Fuji F50fd

Mas uma F50fd não é bem point and shot... Para isso temos a F40fd com o velhinho mas bom 6Mp da F31fd, e onde não se paga pelos modos manuais.

Os 12Mp dão-te margem para trabalhar mas isso até os 6Mp dão, a menos que andes a imprimir posters. Para igualar a resolução de um monitor só precisas de uns 3 ou 4Mp.

De qualquer forma as tuas questões são boas, mas não deixo de estar pouco convencido com os niveis de ruido.

EDIT: ops querias que mudasse era? :) sorry ! Sou extremamente amador a nível de fotografia :O

Exacto, queria exactamente o que fizeste mas com os tempos de exposição correctos para os vários valores de ISO. A máquina deve ter um valor no ecrã a indicar-te quando é que a exposição está correcta, usa isso. Mete esse valor no 0, nem mais nem menos.
Ou então metes no Av e regulas para 2.8, metes o ISO e a máquina que faça o resto. :)
Obrigado pela tua paciência aqui com a malta.
 
a antecessora da f50, a f31 foi a 1ª senão unica compacta comparada a uma reflex de gama media/baixa e a igualar em qualidade

A f31 era excelente em relação às restantes compactas. Agora daí a ser comparável a uma dSLR vai uma graaaaande distância.
Acho que parte da desilução com a f50 vem de espectativas demasiado elevadas.
Das comparações directas que já vi pela net (ainda são poucas, é certo) a f50 está praticamente igual à f31.

Mas uma F50fd não é bem point and shot... Para isso temos a F40fd com o velhinho mas bom 6Mp da F31fd, e onde não se paga pelos modos manuais.

Uam f31 sem modos manuais era a F20, provavelmente a máquina p&s com melhor relação preço/qualidade de sempre. A F40 não usa o sensor da f31, usa um sensor de 8mp.
 
Última edição:
A f31 era excelente em relação às restantes compactas. Agora daí a ser comparável a uma dSLR vai uma graaaaande distância.
Acho que parte da desilução com a f50 vem de espectativas demasiado elevadas.
Das comparações directas que já vi pela net (ainda são poucas, é certo) a f50 está praticamente igual à f31.



Uam f31 sem modos manuais era a F20, provavelmente a máquina p&s com melhor relação preço/qualidade de sempre. A F40 não usa o sensor da f31, usa um sensor de 8mp.

viste o link do dpreview? uma f31 e uma nikon d50 com uma 50mm f/1.8 em iso 800 diz-me lá que outra compacta actual tens no mercado capaz disso? é que me parece que a f50 n é
 
viste o link do dpreview? uma f31 e uma nikon d50 com uma 50mm f/1.8 em iso 800 diz-me lá que outra compacta actual tens no mercado capaz disso? é que me parece que a f50 n é

É muito bom, mas ainda assim notoriamente pior que a d50. E a d50 é uam máquina já com uns bons aninhos em cima.
Se a f50 é capaz do mesmo? Ainda não sei, as comparações directas disponiveis na internet são ainda poucas, como já disse. Provavelmente será um pouco pior, mas do que já vi, não me parece assim tão pior.
 
- A câmara faz uma boa exposição das fotos em modos automaticos? Ou frequentemente tens imagens que ficam demasiado claras/escuras?

- A câmara foca com facilidade no máximo do zoom? E com pouca luz?

- O Flash funciona bem? Ou põe as pessoas sobre-expostas (pele demasiado clara)?

A máquina a nível automático funciona muito bem e, embora não costume ser grande fã do mesmo (ISOs elevados) nesta máquina até no modo mais automático se pode controlar o iso o que é um grande bonus. A nível de foco posso meter a máquina de fazer o af + rápido (a gasto da bateria) e só tive problemas de foco com fotos macro (esquecer-me de a ligar etc). À fraca luz ela tem uma luz auxiliar para o foco muito potente (coisa que a canon a90 nao tinha) e das poucas vezes que usei o flash nao tive razoes de queixa (embora não o tenha usado muito).
Para P&S é uma máquina boa - tem aqueles modozinhos horríveis todos "landscape""fireworks""beach"etc... :D :D :D
Queixas:
Não consigo deletar a foto a seguir a tira-la, no preview. Tenho que aceder ao modo próprio para ver fotos.
As vezes pode demorar a guardar fotos de 8 seg no cartao (continua a ser mais rápida que a canon a90 thou)


E a nível de qualidade pah são 12M. A maioria fica bem a 12 M mas se tiver algum issue que não gosto faço resize. Já tive a experimentar em passar uma foto de 12 M para 6M e passar o neatimage por cima e ficam bacanas (para mim).
 
Isso é que é importante... Porque sejamos realistas.. Estamos a falar de uma máquina que apesar de tudo é uma Point & Shot, ultra-compacta..

O mais importante é gravar os momentos com qualidade suficiente para impressões até tamanho A4.. Sendo que muito provavelmente mais de 90% das fotos que imprimires até deverão ser no mais económico tamanho 10*15.. E para essas impressões pelo que vi das fotos tens detalhe, cor e qualidade que dá e sobra para ficares com óptimas imagens. Basta uma afinaçãocinha no photoshop de forma a dar um aspecto mais vivo as imagens e ficam perfeitas..

Agora, o que pode estragar completamente uma foto é má exposição, má focagem, etc.. Se nesses campos a máquina é boa.. Em principio vais ter uma utilização agradável da mesma..


Agora, uma coisa que já reparei nessas fotos, é que as lentes não são as mesmas das F10/F20/F30/F31 e F40... As aberrações cromaticas que eram normais nas Fuji (e em quase todas as compactas) em situações de grande contraste praticamente desapareceram o que é excelente, mas pelos vistos a alteração nas lentes que permitiu isso acabou por tirar alguma sharpness as imagens.. Nota-se que algumas zonas ficam um pouco soft. Em lentes deste tamanho não se pode ter tudo.. Há que fazer compromissos, e aqui parece nitidamente que a Fuji trocou um pouco de nitidez para se livrar do purple fringuing e afins.


Por fim, uma coisa que me agradou muito nessas imagens é que nota-se que a máquina ao passar para 12 Mpixels, nitidamente não conseguiu manter os níveis de ruído das Fuji de 6 Mpixels, mas conseguiu manter e talvez até aumentar um pouco o alcance tonal do sensor.. Que é aquilo em que por exemplo as Panasonic pecam mais.. A ultima foto de exterior mostra perfeitamente isso. A máquina conseguiu captar detalhe nas zonas mais escuras, sem rebentar com os claros.. Na maioria das máquinas que conheço aquelas plantas seriam puro preto, ou então para captar detalhe nas plantas ficaria o ceu e o predio em frente completamente sobre-expostos.. Aqui as zonas iluminadas ficaram correctamente expostas e as zonas escuras conseguem manter algum detalhe.

Reparem no detalhe que ainda é possivel recuperar numa zona em que a esmagadora maioria das outras máquinas captariam simplesmente preto:

sombraaw3.jpg
 
Não consigo entender qual o interesse de 12MP (muito mais numa compacta) senão para imprimir em grandes posters :D

Agora, pelos modos manuais, aí sim, pode valer a pena, apesar de com um pouco mais de dinheiro se comprar uma SLR, que é muito melhor (mesmo com menos megapixel, porque isso dos megapixel tem muito que se lhe diga).

Mas vi as fotos numa outra review e de facto consegue mais detalhe do que a f40fd, no entanto só será visível, como já disse, em grandes posters. Há que pensar bem antes de se gastar tanto dinheiro numa compacta. Até porque fotografar via LCD 2.x que na rua à luz do dia quase não se vê nada... humm, não tem nada a ver com um visor :)
 
A questão é que não existe a F50fd com 8 Mpixels.. Pelo que não vale a pena entrar em grandes conversas a respeito disso.

Uma máquina é feita pelo conjunto, e neste caso, penso que o conjunto em si evoluiu muito em relação à F31fd e em relação à F40fd.. Perde na limpeza das imagens a ISO 800~1600, mas em tudo o resto ganha.. Era óptimo se continuasse com o EXCELENTE sensor de 6 Mpixels, mas não continuou, paciência, ainda assim é uma excelente maquina.

Eu pessoalmente se comprasse uma compacta neste momento não tinha duvidas, seria essa..
 
Eu pelo que vi, se eventualmente fosse para uma compacta de 12MP (que não ía) era para a CASIO Exilim 1200, que ganhou claramente á f50fd quanto ao exposure (que é muito bom), cor, etc. Mas claro, isto é altamente discutível e nem vale a pena discutir. São opiniões (ou gostos) pessoais a que as pessoas têm direito independentemente se estão totalmente certas ou parcialmente erradas :)

No entanto a lente da CASIO não é a mais apelativa. Isto de máquinas sem 28mm acho um desperdício. Mas é a tal coisa: alguém consegue ver alguma coisa via LCD na rua (com sol) para tirar uma BOA foto a 28mm? Bem, eu pelo menos não. Também por isso estou vendedor da f40fd acabada de chegar (2 ou 3 dias). Nunca tinha experimentado uma máquina destas, e apesar de ser muito boa para o preço, na rua é inútil porque não vejo para fotografar.
 
Mas é a tal coisa: alguém consegue ver alguma coisa via LCD na rua (com sol) para tirar uma BOA foto a 28mm? Bem, eu pelo menos não. Também por isso estou vendedor da f40fd acabada de chegar (2 ou 3 dias). Nunca tinha experimentado uma máquina destas, e apesar de ser muito boa para o preço, na rua é inútil porque não vejo para fotografar.

:lol:

100% de acordo...

As vezes é engraçado quando amigos meu pegam na minha D70s para experimentar e me perguntam se não dá para fotografar pelo LCD, e eu digo que não.. Primeiro torcem um bocado o nariz, naquele pensamento típico: "porra uma máquina tão cara e não faz o que até um telemóvel faz", como se ter que olhar pelo viewfinder fosse uma desvantagem..

Depois quando experimentam a qualidade de um viewfinder TTL de uma SLR não querem outra coisa...
 
Realmente viewfinder é viewfinder... lol Só não dá muito jeito em posições estranhas mas ai deve haver um adapatador (pelo menos havia) tipo periscópio para se ver o viewfinder de vários ângulos. :)
 
Só para dizer a possiveis interessados que a encontrei finalmente em exposição numa loja, na Box do Dolce Vita de Coimbra. Gostei bastante do aspecto dela (era preta, nem sabia que as havia pretas). Estava a 299€, penso que o preço mais baixo para uma loja física, até agora.
 
Yah, o que realmente distinguia a F31fd do resto do rebanho eram as fotos boas e limpas, mesmo em ambientes de pouca luz. Esta até pode trazer mais umas coisinhas interessantes e uma ou outra melhoria, mas nada que a destaque das outras, pela positiva.
 
O Fuji 50fd continua a ser uma câmara excelente mas sinceramente perdeu a piada.

Agora é mais uma pro molho.

O problema da F50fd é que vem substituir a F31fd... Que pronto, era fantástica.

Tirando esse problema é facilmente uma das melhores, ou a melhor do seu segmento.
 
O problema da F50fd foi a Fuji entrar na guerra dos megapixeis e ter "arruinado" aquilo que lhe dava vantagem sobre as outras.

A melhor no seu segmento? Dúvido... Aliás, mesmo o veredicto final no dpreview é "Highly recomended (just)" e aqui o "just" é como quem diz por pouco.
 
Back
Topo