overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

Eu aqui ando um bocado às cabeçadas com o meu... a partir de 460MHz de FSB ja não passa no OCCT, o mesmo acontece se passar o multi para 8 ou 8.5 com o FSB a 450.

Tenho estavel a 3.6GHZs (1:1) 38-40ºC Idle 57-58ºC Load.
Vcore: 1.33125V
Pll: 1.52V
FSBTerm: 1.26V
DRAM: 2V (5-5-5-15)
LLC: Enable (se estiver disable=erros)

Como tenho 4x1GB até desconfiei das rams mas passam sempre no Memtest sem erros. Mesmo a arrancar com mais FSB.
3.6Ghz ja n é mau, mas um gajo quer sempre mais um bocadinho!:x2:
Não queria no entanto passar dos 1.6V de Vcore, pois a maquina está ligada 24/7...
Algum conselho!?
 
Última edição:
Eu aqui ando um bocado às cabeçadas com o meu... a partir de 460MHz de FSB ja não passa no OCCT, o mesmo acontece se passar o multi para 8 ou 8.5 com o FSB a 450.

Tenho estavel a 3.6GHZs (1:1) 38-40ºC Idle 57-58ºC Load.
Vcore: 2.33125V
Pll: 1.52V
FSBTerm: 1.26V
DRAM: 2V (5-5-5-15)
LLC: Enable (se estiver disable=erros)

Como tenho 4x1GB até desconfiei das rams mas passam sempre no Memtest sem erros. Mesmo a arrancar com mais FSB.
3.6Ghz ja n é mau, mas um gajo quer sempre mais um bocadinho!:x2:
Não queria no entanto passar dos 2.6V de Vcore, pois a maquina está ligada 24/7...
Algum conselho!?

pois ate aos 2.6V de Vcore e na boa!"" deves tar no gozo so podes!
 
Já agora....
as minhas memorias são de 800mhz, é preferivel descer para 667 para acompanharem o cpu (ficar a 1:1) ou manter e deixar subir mas ficar a (4:5)?

Se descer para ficar em 1:1 perco um bocado nas memorias, mas fica mais estável?
Dos testes rápidos que fiz parece-me que consigo puxar mais pelo cpu estando em 1:1, mas não consigo quantificar se esse ganho poderá compensar a perda nas memorias....
 
Eu aqui ando um bocado às cabeçadas com o meu... a partir de 460MHz de FSB ja não passa no OCCT, o mesmo acontece se passar o multi para 8 ou 8.5 com o FSB a 450.

Tenho estavel a 3.6GHZs (1:1) 38-40ºC Idle 57-58ºC Load.
Vcore: 1.33125V
Pll: 1.52V
FSBTerm: 1.26V
DRAM: 2V (5-5-5-15)
LLC: Enable (se estiver disable=erros)

Como tenho 4x1GB até desconfiei das rams mas passam sempre no Memtest sem erros. Mesmo a arrancar com mais FSB.
3.6Ghz ja n é mau, mas um gajo quer sempre mais um bocadinho!:x2:
Não queria no entanto passar dos 1.6V de Vcore, pois a maquina está ligada 24/7...
Algum conselho!?

Podes aumentar um pouco o vcore.. para 1.37 ou perto disso.

Quanto tens na NB Voltage?
 
Já agora....
as minhas memorias são de 800mhz, é preferivel descer para 667 para acompanharem o cpu (ficar a 1:1) ou manter e deixar subir mas ficar a (4:5)?

Se descer para ficar em 1:1 perco um bocado nas memorias, mas fica mais estável?
Dos testes rápidos que fiz parece-me que consigo puxar mais pelo cpu estando em 1:1, mas não consigo quantificar se esse ganho poderá compensar a perda nas memorias....

Metes a 1:1 e puxas o FSB para 400, não terás problemas.
 
Podes aumentar um pouco o vcore.. para 1.37 ou perto disso.

Quanto tens na NB Voltage?

V NB=1.26

estive novamente a experimentar, e mesmo com 1.37V no Vcore, 1.60Pll e 1.26V FsbTerm e o problema mantem-se.
É só aumentar o multi para 8.5 e "xau laura"...
 
Última edição:
V NB=1.26

estive novamente a experimentar, e mesmo com 1.37V no Vcore, 1.60Pll e 1.26V FsbTerm e o problema mantem-se.
É só aumentar o multi para 8.5 e "xau laura"...

V NB põe a 1.35v.
PLL podes baixar para ~1.56v.
FSB term aumenta para ~1.32v


E sim, Spread Spectrum's convem estarem desligados.
 
eu noto que +/- a partir dos 3.8GHz se nao desligar os spread spectrum nao consigo estabilidade

Por acaso não me lembro como estão os Speed Spectrum, por acaso costumo ter o cuidado de os desligar, mas mais logo a ver se vejo isso.
Obrigado a todos!
Depois logo vou dando feedback...
 
Aqui está como vai ficar por enquanto. Não sei o porquê de ele não ir mais além estavélmente.



Que acham? Voltagem já lhe dei suficiente para ver se era falta dela. As rams já vi que dão os 1000Mhz.... Que pode ser?

Cumps

my.php
 
Última edição:
Os volts a mais no cpu pll é que "matam" os cpu's.
Já testei no trabalho vários E8xxx com vcores de 1.3, 1.4, 1.5 desde que o pll fosse baixo nenhum sofreu qq degradação!

Tens mesmo certeza disso? E foi para fazer benchs apenas ou como configuração diária para jogar algumas horas por dia? O máximo aconselhado que eu vejo por foruns aí é 1.36v. E numa thread que já meti o link umas páginas atrás dizem que de 1.36v-140v há a hipotese de acontecer alguns danos, de 1.40v a 1.44v é perigoso e a partir de 1.45v então pode ser suicidio. Quria mesmo tirar estas duvidas de vez, já que de pll não tenho problemas nenhuns, nem com as outras voltagens em geral, eu pessoalmente no meu sistema para conseguir valores de 450 FSB resume-se tudo a vcore, apenas o NB tem de tar a 1.40v mas de restantes voltagens testei com elas no maximo aconselhavel e nos minimos da board e os erros em prime e intel burn test são os mesmos.
 
o VoRtAn estava a referir-se a degradação e nao dimuição da vida do cpu
claro que provavelmente quanto mais volts lhe deres menos anos dura, mas como ao fim de alguns anos o cpu fica ultrapassado isso acaba por nao ser um entrave

quantos ao certo é que já é uma incógnita, até pode durar o mesmo do que nao tivesse levado oc/overvolt
 
Por acaso não me lembro como estão os Speed Spectrum, por acaso costumo ter o cuidado de os desligar, mas mais logo a ver se vejo isso.
Obrigado a todos!
Depois logo vou dando feedback...

Acho que o teu 8400 ainda é mais vampiro que o meu. Para mim chegar aos 3600MHZ estáveis foi extremamente simples.
Esta é a minha configuração na BIOS para 400FSB com loadline disabled
CPU 128875v
CPU PLL 1.50v
NB 1.33v
FSBT 1.24v
SB 1.125v

Tenho o Loadline calib. disabled como aconselham para os 45nm(embora duvide muito desse conselho porque eu vejo é instabilidade de voltagens em disabled) assim tenho em idle 1.248/1.256v e em load 1.224v.
Jà experimentaste por o NB no maximo possivel pra a tua motherboard para ver se ajuda? Embora ache que o teu E8400 sugue demasiados volts, ainda mais que o meu. Que valor ele te dá de VID no realtemp ou coretemp?





Rav3n eu tava-me a referir à degradação, vejo o pessoal nesses foruns a referirem-se a possiveis "damages" feitos aos CPUs por levarem com essas voltagens.
MAs isso é verdade, muita gente diz que usa vcores abusivos de 1.45 mesmo para configuração diária e não sofreram nada até agora.
 
Última edição:
Acho que o teu 8400 ainda é mais vampiro que o meu. Para mim chegar aos 3600MHZ estáveis foi extremamente simples.
Esta é a minha configuração na BIOS para 400FSB com loadline disabled
CPU 128875v
CPU PLL 1.50v
NB 1.33v
FSBT 1.24v
SB 1.125v

Tenho o Loadline calib. disabled como aconselham para os 45nm(embora duvide muito desse conselho porque eu vejo é instabilidade de voltagens em disabled) assim tenho em idle 1.248/1.256v e em load 1.224v.
Jà experimentaste por o NB no maximo possivel pra a tua motherboard para ver se ajuda? Embora ache que o teu E8400 sugue demasiados volts, ainda mais que o meu. Que valor ele te dá de VID no realtemp ou coretemp?

CPU: 1.37500 (1.36 em load no coretemp)
PLL: 1.54
FSBT: 1.40
VNB: 1.40
LLC: enable.
Spread Spectrum: disable.

RESULTADO: assim que começou o load do OCCP, crashou o s.o! :x2:
Esquece axo que apanhei um ranhosinho mm! :blubomte:
 
Acho que o teu 8400 ainda é mais vampiro que o meu. Para mim chegar aos 3600MHZ estáveis foi extremamente simples.
Esta é a minha configuração na BIOS para 400FSB com loadline disabled
CPU 128875v
CPU PLL 1.50v
NB 1.33v
FSBT 1.24v
SB 1.125v

Tenho o Loadline calib. disabled como aconselham para os 45nm(embora duvide muito desse conselho porque eu vejo é instabilidade de voltagens em disabled) assim tenho em idle 1.248/1.256v e em load 1.224v.
Jà experimentaste por o NB no maximo possivel pra a tua motherboard para ver se ajuda? Embora ache que o teu E8400 sugue demasiados volts, ainda mais que o meu. Que valor ele te dá de VID no realtemp ou coretemp?





Rav3n eu tava-me a referir à degradação, vejo o pessoal nesses foruns a referirem-se a possiveis "damages" feitos aos CPUs por levarem com essas voltagens.
MAs isso é verdade, muita gente diz que usa vcores abusivos de 1.45 mesmo para configuração diária e não sofreram nada até agora.

CPU: 1.37500 (1.36 em load no coretemp)
PLL: 1.54
FSBT: 1.40
VNB: 1.40
LLC: enable.
Spread Spectrum: disable.

RESULTADO: assim que começou o load do OCCP, crashou o s.o! :x2:
Esquece axo que apanhei um ranhosinho mm! :blubomte:

Desculpem la a minha ignorancia, mas preciso fazer esta pergunta: Vocês sabem o que significam esses setings? Sabem quais as consequencias de alterar cada um deles?

Eu tenho praticamente tudo em auto na minha P5Q Pro, excepto o vcore (1,175v) e consigo estáveis o meu E8400@3600mhz. Sincermaente tenho medo de mexer nessas settings sem saber o q são, pra que servem etc...
 
Desculpem la a minha ignorancia, mas preciso fazer esta pergunta: Vocês sabem o que significam esses setings? Sabem quais as consequencias de alterar cada um deles?

Eu tenho praticamente tudo em auto na minha P5Q Pro, excepto o vcore (1,175v) e consigo estáveis o meu E8400@3600mhz. Sincermaente tenho medo de mexer nessas settings sem saber o q são, pra que servem etc...

claro que não. Tiramos um numero á sorte nos dados e vamos aqueles sitios esquisitos da bios e mudamos á sorte... :P

Se não sabes o que são, existe muita informacao na net sobre eles, inclusive neste forum. Basta leres ;)
 
mas normalmente a regra de ouro é manter tudo que seja tensões no valor minimo que garanta estabilidade

as opçoes/campos que nao sao tensoes convem mesmo saber o significado
 
Back
Topo