qual o melhor RPG?

Bem, vou mandar a minha posta. Melhor RPG de sempre : Tales of Phantasia! Como não tive snes teve de ser por emulador e este jogo nem foi lançado em ingles. ( só recentemente para gameboy advance ou coiso ) Tive de esperar que um certo japones o traduzisse e fizesse a patch para aplicar no rom. Dantes nada era de graça... Joguei também nessa altura ao chrono trigger, terranigma, suikoden e aos final fantasy's que sairam para a Snes.
Dos FF mais recentes acho que o 7 é sem duvida o melhor, seguido do 10 e depois o 8. O resto é uma desgraça ( não falo do 12 pq nunca o joguei ). Cumps
 
Para mim foram o Final Fantasy X e o Shenmue(nem sei se o Shenmue é mesmo considerado RPG, já houve quem dissesse que era F.R.E.E LOl)

Não há motivo para loladas.
O Shenmue é mesmo o precursor do seu próprio género (F.R.E.E. - Full Reactive Eyes Entertainment), e infelizmente o único.
É de facto um RPG, mas num estilo muito seu, daí que não possa ser comparado com qualquer outro jogo, seja ele nipónico ou ocidental.

Existem jogos que se lhe assemelham por associação (tanto nipo como ocid), mas que não tem qualquer comparação fora o aspecto inicial.
Casos deste tipo serão por exemplo o Yakuza (Sega), ou no lado ocidental temos por exemplo o Omikron: The Nomad Soul (Quantic Dream). Tudo bom jogos (tenho-os a todos), mas que não tem nada de Shenmue no grande esquema das coisas.


Por não ser um RPG comum não o assinalei como preferido na página anterior, mas fiz questão de assinalar o termo tradicional a laranja precisamente já a precaver essa situação.

Sempre fiz imensamente público que os meus jogos preferidos de sempre são, por ordem:
1º - Shenmue
2º - Deus Ex
 
na minha opinião e dos que joguei Top por ordem. Acho que não me esqueci de nenhum.

WoW e um MMO mas não deixa de ser um RPG.
Anarchy Online outro MMO.
Chrono Trigger SNES
Lands of Lore I no PC
Little Big Adventure, PC
Little Big Adventure II, PC
Dune I PC não confundir com o II que é apenas RTS o I e RPG+cheirinho de estratégia.
Fallout I no PC
Fallout II no PC
Deux Ex no PC
Diablo I (se considerarem um RPG)
FF VII no PC
Mass Effect no PC
Dreamfall the longest Jorney
Beyond Good and Evil
Super Mario RPG SNES
Borderlands(se considerarem um RPG)
Fallout III no PC
Neverwinter Nights I no PC

Faltam muitos boms RPGs principalmente de consolas(tirando a geração 16bits nunca mais peguei numa) e ou outros que ainda não tive opertunidade de jogar como Dragon Age, System shock 2, o 1º longest jorney, muitos FF, Witcher, Planescape, a saga KOTOR, Baldur's Gate etc
 
Última edição:
Nao sei porque dizem tao mal do FF XII eu tnh e gosto mas cada tem a sua opiniao

Simplesmente porque o XII não devia ter sido um FF numerado ou mesmo um FF (quando muito podia ter sido um tactics e mesmo assim) já que se retirares o setting comum aos FF (moogles, chocobos, gil, nomes de feitiços, cid) o jogo de FF não tem nada.

É natural que gostes do jogo já que nem é mau de todo (ok a história consegue ser pior que a do X o que é complicado) mas associar o nome FF ao jogo chateou mesmo muita gente (eu incluido)

@Resev

colec%C3%A7%C3%A3o%20jogos%20041.jpg



My precisousssss

(e já agora apesar de só aparecer uma vez eu tenho o VIII repetido já que o CD3 do meu primeiro jogo se riscou portanto agora tenho 3 CD's do VIII de reserva para se tiver o azar de se riscar outro, desde que não seja o CD3 ou então estou lixado)
 
Última edição:
Na minha opinião, o melhor RPG é o Final Fantasy VII.

Depois desse, há o Final Fantasy X, o Kingdom Hearts, o Shining Force II e o Fable.

Triston, essa tua colecção .. Que inveja *.*

Também me aconteceu uma história semelhante .. Comprei o FFVII quando tinha 8 anos (na altura que saiu, portanto), mas o meu pai emprestou-o a um amigo e nunca mais o vi -.- Por isso, no ano passado, comprei-o outra vez xD Mesmo 11 anos depois, ainda me custou 35€ ! --'

O próximo que hei-de comprar há-de ser o FFIX ! :D
 
Para mim final fantasy e a melhor serie rpg que por ai anda ( o ff7 e o meu preferido para variar )

VII > X > VI > IX > XII > VIII > IV > I ( o resto nao falo pois nao joguei, e nao incluo o FF X-2 pois nao considero este como sendo um ff de jeito)

mas se nao gostas dos FF , sempre tens o dragon quests que tb sao exelentes rpgs ou os star oceans tambem ,ja te falaram de chrono trigger e chrono cross que sao fantasticos, os kingdom hearts tambem sao giros. Enfim sao bastantes os rpgs de qualidades


:cool:
Simplesmente porque o XII não devia ter sido um FF numerado ou mesmo um FF (quando muito podia ter sido um tactics e mesmo assim) já que se retirares o setting comum aos FF (moogles, chocobos, gil, nomes de feitiços, cid) o jogo de FF não tem nada.

nao estou a entender quando dizes que de ff nao tem nada? E so pelo facto de o jogo ja nao ser por turnos e poder se desviar dos inimigos para evitar batalhas desnessarias, ou é mais alguma coisa? Eu pessoalmente adorei o FF12 mais que o 8 que foi dos ff que menos gostei (mas foi muito bom cuidado , so estou a comparar com os outros ff) para mim nao ha um FF que me desapontou por enquanto.


(e já agora apesar de só aparecer uma vez eu tenho o VIII repetido já que o CD3 do meu primeiro jogo se riscou portanto agora tenho 3 CD's do VIII de reserva para se tiver o azar de se riscar outro, desde que não seja o CD3 ou então estou lixado)

Porque nao o levas a um videoclub para te repararem o cd?Eu tinha o cd 1 de FF7 todo bem riscadinho ( sendo puto na altura nao tinha muito cuidado com os jogos e pronto)ate que passei ao videoclube que tem uma maquina que repara os cd , e ficou como novo, nem um risco ficou, claro nao e aconselhavel abusar disso pois lixa a superficioa do plastico de proteção do cd, mas se for a primeira vez nao devera causar probelmas penso eu. ( a nao ser que os cds estejam riscados na parte de cima, ai sim o jogo foi a vida.
 
Última edição:
Simplesmente porque o XII não devia ter sido um FF numerado ou mesmo um FF (quando muito podia ter sido um tactics e mesmo assim) já que se retirares o setting comum aos FF (moogles, chocobos, gil, nomes de feitiços, cid) o jogo de FF não tem nada.
Não tem nada em comum? A grande diferença são os combates por turnos, só isso.

Posto que a maior parte dos que diz que o 7 é o melhor nunca tocou do 6, e a maior parte dos que tocaram devem ter parado assim que viram 2D.
Sinceramente não achei o 6 nada de especial, bem pior que o 7 e 8. Só para veres não o cheguei a acabar, apesar de ter avançado bastante no jogo (parei no World of Ruin quando acordamos depois de acontecer já não me lembro o quê).
 
Última edição:
Não tem nada em comum? A grande diferença são os combates por turnos, só isso.


Sinceramente não achei o 6 nada de especial, bem pior que o 7 e 8. Só para veres não o cheguei a acabar, apesar de ter avançado bastante no jogo (parei no World of Ruin quando acordamos depois de acontecer já não me lembro o quê).

rotfl nem a meio do jogo:facepalm: 7 e 8 ? sao piadas quando colocados ao lado do IV V VI = )
 
rotfl nem a meio do jogo:facepalm: 7 e 8 ? sao piadas quando colocados ao lado do IV V VI = )
O conceito de "diferentes gostos" deve-te escapar.

O Final Fantasy 6 por exemplo tem imensos personagens, mas uma caracterização relativamente pobre dos mesmos. Não consigo sentir a mesma empatia que pelos personagens do 8 por exemplo, onde tens a Rinoa, o Squall, um rival que é humano por contraparte ao Kefka que é não é mais que um arquetipo "fonte de todo o mal". Já para não falar de coisas que não estavam tecnicamente acessíveis ao 6 como a fantástica música do FF8. O FF8 só falha mesmo no fim, com a Ultimecia que aparece do nada, e que acaba por ser um vilão final miserável.

Esses facepalms relativamente à opinião alheia são realmente deprimentes.

PS: E ainda me vais explicar o que é que o 4 tem de espectacular....
 
Última edição:
O conceito de "diferentes gostos" deve-te escapar.

O Final Fantasy 6 por exemplo tem imensos personagens, mas uma caracterização relativamente pobre dos mesmos. Não consigo sentir a mesma empatia que pelos personagens do 8 por exemplo, onde tens a Rinoa, o Squall, um rival que é humano por contraparte ao Kefka que é não é mais que um arquetipo "fonte de todo o mal". Já para não falar de coisas que não estavam tecnicamente acessíveis ao 6 como a fantástica música do FF8. O FF8 só falha mesmo no fim, com a Ultimecia que aparece do nada, e que acaba por ser um vilão final miserável.

Esses facepalms relativamente à opinião alheia são realmente deprimentes.

PS: E ainda me vais explicar o que é que o 4 tem de espectacular....


Ja deu para ver que de FF pescas nada, o IV foi o FF revolucionador...até ao IV os FF eram "vai ali faz isto" a partir do IV não, as personagens passaram a ter background e opçoes de roleplay que os outros não tinham... faz um bocado de pesquisa, pois não te vou explicar tudo.


Desgostei uma coisa no FF8, ter de roubar magias para usar, foi o unico ponto que não gostei, de resto achei divertido. Em relação a musica, todos os FF pelo menos os que joguei foram sempre excelentes. Em relação as personagens, no 6 qualquer um pode ser a tua char principal e o seu background descobres em certos pontos do jogo, por isso não acho que fica atrás.

Em termos de viloes nada bate a ascenção do Kefka desde um mage fraco e muito bizarro a um Deus.
 
Ja deu para ver que de FF pescas nada, o IV foi o FF revolucionador...até ao IV os FF eram "vai ali faz isto" a partir do IV não, as personagens passaram a ter background e opçoes de roleplay que os outros não tinham... faz um bocado de pesquisa, pois não te vou explicar tudo.

Acho que estas a ser un bocado intolerante. Ao ler o que escreves parece que os teus gostos é que valem a pena mas a dele não, eu joguei o 4 e nao achei nem de perto nem de longe , melhor que o ff7 sao os meus gostos pronto.

Quanto as personagens term un background, penso que isso nao seja certo e que no 2( que estou de momento a jogar) as personagens tem um historia ( certo nao tao desenvolvida como no 4 mas esta la).
 
Ja deu para ver que de FF pescas nada

Mas que raio de arrogância é esta? Já nem li o resto depois desta pérola.
Enfim...lá li.....aqui vai....

o IV foi o FF revolucionador...até ao IV os FF eram "vai ali faz isto" a partir do IV não, as personagens passaram a ter background e opçoes de roleplay que os outros não tinham... faz um bocado de pesquisa, pois não te vou explicar tudo.
O que é que me interessa para mim como jogador HOJE que o FF4 tenha revolucionado os FF? Na altura deve ser brilhante, mas eu joguei há 2 anos atrás e face aos FF actuais é tremendamente básico. É me impossível dizer que o FF4 é melhor que o FF8 só porque revolucionou. Jogados os dois HOJE, o FF8 é para mim superior (pondo de lado os gráficos e a música que não são comparáveis).

O resto é pura e simplesmente a tua opinião. Gostas do Kefka? Eu não o acho nada de especial, etc, etc.
Valeu a pena ter dito que não pescava nada de FF? Não.
 
Última edição:
Posto que a maior parte dos que diz que o 7 é o melhor nunca tocou do 6, e a maior parte dos que tocaram devem ter parado assim que viram 2D.
Ainda estou para saber quem é que elaborou o cânone respeitante à saga em questão, e deliniou que o 6 era sem margem para dúvidas melhor do que o 7.

Enfim, polémicas à parte, o Mass Effect deve constar numa eventual lista dos melhores rpgs, na minha opinião.
 
Última edição:
Zelda não é RPG. É aventura. Não há elementos suficientes para o tornar num RPG.

Golden Sun é, para mim, o melhor RPG de sempre.

Na saga FF, contudo, e para não variar muito, acho o FFVII excelente, seguido do IV.
 
Terranigma, Chrono Trigger, um desses. Terranigma é capaz de estar à frente na minha opinião, excelente story-telling com uma abordagem mais "dark" que os RPG's da altura com um final fantástico. Muita gente sofreu de "manly tears". :D Não é um final fácil de engolir.

Quanto a Final Fantasy, como já disseram, o melhor é o VI (na minha opinião também), não se deixem assustar pelo 2D.
 
Última edição:
Back
Topo