overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

minimo = auto, e a 450 fsb já dás um PLL(e outros) muito alto ao cpu
basta o 1º a seguir ao minimo, essa board tem incrementos grandes e o segundo pode ser demasiado alto
 
de 425 para 450 nao vai muita diferença, em auto ou minimo já deve dar valores bastante altos
esqueci-me de mencionar um detalhe, sao todas as voltagens menos cpu e ram
nessas mexes conforme precisares
 
CPU Voltage Reference - 0.63X, 061X, 0.59X, 0.57X ou Auto?
CPU Voltage Damper - Auto, Enable, Disable?
PLL - 1.50V, 1.70, Auto? Apenas tem estas duas voltagens.
N.B.V Refence - 0.67X, 0.61X, Auto?

Cumprimentos.
 
CPU Voltage Reference - 0.63X, 061X, 0.59X, 0.57X ou Auto?
CPU Voltage Damper - Auto, Enable, Disable?
PLL - 1.50V, 1.70, Auto? Apenas tem estas duas voltagens.
N.B.V Refence - 0.67X, 0.61X, Auto?

Cumprimentos.

auto
enable
1,7 errmmm, deve ser melhor que auto
auto

já experimentaste uma bios mais recente? acho que na p5k-e tinha valores mais intermedios, pelo menos no PLL
 
PLL tenho para já a 1.50V estável.

Aquilo que eu tenho ouvido é que é necessário ter cuidado com as voltagens do PLL, pois á muitos relatos de degradação nos E8xxx motivados por deixar as PLL a auto, mas de certo que acerca deste assunto tens por aqui users bem mais experientes que eu.
 
Fiz update a Bios, apareceu duas novas opções:

FSB Strap to North Bridge - 200Mhz, 266Mhz, 333Mhz, 400Mhz, Auto?
Clock Over Charghing, 0.70V, 0.80V, 0.90V, 1.00V, Auto?

PLL mantém as mesmas voltagens, apenas 1.50V e 1.70V.

Achas mesmo que com FSB de 400, PLL de 1.50V ñ é suficiente?

As temperaturas com a nova bios passaram para o dobro em IDLE anda a volta dos 50º.... :S
 
Última edição:
Fiz update a Bios, apareceu duas novas opções:

FSB Strap to North Bridge - 200Mhz, 266Mhz, 333Mhz, 400Mhz, Auto?
Clock Over Charghing, 0.70V, 0.80V, 0.90V, 1.00V, Auto?

PLL mantém as mesmas voltagens, apenas 1.50V e 1.70V.

Achas mesmo que com FSB de 400, PLL de 1.50V ñ é suficiente?

As temperaturas com a nova bios passaram para o dobro em IDLE anda a volta dos 50º.... :S

LOL 50c em idle isso já é quentinho, quando tu tinhas a bios antiga vamos supor que vc tava 25c idle e 40c full o CPU poderia estar na casa dos 80c em full, isso já é prejudicial pra CPU:009:
 
Realmente so agora reparei que continuas com o cooler stock, acho q os 50ºC com o stock cooler até nem parece mau, agora tem cuidado com as temps em full, e já agora as temps da NB, acho que seria saudavel para o teu PC manteres essas temps abaixo dos 65ºC ...
 
quando tinha a P5K-e a ar, o NB fervia, e se for com a massa termica de origem pior ainda
com a board actual estou tb a ar(o bloco que tenho nao é compativel, ando a tratar disso), mas é bem mais fresco
o cooler tb é melhorzito, mas mesmo assim é uma diferença grande

em ambos os casos a massa termica foi mudada, porque a de origem nem comento
parece chiclet mascada e ressequida. os funcionarios da asus em vez de as colarem debaixo das mesas/bancadas, espetam com elas nos dissipadores :002:
 
Fiz update a Bios, apareceu duas novas opções:

FSB Strap to North Bridge - 200Mhz, 266Mhz, 333Mhz, 400Mhz, Auto?
Clock Over Charghing, 0.70V, 0.80V, 0.90V, 1.00V, Auto?

PLL mantém as mesmas voltagens, apenas 1.50V e 1.70V.

Achas mesmo que com FSB de 400, PLL de 1.50V ñ é suficiente?

As temperaturas com a nova bios passaram para o dobro em IDLE anda a volta dos 50º.... :S

Esses 50º em idle é com voltagem do CPU ainda nos 1.34v?

Eu na minha Rampage em 400FSB tenho as voltagens de NB, SB, FSBT quase no minimo. CPU PLL tenho a 1.60, ainda não exprimentei o prime em 1.50.

Se és novo nisto como eu dou-te aqui as voltagens recomendadas para os 45nm. Pesquisei pela net e estes valores parecem ser os com que a maior parte das pessoas concordam.
Se tiveres o "Core Temp", o VID mostra o valor da voltagem minima que o teu CPU precisa para funcionar com a velocidade base.
A caixa do teu E8500 deve ter 1.xxV que é a voltagem recomendada para uma longa vida do CPU.
1.3625V parece ser a voltagem máxima que se pode aplicar aos E8xxx sem haver risco de deterioração.
Entre 1.3625 e 1.40v algum risco de danos ao CPU.
Acima de 1.40v... perigo de morte cada vez mais que se aproxima do "máximo absoluto" 1.45v.
1.45v, a esta voltagem e acima o CPU pode morrer de repente e mesmo que se volte a uma voltagem normal depois de exposto aos 1.45v a vida e performance do CPu podem ter sido grandemente afectadas.

http://www.ocforums.com/showthread.php?t=552072

http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SLAPK#
 
É muito? No manual da minha motherboard vem 1.50v-160v normal, 1.62v-180v elevado, 1.82+ loucura.

Já não percebo nada é quem tem razão acerca do loadline calibration ...
Anadatech dizem qué prejudicial pra 45nm, provoca flutuações das voltagens:
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/intel/showdoc.aspx?i=3184&p=6

Mas eu tenho é variações, embora de fracção de volt quando tenho LC disabled. Com enabled no cpu-z a voltagem não varia absolutamente nada.
Ter o LC desligado é uma porra, porque assim não se aproveita o máximo da voltagem que queremos para o OC.
 
A minha duvida em relção ao valor do PLL mantêm-se, com 400 FSB é seguro então ter 1.50V de PLL?
É que só tenho duas hipóteses, ou 1.50, ou 1.70V?

Já agora que valores é recomendável colocar em estes itens?

FSB Strap to North Bridge - 200Mhz, 266Mhz, 333Mhz, 400Mhz, Auto?
Clock Over Charghing, 0.70V, 0.80V, 0.90V, 1.00V, Auto?

Cumprimentos a todos e obrigado pelos esclarecimentos.
 
PPL em 45nm não passar dos 1,60v daily use 24\7, em condições normais e dependendo das boards pelo menos até aos 450fsb 1,50v chega perfeitamente.

quanto ao load line calibration depende das boards usadas, algumas X48 tem problemas quando está enable que são random reboots mesmo estando full stable etc...com a minha Evolution e a Rampage Extreme passa-se o mesmo.

com outros chip 7 desde que não haja este tipo de problemas pode-se ter LLC enable tendo sempre em conta a voltagem e PPL usados, isto so se tem passado com os 45nm porque até hoje sempre se usou o LLC \ Voltage damper (ou outros termos consoante a board) e não havia queixas.

cumps
 
Back
Topo