Nintendo HD/N6/Project Café/Stream/Wii2 na E3? (especulação)

Status
Fechado a novas mensagens.
Obrigado a ambos pelos esclarecimentos. :)

Eu estava a tecer esse último comentário e a pensar cá para os meus botões em questões futuras. Quando os shaders/texturas evoluírem, para manterem os 1080p terão de sacrificar o resto ou vice-versa, tal como acontecem agora com as consolas actuais. :/

Eu pessoalmente estou-me a borrifar para os gráficos na Wii, tenho-a porque adoro os exclusivos dela, mas ainda não percebi muito bem o que a Nintendo pretende com a Wii 2, se é atacar a Sony/Microsoft ou se é impor novamente um "novo" mercado só para ela. Se for o primeiro caso, penso que deveriam apostar numa gráfica mais potente que fosse capaz de aguentar mais uns anos. E já agora, porque não recorrer à nVidia? Não que sejam mais potentes as mid-range, mas apenas como alternativas em termos de qualidade/preço, digo eu... ou a Nintendo tem algum compromisso com a ATI/AMD? Voltando ao assunto, se a aposta for o segundo caso, aí acho bem. Manter a qualidade e não entrar em loucuras como a Sony fez com a PS3. É que se a Nintendo tentar competir em termos de "show off" com a M$/Sony, deve ser por 2 ou 3 anos até essas empresas meterem as consolas de nova geração.

Eu acho que a Nintendo tentará apostar nas 2 vertentes (consola mais potente quando sair e ao mesmo tempo algum tipo de inovação ou implementação de algo que ainda não foi massificado) e tentará estabelecer e instalar-se logo no mercado, depois quando saírem as outras consolas não sei o que acontecerá...
 
Última edição:
Eu estava a tecer esse último comentário e a pensar cá para os meus botões em questões futuras. Quando os shaders/texturas evoluírem, para manterem os 1080p terão de sacrificar o resto ou vice-versa, tal como acontecem agora com as consolas actuais. :/
Não há hardware no mundo que os impeça de fazer isso. Se eles acham que conseguem tirar graficos melhores a sacrificar a resolução é certinho que o farão. Foi o que sucedeu esta geração aliás. (embora em parte tenha sido também derivado das ginásticas com os framebuffers deveras limitados)

Já se fazia em gerações anteriores aliás, com as histórias de renderizar menos linhas à papo seco que ninguém nota (a história do 512x224i e 512x448p ao invés de 640x240i 640x480p)

E depois é uma questão estatistica, se há 2 anos só metade dos compradores do Gears of War 2 para a X360 tinham HDTV's quantos pela altura que esta consola sair terão "mesmo" full HD? E quantas pessoas distinguem 1280x720 com 4x AA de 1920x1080? O que vale é que nisso os developers não são muito inteligentes/a maior parte não fará esse paralelismo como reasoning para nem se preocupar muito com 1080p porque são technology driven. Mas eu faria.

Dito isto, a máquina a ter 16 MB tem o framebuffer "minimo" para 1080p fácil sem recurso a alocação de grande parte da RAM do sistema para a task e/ou necessidade de framebuffers dinâmicos.
Eu pessoalmente estou-me a borrifar para os gráficos na Wii, tenho-a porque adoro os exclusivos dela, mas ainda não percebi muito bem o que a Nintendo pretende com a Wii 2, se é atacar a Sony/Microsoft ou se é impor novamente um "novo" mercado só para ela.
Provavelmente um pouco das duas coisas.
 
Última edição:
Não me parece que sejam as specs reais. Afinal, se é para ser de longe superior a uma ps3/360, não deveria ser um bocadinho mais potente?

512mb Ram? Ao preço que está a Ram, que custava meterem 1gb ou 2gb? E uma gráfica com já 2 gerações de atraso? Não me parece o adequado...

Para todos os jogos virem a 1080p de origem, acho que deveria ter mais RAM e uma gráfica melhor..

se achas que uma 4870/5770 não é significativamente mais potente que uma x1900 (ainda para mais numa consola), nem quero imaginar o que achas potente

e pelo menos nos rumores em que eu li diziam que a consola ia ser (apenas) ligeiramente mais potente que uma x360
 
Última edição:
e pelo menos nos rumores em que eu li diziam que a consola ia ser (apenas) ligeiramente mais potente que uma x360
Rumores são sempre subjectivos pela forma como as questões são colocadas, por exemplo:

Jornalista: Há alguma coisa assim de repente que não seja mesmo possivel fazer em hardware actual que seja possivel nesta?
Developer: Assim de repente não, mas conseguimos fazer mais… blablabla (technical jargon)
Jornalista: ZOMFG! É UMA X360 com pózinhos.

E o contrário (aconteceu com a 3DS):

Jornalista: Esta consola nova, é potente?
Developer: Pá ya, conseguimos recriar shaders de PS3/X360 nela, mas… (technical jargon)
Jornalista: ZOMFG! A consola é comparável à PS3/X360!

Os developers vão sempre equiparar o hardware que têm ao mais próximo com que já trabalharam, e a verdade é que hardware como o da PS3 e X360 é hardware "moderno" para a maior parte dos propósitos a nível do que pode ser feito/têm processadores que pressupõem algum grau de controlo sobre o que o hardware pode fazer (coisa que antes não sucedia) e a partir do momento em que esse paradigma é derrubado é dificil dizer que hardware "novo" é muito diferente; mas isso não o impede de ser muito mais potente.

Os jornalistas por norma não entendem isso, algo "semelhante" é o mesmo que dizer semelhante também em potência.
 
Última edição:
Independentemente de os specs serem verdadeiros ou não… Não os vejo a fazer e outra forma a questão da drive óptica.

Custom "blu-ray" é como dizer que os GOD-ROM's da Gamecube eram custom "DVD", não tem de ser compliant/pagar fee's, é apenas um aproveitar do facto de que é a tecnologia mais barata/está em produção em massa.

Realisticamente é provavelmente a única alternativa a DVD's Dual Layer "custom". A não ser que a Matsushita/Panasonic tenha outra coisa na bandeja.

Os GD-ROMs não pagavam royalties ao consórcio DVD? Tens a certeza? Uma coisa são royalties para poder ler filmes, outra é o uso da tecnologia.
 
Nesse caso, torna-se mais plausível o uso de um BD "custom", dado que a tecnologia realmente já está madura e barata para isso.

Segundo aquela lista, a Nintendo vai continuar a apontar para o PPC. Mas 4 cores a 3,5 GHz.... Isso é muita energia e calor.
 
Segundo aquela lista, a Nintendo vai continuar a apontar para o PPC. Mas 4 cores a 3,5 GHz.... Isso é muita energia e calor.

32nm

Não é comparável diretamente [em termos de cooling e de energia consumida] mas como referência os Sandy Bridge fazem 4.4 - 4.5ghz com bastante facilidade, tanta facilidade como a geração anterior [em 40nm] a fazer 3.8 ghz....
:)


Quanto à gráfica, é baseada nas hd4xxx, mas provavelmente com mod's.
 
Rumores são sempre subjectivos pela forma como as questões são colocadas, por exemplo:

Jornalista: Há alguma coisa assim de repente que não seja mesmo possivel fazer em hardware actual que seja possivel nesta?
Developer: Assim de repente não, mas conseguimos fazer mais… blablabla (technical jargon)
Jornalista: ZOMFG! É UMA X360 com pózinhos.

E o contrário (aconteceu com a 3DS):

Jornalista: Esta consola nova, é potente?
Developer: Pá ya, conseguimos recriar shaders de PS3/X360 nela, mas… (technical jargon)
Jornalista: ZOMFG! A consola é comparável à PS3/X360!

Os developers vão sempre equiparar o hardware que têm ao mais próximo com que já trabalharam, e a verdade é que hardware como o da PS3 e X360 é hardware "moderno" para a maior parte dos propósitos a nível do que pode ser feito/têm processadores que pressupõem algum grau de controlo sobre o que o hardware pode fazer (coisa que antes não sucedia) e a partir do momento em que esse paradigma é derrubado é dificil dizer que hardware "novo" é muito diferente; mas isso não o impede de ser muito mais potente.

Os jornalistas por norma não entendem isso, algo "semelhante" é o mesmo que dizer semelhante também em potência.

exacto, por isso é que nao passam de rumores ;)

alguns jornalistas nao entendem, mas outros concerteza sabem analisar convenientemente o que ouvem, mas como em qualquer outra area o que (lhes) interessa é o mexerico/gossip, em que se ouve algo e extrapola-se ,ou, pior ainda, inventa-se completamente o resto
 
Última edição:
Bom é bem verdade que a Nintendo dá muita importância a RAM.

Caso não saibam a Wii os chips de RAM que utilizam são chips de DDR3 os mesmos da 360 e PS3, naturalmente que as especificações são outras.
 
Bom é bem verdade que a Nintendo dá muita importância a RAM.

Caso não saibam a Wii os chips de RAM que utilizam são chips de DDR3 os mesmos da 360 e PS3, naturalmente que as especificações são outras.
O banco de RAM GDDR3 na Wii é o banco secundário; o banco de memória "premium" é o de 1T-SRAM ;)

1T-SRAM tem latência "transparente".
 
Se a Sony e a Microsoft não lançarem nada para o mercado até 2014, como eles afirmam, estes specs parecem-me suficientes para esta nova consola correr durante 2 anos e meio todos os mesmos jogos que saem para a X-box 360 e Ps3 com resolução de 1080p e mais algumas texturas.
 
Não me parece que a jogada da nintendo seja esperar que a concorrência fique adormecida durante 2 anos.

Para mim a Nintendo vai lançar uma "next gen" com hardware equilibrado, acessível (a rondar o máximo 350€) e bem superior ao actual da PS3 e 360. (tanto que pelos "specs" até então veiculadas parece-me ser esse o caso.)

A próxima geração vai-se focar mais no conteúdo que na aparência, sendo que neste ultimo caso será os 1080P a 60FPS, coisa que esta geração prometia mas não cumpriu.

Tendo em conta a actual conjuntura do mercado quem lançar consolas muito caras vai-se esbarrar, portanto acredito que a próxima geração seja bem mais equilibrado em "specs".
 
Não me parece que a jogada da nintendo seja esperar que a concorrência fique adormecida durante 2 anos.

Para mim a Nintendo vai lançar uma "next gen" com hardware equilibrado, acessível (a rondar o máximo 350€) e bem superior ao actual da PS3 e 360. (tanto que pelos "specs" até então veiculadas parece-me ser esse o caso.)

A próxima geração vai-se focar mais no conteúdo que na aparência, sendo que neste ultimo caso será os 1080P a 60FPS, coisa que esta geração prometia mas não cumpriu.

Tendo em conta a actual conjuntura do mercado quem lançar consolas muito caras vai-se esbarrar, portanto acredito que a próxima geração seja bem mais equilibrado em "specs".

Penso que a ps3 tem alguns jogos a 1080p (reais) e 60fps, sendo o WipEout HD um deles e o GT5 outro (resolução marada de 1280x1080).

De qualquer maneira, sim, são pouquíssimos jogos para o que prometiam... Não tenho a mínima dúvida que os jogos sairão bem melhores na Wii 2.
 
Penso que a ps3 tem alguns jogos a 1080p (reais) e 60fps, sendo o WipEout HD um deles
Wipeout HD "real"? mais ou menos… O jogo usa um Dynamic Framebuffer que faz output da resolução "possivel"… coisas como: 1728x1080, 1645x1080, 1600x1080, 1440x1080, alternados frame a frame conforme o possivel (para a framerate não cair, para que a consola seja capaz de fazer output daquilo e reduzir o impacto do espaço ocupado pelo framebuffer na RAM da consola).

Tanto quanto sei o único jogo que tem mesmo 1080p @ 60 frames esta geração é o Ridge Racer 7, que mesmo assim tem dips para os 45 frames "ocasionais" (mesmo ocasionais, não há problemas em considerar que o jogo faz as 60 frames).
e o GT5 outro (resolução marada de 1280x1080).
O GT5 não conta, por 1080p entende-se full HD não 1280x720p com mais 360 linhas verticais (provavelmente menos, há uma percentagem de omissão que é praticamente untraceable e praticamente todos os developers esta geração fazem)
 
Última edição:
Temos que ter em conta que jogos AAA a 1080P 60FPS é ZERO.

A titulo de exemplo, o Uncharted não roda a 1080P a 60FPS na PS3 é porque é de todo impossível a PS3 o fazer com todas as características "in-game", ou seja teria de ser "depenado" e mesmo assim duvido que o conseguisse de forma consistente, neste ponto a nova consola da Nintendo será capaz de forma consistente, na minha opinião será assim a próxima geração, tendo em conta os vários factores por mim enunciados.
 
O Wipeout é passivel de ser chamado AAA apesar de não ser retail. Daí que o esforço técnico por detrás da sua tecnologia permitiu o que permitiu (está directamente relacionado com o budget e tempo de desenvolvimento, bem como com o talento envolvido) . Mas é muito complicado que mais developers consigam o mesmo para chegarem perto de 1080p a 60 frames com gráficos bons (e há que dizer que apesar de tudo o Wipeout se empresta mais a 1080p do que jogos com macrodetalhe/que sejam para parar e observar)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo