WWDC23 5-9 Junho

E terá mais mercado. Eu deixei de ouvir falar do HoloLens. Ainda existe?
https://www.microsoft.com/en-us/hololens/buy (O HoloLens 2 foi lançado a fevereiro de 2019, e em Abril a Microsoft disse que ia lançar o Windows 11 para o mesmo). Está à venda em Portugal.

O Mac Pro foi claramente um produto phoned in. É um Mac Studio numa caixa com slots internos para qualquer coisa que nem se sabe muito bem o que será (GPUs não é). Podiam ter feito mesmo com o M1 (mas só dava 128 GB).

Ou ainda não têm o produto a sério pronto ou não querem mesmo saber (para além de fazerem estas versões Ultra).
Então e os clientes que pagavam mais de $50K por um Mac Pro, este novo será suficiente para as suas necessidades?
 
Última edição:
Ainda me falta perceber muitas coisas do Vision Pro. No meu caso a surpresa foi total por se ver através do vidro. Não sei se mais alguém estava à espera.

Não se vê através do vidro, é tudo ecrã, o mundo exterior é recriado. Os olhos que vês por fora são um ecrã.
Se existisse uma verdadeira sobreposição sobre o mundo real, seria impossível cobrir o mundo real. (No video de apresentação podes ver onde estão colocados os componentes eletrónicos (CPU), à frente dos olhos.
 
“We designed Mac Pro for users who require a modular system with extreme performance, expansion and configurability. With its powerful Xeon processors, massive memory capacity, groundbreaking GPU architecture, PCIe expansion, Afterburner accelerator card and jaw-dropping design, the new Mac Pro is a monster that will enable pros to do their life’s best work,”

Apple, 2019 , Lançamento do Mac Pro.

2023:
-Ram tem que ser o que vem de fábrica.
-Esqueçam a possibiliadde de usar GPU

Este Mac Pro, é um Mac Studio com uns slots PCI-E
 
Tens colocado o ênfase no preço como sendo algo para milionários. Eu não tenho essa visão e ando com o mesmo iPhone à 5 anos. O iPhone substitui vários dispostivos, se este equipamento para quem trabalha em casa servir de monitor, TV, e cinema começa a ser apelativo.

Bom devo ser dos poucos aficcionados da Apple neste forum que consideram o preço fora do baralho ... talvez por estar a ficar porventura mais teso sem o ter percebido, mais sábio ou uma combinação dos dois.

Na apresentação pareceu-me óbvio que este aparelho não substitui nenhum desses equipamentos.

TV: Não dá porque apenas serve uma pessoa ... a não ser que alguém viva ou planeie viver sozinho durante a sua vida. Além do mais uma exposição prolongada deve fazer um calor ...

Monitor: Também não dá, pelo menos pelo que foi apresentado. Quem já usou AirPlay / Mirroring percebe que não é uma solução para usar todos os dias a toda á hora ... é praticamente um Remote Desktop com menos latência mas está lá. Depois quem já experimentou fazer isto com outro VRs facilmente percebe as limitações deste formato para o efeito. Por fim tens que mesmo um XDR a 5k serve-te uma imagem espetacular ... até pifar (10, 15 anos?) ... enquanto que isto em 5 anos já estás a fazer upgrade por uma coisa ou outra. Nem que seja porque os 3nm estão á porta e ... creio ser por isso que só está disponível em USA ... como quem diz ... porventura para os NYCs e tech campuses.

Cinema / Surround: Aqui a experiência deve ser fantástica e deve ser o mesmo que ter um salão de cinema em casa ... coisa que custaria bem mais que este dispositivo. Mas lá está ... para uma pessoa. Pelo que para a maioria das pessoas que quer cinema em casa não substituí sequer uma modesta TV OLED e uma Soundbar uma vez que serve múltiplas pessoas como tal mais multifacetada para o efeito. Ainda no outro dia comprei uma LG G2 de 77" ... até serve de kaleidoscopio para as festas mais sociais .... o Vision não vem substituir nada disto na sala ... mas isto sou eu. Pese embora perceba que a técnologia usada poderá não estar ainda lá para se ter um custo menos elevado.

Agora que é para já um brinquedo sem dúvida espetacular isso é. E haverá malta que não irá resistir. E outros tantos porque simplesmente têm 4k para o "indulge" ... mas esses na realidade não contam para os números ... apenas para fazer onda.

mas sim gerar press e buzz a partir de algo "inovador" slash "irreverente" sort of way.

Creio ser esse para já o objectivo. Um ponto de partida quanto baste. E com o tempo ir melhorando a plataforma e começar criar e a olear as cadeias de fabrico. Para daqui 4 anos estar no ponto em matéria de preço. Mas claro isto depende também dos números em torno da adesão. O volume pelo menos inicialmente é fundamental para optimizar cadeias de produção e negociações entre parceiros e fornecedores. Depois tens que sem público não há developers .... Mas a este preço e aplicabilidade ... tenho no mínimo sérias dúvidas.

PS: Eu não sou de todo virado para o VR. Mas já experimentei o VR2 da Sony e o Quest ... não tem nada de complicado. Então o Quest é completamente autónomo não precisando fios ou aterias externas ... sendo que faz também o papel de monitor externo. Então o VR2 é OLED 4k em cada olho também ... muito bom cinema. Há muito tempo que estes coisas já são fáceis de usar.

Uma coisa é certa, não há melhor marca para colocar em foco um formato desconhecido do homem comum.
 
Última edição:
Uma questão, o antigo Mac Pro conseguia-se configurar com 1,5TB de RAM.
O máximo deste novo é 192GB de RAM?
É um Mac Studio numa caixa com slots internos para qualquer coisa que nem se sabe muito bem o que será (GPUs não é). P
2023:
-Ram tem que ser o que vem de fábrica.
A questão da RAM, a nível de quantidade, se a Apple quiser, pode resolver de uma forma relativamente simples, em próximas gerações do Mac Pro e não só. Basta para isso que suportem CXL, mais precisamente, CXL.mem.
Penso que o M2 não poderia suportar CXL, porque seria preciso que o M2 suportasse Pci-Ex Gen5 e tenho a ideia só suporta Gen4.
Basicamente, com CXL.mem, pode-se colocar memória RAM em interfaces Pci-Express. Exemplo de um módulo de 512 GB DDR5 CXL da Samsung:
x6LJliB.png


Neste exemplo, o módulo está no formato E3.S (Parecido com um disco 2.5''), mas não há nada que impeça que esteja no normal formato de uma Placa Pci-Ex, como se pode ver neste prototipo, também com 512 GB DDR5, da SK Hynix:
SWFyRqX.png


Na verdade, se a Apple, noutros modelos, expor externamente links Pci-Ex (Thunderbolt por exemplo), até é teoricamente possível ter memória RAM Externa, um pouco à semelhança do que existe com storage externa actualmente.

Na versão 1.1 do CXL, com Pci-Ex Gen5, tenho lido que a latência é apenas 10% pior aos normais DIMMs DDR5. No que toca a bandwidth e no caso da Apple, como usam LPDDR5 num bus muito largo, a diferença entre a memória integrada no M2 e a memória em slots CXL, seria bastante grande. Seja como for, seria bem mais rápido e com melhor latência que storage.

Nesta geração, não resolve o problema. Penso que com Gen4, nem a Apple poderia fazer grande coisa, mas para futuras gerações, não é muito complicado resolverem essa questão.
A geração mais recente dos processadores da Intel e AMD, no mercado empresarial, já suportam CXL e a ARM é um dos membros. :)

EDIT: Neste geração do Mac Pro há outra forma de aliviar o problema da quantidade de RAM, que já vi ser utilizada nos AMD Threadrippers, por também terem limitações máximas de RAM. Colocar Placa(s) Pci-Ex Intel Optane como Swap. Não é a mesma coisa que RAM, mas ajuda e alivia bastante o problema. :)
 
Última edição:
O Mac Pro foi claramente um produto phoned in. É um Mac Studio numa caixa com slots internos para qualquer coisa que nem se sabe muito bem o que será (GPUs não é). Podiam ter feito mesmo com o M1 (mas só dava 128 GB).

Ou ainda não têm o produto a sério pronto ou não querem mesmo saber (para além de fazerem estas versões Ultra).
Ao meu ver foram pro caminho conservador e isso é um produto mais experimental. Não tinham nada com PCIE externo (nem tinha ideia que o M1 ultra tem tantas lanes pcie disponíveis assim, sabendo que em portáteis e no mac studio não tem nada alem das portas de rede, wifi e thunderbolt e SSDs, mas também não descarto ter um switch ai perdido.

Ai simplesmente pegaram no que já tinha e não mexeram muito.

É que o que se pode instalar naqueles slots todos? GPUs não vai dar, digo eu. sobra
- placa de aceleração de vídeo oficial, que apenas usa um slot, mas fará sentido? o M2 tem decoder/encoder de tudo e mais alguma coisa
- Placas de rede? dado que já tem 10 gigabit ethernet
- Controladoras de NVMEs, dado que não suporta nativamente talvez é o caso mais interessante.
- Há até kits para adicionar discos SATA mecanicos...


O que manteve foi as 2 portas SATA, mas é preciso comprar o adaptador que não vem incluído tal como no mac pro 2019. É como comprar uma caixa de PC, tem os furos e tal mesma mas instalar discos tem que comprar à parte (se bem que usar discos mecanicos em 2023...)

E detalhe este valor já é quase possível arranjar SSDs de 8 TB.
 
Vai servir para placas de captura de video extremamente específicas, já dentro dum mercado bastante específico, e outras coisas deste estilo.

Acho que se quiserem simplesmente (acabar de) livrar da intel (e da AMD) e não passar a ideia que extinguiam o Mac Pro.

Mas desde que dê para por as rodas está tudo bem.
 
Já encomendei três então só para poder comprar uma dúzia de rodas.

Hehehe. Não devem faltar por aí malta, nomeadamente YouTubers que compraram o o Mac Pro, no ano a seguir MBP M1 Max e agora têm o primeiro só para enfeitar a maior parte do tempo. E agora com o mesmo processador que um Mac Studio … menos sentido faz para a vasta maioria dos profissionais. Ainda se desse para fazer o upgrade do chip mantendo o chassis …

Estava á espera que o Air 15” viesse com o XDR.

PS: não sei se suporta GPUs externos.
 
Hehehe. Não devem faltar por aí malta, nomeadamente YouTubers que compraram o o Mac Pro, no ano a seguir MBP M1 Max e agora têm o primeiro só para enfeitar a maior parte do tempo. E agora com o mesmo processador que um Mac Studio … menos sentido faz para a vasta maioria dos profissionais. Ainda se desse para fazer o upgrade do chip mantendo o chassis …

Estava á espera que o Air 15” viesse com o XDR.

PS: não sei se suporta GPUs externos.
Tanto quanto já li nenhum Mac com M1 e M2 suporta eGPUs.
Os Apples ARM são espectaculares mas fora da caixa esquece.
 
Bem deixando os oculinhos descansar, que tal falarmos um pouco sobre o MacBook Air 15", qual vossa opinião?
Eu estava à espera deste lançamento para tomar uma decisão entre o comprar este ou um MBP M1. Confesso que fiquei algo desiludido com o price-point pelo menos aqui em Portugal. O base com só 8GB/256 custa 1650€.
Se faço upgrade para 16GB e 512Gb fica mais caro do que o MBP M1 de 16".
E para além do ecrã ser inferior, em 2023 usaram Thunderbolt 3!? e não 4 como o suportado no MBP M1 lançado em 2021.

Gostava ter o MBA 15, mas não sei se a este preço é racional o fazer... o M2 compensa essa diferença ? Gostaria vossas opiniões.
 
Última edição:
Bem deixando os oculinhos descansar, que tal falarmos um pouco sobre o MacBook Air 15", qual vossa opinião?
Eu estava à espera deste lançamento para tomar uma decisão entre o comprar este ou um MBP M1. Confesso que fiquei algo desiludido com o price-point pelo menos aqui em Portugal. O base com só 8GB/256 custa 1650€.
Se faço upgrade para 16GB e 512Gb fica mais caro do que o MBP M1 de 16".
E para além do ecrã ser inferior, em 2023 usaram Thunderbolt 3!? e não 4 como o suportado no MBP M1 lançado em 2021.

Gostava ter o MBA 15, mas não sei se a este preço é racional o fazer... o M2 compensa essa diferença ? Gostaria vossas opiniões.

O MPB com M1, também não é Thunderbolt 3?
Todo o Mac que só faça output de um monitor (externo) é Thunderbolt 3. Para ser Thunderbolt 4, tem que fazer output 2 ou + ecrãs.

Pessoalmente, ia para um M1 e tem aparecido bons negócios é estar atento.
 
Para mim ao nível de MB o que me desilude no MBA 15” é o ecrã não ser XDR. Só por isso torna o preço dele muito pouco competitivo face ao MBP M1 Pro 14” … depois é o resto.

É apenas para alguém que precise mesmo de algo tão leve e fino.
 
Back
Topo