Nintendo HD/N6/Project Café/Stream/Wii2 na E3? (especulação)

Status
Fechado a novas mensagens.

CH4OS

Power Member
Gamers have been waiting years for Nintendo to finally release its Wii successor, and Game Informer has heard from multiple sources that the company will unveil it at E3 this summer if not sooner.

We have confirmed with multiple sources that this new home system is capable of running games at HD resolutions. There are conflicting reports, however, as to whether its graphics will be comparable to those on the Xbox 360 and PlayStation 3 – meaning it could surpass or fall short of those systems. Either way it will offer competitive specifications. Moving to HD should greatly help Nintendo and its new console in getting more multi-platform triple-A titles like Portal 2 or Mortal Kombat. This, in turn, will strengthen Nintendo's historically poor relationship with third-party publishers/developers.

In fact, Nintendo is already showing publishers the system in an effort to get them interested and allow them plenty of time to start developing titles in anticipation of the system's reported late 2012 launch. This advance support marks a change from when the Wii launched. At that time, several Western publishers were outright surprised by the announcement, and it affected the software support for the platform.

Nintendo president Satoru Iwata himself acknowledged that it needs to do a better job with its publishing partners at a 3DS press conference in the fall of 2010. "We need to decrease the concern that only Nintendo software can sell well on Nintendo platforms and third-party software cannot sell in the same volume. We feel a need to have closer ties with our third-party developers from the beginning."

"Nintendo is doing this one right," said an anonymous source. "[It's] not a gimmick like the Wii." What else, beyond graphics, this may infer about the system is unknown. What kind of controls the system will support (we imagine a need for both classic analog configurations and motion controllers) or what level of software and infrastructure Nintendo will provide for online gaming is also unknown. However, it's a positive sign that the system might be more than just an HD Wii.

We've heard about an HD Wii for some time now, and the time is perfect – almost necessary – for Nintendo to jump start itself with this new system. The company has been feeling the bite since Wii sales have declined from previous years, and this week's news that Nintendo could be dropping the price of the Wii on May 15 could be a precursor to this announcement and an attempt to move as many Wii units as possible out of the retail channel before the new system hits.

We do not have confirmation if this new system will be backward compatible with the Wii or if it will even carry the Wii branding as has often been rumored. It is our understanding that Nintendo is trying to embrace the western gamer and will likely launch a new brand with this console . Around the office we have dubbed the system Nintendo HD. However, this information at this point is conjecture.

We contacted a Nintendo representative regarding this information, and while they wouldn't comment on it or the company's E3 plans, they did sign off with a intriguing "stay tuned."

Either way, it should be an exciting E3 for Nintendo and gamers alike.
Fonte

Tenho algumas dúvidas em acreditar que a Nintendo seja a primeira a iniciar a próxima geração de consolas, mas se for um salto gráfico que coloque a nova consola ao nível da PS3/X360 então até poderia fazer sentido.
 
Última edição:
Se o fizesse daqui a uns meses, baralhava por completo o mercado de videojogos. Não acho que seja uma falsa vantagem lançarem mais cedo uma nova consola e sinceramente neste ponto em que estamos, se for para lançarem uma consola doméstica, que seja mais potente que a PS3 ou Xbox360.
 
Que a seguir a este ano algumas equipas da Nintendo começarão a pensar em hardware "caseiro" novo, não tenho duvidas; uma Zelda Team quando acabar o development deste Zelda deve entrar em R&D profundo; é altura de fazer repensar/adaptar a engine ou pelo menos adaptar toda a tecnologia disponível a outro hardware, começar a pensar nisso e trabalhar em ferramentas. Se calhar até antes atendendo que o development não acaba quando o conteúdo do jogo está completo (ou seja, há uma altura em que o jogo já precisa de mais pessoas, que normalmente são reconduzidas para as planning stages do jogo seguinte ou projectos paralelos/portáteis/spin-off's.

Mas falarem de uma Wii 2 já este ano… Acho duvidoso. O foco agora vai ser a 3DS, a equipa do Mario Galaxy por exemplo só se vai poder virar para uma Wii 2 quando acabar de fazer o que está a fazer para a 3DS, e a equipa do Super Mario Bros está também a trabalhar na mesmo; lançar uma consola caseira quando o foco "claro" está em lançar a portátil para os próximos 5 anos como deve de ser… Não me parece, começarem a abrir as portas a uma consola sucessora é possivel, andarem a fazer unveilment dela… é cedo ia contra a forma como a Nintendo tem vindo a fazer as coisas.

E também não me parece que a próxima consola caseira da Nintendo seja "apenas" uma Wii com gráficos HD; a Nintendo na sua história nunca manteve um comando igual duas gerações seguidas e esta não será diferente; até porque o Wiimote tem precisão "pixel per pixel" até aos 1280x1024.

Também não sei se estamos a falar de uma plataforma com arquitectura muito compativel com as actuais, quando eles estiverem em vias de avançar com uma plataforma nova vamos começar a ouvir burburinhos (basta dizer que empresas com gpu's capazes para plataformas caseiras se contam pelos dedos de uma mão)

Imagino a Nintendo a atirar-se para uma plataforma arquitectura ARM mais cedo do que se espera e a unica pedra no sapato é como emular ***** nela. Não os vejo outra geração com ***** quando já está toda a gente no barco deles (e os ***** não estão a evoluir por aí além), e também não os imagino com uma arquitectura x86 (intel/amd) quando arquitecturas MIPS, Motorola e NEC estão fora do high end actual. Além disso ao longo do desenvolvimento da Wii (e da GC antes dela) o envelope energético foi um factor; um ARM multicore encaixa na equação, um x86/***** nem por isso.

Uma coisa é certa, a aposta deverá ser uma plataforma para a qual será fácil de desenvolver, facilidade será um factor.
 
Última edição:
Hm. Ainda vou ter de engolir as minhas palavras =P Uma melhor relação com estúdios third-party seria excelente.
 
Fonte

Tenho algumas dúvidas em acreditar que a Nintendo seja a primeira a iniciar a próxima geração de consolas, mas se for um salto gráfico que coloque a nova consola ao nível da PS3/X360 então até poderia fazer sentido.

O twitter oficial da E3 ja tem ligação a essa noticia.

Could it be? Tune in June 7th and see.... http://fb.me/G77gvduy
http://twitter.com/#!/e3expo/status/58610927314018304

IGN:
It will also do 1080p resolutions.
https://twitter.com/jimreilly/status/58622803158642688

O site 01net que acertou nas specs na NGP tambem lança os primeiros detalhes.
http://www.01net.com/editorial/531636/toutes-premieres-fuites-sur-le-successeur-de-la-wii/
 
Última edição:
Mas falarem de uma Wii 2 já este ano… Acho duvidoso. O foco agora vai ser a 3DS, a equipa do Mario Galaxy por exemplo só se vai poder virar para uma Wii 2 quando acabar de fazer o que está a fazer para a 3DS, e a equipa do Super Mario Bros está também a trabalhar na mesmo; lançar uma consola caseira quando o foco "claro" está em lançar a portátil para os próximos 5 anos como deve de ser… Não me parece, começarem a abrir as portas a uma consola sucessora é possivel, andarem a fazer unveilment dela… é cedo ia contra a forma como a Nintendo tem vindo a fazer as coisas.

Embora os tempos sejam outros, a Nintendo DS foi lançada na Europa no mesmo ano em que a Wii foi apresentada a primeira vez na E3.

Acho que o lançamento recente da 3DS pode não ser totalmente impeditivo se um potencial Wii 2 seja lançada para finais de 2012.
 
Embora os tempos sejam outros, a Nintendo DS foi lançada na Europa no mesmo ano em que a Wii foi apresentada a primeira vez na E3.

Acho que o lançamento recente da 3DS pode não ser totalmente impeditivo se um potencial Wii 2 seja lançada para finais de 2012.

Eu acho que é arriscado para a Nintendo anunciar uma nova consola quando falta 1 ano e meio para a suposta data de lançamento, ou 2 anos na Europa e América do Norte se seguir o padrão do costume e só sair em Março/Abril do ano seguinte.

Na minha opinião faria muito mais sentido a Nintendo focar-se na 3DS e mostrar a última onda de jogos para a Wii nesta E3 e mostrar a nova consola doméstica + jogos no próximo ano. É verdade que a consola perdeu algum gás nos últimos tempos em termos de vendas mas continua a vender bastante bem principalmente se tivermos em conta que se trata da única consola desta geração que não sofreu um corte no preço. Se anunciam uma nova consola não sei até que ponto não estão a "matar" a Wii prematuramente...
 
Eu acredito que uma Wii 2 saia em finais de 2012, sem reservas algumas. Não sei é até que ponto esta é a altura correcta para a anunciar; afinal quando anuncias uma plataforma estás a tirar ênfase da actual pelo que só deves fazê-lo quando não podes adiar mais (ou seja, quando estás pronto a lançá-la daí a poucos meses) e quando esta deu tudo o que tinha a dar. Claro que depois há o outro lado da história, dar os devkits às third party's a tempo e a horas e elas terem tempo para fazer titulos para o lançamento. Ainda assim, parece-me cedo.

O exemplo da Wii... eles nesse ano não tinham nada para ela, tinham tido uma reunião menos de um mês antes da E3 em que decidiram com que hardware iam (de 3 propostas que estavam a ser trabalhadas), o iwata deu-lhes o briefing que tinha de caber dentro de 3 caixas de DVD, fizeram o design da caixa… E levaram à E3… quando ainda nem sequer conseguiam meter uma gamecube lá dentro. E o Smash Bros que eles anunciaram… não estava em desenvolvimento, ainda nem tinham falado com o Sakurai. Para apresentarem isso, sinceramente acho que mais valia estarem quietinhos, a plataforma tem de estar muito mais evoluida que isso desta vez, até porque agora estão em situação de liderança de mercado, que não estavam, por isso a pressão de apresentar algo, qualquer coisa, reduziu imenso.

O que os safou dessa vez, de certo modo, foi que o development environment da GC para a Wii manteve-se por isso embora as equipas ainda não tivessem começado a migrar de tecnologia, também não iriam precisar.

Com esta isso já não será possivel.
 
Mas a Wii já tem poucos grande lançamentos programados e um price drop anunciado, alem disso a nintendo vai-se concentrar agora na 3DS.
 
Tenho dois desejos para a nova consola:

- Mais poder gráfico,superior as capacidades da ps3 e x360

-Um comando que mantenha a vertente motion sensor da wii mas que também seja possível o usar em jogos de uma forma mais tradicional como o da ps3 ou xbox(alguns jogos como por exemplo de futebol funcionam melhor dessa forma).
 
Última edição pelo moderador:
http://uk.wii.ign.com/articles/116/1161875p1.html

Our sources have said the the console is significantly more powerful than the PlayStation 3 and Xbox 360, and that Nintendo's intent is to recapture the hardcore market. Another source said it is capable of 1080p resolutions.
...


A report from CVG states the new Nintendo console will use an all-new controller - not an updated Wii controller - with sources saying it will have a built-in screen. Additional sources informed IGN the screen has touch capability.

Cumps
 
Specs são bonitas no papel. 1080p ou 350000y... O que me interessa são os jogos.

Acho também que o grande desafio não será criar uma consola capaz mas sim conseguir um suporte decente por parte de outras editoras. A Nintendo poderia ter feito muito mais pela Wii nesse campo e espero que na próxima geração metam o raio da apatia na retrete. É preciso cativar as outras empresas, seja com dinheiro ou com palavras bonitas, para que invistam na consola. É preciso criar IPs novos em vez de apostar sistematicamente nas séries do costume de forma a mostrar ao mundo que há espaço na consola para mais do que Marios e spin-offs de Mario. É preciso dar um murro na mesa e exigir explicações às editoras quando funcionários/programadores seus decidem dar entrevistas a afirmar que andam deliberadamente a fazer trampa para a consola de forma a fazerem dinheiro fácil para investir em projectos para a concorrência. Aliás, aqui até acho incrível que uma empresa como a Nintendo que é tão zelosa em relação a coisas que não lembram a ninguém seja tão liberal quando vêem pessoas com quem fazem negócios a fazerem piadola do seu produto como, por exemplo, quando alguém decidiu anunciar um jogo exclusivamente não para a Wii ou afirmou que jogo X não sairia na consola porque esta nem seria capaz de correr o ecrã de título.

Claro que alternativamente podem simplesmente fazer o que fizeram com a Wii e esperar pelo mesmo sucesso. Infelizmente, tanto a Sony como a MS já perceberam o potencial do mercado casual e para a próxima não serão apanhados com as calças na mão.
 
Eu estou-me cagando para a potencia "real" da consola, não convém que ande a reboque, mas tirando isso...

A prometerem coisas, então quero *mínimo* 4xAA "free" at all times, não desligável (metam uma unit do GPU post-processor/rasterizer/framebuffer dedicada a este método) e framebuffer com tamanho e bandwidth suficiente para 1080p "at-all-times" também fazia sentido uma vez que esta geração 1080p ou estamos a falar de um jogo pouco intensivo (ou muito optimizado e a fazer sacrificios na qualidade gráfica que teria a 720p, por necessidade) que tem espaço para fazer montes de caching ou estamos a falar de framebuffers "dinâmicos" (que com o actual hardware HD é o mesmo que dizer soft-framebuffers, o que dá calafrios).

Em suma, o 1080p está para esta geração como o 480p estava para a PS2 e como o 720p estava para a Xbox 1; se vão meter esta a fazer 1080p que seja de forma decente, viável e passível de ser feito a 60 frames por segundo com alguma facilidade; e assim também matam a história do sub-HD. Senão, sinceramente é preferível o 720p com AA.


De resto vou ali comprar pipocas e antecipar que desculpa esfarrapada vai usar a Epic desta vez para suportar a plataforma de forma deficiente sem sequer olhar antes para os devkits (ou requisitá-los) exemplos brilhantes incluem: dizer mal e revelarem que *gasp* não vão suportar a plataforma antes de se saber o que seja e ao mesmo tempo que admitem que nem requisitaram devkits ou tiveram conversas com a Nintendo; portar a versão antiga da sua engine para a consola e depois andar 5 anos sem a actualizar/optimizar a dizer que chega e sobra mas, estranhamente… a m*rda da engine não se vende logo (conclusão) não há mercado; deixar a build para esta consola andar sempre atrás das outras; optimizar as outras e não especificamente a build para a consola (Unreal Engine 2.x)…

Ricas pipocas. (nota: eu nunca acredito que a Epic seja tão estúpida, mas ainda há poucos meses disse isso e depois vieram eles dizer mal da 3DS e que nunca a iam suportar mas que nem tinham pedido um devkit… no fundo no fundo desta vez também não acredito, mas lá que eles são estupidos… são.)
Acho também que o grande desafio não será criar uma consola capaz mas sim conseguir um suporte decente por parte de outras editoras. A Nintendo poderia ter feito muito mais pela Wii nesse campo e espero que na próxima geração metam o raio da apatia na retrete. É preciso cativar as outras empresas, seja com dinheiro ou com palavras bonitas, para que invistam na consola.
Verdade seja dita que pela Wii não poderiam ter feito muito mais, só se andassem de bandeja atrás das developers. Deram-lhes janelas de oportunidade enormes numa plataforma líder de mercado e mesmo assim vimos third party's a querer provar que a plataforma não prestava (para não terem de desenvolver para ela), vários anos de "isto é uma corrente passageira! amanhã as vendas baixam porque aquilo não presta", e a nunca acreditarem no sucesso ou investirem a sério para assegurar que os seus produtos tivessem sucesso. E depois não há milagres. Há casos de sucesso na plataforma, no meio de shovelware (shovelware esse autoria das third party's) e saturação de mercado sempre nos mesmos géneros, não pensada, sem paixão… estupida.

Se há alguma coisa que esta geração provou é que esta industria ainda é muito infantil, e gosta de embarcar em cruzadas (o ódio para com a Wii, a história de "a Wii não tem bons jogos" mas depois andarem sempre a pedir "ports HD" dos melhores jogos Wii diz tudo; a visão dos developers com a mania sempre foi "A Wii não merece o investimento do meu tempo em fazer um jogo bom para ela" quando os jogos que fazem hoje não batem muitos jogos feitos para consolas anteriores cuja potência é menor que a do meu telémovel, um pouco de humildade fica sempre bem; e a falta dela sempre mal), os utilizadores e consumidores, alguns afiliados a marcas podem embarcar nas cruzadas que quiserem, agora os developers… Muitos provaram que não só não se sabem distanciar mas tentam manipular a questão como qualquer trollzito que se passeie por fóruns para provar não se sabe bem o quê.
É preciso criar IPs novos em vez de apostar sistematicamente nas séries do costume de forma a mostrar ao mundo que há espaço na consola para mais do que Marios e spin-offs de Mario. É preciso dar um murro na mesa e exigir explicações às editoras quando funcionários/programadores seus decidem dar entrevistas a afirmar que andam deliberadamente a fazer trampa para a consola de forma a fazerem dinheiro fácil para investir em projectos para a concorrência. Aliás, aqui até acho incrível que uma empresa como a Nintendo que é tão zelosa em relação a coisas que não lembram a ninguém seja tão liberal quando vêem pessoas com quem fazem negócios a fazerem piadola do seu produto como, por exemplo, quando alguém decidiu anunciar um jogo exclusivamente não para a Wii ou afirmou que jogo X não sairia na consola porque esta nem seria capaz de correr o ecrã de título.
O problema actual das consolas Nintendo é que são sucessos estrondosos por parte de um "one-man-show" a Nintendo com a Wii não tem de agradecer a nenhuma third party pela consola ser lider de mercado, muito pelo contrário, e claro que isso lesa as demais.

O que dizes, meter a Nintendo a fazer FPS's, jogos de carros para competir com o GT e o Forza completava o catálogo sim, mas a queixa actual é precisamente que "a nintendo é muito forte nas suas plataformas", esta geração frequentemente ouvida por parte de developers que tinham pérolas tipo o PetZ no mercado. Não sei até que ponto cobrir os segmentos onde eles são "bons" lhes iria aumentar as vendas… ou ajudar a ofuscar, é que a Nintendo quando faz algo tipicamente faz bem, e tem a marca associada, algo ser publicado/ser trazido pela Nintendo vale mais que o selo de qualidade. (marca associada com "nome"; aquela coisa que a Ubisoft tinha e se esforçou imenso por deitar por terra esta geração)

"A Wii não ser capaz de correr nem o ecrã de titulo do Resident Evil 5" é outro daqueles comentários hilariantes de developers a sairem do seu caminho para alinhar na queima das bruxas que referi acima; afinal depois disso meteram o RE5 a correr na 3DS que é menos potente que uma Wii (o mercenaries 3D começou por ser uma port do RE5).
Claro que alternativamente podem simplesmente fazer o que fizeram com a Wii e esperar pelo mesmo sucesso. Infelizmente, tanto a Sony como a MS já perceberam o potencial do mercado casual e para a próxima não serão apanhados com as calças na mão.
Não digo com as calças na mão, mas a verdade é que pouca gente compreende realmente o mercado e o respeito que tais títulos devem ter pelo consumidor e provavelmente, pelo menos a Microsoft ainda anda bem a leste por não-fracasso que o kinect tenha sido ao nível de vendas. caso contrário nunca tinham editado um jogo que se conduz sozinho, por respeito. A razão pela qual os casual games third party's na Wii terem fracassado às fileiras foi porque muitos deles queriam chamar "anormal" ao consumidor. Umas das primeiras coisas que me ensinaram na minha àrea é que nunca se pode considerar o cliente estupido e fazer um mau trabalho de propósito porque "o gajo é foleiro, vai adorar isto", frequentemente as pessoas até podem ser foleiras, mas a caricatura que nós fazemos delas é deturpada/exagerada é uma tipificação e por isso elas vão perceber, muitas vezes, que já estão a gozar com elas ou a faltarem-lhes ao respeito. Não é possível meter 50 gajos contrariados a fazer um jogo "casual" e esperar que saia algo de jeito, mas o trabalho de alguém competente é fazer o melhor que pode.

Com a abordagem da "caricaturização" do cliente, és capaz de te safar uma, duas, três vezes... mas algures no caminho espetas-te a direito contra uma parede com danos colaterais. É por isso que se deve sempre tentar fazer o melhor possível e com o respeito pelo cliente à frente de tudo o resto.


A Nintendo não anda a tirar malta da Zelda Team para fazer jogos casuais, seria estúpido e o resultado nada de jeito. Por outro lado, e acho que transparece goste-se ou não dos jogos (pessoalmente tendo a não gostar de Nintendogs e afins) que o grau de preocupação/empenhamento das equipas está lá e a qualidade irrepreensivel… porque não estão a ser contornadas nem a fazer por fazer.


A própria Nintendo Ibérica ou quem fez aqueles anuncios do mario kart há uns meses demonstrou não entender ou saber fazer a coisa da mesma forma que a Nintendo of America e Nintendo of Japan fazem, estavam a tentar emulá-los mas saiu extremamente furado algures no processo (os Wii experience lá fora não foram feitos com uma take "digam coisas fixes/finjam que se estão a divertir imenso, usem palavras tipo baril e tu faz assim uma voz de quem está a ganir a dizer que quer ganhar" mas sim muitas takes com muitos focus groups diferentes… à procura de "algo"; e esse processo claramente não foi seguido cá).

A Sony vai sabendo ser discreta (no que toca a esta temática, porque no que toca a mau PR estão lá sempre batidos, como aquele há uns dias), e a Microsoft parece-me que anda às aranhas, como sempre. E até a Nintendo é capaz de não andar tão segura dos passos que dá nesse mercado (agora saturado) como estava antes, é cedo para dizer. Mas a verdade é que ainda são *provavelmente* os únicos que sabem o que andam a fazer.

EDIT: Ah, isto, tudo para dizer que lançar hardware novo muitas vezes não chega, é preciso killer apps para ele, o processo criativo de uma Microsoft e Sony costuma ser mais desconjuntado nisso, a equipa de tecnologia aparece com "x" e são dadas ordens para que as equipas os usem. Com a Nintendo a coisa está mais diluida/sempre esteve, a integração de coisas nas consolas normalmente vem por requisição das equipas de software, Iwata ou Miyamoto. O hardware tipicamente é feito à volta de uma visão, não o contrário (senão nunca tinha aparecido uma balança de ligar à TV, vulgo: Wii Fit; entre tantas outras coisas)

Um exemplo flagrante é a Wii, o Wii Sports foi um killer app que o Kinect e o Move simplesmente não têm definido de forma tão clara; isto porque o processo de development do hardware (R&D) esteve de mãos dadas com a Nintendo EAD, dentro da Nintendo é frequente inclusivé andarem pessoas de um sector para o outro (propositadamente "encostados"); o Wii Sports de facto consistia originalmente em tech demos da tecnologia que foram desenvolvidos um pouco além disso. Quando normalmente os "tech demos" dessa ordem são jogados fora.
 
Última edição:
Tenho dois desejos para a nova consola:

- Mais poder gráfico,superior as capacidades da ps3 e x360

-Um comando que mantenha a vertente motion sensor da wii mas que também seja possível o usar em jogos de uma forma mais tradicional como o da ps3 ou xbox(alguns jogos como por exemplo de futebol funcionam melhor dessa forma).

Uma Wii 2 com mais poder do que as presentes consolas da mesma geração?! Grande avaria, é que depois irão aparecer as futuras consolas da próxima geração (dos outros fabricantes)
 
Bem se sempre se confirmar que a Nintendo vai por uma nova consola cá fora, espero que eles continuem com uma política de eficiência, uma consola que seja poupada nos consumos, que tenha o hardware capaz para o Full-HD com um design apelativo e principalmente com preço atrativo, isto da crise é assim.

Segundo espero que eles comecem a apostar seriamente no serviço online deles, já mostram que com a 3DS eles querem evoluir nesse sentido, seria optimo se evoluírem com a sua consola caseira.

Quanto aos jogos, a Nintendo sempre foi forte e não sei porque desde que a playstation surgiu, mas principalmente na era da PS2 as consolas Nintendo e os third party parece que não se entendiam, tivemos alguns grandes jogos por parte das third party, mas nunca foi um apoio de qualidade.
Talvez por a PS2 dominar os mercado e a Nintendo ter ficado num terceiro lugar em termos de vendas isso tenha afetado na altura o apoio das companhias de videojogos, mas nesta geração a Wii é lider e no entanto continua-se a verificar que não existem esforços por parte deles para trazer algo bom a nível de software para a consola.

De qualquer forma quando compro uma consola Nintendo é pelos exclusivos da mesma, mas gostava de ver um maior apoio á consola da Nintendo, pelo menos a versão caseira, porque a portátil não se pode queixar.

Já agora acabei de ver no VGCharts um montão de rumores quanto á próxima Wii, falam em ecrã tátil para o comando, camaras, etc. Será algumas destas coisas plausiveis?
Vou deixar os links aqui e aqui
 
Verdade seja dita que pela Wii não poderiam ter feito muito mais, só se andassem de bandeja atrás das developers.

Sim, mas... Se calhar até o deveriam ter feito. Bandeja, croquetes, champanhe, dinheiro e profissionais do sexo quando mais nada resultasse. Acho que a Nintendo poderia e deveria ter sido mais agressiva nesse sentido. "Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé", digamos. Não é vergonha nenhuma financiar outros estúdios para criarem jogos, se eles não o fazem de outra maneira. E se estes jogos vendessem (e se fossem bons venderiam, certamente) outros provavelmente viriam atrás e por iniciativa das próprias editoras. A Sega, por exemplo, poderia ter sido uma parceira valiosa da Nintendo, até pelo simbolismo que isso teria, caso esta parceria se tivesse estendido para além dos Mario vs Sonic. Fizeram um Madworld e um House of the Dead e depois saltaram do barco "porque jogos "hardcore" não vendem na consola" e meteram a PG a fazer um Bayonetta e um Vanquish para a concorrência - que provavelmente também não venderam por aí além e o investimento foi certamente maior. Pergunto-me se aqui a Nintendo não poderia ter dado um passo em frente e disponibilizar-se a co-financiar os projectos futuros mais ambiciosos da empresa de forma a tê-los como exclusivos.

Isto será sempre uma opinião subjectiva, mas acho que foram demasiado apáticos em determinados momentos que exigiam alguma ousadia. Claro que não podemos culpar a Nintendo pela falta de visão dos outros, mas se era do interesse da própria empresa e dos consumidores que acreditaram na mesma ao comprarem a consola, será que andar com a bandeja atrás dos developers seria assim tão descabido?

O que dizes, meter a Nintendo a fazer FPS's, jogos de carros para competir com o GT e o Forza completava o catálogo sim, mas a queixa actual é precisamente que "a nintendo é muito forte nas suas plataformas", esta geração frequentemente ouvida por parte de developers que tinham pérolas tipo o PetZ no mercado.

Claro, mas será melhor pura e simplesmente não os termos no catálogo apenas para que os tais tipos dos PetZ não tenham motivos para choramingar? O que aparentemente nem adianta porque eles choramingam na mesma. E, sinceramente, essa lenga lenga sempre me suou a desculpas de mau pagador. Os géneros em que a Nintendo é forte acabam por ser também os mais bem representados pelas 3rd parties. Se First-person shooters e "simuladores" de carros são géneros em que a Nintendo não investe não seria então natural, segundo essa tal lógica, que os outros investissem? Será que se a Nintendo investisse nesses géneros (que por acaso nem eram os que eu tinha em mente, mas que são igualmente válidos) e provasse que afinal há ou pode haver público na consola para eles isso não iria incentivar outros a fazerem também FPS's e jogos de carros?
 
Última edição:
Só espero que com esta nova wii remodelem o online também, ter de andar sempre com os friend codes de cada jogo...
De resto, espero um ligeiro aumento de desempenho, nada muito significativo pois isso poderia deslocar um pouco a metodologia dos jogos até agora feitos para a wii.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo