Nintendo HD/N6/Project Café/Stream/Wii2 na E3? (especulação)

Status
Fechado a novas mensagens.
O problema dos tablets é que o input "principal" é o ecrã. (e por vezes, realisticamente o unico disponivel). Numa DS isso nunca sucedeu e a ser este o caminho escolhido para esta… idem.

É possivel que a consola não tenha multitouch e antes que digam "ena pá… em 2011? que vergonha, blablabla" há dois tipos de ecrã tactil, o sensor tactil Resistivo e o sensor tactil Capacitivo; o Resistivo é o da DS e 3DS e é uma tecnologia de alta resolução de captação tipicamente bem mais precisa que os capacitivos, como é à base de pressão não costuma ter multitouch. É dificil de explicar mas diga-se que os ecrãs Resistivos funcionam à base de pressão directa logo essa pressão será onde ele vai buscar as coordenadas do que está a suceder enquanto que os Capacitivos… imaginem os ecrãs tacteis em produtos apple, que são em cima de superficies de vidro, isto porque o que o sensor procura é calor; naturalmente a calor espalha-se e dissipa-se logo não pode ser tão preciso como algo que funciona por pressão. (explicação muito mal amanhada em termos de organização de ideias)
Penso que este devido ao tamanho tinha mais a ganhar ao ser capacitivo, já que não estou a ver ser necessária tamanha precisão ao contrário da DS/3DS onde essa precisão é necessária devido ao tamanho do ecrã, este aqui tinha muito mais a ganhar com o multitouch, alias o ecra devidido ao meio onde um dos lados funciona como aim num FPS (come se de um analógico se tratasse mas com muito mais precisão de movimento) e o outro como acesso a um inventario era capaz de funcionar lindamente
 
Penso que este devido ao tamanho tinha mais a ganhar ao ser capacitivo, já que não estou a ver ser necessária tamanha precisão ao contrário da DS/3DS onde essa precisão é necessária devido ao tamanho do ecrã, este aqui tinha muito mais a ganhar com o multitouch, alias o ecra devidido ao meio onde um dos lados funciona como aim num FPS (come se de um analógico se tratasse mas com muito mais precisão de movimento) e o outro como acesso a um inventario era capaz de funcionar lindamente
Relativo. Multitouch só faz falta para "gestos": scrolling, rotate, zoom e afins (e para mapeamento de teclas "de comando" on-screen, coisa que aqui não fará sentido. (PS: eu acabei por editar bastante esse post, a explicação aí estava um pouco abstracta, claramente que o entendeste bem na mesma, mas dado que mudou a página… não fica mal dizer)

E enquanto que gosto muito de algumas dessas funcionalidades… para gaming até ver são limitadas, não consigo pensar em nenhum jogo iOS que precise de multitouch/o use de maneira intrínseca. De facto assim de repente o unico jogo que me vem à cabeça que o usa é os Monkey Island Special Edition e afins, em que 3 dedos no ecrã fazem com que o jogo te dê a "hint" do que tens de fazer.

Por outro lado se trouxesse um stylus resistivo estava equipado de série para um Drawn to Life ou Mario Paint e outras "funcionalidades interactivas" de precisão.

Para menus simples, deverá ser igual um ou outro (embora admita que o capacitivo tem a tendencia de parecer "mais caro" porque em vez de uma camada de plástico maleável sob o ecrã, obrigatóriamente em baixo relevo face ao resto da carcaça podes ter uma superficie que o torna "transparente" no design.

É um pouco citar o que a Nintendo fez no ecrã de cima da 3DS, e notar que tal não poderia ser feito com tecnologia resistiva no de baixo (e por isso não fez).
 
Última edição:
Para mim é claramente um deal breaker se o comando for como esse dessa imagem.

Isso seria muito interessante como uma consola portátil,como comando para uma consola caseira para mim não dá.

Vou aguardar pela E3,mas espero que realmente seja algo mais próximo daquilo que os rumores apontavam ate a pouco tempo pois estava muito inclinado para comprar esta consola(já sinto falta de uma consola da Nintendo confesso e como a minha xbox morreu de vez isto vinha mesmo a calhar).
 
Uma consola com ecrã 6" tactil "portátil, com o ecrã não protegido/design não clamshell… era muito pouco portátil. Com a adição de teclas é maior que alguns tablets. (e ainda não vi ninguém meter um tablet no bolso)

Pessoalmente espero que seja mais um "iPad-mais-pequeno-com-teclas" (e alguma ergonomia para gaming aplicada) do que propriamente um comando gamecube cortado ao meio com um ecrã espetado no meio.

Aliás, algo com essa descrição lembra-me isto:

2785628230_13f1066874.jpg

Até gosto bastante desse comando/solução, mas para "comando standard" com um ecrã (ok, não era tão cão-salsicha como isso) não creio que sirva/seja particularmente inspirada.

É a primeira coisa que alguém faria a juntar um teclado a um comando, similarmente faz-me confusão que alguém queira o primeiro resultado de um cruzamento de um ecrã com um comando… que acaba a não ser particularmente integrado e balanceado de raiz para o que realmente é… Uma solução nova.
 
O meu problema com os tablets não é apenas a falta de botões (embora também seja de facto um ponto negativo) mas também o formato. É algo que desenrasca perfeitamente mas tendo em conta o que já foi conseguido a nível de ergonomia e de conforto acaba por ser um passo atrás. Compreendo que para integrar um ecrã com as dimensões mencionadas acaba por ser provavelmente mais viável e a nível de design é capaz de ser mais apelativo mas será sempre um compromisso.
 
O problema dos tablets é que o input "principal" é o ecrã. (e por vezes, realisticamente o unico disponivel). Numa DS isso nunca sucedeu e a ser este o caminho escolhido para esta… idem. Acredito que o conceito tablet, mesmo que presente seja secundário.

É possivel que a consola não tenha multitouch e antes que digam "ena pá… em 2011? que vergonha, blablabla" há dois tipos de ecrã tactil, o sensor tactil Resistivo e o sensor tactil Capacitivo; o Resistivo é o da DS e 3DS e é uma tecnologia de alta resolução de captação tipicamente bem mais precisa que os capacitivos, como é à base de pressão não costuma ter multitouch.

É dificil de explicar mas diga-se que os ecrãs Resistivos funcionam à base de pressão directa logo essa pressão será onde ele vai buscar as coordenadas do que está a suceder (e por isso a complexidade para detectar vários pontos é bastante grande e em muitos casos, não vale a pena porque se se foi para ecrã resistivo o que se pretende primariamente é precisão "pixel-per-pixel") enquanto que os Capacitivos… imaginem os ecrãs tacteis em produtos apple, que são em cima de superficies de vidro, são em vidro e o toque não os deforma/faz pressão real de nenhuma espécie porque o que o sensor procura é calor; naturalmente a calor espalha-se e dissipa-se logo não pode ser tão preciso como algo que funciona por pressão (é no entanto fácil detectar várias fontes de calor, logo suportam multitouch intrinsecamente).

Por calor? Sempre pensei que fosse pela alteração do campo electrostáctico do ecrã...

E é possível ter multi-touch num resistivo: http://www.umpcportal.com/2009/02/multi-touch-comes-to-resistive-touchscreens/

Segundo dizem podem haver erros na detecção de multi-touch, mas como disseste, não há grande utilidade para gaming, por isso deve servir.
 
O meu problema com os tablets não é apenas a falta de botões (embora também seja de facto um ponto negativo) mas também o formato. É algo que desenrasca perfeitamente mas tendo em conta o que já foi conseguido a nível de ergonomia e de conforto acaba por ser um passo atrás. Compreendo que para integrar um ecrã com as dimensões mencionadas acaba por ser provavelmente mais viável e a nível de design é capaz de ser mais apelativo mas será sempre um compromisso.
Não discordo, mas o formato tablet por "excelencia" neste momento é o de 9.7"/10". Algo com 6" é considerávelmente mais pequeno.

O design dos tablets é desenhado para utilização casual, no entanto, não é suposto estares a agarrar num 3 horas seguidas a usar uma configuração (mesmo que on-screen) de dual analog ou algo do género. Para uma consola seria preciso ergonomia bem mais séria de isso e algum tipo de gripo traseiro.

O que estou a sugerir é que idealmente, na minha opinião nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Não quero um comando com um ecrã lá espetado como afterthought e não quero um tablet com teclas. No entanto acho que se for para encapsular um ecrã de forma a que este pertença então o caminho é fazer algo que se assemelhe à base de uma DS/3DS ou a um tablet com teclas; mas as semelhanças acabam aí.
 
O meu problema com os tablets não é apenas a falta de botões (embora também seja de facto um ponto negativo) mas também o formato. É algo que desenrasca perfeitamente mas tendo em conta o que já foi conseguido a nível de ergonomia e de conforto acaba por ser um passo atrás.

Nuff said.
 
O design dos tablets é desenhado para utilização casual, no entanto, não é suposto estares a agarrar num 3 horas seguidas a usar uma configuração (mesmo que on-screen) de dual analog ou algo do género. Para uma consola seria preciso ergonomia bem mais séria de isso e algum tipo de gripo traseiro.

Um tablet mais pequeno e com optimizações a nível de ergonomia é algo que no papel não me assusta minimamente. Se o fizerem em vez de se limitarem a meter botões num tablet "normal" não terei nada a apontar.
 
Por calor? Sempre pensei que fosse pela alteração do campo electrostáctico do ecrã…
Tens razão, a tecnologia de detecção de calor existe mas pelos vistos não é a em questão; nunca me tinha debruçado sobre isto a fundo (fui buscar o iPad e testei, além de andar aqui a ler). Mas vai dar ao mesmo, a precisão tipicamente não é a mesma.
E é possível ter multi-touch num resistivo: http://www.umpcportal.com/2009/02/multi-touch-comes-to-resistive-touchscreens/

Segundo dizem podem haver erros na detecção de multi-touch, mas como disseste, não há grande utilidade para gaming, por isso deve servir.
Não sei se estás a falar de pseudo-multitouch ou de multitouch "real", como referes erros suponho que seja o pseudo.

Ambos são possíveis, mas o pseudo-multitouch é uma aproximação (por via matemática/software) e o multitouch "real" é algo mais caro e bastante recente.
Um tablet mais pequeno e com optimizações a nível de ergonomia é algo que no papel não me assusta minimamente. Se o fizerem em vez de se limitarem a meter botões num tablet "normal" não terei nada a apontar.
Sim, isso seria um martirio, os tablets são tudo menos ergonómicos, este no minimo precisaria de umas handles à lá dreamcast/comando 3D saturn (handles verticais).
 
Última edição:
The video that took Youtube by storm depicting a Nintendo employee showing off the features of the Nintendo Wii 2 to developers was actually an extremely successful student project.

The students involved with the video were tasked with making a viral video that would generate at least 5,000 views. The video has actually been viewed an incredible 600,000 times since it arrived on Youtube a few days ago. Just goes to show that you can’t believe everything that you see, no matter how convincing it is.

Ainda bem... :-D
 
Everyone and their mothers (and probably even your mother’s mother) knows that Nintendo will be revealing their brand new console in just a few weeks at this year’s E3. Rumors regarding the Wii 2 have been flying all over the internet, and while an abundance of rumored details on the hardware have bombarded cyberspace, it’s the software that will sell the system. That’s why it’s nice to hear a rumor that claims that a new Super Smash Bros. will be unveiled for Nintendo’s new console at this year’s E3.


The Great Gaming Crusade is the site that claims their sources have tipped them off about the the existence and upcoming reveal of the next Smash Bros.. This rumor isn’t exactly a shocking revelation, as Nintendo has become infamous for releasing a new Super Smash Bros. installment once every console generation. If Nintendo has had a sequel to Brawl in development for their new system for a while now, there is a good possibility that the game will release in the system’s launch window — or better yet, it could launch right alongside Nintendo’s Project Cafe.

Another installment of the Super Smash Bros. series seems like a dream come true, but there are a few reasons to doubt the rumor. The director and game designer on past installments of Super Smash Bros., Masahiro Sakurai, is still hard at work on Kid Icarus: Uprising for the Nintendo 3DS, and it seems difficult to believe that development on that game has slowed down enough for him to work on both titles. Sure, Nintendo could have enlisted the help of HAL to work on the game, but it seems unlikely that they would exclude Sakurai from a project like this.

It’ll be interesting to see if there is any validity to this rumor at this year’s E3, and hopefully we will see the triumphant return of Super Smash Bros. on the Wii 2 – or even the Nintendo 3DS. If Nintendo is working on a new Smash Bros., then they better have taken our list of the Top 5 Characters that Should Have Been in Brawl to heart.
Se isto for verdade e for um titulo perto do lançamento (a nitendo deve fazer o mesmo que fez com a 3DS para dar uma opurtunidade ás 3rd parties) compro a consola assim que saia
 
Um suposto "leak"
projectcafe_specs.jpg

Não me parece muito longe do real, no entanto não conheço aquele processador e não faço ideia do que ele é capaz
BTW 16 Mb de edram vhega, a xbox tem 10mb, será que mais 6 é o suficiente para os 1080p
 
Última edição:
BTW 16 Mb de edram chega, a xbox tem 10mb, será que mais 6 é o suficiente para os 1080p
De lembrar que as placas gráficas caseiras nem têm eDRAM dedicada por norma, mas um framebuffer ter 16 MB… pá é melhor que o da X360, sim, mas não é o que pelo papel o que chamarias de suficiente (de lembrar que muitas vezes a X360 acabava com o framebuffer a dividir frames em muitas partes para as mandar para cima). eDRAM em quantidade com bandwidth para framebuffer de alta definição é cara afinal de contas.

Algumas contas "simples"

1920x1080x32=66355200 bits

66355200 bits= 7.91015625 MB/frame (x30fps=237.3046875 MB/s; x60fps=474.609375 MB/s)

Mas as coisas ficam mais complexas que isto, o Z-Buffer é tipicamente 32 bits (mas também pode ser reduzido para 24 bits) o que efectivamente duplica os bits a serem sampled e o MSAA "grátis" da X360 é 24 bits por passagem, mas como as passagens são pares ou tens 2xMSAA ou 4xMSAA; 48 e 96 bits, respectivamente… ADICIONAIS.

Ou seja… a matemática "simples" é somada, em vez de multiplicar por 32, dependendo do que quiseres podes fazer as contas para 32+32+48=112 bits para MSAA 2x e 32+32+96=160 bits para MSAA 4x

refazendo as contas…

1920x1080x112=232243200 bits=27.6855 MB/frame

e

1920x1080x160=331776000 bits= 39.55 MB/frame

Em suma… framebuffers de 40 MB (e até mais para ter overhead para outras coisas de forma "transparente") davam jeito. 16 MB… oh pá, serve, se tiver bandwidth pode até ser mais ou menos transparente nos resultados mas se for mal usado/o bandwidth não for exponencialmente maior ao do da X360 (que para 1080p@60 frames não dava mesmo) podemos ter problemas de vsync de novo e muitos jogos 1080p com um cap nas 30 frames por segundo devido a bandwidth.

Mas podem sempre usar a RAM, como as gráficas usam. (aí vai tirar espaço para geometria e texturas no entanto; o que aliás sucedeu frequentemente com a RAM das consolas HD desta geração e com a Xbox 1)


Se forem esses os specs não me parecem mal, só mexia na RAM, mover um dos bancos de memória para o dobro (ficando com ou 2 GB ou 2.5 GB de RAM) seria o sweet spot a meu ver, porque independentemente da RAM que metam neste momento é aquela coisa que os developers vão sempre pedir para duplicar de alguma forma. (se metessem 2 ia haver gente a pedir 4, por exemplo) acho bem que cedam pelo menos parcialmente, no tipo de RAM mais "fraco" (aka, barato) que tenham no sistema.

EDIT:

1920x1080x64=132710400 bits=15.8203125 MB (64=passagem+z-buffer)

O buffer de 16 MB dá para isso "a seco". 1080p com z-buffer incluido, sim, (e à pele, a serem 16 MB foi com isso em mente, para evitar divisões da frame a mandar para cima/bottleneck nesse sentido) mas... sem Anti-Aliasing (a não ser que o faça por outros métodos, como o MLAA, que é bem possivel).

Mas como disse o ideal era mesmo 40 MB de framebuffer, porque desta forma aposto que vão haver jogos sem AA.
 
Última edição:
Independentemente de os specs serem verdadeiros ou não… Não os vejo a fazer e outra forma a questão da drive óptica.

Custom "blu-ray" é como dizer que os GOD-ROM's da Gamecube eram custom "DVD", não tem de ser compliant/pagar fee's, é apenas um aproveitar do facto de que é a tecnologia mais barata/está em produção em massa.

Realisticamente é provavelmente a única alternativa a DVD's Dual Layer "custom". A não ser que a Matsushita/Panasonic tenha outra coisa na bandeja.
 
Última edição:
Não me parece que sejam as specs reais. Afinal, se é para ser de longe superior a uma ps3/360, não deveria ser um bocadinho mais potente?

512mb Ram? Ao preço que está a Ram, que custava meterem 1gb ou 2gb? E uma gráfica com já 2 gerações de atraso? Não me parece o adequado...

Para todos os jogos virem a 1080p de origem, acho que deveria ter mais RAM e uma gráfica melhor..
 
Independentemente de os specs serem verdadeiros ou não… Não os vejo a fazer e outra forma a questão da drive óptica.

Custom "blu-ray" é como dizer que os GOD-ROM's da Gamecube eram custom "DVD", não tem de ser compliant/pagar fee's, é apenas um aproveitar do facto de que é a tecnologia mais barata/está em produção em massa.

Realisticamente é provavelmente a única alternativa a DVD's Dual Layer "custom". A não ser que a Matsushita/Panasonic tenha outra coisa na bandeja.
Por acaso gostava de ver usarem outro tipo de storage, os BD são lentos, penso que tinham mais a ganhar ao voltarem ao formato fisico, é claro que não seriam os cartachos, mas algo do estilo pen, basicamente isto

Não me parece que sejam as specs reais. Afinal, se é para ser de longe superior a uma ps3/360, não deveria ser um bocadinho mais potente?

512mb Ram? Ao preço que está a Ram, que custava meterem 1gb ou 2gb? E uma gráfica com já 2 gerações de atraso? Não me parece o adequado...

Para todos os jogos virem a 1080p de origem, acho que deveria ter mais RAM e uma gráfica melhor..
Tem 1500 Gb de ram, e 512 deles são de XDR2, a grafica é "antiga", mas pelos vistos é custom já que o RV770 é a 40nm este é aos 32nm por isso pode ter coisas das novas gerações lá metidas
 
Última edição:
Por acaso gostava de ver usarem outro tipo de storage, os BD são lentos, penso que tinham mais a ganhar ao voltarem ao formato fisico, é claro que não seriam os cartachos, mas algo do estilo pen, basicamente isto
Não vai suceder, não faz sentido suceder.

Storage em silício é bem mais cara que formato óptico e não penses que as "pen's USB" que por aí andam (a única coisa remotamente semelhante a mass storage "barata" em "chip") usam o throughput máximo do USB 2.0, sequer; as mais rápidas andam a bater nos 30 MB/s (e são mais caras que as demais por isso). E não são os Blu-rays que são "lentos", é a drive da PS3 que o é.
É como dizer que os CD's são deveras lentos porque a PSone tinha uma drive de CD's lenta.

Não há vantagem real.

Noutra nota, já há drives de blu-ray com velocidades de leitura até 12x o que é 54 MB/s; a drive da PS3 está atracada nos 9 MB/s; não digo que vão para o topo (com o consumo e barulho extra associado) mas algo com 20 ou 30 MB/s de throughput é bom.
Tem 1500 Gb de ram, e 512 deles são de XDR2, a grafica é "antiga", mas pelos vistos é custom já que o RV770 é a 40nm este é aos 32nm por isso pode ter coisas das novas gerações lá metidas
As RV770's eram todas a 55nm's. A R740 é que estava disponível em 40nm's. (mas vão dar ao mesmo) A unica questão é que havia duas configurações da R770, a de 128 e a de 160 stream processors; e ir especificamente para uma R770 com os mesmos SP's de uma R740 é capaz de não fazer grande sentido, não obstante de a R740 ser essencialmente um core shrink da R770 com clocks especificos.

Ir com a R7xx é uma escolha simples, é o GPU com die size proporcionalmente mais pequeno e o rendimento por transístor/clock dos GPU's da ATi está basicamente estancado desde essa altura (só lhe mexeram para as HD6900 e foi para meterem mais stream processors através de simplificação dos mesmos de 5-way para 4-way), o equivalente a este processador na gama mais recente, o Juniper XT aka Radeon 6770 não tem vantagens reais face a um R770 com o mesmo numero de stream processors, mesmos clocks na memória e gpu e com um core shrink. Só se suportar o ultimo berro de tudo (DirectX 11 e OpenGL 4.1) fosse uma preocupação. (API do DirectX essa que além de não suportada em consolas não-microsoft arrisca-se a cair na irrelevancia)
Não me parece que sejam as specs reais. Afinal, se é para ser de longe superior a uma ps3/360, não deveria ser um bocadinho mais potente?
Não olhes para os números. Os specs avançados são de algo consideravelmente mais potente que as actuais. E provavelmente bem mais eficiente/com muito menos bottlenecks; a Nintendo é boa nisso chega a baixar specs para melhorar o balanceamento (o que faz a diferença na prática).

Se os outros quiserem fazer algo consistentemente mais potente… força, mas cada vez mais lançar uma consola a competir com o topo de gama do que se vende para PC é overkill; não faz sentido.
512mb Ram? Ao preço que está a Ram, que custava meterem 1gb ou 2gb? E uma gráfica com já 2 gerações de atraso? Não me parece o adequado…
A RAM que tu compras para consumo caseiro é bem diferente da RAM necessária/adequada a processamento gráfico capaz. Ainda para mais atendendo que a Nintendo tem uma obsessão com os clocks das mesmas, são malucos para tentarem meter RAM com clock equivalente ao CPU se tiverem hipótese (ou metade) quando com o preço de tal RAM conseguiam meter bem mais RAM de outro tipo qualquer. Daí que deviam dobrar não o banco de RAM mais pequeno (banco mais pequeno=ram mais cara do sistema) mas sim o de RAM secundária (que a ser GDDR5 também não foi a escolha mais barata).

É como aquele exemplo de há uns meses dizerem que há routers com mais RAM que a 3DS (e que o iPod Touch tem 256 MB de RAM) tem… mas no primeiro exemplo é RAM bem lenta porque o dispositivo não precisa de mais e no segundo… é RAM "generalista" não precisa de performance pelo telhado com pouca latencia porque não é uma consola de jogos/não pretende ser.

A 3DS levou 128 MB de FCRAM (fast cycle RAM) quando o vendedor até hoje só a tem listada em versão 64 MB. É portanto cara, o tipo de caro que com esse dinheiro comrpavas 256 MB ou mais de outra coisa qualquer. Esta… não será diferente; independentemente a RAM e quantidade que lhe meteram. Aos olhos que quem compra 8 GB de DDR3 a 100 euros hoje em dia, e por esse prisma nunca será "suficiente".
Para todos os jogos virem a 1080p de origem, acho que deveria ter mais RAM e uma gráfica melhor..
A gráfica, o framebuffer e a RAM chegam para 1080p de origem, só se os developers forem muito parolos.

Já a longo prazo nada os impede de começarem a achar que têm vantagem em ir para sub-1080p para tirar mais do hardware, mas isso nenhum hardware impediria, se eles acharem mesmo que com menos resolução conseguem melhores gráficos fá-lo-ão.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo