A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Então cai de vez o mito que os exclusivos é que fazem vender consolas?

Não é isso que está escrito. Está escrito que os exclusivos podem ter menos financiamento, e por isso existir menos, sem multis que vendam bastante na consola como o COD.
Toda a gente sabe o que o COD e o FIFA são na indústria. E este chiqueiro todo da Sony é precisamente por saber isso.

As pessoas compram pelas diferenças, e as diferenças são os exclusivos. Ou os serviços no caso da MS. E no futuro os exclusivos também.
 
As pessoas comprar consolas por vários motivos, COD, GTA, FIFA, exclusivos, etc.
Não há uma verdade universal.

Sim mas a chave é: optam por uma ou por outra por alguma razão.

E por muito que gostem aqui muitas vezes de fazer querer que não, porque o exclusivos X ou Y não vende em termos percentuais o que um da Nintendo vende por exemplo , a verdade é que muitos exclusivos são o trigger para a decisão final. Mesmo que a principal razão seja jogar COD ou FIFA.

No caso da Xbox hoje em dia a oferta do GP é o trigger também. E os futuro com as dezenas de estúdios recentes com palmares conhecido.
 
A Sony perdeu muitos exclusivos que durante décadas definiram a plataforma com é o caso de Yakuza, Persona, Kingdom Hearts entre outros que durante tantos anos definiram a plataforma e tornaram-se jogos de culto e venderam bastante, daí que o COD (e principalmente os bónus que os jogadores de Playstation têm sobre as outras plataformas) seja agora um dos pilares de suporte.
 
Sim mas a chave é: optam por uma ou por outra por alguma razão.

E por muito que gostem aqui muitas vezes de fazer querer que não, porque o exclusivos X ou Y não vende em termos percentuais o que um da Nintendo vende por exemplo , a verdade é que muitos exclusivos são o trigger para a decisão final. Mesmo que a principal razão seja jogar COD ou FIFA.

No caso da Xbox hoje em dia a oferta do GP é o trigger também. E os futuro com as dezenas de estúdios recentes com palmares conhecido.

Sim, a variedade da oferta é o mais importante e nisso os exclusivos são uma mais valia que diferencia da concorrência.
 
As receitas que os exclusivos da Sony geram, por si só não é suficiente? Tenho ideias que são sempre dos jogos que mais vendem.

Existem vários estúdios a fazer AAA's com vários milhões investidos, e não têm acesso a receitas provenientes de third parties.

Percebo o ponto deles, mas é mais uma justificação para Inglês ver. Os exclusivos da Sony são certamente autossuficientes, não necessitam do dinheiro de third parties.

E além do mais e como já foi dito e ficará por escrito, o CoD não irá deixar de ser lançado na Playstation, logo continuam a receber os 30% de cada venda de um CoD na consola.
 
Sim mas a chave é: optam por uma ou por outra por alguma razão.

E por muito que gostem aqui muitas vezes de fazer querer que não, porque o exclusivos X ou Y não vende em termos percentuais o que um da Nintendo vende por exemplo , a verdade é que muitos exclusivos são o trigger para a decisão final. Mesmo que a principal razão seja jogar COD ou FIFA.

No caso da Xbox hoje em dia a oferta do GP é o trigger também. E os futuro com as dezenas de estúdios recentes com palmares conhecido.
Discordo. Arrisco mesmo a dizer que actualmente a escolha passa por pressão dos amigos e não por exclusivos. A Sony aproveitou bem a geração anterior para agarrar a malta e agora não precisa de fazer mais nada. Até sem exclusivos as pessoas continuavam a ir para a PS porque é lá que estão os amigos do FIFA e COD.
 
Discordo. Arrisco mesmo a dizer que actualmente a escolha passa por pressão dos amigos e não por exclusivos. A Sony aproveitou bem a geração anterior para agarrar a malta e agora não precisa de fazer mais nada. Até sem exclusivos as pessoas continuavam a ir para a PS porque é lá que estão os amigos do FIFA e COD.
Uma coisa não impede a outra. É outra forma legítima e compreensível de escolher...
Eu comprei a minha Xbox original quando a maior parte dos meus amigos tinha PS. Mas o meu vizinho, tinha Xbox. Podia-lhe emprestar jogos a ele, e ele a mim, por isso escolhi uma Xbox.

Mas vai mais atrás e reflete...
Mas porque é que os amigos "pressionam" a comprar PS? Porque compraram a primeira vez? Porque tantos amigos compraram PS ao ponto de se ter formado um grupo que joga na PS?
 
Bem,isso é verdade se juntarmos 2 mais 2.


O dinheiro que ganham no marketplace de vendas de jogos e dlc third party é dinheiro quase de borla.
Esse dinheiro é entao usado pela divisao em multiplas coisas. No qual se inclui financiar first party.

O que aquilo tambem mostra é que dizerem que meter jogos deles em serviços day one ia levar a disenvestimento é uma peta do caraças. Os exclusivos sao desenhados a fundo perdido como chamarizes para o ecossistema. Se os jogos venderem bem,é um extra. Mas eles sao subsidiados. Já editoras nao platform holder precisam de monetizar os seus jogos mais agressivamente por necessidade,nao escolha.

Isso e a ladainha dos first party inovadores lol
 
Última edição:
Uma coisa não impede a outra. É outra forma legítima e compreensível de escolher...
Eu comprei a minha Xbox original quando a maior parte dos meus amigos tinha PS. Mas o meu vizinho, tinha Xbox. Podia-lhe emprestar jogos a ele, e ele a mim, por isso escolhi uma Xbox.

Mas vai mais atrás e reflete...
Mas porque é que os amigos "pressionam" a comprar PS? Porque compraram a primeira vez? Porque tantos amigos compraram PS ao ponto de se ter formado um grupo que joga na PS?
Bom isso é simples, pelo menos em PT :D a Xbox One era inexistente.
 
Bom isso é simples, pelo menos em PT :D a Xbox One era inexistente.
Recua mais, porque é que era inexistente?

Não sei que idade tens, mas olha que a comunidade de 360 em Portugal não era assim tão má. Quase que aposto que (como em todo o mundo) a One perdeu muita quota de mercada também aqui, embora a PS sempre tenha sido muito mais forte.

Mas a 360 saiu 1 ano antes da PS3, e a um preço mais acessível. Eu tinha 1 amigo e 2 ou 3 conhecidos com uma 360 praticamente desde que saiu.

Ou seja, é um conjunto de fatores. Porque é que a PS3 acabou a equilibrar a geração quando tinha tantas "desvantagens"...? Preço; CPU complicado; chegar tarde ao mercado... porque a segunda metade da sua vida teve muito mais frutos com, fortaleceu a sua marca com novas franceses e exclusivos que resultaram, e conseguiu voltar a ser competitiva em termos de preço.
 
Como é que uma empresa diz uma coisa destas sem que os responsáveis sejam despedidos e as acções caiam?!
"Nós estamos dependentes de terceiros para produzir os nossos próprios jogos, caso contrário não conseguimos ser lucrativos".

Isto continua um circo. É incrível as pessoas acharem que a Sony deve ser tida ou achada num negócio entre outras 2 empresas concorrentes, pior ainda é os reguladores parecerem concordar.
Isto é tudo surreal, inacreditável.
 
O argumento faz zero sentido, a MS já garantiu e está disposta a colocar por escrito que o o CoD vai continuar na plataforma. Por isso a Sony continua a ter a sua fatia dos 30% (ou o que estiver contratulizado) e faz com esse dinheiro o que bem entender.
 
Pois bem, aparentemente, há pessoal de dentro da indústria que partilha da mesma opinião...

Acredita que gostava mesmo de nuam realidade paralela a Microsoft deixar mesmo cair a Xbox ou venda a mesma à Sony e depois ver o meltdown do pessoal quando a Sony sozinha nesse segmento (a Nintendo tem um segmento diferente), começassem a aumentar preços e a nem ligar muito aos first party, pois afinal de contas os first party deixariam de ser obrigatórios para vender consolas.

Ia-me rir bastante. Acho que falta noção a muito pessoal.
 
Back
Topo