overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

Pensava que este material mais moderno aguentasse mais temperatura.
Já tinha lido que o PLL proximo de 2v matava rápido o CPU. Mas não sabia que era mais importante que a voltagem do processador. Eu tento não passar dos 1.60v.
Muito obrigado pelas explicações Johny.

Podes sempre ir além dos 60º no CPU mas não te recomendo e se correres testes de stress em CPU quase de certeza que te vai falhar, a estabilidade fica comprometida.
A voltagem do CPU também conta claro, mas o PLL é essencial
 
Atenção, eu uso tanto o RealTemp como o HWMonitor, e posso garantir que as temps reportadas em ambos têm diferenças significativas. Eu tb tenho um e8400 e o neste momento, sem OC (q ta um calor do catano) tenho 35ºC no Realtemp, enquanto q no HWMonitor reporta-me 42ºC.
Isto refrigerado num Zalman CNPS-8700 NT e um vcore de 1.168v...

Porque existem diferenças?? Nao sei...

Troquei agora mesmo o meu Q6600 por um E8500 na Rampage.
Antes tinha diferenças de 5/6º entre o HWmonitor e o Realtemp do man da Extreme.
Agora tenho entre 10 e 11 com o E8500. é normal para voces estas diferenças nos 45nm ? sei que para os Q6600 6 graus é considerado normal.

Obrigado,
 
Como é pessoal, quem é que vai ter o 1º 8600 para mostrar o que ele dá? :002:
Talvez eu
evil_lol.gif


Conto já para a próxima semana :) lets see
 
Bem para começar, o local onde tenho o meu pc nesta altura do ano é um pouco quente, nesta altura a temperatura ambiente ronda os 27, 28 graus, tem dias que chega aos 30, quanto a temperaturas do pc, medindo com o core temp, em idle os cores andam por volta dos 33 graus, stress prime os cores chegam aos 52 a rodar orthos chegam aos 55, 56, neste momento tenho fsb com 1.28v, não sei se tente os 3.8ghz se fique por aqui porque o meu principal problema é a temperatura ambiente onde tenho o pc nesta altura do ano, mas talvez fique por aqui por agora até porque tambem o uso para jogos que é uma coisa que puxa pelo pc
 
Vocês conseguem chegar aos 4000MHZ no E8400 com 1.30 e 1.24v?! :wow:

Eu pra conseguir ter o primal95 sem ir abaixo tenho de por na bios o v core em 1.44v. No cpu-z fica em cerca de 1.40v.
Pra conseguir carregar o vista tenho de por na bios em 1.40v.


Mesmo assim pensava que tivesse mais ganhos em fps. FIz o benchmark do Mundo em Conflito:

3000MHZ
333fj8.jpg



4000MHZ
450fe7.jpg
 
xiça, o meu 8400 com agua nem estabiliza a 4ghz com 1.36v..... E as temps muito altas mesmo a default até me fazem pensar que o Wc nao esta com eficacia nenhuma.
 
xiça, o meu 8400 com agua nem estabiliza a 4ghz com 1.36v..... E as temps muito altas mesmo a default até me fazem pensar que o Wc nao esta com eficacia nenhuma.

isso é normal, estes cpus aquecem bem
dá uma vista de olhos no topico do E7200 e ve as temperaturas que tenho com WC
o cpu está sem IHS e tenho um vcore baixo
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3346025&postcount=42

tb já li que a Intel calibra os sensores para serem mais fiaveis em load
 
Eu com o Realtemp, E8400 @ 3,6Ghz, obtenho temps de 42ºC em idle...
Quando corro Prime chega-me aos 70ºC no Realtemp.

Tenho uma Zalman 8700 e ja nao sei o q fazer mais para manter o bixo freco.
 
tenho a nox coolbay com aquela fan de 25cm lateral :) O radiador (blackice 240) esta montado na frente da caixa onde se metem os discos, a puxar ar para fora.

Rav3n.... tiraste o HIS ? que melhoras tiveste?

Eu cá penso que o o meu prob é o waterblock nao ser grande coisa. Pelo que vejo, a malta aqui com aircooling tem as mesmas temps que eu ou mais baixas :(
Mal ligo o Pc, a bios lê logo 38º. Já reconfirmei e o contacto é perfeito.
tenho este ALPHACOOL NEXXXOS XP LIGHT REV2 SOCKET 775.
Qual é o melhor Wb neste momento?
 
Há pouco tirei o painel lateral e liguei o pc, verifiquei logo que as ventoinhas laterais contribuem imenso para manter as temperaturas dos componentes mais baixas, a maior disparidade foi no gpu que mesmo em idle chegou perto dos 70º e agora com o painel lateral colocado está nos 60º, mas no geral vejo que todas as temperaturas estão mais baixas com o painel e as duas ventoinhas laterais de 120 ligadas
 
eu já comprei o cpu assim, segundo o antigo dono as melhorias foram na ordem dos 15~20ºC
neste cpu o IHS nao vem soldado, apenas leva massa termica, o que cria mais resistencia termica

no entanto nao aconselho a fazeres no E8400, pois o core muito provavelmente está soldado ao IHS, e é uma missao quase impossivel. a garantia tb arde, obviamente
os cpus "soldados" costumam ter melhores temperaturas que os que levam massa termica entre o core e o IHS

eu acho que pelo menos no meu caso o problema é o core ser pequeno = pouca area de contacto com o bloco(ou que fosse com o IHS), ou seja nao há bloco que me safe
o meu core é minusculo, tem uns 80mm2; o E8400 deve ser um pouco maior pois tem o dobro da cache
o meu sistema é porreiro: laing plus+apoge gt+mcw60+BI GTS lite 360 e 120, e por cima tenho os blocos ***** e mosfets parados

no teu caso acho que o IHS devia ajudar, tenta apertar melhor o bloco
 
Mamaste 10 fps e achas mau :D

Sou ganancioso... nunca me tinha metido em overclocks, com mais 1000MHZ pensava quisto subisse uns 30 fps :D.

Vocês nas vossas motherboards tem uma opção de "loadline calibration" ligada? Isso dá mais estabilidade mas numa review da rampage formula dizia que isso dava cabo dos 45nm e tenho desligada.

Eu acho esquisito é que tenho de por na Bios uns 5 volts a mais no CPU para no windows ser usada a voltagem que quero.
POr exemplo, para chegar a cerca dos 1.25v aconselhados para o meu E8400 e pró prime95 não dar erro com um OC de 3600MHZ tenho de por na BIOS a CPU voltage em 1.28v. Quando carrega o vista o cpu-z mostra 1.24 em idle, a stressar não passa os 1.22v. OU isto é de ter voltagens erradas no cpu pll ou fsbt?
 
Última edição:
o loadline calibration é mesmo para resolver o vdroop/vdrop(ainda que nao completamente), com ele desligado o que (te) acontece é normal

sempre tive isso ligado e nao notei qualquer degradaçao no E7200, mas tb o tenho há pouco tempo

se calhar leste algo relacionado com pencil mod's; nesse caso nao se deve eliminar completamente o vdrop(aka riscar demais, senao pode-se estragar o cpu/board
a spec da intel diz que é tem de haver vdrop, otherwise pode fritar-se o material
 
Back
Topo