overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

Bem eu já tenho o meu E8600 desde terça e depois de brincar um bocado com ele, acho que este é um bom ponto de estabilidade para 24/7 :)

intelburn4410fullec9.jpg



Estes cpus são realmente fantásticos! :D
 
Pois são. Mas mesmo assim acho que deviam ter um preço mais aproximando aos 8500.
Tens de experimentar quando ele dá com os 1.36v de voltagem máxima para os nossos 45nm.
 
Pois são. Mas mesmo assim acho que deviam ter um preço mais aproximando aos 8500.
Tens de experimentar quando ele dá com os 1.36v de voltagem máxima para os nossos 45nm.

Não sei se dará muito mais...

Uma das coisas que reparei no meu e li na XS também noutros E8600...Até 4400Mhz é fácil e com relativamente pouca voltagem entre 1.31-1.33. A partir daí para se ter ganho significativos precisa-se de alguma voltagem e consequentemente aumento das temperaturas.

Claro que não serão todos assim e uns precisaram de mais ou menos voltagem, mas exitem alguns modelos nesta situação e o meu parece ser um deles...
 
Resolvi hoje usar o Asus AI Suite para brincar com o meu E8400.
O máximo que consegui sem o pc empancar (na altura em que alterava com o Ai Suite) foi 333Mhz ->380Mhz .... (3.0Ghz -> 3.42Ghz)



Depois de parar o orthos as temparuras com o RealTemp passaram para 38/39ºC e com o Ai Suite para 37/40ºC
De salientar que estou a usar o stock cooler! lol

Com o SPI mod 1.5 dava-me erro a calcular 16M, por isso usei o "tradicional" :p

Tendo em conta que estava com 1,264v (está em auto), e esteve 1h a correr orthos a temperatura em load com o stock cooler até nem me parece mto má, certo?
 
Não entendi muito bem...

Dá-te erro no superpi e corre othos??

Se é assim so pode significar uma coisa, o cpu pode estar bom mas o OC das memórias está a falhar, terás de ajustar velocidades, timmings e voltagens... ;)
 
Não entendi muito bem...

Dá-te erro no superpi e corre othos??

Se é assim so pode significar uma coisa, o cpu pode estar bom mas o OC das memórias está a falhar, terás de ajustar velocidades, timmings e voltagens... ;)

encrava muito e deixa de responder passado um bocado. lol
mas isso foi só no mod que mostra os milisegundos. a versao "normal" do SPI já funcionou bem....

o cpu n deve ter problema porque esteve 1h um full load com orthos....
tenho entao de começar a aprender para puxar por cpu e memorias :D
pelo menos vou brincando até comprar um cooler decente para o proc
 
encrava muito e deixa de responder passado um bocado. lol
mas isso foi só no mod que mostra os milisegundos. a versao "normal" do SPI já funcionou bem....

o cpu n deve ter problema porque esteve 1h um full load com orthos....
tenho entao de começar a aprender para puxar por cpu e memorias :D
pelo menos vou brincando até comprar um cooler decente para o proc

Então é porque algo não está estável senão deveria correr na mesma!

Provávelmente será das memórias mas nada diz que não seja cpu, pois 1h de Othos não é quase nada :p

Experimenta este programa que stressa cpu e memórias para ver o que dá. ;)

http://www.ultimate-filez.com/files/IntelBurnTest.zip

Se fizer reset não te assustes....isso vai mesmo stressar o sistema e pode reiniciar caso não esteja estável.

Vai controlando as temperaturas do cpu com este programa.

http://www.fileden.com/files/2008/3/3/1794507/RealTempBeta.zip

Tens a temperatura actual e a distancia para o TJMax, ou seja onde ele não deve chegar para não estragar :P
 
Não sei se dará muito mais...

Uma das coisas que reparei no meu e li na XS também noutros E8600...Até 4400Mhz é fácil e com relativamente pouca voltagem entre 1.31-1.33. A partir daí para se ter ganho significativos precisa-se de alguma voltagem e consequentemente aumento das temperaturas.

Claro que não serão todos assim e uns precisaram de mais ou menos voltagem, mas exitem alguns modelos nesta situação e o meu parece ser um deles...

POis infelizmente o raio dos CPUs variam muito entre si em performance, mesmo modelos iguais.
Mesmo assim o teu 8600 em comparação com o meu 8400 actua melhor. Consegues mais 1100MHZ com 1.32v core enquanto eu no limite de 1.36v com Loadline Calibration ligado só consigo 960MHz.

Ainda bem que falaste do TJ Max, anda nem me tinha dado ao trabalho de ver o que era isso. No site da intel diz que a temperatura maxima para dual core é 72º. Pensava que era só comigo, mas pelo screen do JJ tou a ver que o RealTemp mostra também 95º de máximo aos outros duals.


encrava muito e deixa de responder passado um bocado. lol
mas isso foi só no mod que mostra os milisegundos. a versao "normal" do SPI já funcionou bem....

o cpu n deve ter problema porque esteve 1h um full load com orthos....
tenho entao de começar a aprender para puxar por cpu e memorias :D
pelo menos vou brincando até comprar um cooler decente para o proc

Em principio deves conseguir muito melhor. O meu infelizmente é daqueles 8400 sugadores de volts e fica estável a 3600MHZ com 1.22v core em load.
 
Última edição:
POis infelizmente o raio dos CPUs variam muito entre si em performance, mesmo modelos iguais.
Mesmo assim o teu 8600 em comparação com o meu 8400 actua melhor. Consegues mais 1100MHZ com 1.32v core enquanto eu no limite de 1.36v com Loadline Calibration ligado só consigo 960MHz.

Ainda bem que falaste do TJ Max, anda nem me tinha dado ao trabalho de ver o que era isso. No site da intel diz que a temperatura maxima para dual core é 72º. Pensava que era só comigo, mas pelo screen do JJ tou a ver que o RealTemp mostra também 95º de máximo aos outros duals

Pois a grande vantagem destes novos 8600 com core E0, apesar de serem mais quentinhos, dão bem mais com pouca voltagem :)

Quanto às temperaturas, esse 72º que viste no site da Intel não sei onde viste mas não é a mesma propriamente coisa que o TJMax.
Usa o RealTemp que coloquei acima para controlares as temps pois esse sim está correcto ;)

Por questão de curiosidade se quiseres saber os valores oficiais da Intel para os 45nm:

Intel just released the Tj' specs. It's 100c for E8xxx series 45nm.

45nm Desktop Dual-Core ProcessorsTJ
•Intel®Core™2 Duo processor E8000 and E7000 series 100°C
45 nm Desktop Quad-Core Processors
•Intel®Core™2 Quad processor Q9000 and Q8000 series100°C
•Intel®Core™2 Extreme processor QX9650 95°C
•Intel®Core™2 Extreme processor QX9770 85°C
 
Então é porque algo não está estável senão deveria correr na mesma!

Provávelmente será das memórias mas nada diz que não seja cpu, pois 1h de Othos não é quase nada :p

Experimenta este programa que stressa cpu e memórias para ver o que dá. ;)

http://www.ultimate-filez.com/files/IntelBurnTest.zip

Se fizer reset não te assustes....isso vai mesmo stressar o sistema e pode reiniciar caso não esteja estável.

Vai controlando as temperaturas do cpu com este programa.

http://www.fileden.com/files/2008/3/3/1794507/RealTempBeta.zip

Tens a temperatura actual e a distancia para o TJMax, ou seja onde ele não deve chegar para não estragar :P

humn... o mod 1.5 do SPI não é apenas uma alteração para mostrar os ms? É que se no "normal" funciona bem..... :P
edit: teste o SPI 1.5 com o cpu default e acontece o mesmo.... ou seja fica not responding..... não sei é se estara a dar algum erro ou se dps de algum tempo volta ao normal.... mas fica mto tempo em "not responding"...

De ***** forma para testar de forma "sólida" cpu+mens quantas vezes tenho de deixar o Intel Burn Test?
Se usar o modo Blend do orthos tb deve fazer o mesmo (dado que stressa cpu e mem)?

A ver se logo à noite fica umas horinhas com cada um dos testes :D
 
Última edição:
memórias testa com memtest, seja em DOS ou windows. comigo o de windows costuma ser mais sensivel a detectar erros

cpu ->intelburntest 100 runs
 
Boas...sou um pouco leigo na matéria.
Sei que com o e8400 não consigo a temperatura variável dos cores em idle.
O mesmo acontece em full?
Tou a stressar o cpu com o intelburntest e não consigo ver a temperatura máxima atingida com realtemp 2.70.
Com o meu ex e6600 tinha temperaturas em directo.
 
humn... o mod 1.5 do SPI não é apenas uma alteração para mostrar os ms? É que se no "normal" funciona bem..... :P
edit: teste o SPI 1.5 com o cpu default e acontece o mesmo.... ou seja fica not responding..... não sei é se estara a dar algum erro ou se dps de algum tempo volta ao normal.... mas fica mto tempo em "not responding"...

De ***** forma para testar de forma "sólida" cpu+mens quantas vezes tenho de deixar o Intel Burn Test?
Se usar o modo Blend do orthos tb deve fazer o mesmo (dado que stressa cpu e mem)?

A ver se logo à noite fica umas horinhas com cada um dos testes :D

No que toca ao IntelBurn eu gosto pois stressa o sistema e demora pouco tempo a executar :)

O programa recomenda 5 ou mais runs. Eu diria que 10 é suficiente.

Ja vi pessoas a dizerem que mesmo com o sistema a correr mais de 24h de othos que em 5-10 runs do IntelBurn falhava. Por isso 10 é um bom numero e não terás de esperar muito tempo, 45m talvez ;)


Boas...sou um pouco leigo na matéria.
Sei que com o e8400 não consigo a temperatura variável dos cores em idle.
O mesmo acontece em full?
Tou a stressar o cpu com o intelburntest e não consigo ver a temperatura máxima atingida com realtemp 2.70.
Com o meu ex e6600 tinha temperaturas em directo.

Boas!!
O meu E8200 nao esta la muito bem em temperaturas! Nao consigo lelas correctamnete!
A board e a Asus Commando! Que programa devo usar?

Para controlarem as temperaturas dos cores e verem qual a máxima atingida usem o novo RealTemp 2.75...ja havia colocado o link num post anterior :p

Mas pronto, fica aqui novamente para os mais desatentos ;)

http://www.fileden.com/files/2008/3/3/1794507/RealTempBeta.zip
 
No que toca ao IntelBurn eu gosto pois stressa o sistema e demora pouco tempo a executar :)

O programa recomenda 5 ou mais runs. Eu diria que 10 é suficiente.

Ja vi pessoas a dizerem que mesmo com o sistema a correr mais de 24h de othos que em 5-10 runs do IntelBurn falhava. Por isso 10 é um bom numero e não terás de esperar muito tempo, 45m talvez ;)

comigo chegou a falhar na run 50-60, bastou subir uns pós de vcore(+0.01v) para estabilizar
100 runs sao rapidas, uns 400~500s e dão garantia de estabilidade extrema

no entanto nunca tive crashes ou falhas de qq tipo mesmo com o vcore mais baixo
 
comigo chegou a falhar na run 50-60, bastou subir uns pós de vcore(+0.01v) para estabilizar
100 runs sao rapidas, uns 400~500s e dão garantia de estabilidade extrema

no entanto nunca tive crashes ou falhas de qq tipo mesmo com o vcore mais baixo

100 runs no IntelBurn demoram 400-500s?? :confused:

Não devemos estar a falar do mesmo programa...
 
acho que aquilo me demora 4~5 segundos por run, mas normalmente aloco pouca memoria(~300MB), pois o meu interesse é testar cpu e nao rams

quando se aloca mais ram cada teste demora mais
 
Back
Topo