WWDC23 5-9 Junho

Não percebi a comparação do preço entre o BBP 14" e o MBA de 15". O MBP de 14" começa nos 2499€, o MBA 15" começa nos 1649€.
 
A comparação é com o MBP 14" M1 base que o arranjas a valores bem abaixo do atual MBA 15" com o upgrade para 16GB/512...
Ah não o vi na loja oficial, não percebi a comparação. Esclarecido.

EDIT(s):
No entanto, há uma coisa que nunca percebi bem.
Comparando computadores com processadores M1, não será que o suporte (leia-se correções e atualizações) deverá terminar mais cedo nesse MBP de 2021, comparando com outros M1 mas mais recentes? Ou sendo o mesmo processador, deverá ter o mesmo suporte? Isto aplica-se por exemplo também aos iPads, há gerações diferentes com o mesmo processador.

Pessoalmente acho que iria para o MBA 15" 16GB / 512GB. Prefiro o tamanho de ecrã, ser mais leve e ter um processador que me dá mais tempo de suporte oficial.
Além disso, tal como esse MBP 14" baixou de preço, também o MBA irá baixar noutros estabelecimentos que não as lojas oficiais.
 
Última edição:
Uma dúvida para os mais entendidos: um iPhone que nao leve o iOS 17 tem na mesma as aplicações atualizadas? Por ex, o Maps vai permitir ter mapas offline. Isso é uma atualização da app que qq modelo pode usar, ou apenas iOS 17?
 
Se eu tivesse dinheiro para esbanjar comprava o Apple Vision Pro. Infelizmente é um pouco caro (e por cá deve ser acima dos 3500€).
Mas pelo que pude ver, fiquei fã.


 
Uma dúvida para os mais entendidos: um iPhone que nao leve o iOS 17 tem na mesma as aplicações atualizadas? Por ex, o Maps vai permitir ter mapas offline. Isso é uma atualização da app que qq modelo pode usar, ou apenas iOS 17?
não, porque os Mapas da Apple, e a maior parte das apps da Apple, são atualizados quando atualizas o IOS, não é pela App Store
 
Acho que o problema sempre foi muito mais os Macs em geral sempre desde fracos a zero em capacidade gráfica.
Agora não sendo espectacular pelo menos o mínimo é garantido e razoável.
 

Não há desculpas para não se portarem jogos para Mac.
Não há port dos jogos no Crossover Wine. Eles têm outro produto para ajudar no port de aplicações/jogos. O Portjump. Aliás, o Crossover Wine é um incentivo para não fazer port dos jogos, porque o utilizador vai usar a versão Windows do jogo.
Wine e Crossover também já existe há muito tempo em Linux e a % do total de gamers que usa Linux é minima.
A meu ver, tal como em Linux, acho que o "problema" coloca-se mais em saber se o publico nesses dois mercados tem grande interesse em jogos, que faça com que as software houses invistam no port de jogos.
 
Hehehe. Não devem faltar por aí malta, nomeadamente YouTubers que compraram o o Mac Pro, no ano a seguir MBP M1 Max e agora têm o primeiro só para enfeitar a maior parte do tempo. E agora com o mesmo processador que um Mac Studio … menos sentido faz para a vasta maioria dos profissionais. Ainda se desse para fazer o upgrade do chip mantendo o chassis …

Estava á espera que o Air 15” viesse com o XDR.

PS: não sei se suporta GPUs externos.
Ao meu ver a Apple falha em não ter feito o Max e / Ultra usado nos Studio e Mac Pro de socket.

Ia ocupar algum espaço na board, mas dava uma longevidade enorme, tentavam manter o socket por 3 gerações e estas maquinas teriam uma vida enorme.

É demasiado até anti consumidor/ambiental não poder trocar isso. Num mercado consumidor pouco sentido fazia, mas no profissional sim.

Não vai dar em nada.
Até podem aparecer alguns jogos como já aconteceu no passado, mas na realidade Mac e gaming nunca deu em nada.

Também o primeiro comentário desse tweet diz uma grande verdade.
Nunca os macs foram para gaming nem nunca serão, não interessa pra Apple.

E sim, 8GB VRAM shared? esquece.

Para ter gaming a sério em Mac, a Apple teria que investir numa consola com no mínimo um M2 Pro ou mesmo M2 Max e principalmente uma ïGameOS + SDK, a questão quem iria dar 1500-2000$ por uma consola?

A grande vantage da apple que jogos que fossem rodar na consola, irão funcionar nos macbooks e também iPads e iPhones praticamente sem alteração nenhuma a não ser opções gráficas, apesar de lá está, os modelos com 8 GB irão sofrer.

Apesar que usar um M2 é desperdício, porque os chips tem componentes que serão useless para jogos. A parte de decode de video/photo é useless. A unidade de AI, a não ser que possa ser usada num equivalente ao DLSS também não faz lá nada. E provavelmente não é preciso tanto CPU power, um design 6P + 2E deve chegar de boa e teria um chip mais barato de fazer.

Onde dava para poupar custo seria no I/O. não é preciso portas thunderbolt nem output para 3 monitores... uma porta de rede, wifi, 4 type-c (2 frontais, 2 traseiras) para carregar os comandos, 1-2 saídas HDMI e já está.

E podem partir da carcaça do mac studio para fazer o coiso.
 
Última edição:
O problema actualmente é económico e não é técnico. A PS4 e PS5 são literalmente consolas de jogos e o Sistema Operativo Base delas é FreeBSD. Android é Linux e tem muito software open source por cima e não lhe faltam jogos. Não sei exactamente o que é IOS actualmente, mas também não lhe faltam jogos.
Há duas formas para os Macs receberem muitos ports de jogos. O quota de mercado de Macs aumenta bastante e o comprador comum de Macs também se altera ou a Apple investe muito dinheiro nesse mercado. O Kojima, que apareceu na apresentação, provavelmente recebeu um "incentivo" da Apple.
 
O cliente típico da Apple na generalidade dos segmentos é sempre mais propenso a gastar dinheiro. Mesmo com cotas de mercado baixas sempre tiveram uma oferta não proporcional de vários tipos de aplicações e pessoalmente acho que só não têm jogos porque o Mac médio (ou até bem acima de médio) não valia ponta dum corno.

Desde que o mínimo seja o M1 (e mais tarde o Mqqcoisa) abrem-se bastante as possibilidades e probabilidades. E tem sinergias com os outros dispositivos ARM da Apple que tem jogos em barda, jogos que muita gente (eu incluído) acha que não prestam nada de jeito mas criam massa crítica para se meter lá pelo meio jogos mais estilo AAA.
 
Última edição:
Quanto mais penso, mais acho que parou o cérebro à Apple ou algo se passou com o M3. É que nada bate certo na gama desktop. O Mac Pro com M2 não vai ter solução quando sair o M3 e eles têm que atualizar o Mac Pro para o M3 quando ele sair. Não podem manter com o M2. Se colocarem o M3 no Mac Studio vai dar 15-0 ao Mac Pro.
A teimosia de não suportar gráficas quando eles não concorrem nesse mercado, isto é, deixam isso completamente ao abandono. Ainda por cima com TB4 é difícil à bruta expandir os Macs se eles quiserem.

No iOS 17 estou chateado (tenho que estar chateado :D) por não ser suportado o iPhone X. Mas é uma queixa que só se consegue ter com iOS. Mesmo assim vai manter updates de segurança. Espero que pelo menos venha com USB-C.
 
Primeiro sai o M3, depois o M3 Pro e o M3 Max e finalmente o M3 Ultra. O M3 pode ter umas melhorias no IPC e na performance single thread, mas mais que isso o M2 Ultra cilindra o M3. E acho que os utilizadores de um Mac Pro querem é performance multi thread.

@Metro 2023 - 2017 dá 6 anos. Vais continuar a ter actualizações de segurança, mas se calhar já notas a idade e o cansaço da bateria. Este ano compras um 15 Pro e em 2029 voltas aqui a queixar-te :P
 
Pois, não faz sentido o X ser abandonado pelo iOS 17. Continua bastante rápido.

Quanto ao Mac Pro não ter a possibilidade de se fazer upgrade do Chip para M3 … etc … ainda não tenho a certeza disso. Isto porque não faz muito sentido pagar-se mais 3.5k para apenas se poder levar com placas de áudio extra e umas coisitas. Vamos ver …

Quanto ao Vision o Brownlee confirma o que disse. Fascinante … mas para já é “um brinquedo para ricos” (expressão dele). Teso ele não me parece ser … vive nos EUA e tudo … Gosto deste puto … tem bom senso … pés ligados á terra. Pese embora ele deve comprar uns 2 ou 3 :)
 
Última edição:
Quanto mais penso, mais acho que parou o cérebro à Apple ou algo se passou com o M3. É que nada bate certo na gama desktop. O Mac Pro com M2 não vai ter solução quando sair o M3 e eles têm que atualizar o Mac Pro para o M3 quando ele sair. Não podem manter com o M2. Se colocarem o M3 no Mac Studio vai dar 15-0 ao Mac Pro.
A teimosia de não suportar gráficas quando eles não concorrem nesse mercado, isto é, deixam isso completamente ao abandono. Ainda por cima com TB4 é difícil à bruta expandir os Macs se eles quiserem.

No iOS 17 estou chateado (tenho que estar chateado :D) por não ser suportado o iPhone X. Mas é uma queixa que só se consegue ter com iOS. Mesmo assim vai manter updates de segurança. Espero que pelo menos venha com USB-C.
Acho que não 3 bem paragem de cérebro.
Todos os computadores deles são altamente integrados onde as limitações (e tb tem vantagens em troca) não se notam muito ou quase nada.
Estar a fazer todo um esforço de engenharia e respectivos custos parece-me que é algo que eles simplesmente não querem fazer. Porque depois não usavam aquilo para nada.
 
Primeiro sai o M3, depois o M3 Pro e o M3 Max e finalmente o M3 Ultra. O M3 pode ter umas melhorias no IPC e na performance single thread, mas mais que isso o M2 Ultra cilindra o M3. E acho que os utilizadores de um Mac Pro querem é performance multi thread.

@Metro 2023 - 2017 dá 6 anos. Vais continuar a ter actualizações de segurança, mas se calhar já notas a idade e o cansaço da bateria. Este ano compras um 15 Pro e em 2029 voltas aqui a queixar-te :P

O Ultra são dos M3 Max colados pelo interconetor.Mais sentido faz vender apenas no topo de gama. Querem performance tomem. Querem mais, temos também em dual CPU. E depois foi o que referi, pouca RAM, não suporta gráficas que era o que o podia diferenciar. Quando lançarem o M3 este Mac pro fica obsoleto e o outro não pode custar mais do que este.

O iPhone X levou a última bateria à menos de um ano. Sai mais barato trocar baterias e como o @Trance disse continua para as curvas. Paciência. É ver o que vem aí e que não seja muito grande.
 
Não há desculpas para não se portarem jogos para Mac.

Um Mac com o M1 a correr o Cyberpunk a 13fps nuns estonteantes 900p, e provavelmente devia estar com os settings gráficos todos no mínimo.

Muito dificilmente verás algo em condições. No Steam Deck o Proton funciona bem e perde pouca performance em relação ao nativo, pois o hardware é x86.

No Mac o Cpu é Arm e usa igualmente um Gpu totalmente diferente e custom em relação ao target desses jogos.
 
Pois, não faz sentido o X ser abandonado pelo iOS 17. Continua bastante rápido.

Mais gravoso parece ser o forçar da ideia de que 6 anos de suporte em PCs é igualmente aceitável. É um período que tem sido sucessivamente encurtado desde o Big Sur. Não sei se será um processo acelerado devido aos Macs Intel e por isso fall through the cracks à atenção do público (e dos media), mas uma vez em implementação acredito que seja para ficar.
 
Back
Topo