Geforce 8800

Status
Fechado a novas mensagens.
Vou-te dar um exemplo. Vamos supor que a Matrox volta em grande ao mercado das gráficas. Lançam uma gráfica em Abril que consegue custa o mesmo que uma G80/R600, obtém o dobro da performance destas em DX10 mas só 10% em DX9 e inferior. Achas que na altura do lançamento seria um produto mais apetecível que uma G80/R600?

saindo em abril com melhor performence em dx10 e mesmo assim tb melhor 10% em dx9 que a G80 e a r600 e ainda mais baratas , se tiver o mesmo tipo de suporte a nivel de drivers , apoio tecnico , etc , claro que axo um produto apetecivel , mto até , pk nao???

se iam ter mais sucesso e vender mais que a r600 e a g80 a curto prazo , nao acredito pois a Nvidia e a ATi ja ca estao e com mta fiabilidade :D mas isso já era outra conversa


cumps
 
Última edição:
Falta-te aí a terceira opção, "as Nvidia têm mesmo pior qualidade de imagem que as ATi."

Se calhar é na geração das X1xxx. Ou então em TFTs. Como disse atrás, desde a minha Ti4200 (e desde aí já passaram ATIs e Nvidias cá por casa) que não noto diferença no CRT de de 21''. A nível de rendering sim notam-se algumas diferenças. Melhores ou piores numa ou noutra não sei. Depende dos gostos. Agora no desktop? letras desfocadas? isso não é normal.

saindo em abril com melhor performence em dx10 e mesmo assim tb melhor 10% em dx9

sorry, 'espremi-me' mal. 10% quer dizer um décimo.
 
Última edição:
nao e desfocadas tipo defeituosas tenebrus

as letras, etc , com graficas nvidia sao boas , nao é isso , é diferente , so dá para veres mesmo quando comparadas num desktop com uma Ati da serie x19xx lado a lado , nao da para explicar sem veres , ja mta gente tentou explicar e so mesmo vendo ou entao quem ja testou as duas é que se consegue perceber o que estao a dizer .


eu nas 8800 ainda nao vi lado lado , mas pelas explicaços do punkas , do gandalf e do Mey-zing , é exactamente o mesmo que se passava quando comparadas com as anteriores series da Nvidia


cumps
 
Última edição:
Tenho agora uma 8800GTX e digo com toda a certeza que a ATi X1900XTX que eu tinha tem bastante melhor qualidade de imagem, não só nos jogos, mas como no próprio windows, as cores mais vivas e as letras mais definidas, e ainda melhor qualidade em videos. Não percebo como nas reviews dizem o contrário, é bastante notória a diferença.

es dos primeiros a dizer isso tendo uma 8800... e os testes à qualidade de imagem contrariam tudo isso mas pronto...

para mim isso sao coisas subjectivas.... é como nas maquinas DSLR de topo... cada um tem a sua opiniao e nao ha maneira de saber quem tem razao :D
 
Última edição:
es dos primeiros a dizer isso tendo uma 8800... e os testes à qualidade de imagem contrariam tudo isso mas pronto...

para mim isso sao coisas subjectivas.... é como nas maquinas DSLR de topo... cada um tem a sua opiniao e nao ha maneira de saber quem tem razao :D

exacto Barros ,

também encontras pessoal que ja teve ambas as VGAs e diz que nao nota nada na imagem mesmo com nvidias da serie 6 e serie 7 dizem que nao conseguem ver essa diferença.

sao opinioes , eu pessoalmente sempre notei essas diferenças, mas quando sai uma nvidia e uma ATI ao mesmo preço e a Nvidia tem melhor desempenho deixo esse aspecto da imagem de lado e vou para a nvidia como é obvio , mas ha alturas em que saem graficas mto parecidas em desempenho e (+-) ao mesmo preço e nessa situaçao quando estou indeciso tenho optado sempre pela ATi por causa da imagem (é o factor de desempate :D , pelo menos até agora, pois pensava que nas G80 isso ja nao acontecia) .

Como tal , a minha escolha depende das situaçoes .
mas como ja disse ha quem nao note estas diferenças na imagem.

Btw: so mais uma coisa , as reviews e os testes feitos á qualidade de imagem sao relativos aos filtros (AA, AF e ao AA + HDR ) em ambas as graficas , nao tem nada a ver com a diferença de imagem que falamos aqui , que é a imagem de ambas as graficas de origem sem filtros ligados , nada mesmo , é a porpria imagem "de origem".


cumps
 
Última edição:
Penso que não seja por ai...
Os drivers da Nvidia para G80 vêm com 4AA e 8AF default ;)

sim JP eu sei , mas estou um a falar com AA e AF a x0

as ATi veem por default com um AF (nao é o AF das drivers) que as Nvidias nao trazem ,(é mais ou menos uma coisa assim) , ja nao me lembro em que thread na XS explicavam isso , se encontrar eu depois posto aqui .

Há por aí alguma comparação de qualidade de imagem que mostre isso?

encontras testes feitos ao AF e AA das graficas , onde uns dizem que numas sao melhores que noutras , relativamente a imagem default encontras mtos posts de pessoal mesmo antes de sairam as 8800 ou as x1950 em que ja se comentava isso da imagem nas Ati ser melhrzita



o ideal mesmo e agarrares e ires por exemplo a casa de algum amigo teu que tenha tipo uma x1900xt e levas a tua VGA e testam no mesmo sistema , monitor e tudo .

mas como ja disse ha pessoal que ja teve ambas as VGAs e diz que nao nota , eu pessoalmente sempre notei isso na altura em que troquei a 7800gt pela x1800xt , depois pela 7900gt , depois pela x1900xt e agora na x1950xt .

nas G80 como ja disse , pensei que ja nao houvesse essa diferença na imagem pois tb ouvia falar que agora estavam semelhantesá ATi , mas depois pesquisei melhor e reparei que quando referem isso é em relaçao ao AA , AF , AA+HDR e nao em relaçao a imagem propriamente dita


epa mas isso tb sao pormenores , sigaaa


cumps
 
Última edição:
realmente ja tive ATI e tenho nvidia e se ha uns tempos distinguia a qualidade a favor da ati, agora, pelo que tenho visto, nao consigo distinguir as duas, pura simplesmente isso.

se me mostrarem ecras lado a lado talvez assim encontre diferenças mas mesmo assim...

estou muito ceptico em relaçao a tudo isto... os testes que vi referentes aos filtros como o mascarilha disse, parecem me ser, sem margem para duvidas, mt superiores no caso da G80... é quase um salto da noite para o dia...

agora se a qualidade crua da imagem é melhor na ati... duvido mt mas nao ponho de parte essa possbilidade...
 
yep Barros , é nisso mesmo (qualidade imagem com filtros) que eles referem nas reviews todas que a nvidia com G80 melhorou mto dai eu ate agora pensar que a diferença na imagem ( a tal balela das cores , contraste, etc) ja nao existisse , mas pela descriçao feita por alguns users aqui do forum , é exctamente a mesma diferença de imagem que eu sempre notei.

epa mas isso tb sao pormenores pois quando uma VGA e superior a outra no desempenho isso da imagem ( nao sao os graficos) pouco ou nada interessa , como ja disse so mesmo quando sao VGAs Nvidia/ATi do mesmo preço e com desempenho semelhante é que uso esse factor para o desempate da minha escolha , fora isso é sempre a que tiver melhor desempenho


siga a festa
 
Sinceramente eu não tive nenhuma X1900, tive uma 7800 e sim reparo que a G80 tem bastante melhor imagem.
Lembro-me que quando passei da GF4 para uma 9800Pro que a ATI tinha melhor imagem, imagem essa que raparei novamente com a 680gt que tinha pior imagem que a 9800pro.

Agora na G80 não concordo, não só pelo que vejo como pelos "testes sintéticos"...

Allow me to show you. See, I have this little tool called D3D AF Tester which helps me determine how image quality is in terms of Anisotropic filtering. So basically we knew that ATI always has been better at IQ compared to NVIDIA.

afcompare7gq.jpg


Now have a look at the images above and let it sink in. It goes too far to explain what you are looking at; but the more perfect a round colored circle in the middle is the better image quality will be. A perfect round circle is perfect IQ.

Impresive huh ? The the AF patterns are just massively better compared to previous generation hardware. Look at that .. that is default IQ; that's just really good ...


Souce: Guru3D


Foi por esta e outras review que falei...agora se é mentira...não sei :P


O programa usado, podem encontrar aqui

Eu posso realizar o teste e se alguém com X1900 estiver diponivél e quiser podemos compara para tira teimas ;)


O que tu falas e pode ser é a ATI ter nas definições dos drivers ter as cores mais saturadas que fica muito bonito sobretudo em TFTs.
Agora melhor imagem em qualidade...bhaaa :D
 
Essa noticia da AMD estar espantada com a G80 e k eles estão mais próximos de um CPU+GPU é um bocado cómica, lah por k corre C (nem é C é uma linguagem própria mas ok).
Até uma placa de som como a X-Fi corre código :)

K eu saiba é mais fácil "adicionar" um GPU a um CPU (AMD) k um CPU a um GPU (Nvidia)!

Mas mesmo k a Nvidia faça um Fusion vai ser mt difícil produzi-lo com as mesmas velocidades e preços da AMD/Intel já k estes são os k dispõe de tecnologias mais avançadas.

Mas boa sorte para eles, mas n sei se ha espaço para mais um player.

Em relação a kem comprou uma G80 bem se veio de uma 7900/1900 foi mal jogado pk só no fim do mes é k sai o vista e já baixaram mt de preço desde k sairam, para k falar da R600.
Mas isso é para mim, agr kem tem $$$ para esbanjar, faz bem :)
 
Última edição:
sim JP , ja tinho visto esse e ha outro parecido

mas JP so mesmo ao vivo e k da para perceber aquela cena da imagem a nivel de cores , contornos , etc


eskeçam lá isso :D


Eu ate fazia o teste de boa vontade so por curiosidade para ver se notava alguma coisa relativamente a diferença de imagem que estou a falar , mas neste momento so posso fazer o teste com uma S3 Trio :D (estou sem VGA e com uma fonte OEm 350wts) :(





cumps
 
Última edição:
JP isso são testes à filtragem. e é evidente que ha um salto brutal da serie 7 para a serie 8
mas acho que o que se esta a falar, é simplesmente definição da imagem (à falta de melhor palavra), e essa não depende de nenhuma filtragem. depende simplesmente da forma como se obtem a imagem.
nem é propriamente de desempenho 2D de que estamos a falar. é so uma questão de agrado à vista.

o melhor teste para isto de que estamos a falar, é pegar num LCD (de preferencia com painel IPS), e numa maquina fotografica, tirar uma fotografia ao ecrã com uma placa grafica ATI, e tirar uma fotografia com uma placa nVidia, e comparar.
(ja agora, se alguém puder fazer isto, era interessante :P)
 
Última edição:
exacto Konc é isso mesmo , nao tem a ver com filtragem e mesmo a proria imagem , nao sei explicar .

e ate ha pessoal que mesmo notando a diferença prefere a imagem nas Nvidia , sao gostos


eu gosto mais do tipo de cores e brilhos nas ATi mas a principal diferneça e a tal cena dos contornos das coisas , (os rebordos , etc) e em ambientes escuros (tipo forum TZ) é onde se nota melhor , tipo onde o outro user diz que lhe cansa mais a vista a ler com a 8800 do que com a x1900 ( isso é por causa dos contornos das letras)


mas mesmo tirando uma fotografia convinha ser tirada com maquinas iguas e em monitores iguais


cumps
 
Última edição:
sim JP , ja tinho visto esse e ha outro parecido

mas JP so mesmo ao vivo e k da para perceber aquela cena da imagem a nivel de cores , contornos , etc

Se a diferença é a nível de rendering, consegue-se facilmente fazer capturas e comparações. Se as diferenças são introduzidas depois disso é de facto estranho. Assim a única razão que me vem à cabeça seriam componentes de qualidade inferior, mas aí as diferenças deviam estar entre fabricantes e não entre ATI/NVidia
 
Essa noticia da AMD estar espantada com a G80 e k eles estão mais próximos de um CPU+GPU é um bocado cómica, lah por k corre C (nem é C é uma linguagem própria mas ok).
Até uma placa de som como a X-Fi corre código :)

A própria AMD/ATI tem uma série de placas exclusivamente para esse fim. É a GPGPU (generalpurpose GPU) e vai sair uma nova série com a R600.

Esta tecnologia é interessante em aplicações que seja muito paralelizáveis. Agora chegar ao ponto de dizer que sao ja um CPU extremamente potente isso é completamente irrealista nem sequer faz sentido nem nunca será objectivo substituir os CPUs.

As aplicações generalistas hoje em dia nem 2 cores aproveitam.... E as gráficas têm uma pipeline muitíssimo longa que complica ainda mais as coisas.
Existem alguma aplicações que são muito boas para as gráficas (folding), mas são muito poucas as que utilizam tanta paralelização. Ate um certo ponto pode-se paralelizar, mas depois se torna-se impraticável.
 
Pois isso penso que seja dificil arranjar...monitor até deve ser possivél agora consiliar com maquina fotográfica?? Deve ser dificil de arranjar...

Eu até fazia o teste de bom grado mas uso um CRT :(
 
como ja disse penso que li algures na XS que tinha a ver com um AF que as Ati traziam por default (nao e metido nas drivers) que as nvidia nao traziam , depois se encontar isso eu posto ( ate posso estar a fazer confusao , mas axo k era isso).


JP eu tb uso CRT , o meu irmao é que usa TFT , quando vier a minha x1950 posso tirar foto com ambos os monitores mas e com telemovel :D

isso o ideal mesmo é o que eu ja disse , terem alguem conhecido com uma x1900 ou x1950 e levarem a vossa 8800 e compararem na mesma Maquina (PC) ou entao vice versa .(ate podem nem notar nada , eu Noto)

o shôr Dima e o asrafil tb notaram mas foi ao passar da serie 7xx da nvidia para a Ati x19xx >> http://www.*****.net/showthread.php?t=14986&page=2


nas 8800 tb ainda nao tive oportunidade de comparar , mas pelo que descreveram aqui parece k sim .


pa ha mta gente que nota isso , isto nao e nada novo , esqueçam la isso .


cumps
 
Última edição:
Essa qualidade de imagem k estão a falar pode ser influenciada pela implementação do DVI, quando surgiu havia na net vários testes e mt placas n cumpriam o standard a 100%.

Claro k agr passado tanto tempo eram mt mau k alguma marca n tenha isso a 100%

Por falar em DVI uma coisa k pode melhorar bastante a qualidade de imagem é o HDMI 1.3 ao k parece vão haver algumas R600 ou derivadas com HDMI 1.3
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo