Projectos Domésticos (Faça Você Mesmo)

Quando montei pensei que a posição do flash pudesse ser relevante, daí ter feito esta macacada. É mesmo relevante? Isto é, estás a ser irónico? lol

Entretanto passo a dizer que o U (invertido) onde o flash está pode pôr-se em qualquer outro L assim como se podem ter dois flashs e fazer os Us. Mas acho que aqui não havia dúvidas pois não era muito dificil de lá chegar lol.

Não estou a ser irónico. A posição do flash tem tudo a ver, acredita.
Não necessariamente a forma como está montado no teu suporte mas a sua relação com o objecto a fotografar.
Algo que não se consegue com o flash montado na sapata da camera.
 
certo andre, mas foi por isso e k disse "na sapata da makina ou em cima do puff" (ou outro objecto qualquer que permita colocar o flash onde desejamos, por exemplo um tripe).

o objectivo de uma caixa de luz e nao ter uma luz forte e directa, ser reflectida ou difusa em qualquer coisa, e neste caso, nao estava a ser, por isso nao estava a ver grande vantagem em montar akele estaminé todo quando se podia facilmente obter o mesmo resultado sem todo akele "aparato".

agora com uma alteracao aki e ali akilo pode resultar, basta que a luz seja mais difundida, reflectida, etc
 
certo andre, mas foi por isso e k disse "na sapata da makina ou em cima do puff" (ou outro objecto qualquer que permita colocar o flash onde desejamos, por exemplo um tripe).

o objectivo de uma caixa de luz e nao ter uma luz forte e directa, ser reflectida ou difusa em qualquer coisa, e neste caso, nao estava a ser, por isso nao estava a ver grande vantagem em montar akele estaminé todo quando se podia facilmente obter o mesmo resultado sem todo akele "aparato".

agora com uma alteracao aki e ali akilo pode resultar, basta que a luz seja mais difundida, reflectida, etc

Sim, nisso tens toda a razão. Pensei que te referias apenas à sapata.
Ali naquele sistema umas laterais para difundir a luz ia fazer toda a diferença.
 
Boas,

Eu vou precisar de uma pequena peça (plástico, metal, whatever) que encaixe na sapata do flash da minha máquina.
Isto de certeza que não existe em separado, por isso queria que me indicassem algum objecto/acessório que tenha isso e que eu possa cortar fora para fazer o que quero.

É para servir de suporte numa cena que se correr bem depois posto aqui :P

Preço: o mais baixo possível.
O mais barato que vi foram aqueles adaptadores para pc sync, mas mesmo assim ainda sai caro para a utilidade que vai ter.

Obrigado
 
em primeiro lugar se é para colocar na sapata n me parece grande ideia meter la nd metalico, por isso atenção a eventuais apendices.
em segundo lugar convinha saber qual a ideia... se vai ser pesado, se tem de ser maleavel, etc...

falando à toa diria-te plastico grosso (tipo embalagens de detergente), aquelas cenas tipo lambris que se vendem no aki
 
pois, se for algo leve podes sempre recortar um quadrado de plastico das dimensoes certas de um garrafao de agua (para encontrares uma superficie nao abaulada) e colar varios ate prefazer a altura certa de forma que encaixe bem.
 
Humm... nunca tinha pensado nisso. Excelente ideia!

Agora a pergunta repete-se. O que é que posso usar, e que seja (muito) barato? Quick release plates? Vou ver a que preço os chinocas vendem isso.

PS: Não deve ser assim tão pesado tendo em conta as dimensões que tem. (~5.5*3.5*??)
 
sendo uma bateria ainda deve ser pesadita, alem de que isso em cima e provavel que te de algumas dores de cabeça a nivel de equilibrio.
em baixo sempre deve ajudar um pouco na estabilidade.

agr formas de prender isso... assim de repende so me ocorre fazer uma especie de caixilho de plastico (uma garrafa ou assim) e prender de alguma forma a um parafuso para meter na rosca, mas certamente alguem terá uma ideia mais bonita e pratica

edit: isso realmente até parece ser pequeno... mas mm assim eu colocava em baixo pela questão equlibrio.
tens grip? podias simplesmente prender do lado esquerdo com braçadeiras (mais dispendioso) ou com um elastico ou dois tb
 
Última edição:
Talvez fique um pouco mais caro mas provavelmente mais versatil/seguro. Na izzi ou mestre maco ou lá como se chama isso (ou outra loja do genero) facilmente se vendem pequenas barras de alumínio e parafusos com rosca do tripé. Um buraco na barra e o barafuso e está feito.
A mesma barra pode ser usada na sapata do flash mas é preciso algum ginastica para cortar como deve ser e ter a certeza que não entra em contacto com os contactos da máquina.

Tirando isto também se pode fazer como muitos fazem com as bateria do flash e comprar apenas um cabo e andar com a bateria no cinto.

Apenas outras ideias.
 
Boas pessoal.
Sou novo por aqui mas necessito de esclarecer umas dúvidas e se vocês me poderem ajudar ficaria muito agradecido.

Eu necessito de tirar fotos ao material que vendo em modo Macro como esta sem reflexos claro usando a caixa:
HL_B3_E46_2D_99_DP_A_BLK_03.jpg


Já tenho a caixa preparada para receber o material, mas a minha grande questão vai para...

Que material de fotografia necessito.
Câmara e acessórios, com um orçamento razoável.

Se me poderem ajudar agradeço.
 
Ring-light

Ora bem, inspirado neste site, decidi meter mãos à obra e fazer um anel destes para as minhas fotos!

Planeamento:
A ideia era ter um anel de LEDs com um suporte de fácil utilização. Em vez de usar um filtro (ou um pára-sol como já vi noutros mods) decidi utilizar um step-up ring. Como o mod era para a minha 50mm, comprei um step-up de 52-77mm. Finalmente, ainda precisava de uma fonte de alimentação para os LEDs e encontrei no eBay umas baterias para câmaras de CCTV que funcionam a 12v (a mesma voltagem do anel de LEDs). Aqui fica a lista do material todo que usei:
Gastei cerca de 18€ no material todo, nada mau tendo em conta que luzes similares andam por cerca de 50€ no eBay.

Montagem:
À partida é algo bastante fácil, mas é preciso ter cuidado com alguns pormenores.
Primeiro vamos fazer 1 pequeno furo (cerca de 2mm de diâmetro) no anel de suporte para passar os fios do anel de LEDs. Depois como o anel de suporte é em alumínio (e por isso conduz electricidade) e o anel de LEDs tem contactos expostos na parte inferior é necessário isolar os 2, basta para isso utilizar a cola epoxy que não só garante que ficam bem seguros, como impede a passagem de corrente.
A seguir, é preciso cortar a ficha do anel de LEDs e na parte em que o fio sai do anel extensor vamos utilizar mais um pouco de cola epoxy para colar lá a anilha de plástico. Isto serve apenas para dar mais alguma resistência ao fio.
Para a ligação do anel à bateria utilizamos o cabo fornecido, mas primeiro temos que cortar uma das pontas. Seguidamente soldamos os fios ao cabo do anel de LEDs respeitando a polaridade (que é como quem diz juntar os fios de cor igual). Convém não esquecer de colocar a manga termo-retráctil no fio e verificar se funciona antes de soldar tudo!
Se tudo estiver correcto, basta ligar o cabo à bateria, por o interruptor em "On" e o anel deve-se acender :)

Neste mod faltam duas coisas, um potenciómetro e um suporte para a bateria.

NOTA: feito parvo esqueci-me de tirar fotos enquanto montava aquilo, só tenho mesmo as fotos do "produto" já montado.

"Produto" acabado:


Testes:

EXIF:
  • Nikon D70
  • Nikon 50mm f1.8 series E + 50mm tubos de expansão
  • ISO 200
  • f/16
  • 5s na foto sem anel (esquerda)
  • 1/5s na foto com anel (direita)

Ambas as fotos foram tiradas num tripé e não têm qualquer tipo de pós-processamento, apenas as converti de RAW para JPG utilizando o Aperture 3.0

Espero que tenham gostado deste guia e no próximo prometo que tiro fotos enquanto o estou a fazer :D
 
Sombrinha com tripé

Este DIY só vale a pena para quem tem algum material em casa. O que se gasta para fazer isto comprando todo o material é pouco menos do que se gasta com material próprio para o efeito.

A ideia é, por acaso, ter um tripé de microfone (ou de outra coisa qualquer mas suficientemente grande para o que se quer) e um guarda-chuva do género de um sombrinha (branco translúcido, branco/prateado/dourado reflector, ...) e adaptar uma coisa à outra e ainda arranjar maneira do flash lá ficar.



Como podem ver nesta imagem, a única coisa que foi mesmo tirar uma das partes do tripé (a que segura o micro) e meter o guarda-chuva. Para o flash tive de comprar uma barra de aluminio (4€ por ter de ser 1m), dobrar e furar para passar o parafuso que segura a base do flash.

Deixo mais duas fotos.




 
Ora bem, inspirado neste site, decidi meter mãos à obra e fazer um anel destes para as minhas fotos!

Planeamento:
A ideia era ter um anel de LEDs com um suporte de fácil utilização. Em vez de usar um filtro (ou um pára-sol como já vi noutros mods) decidi utilizar um step-up ring. Como o mod era para a minha 50mm, comprei um step-up de 52-77mm. Finalmente, ainda precisava de uma fonte de alimentação para os LEDs e encontrei no eBay umas baterias para câmaras de CCTV que funcionam a 12v (a mesma voltagem do anel de LEDs). Aqui fica a lista do material todo que usei:


Gastei cerca de 18€ no material todo, nada mau tendo em conta que luzes similares andam por cerca de 50€ no eBay.

Montagem:
À partida é algo bastante fácil, mas é preciso ter cuidado com alguns pormenores.
Primeiro vamos fazer 1 pequeno furo (cerca de 2mm de diâmetro) no anel de suporte para passar os fios do anel de LEDs. Depois como o anel de suporte é em alumínio (e por isso conduz electricidade) e o anel de LEDs tem contactos expostos na parte inferior é necessário isolar os 2, basta para isso utilizar a cola epoxy que não só garante que ficam bem seguros, como impede a passagem de corrente.
A seguir, é preciso cortar a ficha do anel de LEDs e na parte em que o fio sai do anel extensor vamos utilizar mais um pouco de cola epoxy para colar lá a anilha de plástico. Isto serve apenas para dar mais alguma resistência ao fio.
Para a ligação do anel à bateria utilizamos o cabo fornecido, mas primeiro temos que cortar uma das pontas. Seguidamente soldamos os fios ao cabo do anel de LEDs respeitando a polaridade (que é como quem diz juntar os fios de cor igual). Convém não esquecer de colocar a manga termo-retráctil no fio e verificar se funciona antes de soldar tudo!
Se tudo estiver correcto, basta ligar o cabo à bateria, por o interruptor em "On" e o anel deve-se acender :)

Neste mod faltam duas coisas, um potenciómetro e um suporte para a bateria.

NOTA: feito parvo esqueci-me de tirar fotos enquanto montava aquilo, só tenho mesmo as fotos do "produto" já montado.

"Produto" acabado:


Testes:

EXIF:

  • Nikon D70
  • Nikon 50mm f1.8 series E + 50mm tubos de expansão
  • ISO 200
  • f/16
  • 5s na foto sem anel (esquerda)
  • 1/5s na foto com anel (direita)


Ambas as fotos foram tiradas num tripé e não têm qualquer tipo de pós-processamento, apenas as converti de RAW para JPG utilizando o Aperture 3.0

Espero que tenham gostado deste guia e no próximo prometo que tiro fotos enquanto o estou a fazer :D

E um material para servir de difusor , não fica bem??:p
 
Back
Topo