Linux Mint - Tópico Geral

Só para avisar que já larguei o mint 14 por motivos de performance, pouco a pouco o performance foi degradando em muito pouco tempo.

E outro facto, metade das vezes que arrancava, umas vezes o cinnamon abria e ficava a comer quase 100% cpu sempre.
Outras vezes ficava a ter um consumo reduzido.

Tinha de terminar sessão, e voltar a abrir.

Instalei o Elemental OS beta 1 e estou parvo, performance fabuloso, visualmente espectacular, era esse performance que o ubuntu e o mint deveriam ter.
Deixo esta descrição aqui apenas para informar, porque foi assim mesmo que tive conhecimento disso

Cumps..

Podia ser um problema com o llvmpipe (https://bugs.launchpad.net/linuxmint/+bug/1074779) tal como descrito nas notas do Mint 14: http://linuxmint.com/rel_nadia.php
 
Boas peeps..alguém joga wow através do Linux Mint?

Cheguei a jogar durante uns 5 mins por Wine, mas no Ubuntu 12.04. Não me lembro o que se passou para serem só 5min mas fez-me perder a vontade se não me engano. Mas provavelmente é problema meu, porque há várias pessoas a jogarem WoW em várias distros de Linux e os jogos da Blizz normalmente correm muito bem em Wine...

Se tiveres um tempo experimenta por ti próprio!
 
The Linux Action Show! Mint 14 Review

O LAS fez no último episódio s24e07 uma análise ao Mint 14 Cinnamon, podem ver a análise no Youtube aqui, ~27 minutos: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=c0SOWn80nJo#t=2934s

Foram bastante positivos na sua análise e permite ver um pouco do que o Mint 14 com o Cinnamon 1.6 pode fazer.

O Mint 14, com o Cinnamon 1.6 ou com o MATE 1.4 está muito bom e estes dois desktops já estão disponíveis para o Mint 13 LTS para quem prefere usar a versão LTS.
 
Boas, perco alguma coisa em instalar a versão 64 bit num dual core 1.83, apenas c 2 GB de ram? Ou é melhor ficar pelos 32? Ja fiz download da de 64 bit para experimentar. Em termos de processamento a coisa mais intensiva q uso é o blender (dentro dos limites da idade do computador), algum trabalho c imagem, e os joguitos q vai aguentando. Pelas minhas pesquisas fiquei a pensar q perdia "apenas" alguma ram, mas tb ja li q n é bem assim. Neste momento c ubuntu 32bit tem cerca de 500 mb de ram ocupados.
 
Eu já estou a experimentar o Mint 14 desde que saiu e até ver só tenho a dizer bem. Apesar de estar a correr em VM parece-me que é muito fluido, bastante responsivo.
Experimentei também o Ubuntu 12.10 e por cerca de 1h e 30 tive dois avisos de programas que deram problemas xD
 
Se não estou em erro, os 64 bits não é só por causa da RAM, penso que tenha outras ... iria chamar vantagem mas é melhor chamar características, que podem melhorar a performance.

Eu diria que é melhor escolher 64 bits, mas também depende do que se vai usar (aplicações).
 
Se não estou em erro, os 64 bits não é só por causa da RAM, penso que tenha outras ... iria chamar vantagem mas é melhor chamar características, que podem melhorar a performance.

Eu diria que é melhor escolher 64 bits, mas também depende do que se vai usar (aplicações).

Experimentei correr o de 64 bit por usb, e pelo menos problemas n tive. Parece-me relativamente rapido, e ainda sem instalar as drivers da nvidia. Espero não me arrepender se instalar.
 
Podes sempre instalar numa pen, melhor ainda um disco externo ou então uma pen com velocidades muito boas. Eu tinha instalado num cartão SD class 10 a versão 13 e notava alguma lentidão, mas poderia não ser só do cartão. Neste momento tenho instalado num disco externo e gostei bastante da versão 14, notei mais fluidez.

Penso que seja uma boa alternativa a substituir completamente o sistema enquanto não se tem a certeza.
 
Não vais ter problemas se instalares a versão de 64bits e até te permite um possível upgrade de RAM futuramente. Agora podes é ter um bocado de mais uso de Ram que se usasses a versão 32bits, mas nada que faça grande diferença.

Cumps
 
Nadia “14.1″ ISO respins

The ISO images for Linux Mint 14 “Nadia” were updated and labelled “14.1″. All the links were updated on the website and in the announcements to point to the new ISOs.
If you’re already running Linux Mint 14, you don’t need to reinstall.
The new ISO images provide fixes for the following issues:
High CPU usage, low performance on Intel GPU
This was caused by a race condition between Plymouth and Xorg and affected owners of Intel cards in particular. Rather than using the “intel” driver, Xorg was randomly using “modesetting” or “fbdev” and the desktop was rendered by the CPU rather than the GPU using LLVMPIPE software rendering.
This issue was fixed in MDM 1.0.8 which is available as an update in Maya backports and in Nadia and which is installed by default on the new ISOs.
No DNS resolution, Internet not working in virtual machine
Linux Mint now uses OpenDNS as a fallback for DNS resolution. If the system fails to connect to a DNS server, the resolution is done via OpenDNS. This guarantees better out of the box connectivity especially in virtual machines.
Installer fails to install grub-efi
A bug was fixed and the installer now successfully installs the grub-efi packages in EFI installations. You still need to disable Secure Boot and depending on the implementation of EFI on your system you might have to specify the location of the EFI boot file (EFI/BOOT/grubx64.efi).

Fonte.
 
Parece que estes gajos trabalham muito a sério nisto
Estou parvo com tal coisa, lembrei-me de pesquisar por mint 15 e deparei-me com isto

The Linux Mint roadmap was updated recently, pointing out what to expect in Linux Mint 15 for Cinnamon, Nemo, MDM or Mint Tools.


bumpmaps_thumb.jpg



Cinnamon with Bumpmaps support​


Linux Mint 15 is expected to ship with Cinnamon 1.8 which will include new features like:
Desktlets (desktop widgets). Three such desklets should be available by available by default: System Monitor, Picture video & slideshow frame and Terminal
Cinnamon Settings: ability to browse, install, remove and update Cinnamon themes, applets, extensions and desklets remotely
Bumpmaps support (defines transparent textures which look like sculpted glass - see screenshot above)
A Control Center that integrates both Cinnamon and GNOME settings into one tool
Rethink Cinnamon 2D: fallback to a non-shadow CPU-less intensive session in software rendering mode. Muffin or OpenBox will be used.
Configurable color schemes for themes
Calendar events similar to KDE's implementation

New/improved applets: upgrade Menu applet with mintMenu features, new email notifier and pulse-like RSS reader applets




nemo_thumb.png


Nemo (the target version for Linux Mint 15 is Nemo 1.8), the default Cinnamon file manager should get some new features as well, like an Actions API, disk management (with Mintdisk integration), a file preview feature and UI improvements (which include sidebar selection, independent path bar, better looking breadcrumbs and more).


The latest Nemo from GIT has already got some interesting new features, like an updated sidebar which now displays the amount of free/used space for each drive or zoom buttons as you can see in the screenshot above.




mdm_theme3_thumb.png


MDM (1.2) should be updated as well for Linux Mint 15, getting a new renderer which supports animations and interactivity to get on par with Unity Greeter. Currently, MDM, which is a fork of the old GDM 2.20, looks a bit outdated, while LightDM supports a lot of cool stuff - like you've seen in the elementary OS Luna video we've posted a while back.




Other potential changes you can expect in Linux Mint 15 include UI improvements for Software Manager and live-installer, a new screensaver, new driver manager, add ubiquity features to live-installer.


Under "R&D" (research and development), it is even mentioned that it's possible to switch away from dpkg: "investigation on pros and cons of dpkg compared to other packaging systems (multi-version installation, static/dynamic support, snapshots, delta, update reversals etc..)".


The official Linux Mint 15 roadmap can be found on GitHub.
Source: webupd8

O
que dizem deste belo mega trabalho que estão a fazer?
Cumps..
 
Já tinha visto há uns tempos (pois sigo o Webupd8 pelo Google Reader) e penso que o Cinnamon está num bom caminho, se bem que estou mais interessado no MATE. Esse sim acho que vai ter boas novidades para o Mint 15!
 
Back
Topo