A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Tenho muitas dúvidas desse gráfico.
Qual é o mercado? Global? Europeu? Americano?
Então a Switch é das consolas mais vendidas do mercado e está com esses números?!
A Nintendo ainda por cima explodiu na pandemia, a liderar por vários meses a venda de consolas em 2020 e 2021.

Press X to Doubt.

Se for por revenue até acredito facilmente.
 
Além de consolas é preciso contar com os Pokemons e afins que vendem barbaridades. Será só da Store a diferença? É que tenho ideia que mesmo na Sony é mais físico que digital em termos de vendas (posso estar enganado).
 
Tenho muitas dúvidas desse gráfico.
Qual é o mercado? Global? Europeu? Americano?
Então a Switch é das consolas mais vendidas do mercado e está com esses números?!
A Nintendo ainda por cima explodiu na pandemia, a liderar por vários meses a venda de consolas em 2020 e 2021.

Press X to Doubt.

Se for por revenue até acredito facilmente.

O tweet que acompanha o gráfico oferece mais contexto (reforcei o importante a bold):

Sony leads the market with 45% share of consumer spending across hardware, games and services via/on PlayStation consoles.

Embora a Nintendo venda mais unidades, a PS5 é mais cara. Também é mencionado "PlayStation consoles", significando que se trata da PS5 e PS4. Havendo uma maior playerbase combinada, também é normal que os users gastem mais dinheiro comparativamente à Nintendo e Xbox.

Outras coisas a ter em conta: vendas digitais de jogos Nintendo não são públicos e a Sony ter ultrapassado os problemas de produção e ter conseguido enviar mais consolas para as lojas face à Xbox. Atualmente, a disponibilidade do hardware é o verdadeiro fator que influencia o market share.
 
Última edição:
Além de consolas é preciso contar com os Pokemons e afins que vendem barbaridades. Será só da Store a diferença? É que tenho ideia que mesmo na Sony é mais físico que digital em termos de vendas (posso estar enganado).

Da geracao da 360/PS3 para a One/PS4 o mercado começou a pender para o digital. Juntar a isso a Sony ter uma install base grande, um marketplace com muito mais variedade que o da Switch(do indie mais rasca até ao AAA maior),e uma userbase mais focada em online multiplayer o que leva a uma maior adesao a coisas como subscrições.

Verdade seja dita este tipo de resultados já vem de 2018,e alavancados pela divisao da PSN.
 
Sim mas a chave é: optam por uma ou por outra por alguma razão.

E por muito que gostem aqui muitas vezes de fazer querer que não, porque o exclusivos X ou Y não vende em termos percentuais o que um da Nintendo vende por exemplo , a verdade é que muitos exclusivos são o trigger para a decisão final. Mesmo que a principal razão seja jogar COD ou FIFA.

No caso da Xbox hoje em dia a oferta do GP é o trigger também. E os futuro com as dezenas de estúdios recentes com palmares conhecido.

Independentemente de tudo o que se dispute aqui a verdade está muito aqui.
As pessoas escolhem um ou outro pelas diferenças (neste caso exclusivos p.e.) e outro factor a ter em conta aqui e sobretudo neste tema é o fanbase/fanatismo/marketing.
O poder da PS em alguns mercados (como o nosso é absurdo). Falas de consolas e é sinónimo de Playstation.
Vais a casa de alguém que tem uma xbox, e a pergunta de alguem fora das tecnologias é qual é a playstation.
E atualmente (havendo já stock) se alguem for comprar uma consola vai comprar uma playstation. E perguntas porquê, e é porque sempre teve, porque o amigo tem, ou porque viu noticias. E isto sem verem se o gamepass poderia ser mais vantajoso ou se havia melhor opções.

Tenho casos de amigos meus que só jogam unicamente FIFA, mais nada mesmo. Tinhas ofertas de xbox series S (de bancos e afins) que ficava de graça e depois podias comprar apenas o FIFA. Disse lhes isso no sentido de claramente custo/beneficio ser o melhor... conclusão compraram PS5 na altura dos 700-800€ para jogar FIFA. Não estou a dizer que fizeram bem ou mal...apenas estou a mostrar como o poder deste mercado não está em claramente ter os melhores preços ou ofertas, apesar de ser importante.

A sony vende muito porque durante anos teve o monopólio, e criou a imagem na população geral. E há custa disso pode desenvolver-se.
 
O poder da PS em alguns mercados (como o nosso é absurdo). Falas de consolas e é sinónimo de Playstation.

Parece-me que isso é uma falsa perceção.


A sony vende muito porque durante anos teve o monopólio, e criou a imagem na população geral. E há custa disso pode desenvolver-se.

A Sony não tem nem nunca teve o monopólio. O que conquistou foi por a) investimento contínuo a nível regional ao longo de décadas e b) tropeções da concorrência. O investimento a nível regional não é só marketing, mas também coisas como localizar os seu jogos.
 
Parece-me que isso é uma falsa perceção.




A Sony não tem nem nunca teve o monopólio. O que conquistou foi por a) investimento contínuo a nível regional ao longo de décadas e b) tropeções da concorrência. O investimento a nível regional não é só marketing, mas também coisas como localizar os seu jogos.
Pergunta a um leigo na matéria que consolas existem, e vão-te responder Playstation. Não vão responder nintendo nem xbox nem outra coisa qualquer. De falta não tem nenhuma a perceção do @pbem
 
Sim. Em Portugal Playstation é como Tupperware ou Jeep. Não é uma consola, é uma Playstation. E kudos à Sony por ter conseguido isso. Eu como sempre fui do contra não fiquei fanboy lol
 
Parece-me que isso é uma falsa perceção.




A Sony não tem nem nunca teve o monopólio. O que conquistou foi por a) investimento contínuo a nível regional ao longo de décadas e b) tropeções da concorrência. O investimento a nível regional não é só marketing, mas também coisas como localizar os seu jogos.


Certo.
Mas acho que há ainda outra nuance. E digo já que claramente pode ser uma noção muito enviesada mas acredito que não pelo que tenho visto em diferentes meios.
Nota: tenho uma switch e uma xbox series S, jogou durante anos no PC e Playstation.

A Nintendo ainda é muito vista cá como a consola de crianças ou pelo menos de familia.
Se falares consolas mesmo, vão te responder playstation, é assim porque é algo muito enraizado cá.
A minha própria namorada a morar comigo e a saber que tenho xbox, continua a dizer que jogo playstation ao comentar isso com alguém.
E não tem nada de mal nisso. Só para explicar um pouco as vendas cá. e acredito que seja um pouco assim no resto dos sítios.
Os próprios fanboys são frutos disso.

Conclusão: há muitas razóes para o maretshare estar assim distribuido, construido ao longo de anos. e não vai ser em 1 ou 2 anos que se vai mudar a imagem disso. E toda a gente sabe isso. E por fim, ng quer monopólios disso. aliás se houvesse era a pior coisa que podia acontecer.
 
Sim. Em Portugal Playstation é como Tupperware ou Jeep. Não é uma consola, é uma Playstation. E kudos à Sony por ter conseguido isso. Eu como sempre fui do contra não fiquei fanboy lol
Não há muito por onde pegar como disseste e bem fizeram por isso e a coisa pegou e continuam a fazer e apostar no nosso mercado com bastante marketing. Já na nos US se vieres uma série quando aparece alguem a jogar numa consola a maioria é sempre uma Xbox é o que é...
 
Sim. Em Portugal Playstation é como Tupperware ou Jeep. Não é uma consola, é uma Playstation. E kudos à Sony por ter conseguido isso. Eu como sempre fui do contra não fiquei fanboy lol
Exatamente. É como Mcdonalds ou burgerking/KFC etc. Muito mérito sem dúvida.
Eu sempre fui mais pela melhor qualidade/preço e ao que mais se adapta ao meu estilo de vida.... por isso já corri as diferentes marcas. Possivelmente volte a curte prazo para a playstation, mas jamais fanboy de qualquer que seja.

Nota: Se quiserem melhor prova da importância da imagem e que acaba por valer mais do que o preço/qualidade do produto. Vejam o exemplo da Stadia (sinto que vou ser chacinado aqui). Aquela porcaria começou torta, a google fez 0 publicidade, e não me lembro de ter visto um ataque tão feroz à imagem de um produto (era em todos os blogs).
Na prática, aquilo funcionava estupidamente bem (ao início não, mas depois melhorou bastante podem acreditar). Com uma ligação à net apenas e podia-se jogar jogos AAA sem lag visível (FPS tipo COD imagino que não), mas assassins creed, fifa, red redemption, tudo lindamente, no pc, no telemovel, em qualquer dispositivo. Funcionava melhor que o GFnow, e sem subscrição sequer!
Resultado: tinham prai 0.05% de marketshare. A maior parte das pessoas nem conhecia, e se conheciam era só a dizer que náo funcionava, mas sem experimentarem.
 
Pergunta a um leigo na matéria que consolas existem, e vão-te responder Playstation. Não vão responder nintendo nem xbox nem outra coisa qualquer. De falta não tem nenhuma a perceção do @pbem

Há 13 anos atrás trabalhei numa grande superfície. Mesmo nessa altura, os mais leigos na matéria sabiam ao que iam, incluindo pais que iam comprar uma consola ou jogos para oferecer. Se calhar o que não muda é a bolha que existe em comunidades como esta. Se a Nintendo tem a consola mais vendida por cá há 3 anos consecutivos é porque a marca é conhecida. Sim, pode haver quem fale de consolas em geral como sendo tudo PlayStation mas as vendas das consolas não mostram isso.

Certo.
Mas acho que há ainda outra nuance. E digo já que claramente pode ser uma noção muito enviesada mas acredito que não pelo que tenho visto em diferentes meios.
Nota: tenho uma switch e uma xbox series S, jogou durante anos no PC e Playstation.

A Nintendo ainda é muito vista cá como a consola de crianças ou pelo menos de familia.
Se falares consolas mesmo, vão te responder playstation, é assim porque é algo muito enraizado cá.
A minha própria namorada a morar comigo e a saber que tenho xbox, continua a dizer que jogo playstation ao comentar isso com alguém.
E não tem nada de mal nisso. Só para explicar um pouco as vendas cá. e acredito que seja um pouco assim no resto dos sítios.
Os próprios fanboys são frutos disso.

Conclusão: há muitas razóes para o maretshare estar assim distribuido, construido ao longo de anos. e não vai ser em 1 ou 2 anos que se vai mudar a imagem disso. E toda a gente sabe isso. E por fim, ng quer monopólios disso. aliás se houvesse era a pior coisa que podia acontecer.

A Nintendo é vista por cá como fazendo consolas para a família, porque é mesmo esse o marketing que fazem. É mesmo esse o alvo.

Acho piada a essa resposta, porque o senhor fala de factos, mas depois não os partilha...

Quanto é "de longe"? E, já agora, se os dados/factos não são partilhados, como é que o comum dos mortais pode sair do campo da "percepção"?

Para além de arrogante, é um bocado idiota esse tweet.

Como deves calcular, nenhum responsável de nenhuma empresa vai partilhar esses dados concretos assim à toa num tweet. Essa informação concreta só é revelada publicamente se a companhia assim o quiser.

Exatamente. É como Mcdonalds ou burgerking/KFC etc. Muito mérito sem dúvida.
Eu sempre fui mais pela melhor qualidade/preço e ao que mais se adapta ao meu estilo de vida.... por isso já corri as diferentes marcas. Possivelmente volte a curte prazo para a playstation, mas jamais fanboy de qualquer que seja.

Nota: Se quiserem melhor prova da importância da imagem e que acaba por valer mais do que o preço/qualidade do produto. Vejam o exemplo da Stadia (sinto que vou ser chacinado aqui). Aquela porcaria começou torta, a google fez 0 publicidade, e não me lembro de ter visto um ataque tão feroz à imagem de um produto (era em todos os blogs).
Na prática, aquilo funcionava estupidamente bem (ao início não, mas depois melhorou bastante podem acreditar). Com uma ligação à net apenas e podia-se jogar jogos AAA sem lag visível (FPS tipo COD imagino que não), mas assassins creed, fifa, red redemption, tudo lindamente, no pc, no telemovel, em qualquer dispositivo. Funcionava melhor que o GFnow, e sem subscrição sequer!
Resultado: tinham prai 0.05% de marketshare. A maior parte das pessoas nem conhecia, e se conheciam era só a dizer que náo funcionava, mas sem experimentarem.

O problema do Stadia não foi o produto mas sim o modelo de negócio. Não havia marketing suficiente que mostrasse que era positivo pagares full price por um jogo para o poderes jogar exclusivamente via cloud e, possivelmente, perder acesso ao jogo caso o serviço morresse.
 
Como deves calcular, nenhum responsável de nenhuma empresa vai partilhar esses dados concretos assim à toa num tweet. Essa informação concreta só é revelada publicamente se a companhia assim o quiser.
Tal como o senhor Jorge Vieira deveria calcular que, se decidem não revelar publicamente essa informação então não podem vir, de forma arrogante, falar em "bolhas" ou em "passarmos das percepções aos factos".

Basicamente, chama-nos de ignorantes por não sabermos os factos que eles decidem manter confidenciais.
 
Há 13 anos atrás trabalhei numa grande superfície. Mesmo nessa altura, os mais leigos na matéria sabiam ao que iam, incluindo pais que iam comprar uma consola ou jogos para oferecer. Se calhar o que não muda é a bolha que existe em comunidades como esta. Se a Nintendo tem a consola mais vendida por cá há 3 anos consecutivos é porque a marca é conhecida. Sim, pode haver quem fale de consolas, em geral, como sendo tudo PlayStation mas as vendas das consolas não mostram isso.



A Nintendo é vista por cá como fazendo consolas para a família, porque é mesmo esse o marketing que fazem. É mesmo esse o alvo.



Como deves calcular, nenhum responsável de nenhuma empresa vai partilhar esses dados concretos assim à toa num tweet. Essa informação concreta só é revelada publicamente se a companhia assim o quiser.



O problema do Stadia não foi o produto mas sim o modelo de negócio. Não havia marketing suficiente que mostrasse que era positivo pagares full price por um jogo para o poderes jogar exclusivamente via cloud e, possivelmente, perder acesso ao jogo caso o serviço morresse.

Mas alguém disse que a nintendo não era conhecida? ninguém está a ir por aí. Só estava a comentar o poder/visibilidade da marca Playstation em alguns mercados como o nosso. E estou a ser o mais imparcial. Não estou em nenhuma bolha ou comunidade "destas".

as vendas das consolas não mostram isso? Estás a entrar num viés também. Estava a falar da visibilidade da marca para a população geral (maioria da qual nem compra consolas). Depois dentro dos que compram sim, pode-se ir pelos números de vendas. mas nesse caso acho que não estou a dizer mentira nenhuma que a PS tem muitas mais vendas cá que a Xbox, mesmo com os problemas todos de stock que teve e com o preço abusivo que andou a ser feito.

Sem dúvida que o alvo da nintendo é esse. Nada contra... por isso é que tenho uma. Só estou a dizer que quase que entra num nicho à parte das consolas. Isto em resposta aquele tweet.

A stadia teve muitos problemas, e sim penso que o modelo de negócio foi um deles, ou poderia ser se chegasse ao ponto de ter visibilidade. que nunca teve.
 
Sim neste momento em Portugal a Nintendo é tão conhecida como a Playstation, conforme o público alvo uma ou outra é mais conhecida. A Xbox por culpa própria, por inacção, está relegada à quase zero presença nas lojas. Se os early adopters sabem o que querem o público geral precisa de publicidade e oportunidade para comprar uma consola, e isso em Portugal não existe. Mesmo a Series S que podia gerar compras por impulso quase não se vê nas lojas, é quando existe está a um canto.

Há 13 anos atrás trabalhei numa grande superfície. Mesmo nessa altura, os mais leigos na matéria sabiam ao que iam, incluindo pais que iam comprar uma consola ou jogos para oferecer. Se calhar o que não muda é a bolha que existe em comunidades como esta. Se a Nintendo tem a consola mais vendida por cá há 3 anos consecutivos é porque a marca é conhecida. Sim, pode haver quem fale de consolas em geral como sendo tudo PlayStation mas as vendas das consolas não mostram isso.



A Nintendo é vista por cá como fazendo consolas para a família, porque é mesmo esse o marketing que fazem. É mesmo esse o alvo.

O autor do Twitter chama os outros de Twittereiros indo para o Twitter mandando bocas baseado em informação que ele supostamente tem e outros não..

Acho piada a essa resposta, porque o senhor fala de factos, mas depois não os partilha...

Quanto é "de longe"? E, já agora, se os dados/factos não são partilhados, como é que o comum dos mortais pode sair do campo da "percepção"?

Para além de arrogante, é um bocado idiota esse tweet.
 
Há aqui muita gente que não faz a minima ideia do impacto que a Nintendo tem em Portugal lol

Basta recuar até 2017 em que a Nintendo "alugou" quase metade da loja da Worten para fazer um parque temático do Mário no lançamento da Switch.
Ou no caso de uma outra loja em que toda a secção de tecnologia era 90% da Nintendo.
Ou os 4 meses de seca a nivel nacional para se comprar uma OLED.
Ou na pandemia em que as Switch LITE estiveram esgotadas em todo o lado e o Animal Crossing não se arranjava em lado nenhum.
Ou na Lisbon Games Week em que montaram um espaço GIGANTE para as crianças jogarem Mario e Pokémon e até tinham uma dúzia de consolas para o pessoal jogar.

E podia continuar. Mas como a Nintendo é para a "miudágem" não ligamos tanto à sua campanha de marketing agressivo em Portugal. Ligamos antes à Playstation.

A nível de consolas, acredito que a Switch venda mais que a PS em Portugal, porém no seu todo, a nível de jogos e afins, a Sony acaba por ultrapassar a Nintendo.

Mas esta aposta da Nintendo em Portugal não é de agora. Já vem da NES. Muita gente aqui não deve ter idade para se lembrar da antiga VOBIS (atual Worten) em que toda a loja se preparou para o lançamento do GameBoy Color e do Pokémon.

São outros tempos. :)
 
Back
Topo