Eu estou-me cagando para a potencia "real" da consola, não convém que ande a reboque, mas tirando isso...
A prometerem coisas, então quero *mínimo* 4xAA "free" at all times, não desligável (metam uma unit do GPU post-processor/rasterizer/framebuffer dedicada a
este método) e framebuffer com tamanho e bandwidth suficiente para 1080p "at-all-times" também fazia sentido uma vez que esta geração 1080p ou estamos a falar de um jogo pouco intensivo (ou muito optimizado e a fazer sacrificios na qualidade gráfica que teria a 720p, por necessidade) que tem espaço para fazer montes de caching ou estamos a falar de framebuffers "dinâmicos" (que com o actual hardware HD é o mesmo que dizer soft-framebuffers, o que dá calafrios).
Em suma, o 1080p está para esta geração como o 480p estava para a PS2 e como o 720p estava para a Xbox 1; se vão meter esta a fazer 1080p que seja de forma decente, viável e passível de ser feito a 60 frames por segundo com alguma facilidade; e assim também matam a história do sub-HD. Senão, sinceramente é preferível o 720p com AA.
De resto vou ali comprar pipocas e antecipar que desculpa esfarrapada vai usar a Epic desta vez para suportar a plataforma de forma deficiente sem sequer olhar antes para os devkits (ou requisitá-los) exemplos brilhantes incluem: dizer mal e revelarem que *gasp* não vão suportar a plataforma antes de se saber o que seja e ao mesmo tempo que admitem que nem requisitaram devkits ou tiveram conversas com a Nintendo; portar a versão antiga da sua engine para a consola e depois andar 5 anos sem a actualizar/optimizar a dizer que chega e sobra mas, estranhamente… a m*rda da engine não se vende logo (conclusão) não há mercado; deixar a build para esta consola andar sempre atrás das outras; optimizar as outras e não especificamente a build para a consola (Unreal Engine 2.x)…
Ricas pipocas. (nota: eu nunca acredito que a Epic seja tão estúpida, mas ainda há poucos meses disse isso e depois vieram eles dizer mal da 3DS e que nunca a iam suportar mas que nem tinham pedido um devkit… no fundo no fundo desta vez também não acredito, mas lá que eles são estupidos… são.)
Acho também que o grande desafio não será criar uma consola capaz mas sim conseguir um suporte decente por parte de outras editoras. A Nintendo poderia ter feito muito mais pela Wii nesse campo e espero que na próxima geração metam o raio da apatia na retrete. É preciso cativar as outras empresas, seja com dinheiro ou com palavras bonitas, para que invistam na consola.
Verdade seja dita que pela Wii não poderiam ter feito muito mais, só se andassem de bandeja atrás das developers. Deram-lhes janelas de oportunidade enormes numa plataforma líder de mercado e mesmo assim vimos third party's a querer provar que a plataforma não prestava (para não terem de desenvolver para ela), vários anos de "isto é uma corrente passageira! amanhã as vendas baixam porque aquilo não presta", e a nunca acreditarem no sucesso ou investirem a sério para assegurar que os seus produtos tivessem sucesso. E depois não há milagres. Há casos de sucesso na plataforma, no meio de shovelware (shovelware esse autoria das third party's) e saturação de mercado sempre nos mesmos géneros, não pensada, sem paixão… estupida.
Se há alguma coisa que esta geração provou é que esta industria ainda é muito infantil, e gosta de embarcar em cruzadas (o ódio para com a Wii, a história de "a Wii não tem bons jogos" mas depois andarem sempre a pedir "ports HD" dos melhores jogos Wii diz tudo; a visão dos developers com a mania sempre foi "A Wii não merece o investimento do
meu tempo em fazer um jogo bom para ela" quando os jogos que fazem hoje não batem muitos jogos feitos para consolas anteriores cuja potência é menor que a do meu telémovel, um pouco de humildade fica sempre bem; e a falta dela sempre mal), os utilizadores e consumidores, alguns afiliados a marcas podem embarcar nas cruzadas que quiserem, agora os developers… Muitos provaram que não só não se sabem distanciar mas tentam manipular a questão como qualquer trollzito que se passeie por fóruns para provar não se sabe bem o quê.
É preciso criar IPs novos em vez de apostar sistematicamente nas séries do costume de forma a mostrar ao mundo que há espaço na consola para mais do que Marios e spin-offs de Mario. É preciso dar um murro na mesa e exigir explicações às editoras quando funcionários/programadores seus decidem dar entrevistas a afirmar que andam deliberadamente a fazer trampa para a consola de forma a fazerem dinheiro fácil para investir em projectos para a concorrência. Aliás, aqui até acho incrível que uma empresa como a Nintendo que é tão zelosa em relação a coisas que não lembram a ninguém seja tão liberal quando vêem pessoas com quem fazem negócios a fazerem piadola do seu produto como, por exemplo, quando alguém decidiu anunciar um jogo exclusivamente não para a Wii ou afirmou que jogo X não sairia na consola porque esta nem seria capaz de correr o ecrã de título.
O problema actual das consolas Nintendo é que são sucessos estrondosos por parte de um "one-man-show" a Nintendo com a Wii não tem de agradecer a nenhuma third party pela consola ser lider de mercado, muito pelo contrário, e claro que isso lesa as demais.
O que dizes, meter a Nintendo a fazer FPS's, jogos de carros para competir com o GT e o Forza completava o catálogo sim, mas a queixa actual é precisamente que "a nintendo é muito forte nas suas plataformas", esta geração frequentemente ouvida por parte de developers que tinham pérolas tipo o PetZ no mercado. Não sei até que ponto cobrir os segmentos onde eles são "bons" lhes iria aumentar as vendas… ou ajudar a ofuscar, é que a Nintendo quando faz algo tipicamente faz bem, e tem a marca associada, algo ser publicado/ser trazido pela Nintendo vale mais que o selo de qualidade. (marca associada com "nome"; aquela coisa que a Ubisoft tinha e se esforçou imenso por deitar por terra esta geração)
"A Wii não ser capaz de correr nem o ecrã de titulo do Resident Evil 5" é outro daqueles comentários hilariantes de developers a sairem do seu caminho para alinhar na queima das bruxas que referi acima; afinal depois disso meteram o RE5 a correr na 3DS que é menos potente que uma Wii (o mercenaries 3D começou por ser uma port do RE5).
Claro que alternativamente podem simplesmente fazer o que fizeram com a Wii e esperar pelo mesmo sucesso. Infelizmente, tanto a Sony como a MS já perceberam o potencial do mercado casual e para a próxima não serão apanhados com as calças na mão.
Não digo com as calças na mão, mas a verdade é que pouca gente compreende realmente o mercado e o respeito que tais títulos devem ter pelo consumidor e provavelmente, pelo menos a Microsoft ainda anda bem a leste por não-fracasso que o kinect tenha sido ao nível de vendas. caso contrário nunca tinham editado
um jogo que se conduz sozinho, por respeito. A razão pela qual os casual games third party's na Wii terem fracassado às fileiras foi porque muitos deles queriam chamar "anormal" ao consumidor. Umas das primeiras coisas que me ensinaram na minha àrea é que nunca se pode considerar o cliente estupido e fazer um mau trabalho de propósito porque "o gajo é foleiro, vai adorar isto", frequentemente as pessoas até podem ser foleiras, mas a caricatura que nós fazemos delas é deturpada/exagerada é uma tipificação e por isso elas vão perceber, muitas vezes, que já estão a gozar com elas ou a faltarem-lhes ao respeito. Não é possível meter 50 gajos contrariados a fazer um jogo "casual" e esperar que saia algo de jeito, mas o trabalho de alguém competente é fazer o melhor que pode.
Com a abordagem da "caricaturização" do cliente, és capaz de te safar uma, duas, três vezes... mas algures no caminho espetas-te a direito contra uma parede com danos colaterais. É por isso que se deve sempre tentar fazer o melhor possível e com o respeito pelo cliente à frente de tudo o resto.
A Nintendo não anda a tirar malta da Zelda Team para fazer jogos casuais, seria estúpido e o resultado nada de jeito. Por outro lado, e acho que transparece goste-se ou não dos jogos (pessoalmente tendo a não gostar de Nintendogs e afins) que o grau de preocupação/empenhamento das equipas está lá e a qualidade irrepreensivel… porque não estão a ser contornadas nem a fazer por fazer.
A própria Nintendo Ibérica ou quem fez aqueles anuncios do mario kart há uns meses demonstrou não entender ou saber fazer a coisa da mesma forma que a Nintendo of America e Nintendo of Japan fazem, estavam a tentar emulá-los mas saiu extremamente furado algures no processo (os
Wii experience lá fora não foram feitos com uma take "digam coisas fixes/finjam que se estão a divertir imenso, usem palavras tipo baril e tu faz assim uma voz de quem está a ganir a dizer que quer ganhar" mas sim muitas takes com muitos focus groups diferentes… à procura de "algo"; e esse processo claramente não foi seguido cá).
A Sony vai sabendo ser discreta (no que toca a esta temática, porque no que toca a mau PR estão lá sempre batidos,
como aquele há uns dias), e a Microsoft parece-me que anda às aranhas, como sempre. E até a Nintendo é capaz de não andar tão segura dos passos que dá nesse mercado (agora saturado) como estava antes, é cedo para dizer. Mas a verdade é que ainda são *provavelmente* os únicos que sabem o que andam a fazer.
EDIT: Ah, isto, tudo para dizer que lançar hardware novo muitas vezes não chega, é preciso killer apps para ele, o processo criativo de uma Microsoft e Sony costuma ser mais desconjuntado nisso, a equipa de tecnologia aparece com "x" e são dadas ordens para que as equipas os usem. Com a Nintendo a coisa está mais diluida/sempre esteve, a integração de coisas nas consolas normalmente vem por requisição das equipas de software, Iwata ou Miyamoto. O hardware tipicamente é feito à volta de uma visão, não o contrário (senão nunca tinha aparecido uma balança de ligar à TV, vulgo: Wii Fit; entre tantas outras coisas)
Um exemplo flagrante é a Wii, o Wii Sports foi um killer app que o Kinect e o Move simplesmente não têm definido de forma tão clara; isto porque o processo de development do hardware (R&D) esteve de mãos dadas com a Nintendo EAD, dentro da Nintendo é frequente inclusivé andarem pessoas de um sector para o outro (propositadamente "encostados"); o Wii Sports de facto consistia originalmente em tech demos da tecnologia que foram desenvolvidos um pouco além disso. Quando normalmente os "tech demos" dessa ordem são jogados fora.