quem teve a ideia do Virtual Boy foi o Gunpey Yoko que já não está entre nós. E se a Nintendo aprendeu alguma coisa com isso foi a não lançar produtos inacabados. O Virtual Boy foi lançado à pressa porque não pretendia substituir nem o gameboy nem a linha de consolas caseiras, no entanto a N64 saia para o ano que vem. Hoje nunca seria lançado.
Dizer que são as duas coisas juntas é, de novo, um bocado redutor, é uma consola caseira dependente de stream afinal de contas, como o vão utilizar está para ser visto, mas a Nintendo quer fazer consolas de sala, e a Wii por SD que fosse estava mais vocacionada para isso que qualquer outra plataforma esta geração, isto é o passo a seguir a possibilidade de 4 pessoas jogarem mario kart sem sequer terem a TV a passar o jogo (a TV continua a ser importante, mas torna-se um "acessório". similarmente é bom value ter a capacidade de correr 4 jogos VC ou vários jogos *ware (loja online) em simultaneo, se as coisas forem bem feitas, claro. Resta ver a capacidade/visão da Nintendo para esta ultima parte bater certo.
Mas o conceito é diferente de uma plataforma caseira de andar por casa, que é isso que a DSi XL e em alguns casos as PSP's foram.