Projectos Domésticos (Faça Você Mesmo)

Aqui está o meu RingLedFlash (ainda não está acabado)

Utilizei um flash avariado, e cortei a "cabeça" do flash para aproveitar a carcaça das pilhas:

4173592037_c72dc58865.jpg


Aqui já pintado de preto:

4174348350_0e65e3f866.jpg


Aqui já acabado, podem ver que utilizei um interruptor para ligar e desligar e um potenciómetro para controlar a intensidade dos led's:

4174349962_85be29136e.jpg


Aqui ele na máquina, não liguem ao acabamento dos controlos, escrevi ON OFF à pressa, ainda falta essa parte:

4173593777_49fe7bfd07.jpg


Lateral:

4174350086_af74d0b4ba.jpg


Aqui um resultado (com esta lente é impossível conseguir melhor):

4154329112_fe796b2942.jpg


Material Utilizado:

1 Flash Avariado
10 Led's
4 Pilhas
1 Potenciómetro
1 interruptor
1 cabo espiral
1 conector
1 tupperware
Vários plásticos
Tinta preta

Atenção - Ainda falta acabamento, e também o difusor nos led's.

Alguma dúvida só perguntar.
 
excelente!
quase passaria por producto adquirido numa qualquer loja da especialidade.

tenho algumas questoes...
como é que foi feito o conjunto de leds? placa de controlo?
funciona apenas em luz continua ou burst?
o potenciometro controla a voltagem que chega aos leds?
como é que o case dos leds foi feito? tupperware?


isso deve ser muito porreiro para macro ou retrato...
 
Obrigado Pedro. Podia ter ficado melhor se não me falta-se algum material.

Os led's estão fixos nos furos que fiz num plástico cortado em circulo, depois bastou soldar todos. Meti dois fios a percorrer todos os led's, um positivo e um negativo, que chega ao potenciómetro, o qual controla a voltagem sim, depois passa pelo o interruptor porque o Pot não desliga os led's por completo e depois chega às 4 pilhas. Funciona como luz contínua sim, só ligo quando preciso. A case foi feita apartir de um tupperware sim, cortei o fundo à medida de um filtro UV e aproveitei a tampa e cortei também à medida. Depois foi cortar o fundo de um copo do MDonald's e utilizar no centro do tuperware para encaixar o anel dos led's, isto tudo colado.

Sim isto faz um efeito fenomenal em retratos e macro, especialmente em retratos, porque além de fazer uma sombra uniforme em volta do modelo também faz o reflexo do círculo iluminado nos olhos. Ainda não tive oportunidade de o fazer porque estou com uma 70-300 e é impossível faze-lo a uns 4m do modelo.
 
para retratos esse beauty dish serve perfeitamente, agora para macro parece-me ter uma serie de problemas.

de ***** forma é um projecto interessante, nao sei qual foi o preço final dessa "brincadeira", mas no ebay o mais barato k se encontra é 44€ (com portes) embora tenho mais umas funcionalidades (step up rings, possibilidade de trabalhar com sub-conjuntos de leds)
 
Eu gastei só 0,85€ nos 10 led's, comprei no ***** com portes grátis, o resto tinha tudo por aqui. Também pensei em faze-lo funcionar em sub-conjuntos, mas não tinha mais led's. E acreditem que isto dá uma luz incrível. Fiquei parvo quando liguei os 10 led's. Iluminaram-me o quarto inteiro. Estou a pensar em fazer um Ring ainda maior e com mais led's, em principio com 40 leds e alimentado com bateria.
 
certo, mas nem todos teem um flash avariado e um cabo espiral em casa ;)

o resto ainda e nakela, potenciometro, interruptor, fios electricos, soldagem, tupperware etc quem se interessar por electronica ja tem esse material,

agora se nao tiveres nd em casa e fores a comprar todo o material que usaste, sai-te mais barato ir ao ebay comprar um já feito.

mas claro k nao e tao divertido ;)

eu gosto destes projectos :)
 
estive a ver o teu projecto com mais atençao e parece que tem um jack no beauty dish.
vou experimentar fazer uma coisa dessas.
nao sei é como soldar os leds uns aos outros. nao terá de haver resistencias pelo meio?
 
Parabéns pelo projecto! ;)

Também já tive para fazer algumas coisas mas perco a paciencia sempre lol.

Como controlas a voltagem com o potenciometro?
 
eu conheço esta nikon d80 de algum lado :x2:

muito bom o flash de leds.

Recentemente descobri que há faixas de leds que a malta mete nos carros e funciona a 12V e tal.

2 coisas destas já deve dar um bom poder de iluminação... tenho que investigar.

encontrei no ebay muito barato, embora vem de hong kong. Pelo preço e se enviar para PT, mando vir 2x 24 leds, ligo em paralelo com um interruptor e espeto uma molex para ligar ao PC :D (funciona a 12V e é a fonte de 12V mais fácil que vejo por agora)
 
Última edição:
eu conheço esta nikon d80 de algum lado :x2:

muito bom o flash de leds.

Recentemente descobri que há faixas de leds que a malta mete nos carros e funciona a 12V e tal.

2 coisas destas já deve dar um bom poder de iluminação... tenho que investigar.

A copiar a iluminação dos Audis. São leds SMD, mais pequenos do estes, mas que têm muito mais intensidade luminosa, basta por exemplo ver as grandes lanternas da Fenix. Só que na brincadeira cada LED dos mais potentes pode ir até aos 50 aérios...:eek: Mas também ando a investigar a coisa:p
 
pois, o pessoal mete os strips para imitar os audis :x2:

onde compras estes leds potentes?

pah, vi por 3 libras, ta um preço porreiro.
 
Encontrei um guia porreiro, e sou gajo de fazer algo parecido um dia destes:
DYI ring light
O único "problema" é a alimentação visto que os leds funcionam a 12v. O autor usa um transformador, mas para portabilidade uma bateria ficava bem melhor!
 
estive a ver o teu projecto com mais atençao e parece que tem um jack no beauty dish.
vou experimentar fazer uma coisa dessas.
nao sei é como soldar os leds uns aos outros. nao terá de haver resistencias pelo meio?

É verdade, utilizei um jack para poder desligar para guardar. Eu não utilizei resistências nenhumas, nem é preciso. Cada led consome 3V, eu utilizei 4 pilhas.

Parabéns pelo projecto! ;)

Também já tive para fazer algumas coisas mas perco a paciencia sempre lol.

Como controlas a voltagem com o potenciometro?

O potenciómetro liguei mesmo directo, sem utilizar transistor (não tinha aqui nenhum) logo não tem uma escala de controlo muito certa, isto é, não controla totalmente a potência como deve ser, quando aumento a potência parece que os leds piscam. Mas penso que com um Pot de 5/10K mais um TIP32 já se consegue ter uma escala bem defenida e um controlo "limpo".

eu conheço esta nikon d80 de algum lado :x2:

muito bom o flash de leds.

Recentemente descobri que há faixas de leds que a malta mete nos carros e funciona a 12V e tal.

2 coisas destas já deve dar um bom poder de iluminação... tenho que investigar.

encontrei no ebay muito barato, embora vem de hong kong. Pelo preço e se enviar para PT, mando vir 2x 24 leds, ligo em paralelo com um interruptor e espeto uma molex para ligar ao PC :D (funciona a 12V e é a fonte de 12V mais fácil que vejo por agora)

É normal conheceres a nikon. xD

Se comprares os leds sai mais barato. Eu vou fazer um Ring ainda maior mas não vou utilizar para fixar na lente. Vou utilizar uns 40Leds e uma bateria de 12V, é uma bateria seca pequena, se não me engano é de 1.2Ah.
 
Mas só com o potenciometro não controlas a dp, só a intensidade. Certo? Daí a eles piscarem. Mas mais um pouco e ligas isso À sapata para se ligarem com o obturador :P Assim gastas muito menos e talvez não precises de baterias para tantos leds. Vou ver se faço uma coisa dessas porque isso acaba por ser bastante útil também para o video.
Já pensarem fazer com dois ou três flashs de compactas/descartáveis?
 
Ao que me parece, o grande problema deste ring flash como beuaty dish é que dez fontes de luz dura não é o mesmo que uma fonte de luz suave. Sugestões:

- usar uma tampa translúcida em vez da transparente;
- criar uma superfície reflectora que aumente a dimensão aparente de cada luz (papel de alumínio, por exemplo)

Onde comprar os LEDs? Creio que a ***** é dos melhores sítios na Web para comprar os LEDs (foi a loja que o f.damiao usou).
 
E esses leds todos (sejam os aneis já feitos ou não) permitem usar que velocidades/aberturas e distancias? Com 2 ou 3 flashs era mais fácil de espalhar a luz (com a tal tampa translucida) ainda ficando com alguma luz. Não?
 
Mas só com o potenciometro não controlas a dp, só a intensidade. Certo? Daí a eles piscarem. Mas mais um pouco e ligas isso À sapata para se ligarem com o obturador :P Assim gastas muito menos e talvez não precises de baterias para tantos leds. Vou ver se faço uma coisa dessas porque isso acaba por ser bastante útil também para o video.
Já pensarem fazer com dois ou três flashs de compactas/descartáveis?

Sim é isso, mas serve para o que eu queria. Isso de ligar à sapata não é impossível, bastava fazer um circuito como o do flash utiliza, acciona a ligação das baterias aos led's quando a máquina dá o impulso do flash. Mas acho que assim temos mais controlo da coisa, porque como flash temos de disparar por tentativas. Para vídeo é uma coisa que vor experimentar também. Eu pensei em fazer com flash's descartáveis, aliás encontrei vários tutos sobre isso, e não é nada difícil de fazer, podemos até utilizar um trigger.

Ao que me parece, o grande problema deste ring flash como beuaty dish é que dez fontes de luz dura não é o mesmo que uma fonte de luz suave. Sugestões:

- usar uma tampa translúcida em vez da transparente;
- criar uma superfície reflectora que aumente a dimensão aparente de cada luz (papel de alumínio, por exemplo)

Onde comprar os LEDs? Creio que a ***** é dos melhores sítios na Web para comprar os LEDs (foi a loja que o f.damiao usou).

Strobe se leres lá em cima eu mencionei que ainda me falta o difusor, é óbvio que não vai ficar só com a tampa transparente, tenho de ir à papelaria encontrar um papel translúcido. Isso de criar uma superfície reflectora acho que não é necessário, pois os led's emitem a luz a direito, mas depois com difusor a luz espalha também para traz e aí é capaz de dar jeito, posso exprimentar. E sim sem dúvida que esta loja é do mais barato, é pena é o tempo de espera, se não me engano que na loja de electrónica q tenho mais perto, estes led's custam 60centimos cada.

comprar o leds é mais barato e monta-los? :P

os strips com 24 leds custam 3 libras... :P

Então isso é boa ideia, é capaz de dar um bom resultado, tenho de ver isso.

E esses leds todos (sejam os aneis já feitos ou não) permitem usar que velocidades/aberturas e distancias? Com 2 ou 3 flashs era mais fácil de espalhar a luz (com a tal tampa translucida) ainda ficando com alguma luz. Não?

Com o anel de led's tens a luz mais espalhada sobre o objecto/modelo, faz-nos uma sombra mais definida e igual em volta do modelo/objecto, as velocidades e aberturas consoante a luz que tiveres. A distância deve ser o mais perto possível mas também não tão perto. Eu ainda não experimentei com uma lente "pequena", mas penso que para fotografar um modelo precisamos pelo menos de 1,5m de distância, porque depois temos que ver como fica a luz na cara do modelo, não muito forte e intensa mas também não muito escura, por isso é que meti o POT. Quanto aos flash's externos acho que iria estragar a sombra definida que gosto de ver neste efeito e também o efeito ring por exemplo nos olhos.
 
Back
Topo