Projectos Domésticos (Faça Você Mesmo)

Ficar fica, mas rouba um pouco de potência à luz. E não é muito necessário porque o número elevado de fontes de luz é suficiente para tirar a direccionalidade da luz.
Mas se calhar era mesmo melhor se for usado em retratos ou semelhante, uma vez que os LEDs podem causar lesões nos olhos. Com algo a atenuar a luz talvez resolva o problema... Vou ver se encontro o artigo onde li isso e dps posto aqui. ;)
 
Bem, apresento aqui o meu projecto, feito em 5 min, que consta basicamente de uma cartolina enfiada num ring step up para tentar imitar isto....

Fotos de teste (de jeito) ainda não há....:p
 
DIY Macro Rig

Hoje consegui, finalmente, terminar a minha "rig" para macro.


Vamos lá à descrição da tralha utilizada:
  • Nikon D70
  • Nikon 50mm f1.8 series E
  • Tubos de extensão 60mm (daqueles baratos sem contactos)
  • Nissin Di622 Modificado
  • Hot-shoe to PC-Sync
  • Cabo PC-Sync
  • Difusor tipo Stofen Omni-bounce
  • Difusor manhoso "home-made"
  • Base em inox
  • Mini ball-head

Os 3 primeiros itens da lista são auto-explanatórios.
O flash foi modificado de forma a ter uma ligação PC-Sync. Segui o guia deste site.
Como a D70 não tem socket PC-Sync tive que comprar um adaptador.
Para tornar a luz mais difusa meti o "Stofen" no flash e por cima o difusor home-made (basicamente é um bocado de celofane e o resto dum tupperware redondo para dar forma).
A base em inox foi feita pelo meu avô. Nesta pic vê-se melhor:

Tem 3 posições para a câmara e 5 para a ball-head. Para além disso ainda tem uma rosca caso a queira por num tripé.

Ainda não tive tempo de testar o setup a sério, mas durante a próxima semana já devo por aqui qualquer coisa!
 
onde encontraste o mini-ballhead? por kanto?

em relacao ao suporte so nao me parece pratico pq nao tens suporte para agarrar. eu uso isto: http://cgi.ebay.co.uk/Flash-Bracket-Hakuba-LH1-Ball-Head-/360237186910

nao percebi pq transformaste o flash em pc-sync quando podias ter usado isto.

PS: tanta coisa frente ao flash deve estar a cortar uns bons stops de luz e a mudar a sua cor... pelo que tenho lido um simples papel de cozinha é o que resulta melhor.
 
onde encontraste o mini-ballhead? por kanto?
eBay! :P Ficou-me por cerca de 6$ já com portes.

em relacao ao suporte so nao me parece pratico pq nao tens suporte para agarrar. eu uso isto: http://cgi.ebay.co.uk/Flash-Bracket-Hakuba-LH1-Ball-Head-/360237186910
Já tinha visto suportes desses, mas este saiu-me de borla. De qualquer maneira estou a pensar acrescentar uma pega vertical.

nao percebi pq transformaste o flash em pc-sync quando podias ter usado isto.
Eu tenho um cabo desses, mas o raio do Nissin, para além das manhosices de não disparar via Pocket-Wizard, eBay trigger, etc. também não dispara se tiver uma lente manual na máquina! É muito estranho. E sim, já pus tudo e mais alguma coisa em manual e nada, pura e simplesmente não dispara (nem a máquina, nem o flash).

PS: tanta coisa frente ao flash deve estar a cortar uns bons stops de luz e a mudar a sua cor... pelo que tenho lido um simples papel de cozinha é o que resulta melhor.
Não é assim tanta coisa (ok, são 2 difusores). Mas é como disse, ainda não tive tempo de fazer testes "a sério" e no terreno. Talvez amanhã consiga qualquer coisa.
 
o unico problema do meu bracket e ter uma ballhead frakinha (e nao sem rosca para prender o flash), mas felizmente da para substituir facilmente, dai a pergunta ;)

a pega vertical e essencial, ao fim de uns minutos comeca a cansar e ficas a tremer, o que e muito mau.

com lentes manuais na nikon ja se sabe k perdes o metering agora o flash nao dispara nem em modo manual (obviamente k sem metering o i-ttl tb fica pelo caminho) ?
 
o unico problema do meu bracket e ter uma ballhead frakinha (e nao sem rosca para prender o flash), mas felizmente da para substituir facilmente, dai a pergunta
Pelas imagens dá-me a impressão que a ball-head é igual à minha, ou então é bastante parecida. Mas lá se vai aguentando com o Nissin.

com lentes manuais na nikon ja se sabe k perdes o metering agora o flash nao dispara nem em modo manual (obviamente k sem metering o i-ttl tb fica pelo caminho) ?
Sim, nem em modo manual dispara. É mais uma das "features" do Nissin.
 
nao deve ser muito diferente, mas sempre tem rosca para prender ao Off Camera Flash Cable Cord. O meu funciona por encaixe, e nao me transmite muita segurança. é certo k nunca me caiu ao chao, e provavelmente ficaria preso pelo cord (que nao e mt comprido), de ***** forma tenho de andar sempre com cuidado para o encaixe nao soltar e evitar certas posições.
 
É verdade, utilizei um jack para poder desligar para guardar. Eu não utilizei resistências nenhumas, nem é preciso. Cada led consome 3V, eu utilizei 4 pilhas.



O potenciómetro liguei mesmo directo, sem utilizar transistor (não tinha aqui nenhum) logo não tem uma escala de controlo muito certa, isto é, não controla totalmente a potência como deve ser, quando aumento a potência parece que os leds piscam. Mas penso que com um Pot de 5/10K mais um TIP32 já se consegue ter uma escala bem defenida e um controlo "limpo".



É normal conheceres a nikon. xD

Se comprares os leds sai mais barato. Eu vou fazer um Ring ainda maior mas não vou utilizar para fixar na lente. Vou utilizar uns 40Leds e uma bateria de 12V, é uma bateria seca pequena, se não me engano é de 1.2Ah.

Alguém quer ser caridoso e explicar-me para que serve o transistor? a mim parece-me que seja para estabilizar a corrente, mas sei lá...:P
 
Só indo ver para que serve aquele transistor. Mas com o potenciometro regulas a intensidade da corrente e fazer isto em leds é chato já que alguns consomem pouco e os potenciometros baratos não são tão precisos quanto isso. Com o transistor e potenciometro regulas - e isto sou eu a supor - a tensão. Passas a usar a escala toda do potenciometro para regular um intervalo mais curto e isto dá-te precisão.
 
ir ao fundo do baú buscar o tópico :p

ninguem quer partilhar os "gadgets" mais recentes?
estou a pensar criar uma lightbox, já estive a ver o que o pessoal tinha por aqui :)
 
Eu ando a montar um novo setup para macro de estúdio, mas só lá para Fevereiro é que deve estar pronto (mestrado e trabalho complicam um bocado o calendário).
 
Boas,

aventurei-me numa pequena lightbox, apenas para pequenas brincadeiras.. no entanto acho que a cor dos objectos não está a sair igual a cor real dos mesmos(as fotos á luz do dia ficam com o tom real). Será pouca luz?? definições da maquina? ou nabiçe minha?? Isto é apenas amador mas gosto de ir explorando.

Desculpem se não era o lugar apropriado mas não sabia onde colocar a duvida.

Cumps.
 
Back
Topo