overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

O que li fio nesta review da Rampage:
http://www.anandtech.com/mb/showdoc.aspx?i=3208&p=2

"Loadline Calibration is best left disabled, especially when using the newer 45nm CPUs. Our testing has shown these settings induce power instabilities, even when using lower voltages. In addition, when enabled the option sometimes requires more CPU voltage than would otherwise be necessary, meaning increased power dissipation and higher temperatures"

Gostei da review porque diz as voltagens maximas que o o CPU PLL e FSBT podem levar. Mas apesar do conselho que dão para desligar loadline calibration especialmente pra quem tem 45nm aquilo parece contraditório. Tenho mais estabilidade com Loadline Calibration enabled e já não é preciso dar tanta voltagem ao CPU.
 
Alguem já tem um E8x00 (sem ser o E8600) com a revisão E0? :D
Vejam no cpu-z os que adquiriram recentemente o processador... :D

Cumps
 
Cada vez me sinto mais frustrado ...
Comprei 1 E8400 para trocar o meu antigo E6400, esperando tirar dele um pouco mais que do E6400.

A board é a que está na minha assinatura, e corria o E6400 a 3400 com um vcore acima dos 1,4v, as temps em full andavam na ordem dos 68º, escusado será dizer que acima de 3400 Mhz nada feito.

Agora com o E8400 corre em stock a 1,11875v, corro o prime95 durante 1 hora sem qualquer erro, abaixo dessa voltagem a bios queixa-se q as voltagens estão muito baixas, a temp apresentada na secção hardware monitor da bios é de 58ºC :'(, e no Realtemp de 36 idle e 45 em full (após 1h30m de prime95).

Ora as dores de cabeça surgiram ao tentar a barreira dos 4Ghz (eu sei que é 1 salto precipitado mas já n tinha paciência), na bios coloquei o vcore a 1,36v e tentei mas sem qq sorte, e isto foi assim até aos 1,47v mas nem no windows (vista) consegui entrar.

Agora tou a testar a 1580 Mhz com um vcore de 1,40v, corro o orthos e se aguentar sem erros desço a voltagem.

Vou tentar os 1600 Mhz (q vergonha...:'() e aguardar até por as minhas mãos em uma chipset (X38) DFI ou na P5E que pelos vistos quase toda a gente s tem dado tão bem.
 
tive uma experiencia semelhante á tua. Tentar quebrar os 4ghz, que consegui. O meu problema foram as memorias.

ie: 450x9 = 4ghz e 1800mhz de memoria. Mas mesmo fazendo tuning aos timmings e voltagem, o prime falhava ou nem sequer entrava no winxp. O Bench de memoria estava bastante baixo (9000Mb/s)

mas 475 x 8.5 = 4ghz e 1500mhz de memorias (com strapping a 333) está estavel. Até meti os timmings mais baixos e consegui 9400Mb/s.

Estranho é que a 450x8 = 3600mhz e 1800 de memorias e está estavel.
 
1580? Ou 3580?

A 3580, mas arredondei aos 3600 e depois fui descendo o vcore até o orthos dar erro, ficou pelos 1,25625V com 41ºC em idle e 57ºC em full (no realtemp).

Com as temps q tenho não m parece q vá mt mais longe q isto, curioso foi ver q o vcore no CPU-Z permanece nos 1,488V qualquer que seja o vcore colocado na bios, estranho :wow:!!
 
actualiza o cpu-z e depois a bios

Infelizmente tanto o cpu-z (v1.46) como a bios (1404) são as ultimas versões, e o cooler já o removi, juntamente com a pasta térmica (as5) e voltei a colocar pelo menos 3 vezes, e as temps pouco ou nada variaram. A titulo de curiosidade, a fan utilizada é uma
Scythe Ventoinha Ultra-Kaze 120mm 3000rpm.

Mas nem sempre o cpu-z apresentou estes valores, tenho prints dele com a bios a 1.1875V na Bios e 1.168V no CPU-Z, isto antes de ter tentado o OC ao cpu a 4Ghz.
 
Cada vez me sinto mais frustrado ...
Comprei 1 E8400 para trocar o meu antigo E6400, esperando tirar dele um pouco mais que do E6400.

A board é a que está na minha assinatura, e corria o E6400 a 3400 com um vcore acima dos 1,4v, as temps em full andavam na ordem dos 68º, escusado será dizer que acima de 3400 Mhz nada feito.

Agora com o E8400 corre em stock a 1,11875v, corro o prime95 durante 1 hora sem qualquer erro, abaixo dessa voltagem a bios queixa-se q as voltagens estão muito baixas, a temp apresentada na secção hardware monitor da bios é de 58ºC :'(, e no Realtemp de 36 idle e 45 em full (após 1h30m de prime95).

Ora as dores de cabeça surgiram ao tentar a barreira dos 4Ghz (eu sei que é 1 salto precipitado mas já n tinha paciência), na bios coloquei o vcore a 1,36v e tentei mas sem qq sorte, e isto foi assim até aos 1,47v mas nem no windows (vista) consegui entrar.

Agora tou a testar a 1580 Mhz com um vcore de 1,40v, corro o orthos e se aguentar sem erros desço a voltagem.

Vou tentar os 1600 Mhz (q vergonha...:'() e aguardar até por as minhas mãos em uma chipset (X38) DFI ou na P5E que pelos vistos quase toda a gente s tem dado tão bem.

:blubomte:
Falando a verdade eu tambem tive uma experiencia parecidade com a sua mas a minha deu pra resolver, é assim eu comprei essa board pra monta meu primeiro custom build que ta em my system, só que quando comprei essa board ai eu montei ela numa mesa certinho com um e6750 2gb e uma 8600gt tudo ligado correcto e ai quando apertei o botão de ligar simplismente ela ligava e nao fazia simplismente nada mais nada mesmo ai fui RMA fui la na loja e tal e o cara disse que já sabia porque eu estava ali, ele di certo ja sabia que essa board era uma MERD* e depois de eu ter pesquizado eu vi que tem vez que essas boards ai vem com o controlador de memoria danifica ou muito marrado e ai troquei pruma p5k-premium, que agora nao reclamo mais dela, só o fato de nao ter pci-e 2.0 que na epoca nao sabia o que era isso...

entao é isso eu pessoalmente agora raramente vou comprar boards ASUS, agora só GIGABYTE e Evga...:victory::victory::victory:
 
:blubomte:
Falando a verdade eu tambem tive uma experiencia parecidade com a sua mas a minha deu pra resolver, é assim eu comprei essa board pra monta meu primeiro custom build que ta em my system, só que quando comprei essa board ai eu montei ela numa mesa certinho com um e6750 2gb e uma 8600gt tudo ligado correcto e ai quando apertei o botão de ligar simplismente ela ligava e nao fazia simplismente nada mais nada mesmo ai fui RMA fui la na loja e tal e o cara disse que já sabia porque eu estava ali, ele di certo ja sabia que essa board era uma MERD* e depois de eu ter pesquizado eu vi que tem vez que essas boards ai vem com o controlador de memoria danifica ou muito marrado e ai troquei pruma p5k-premium, que agora nao reclamo mais dela, só o fato de nao ter pci-e 2.0 que na epoca nao sabia o que era isso...

entao é isso eu pessoalmente agora raramente vou comprar boards ASUS, agora só GIGABYTE e Evga...:victory::victory::victory:

Já vi muitos, e variados relatos acerca das P5N32-E Sli, a maior parte deles relacionado com o facto de ser um "pouco esquesita" com as memórias utilizadas. Mas na altura que a comprei escolhi as memorias que em principio me garantiam uma maior fiabilidade com o chipset. Desde logo o 680i nunca foi conhecido pela sua "graciosa" capacidade de OC, mais pela vertente gamer e a capacidade de colocar em sli duas vgas a x16, coisa que, e desculpem se me engano, só o X38 conseguiu (e o X48 posteriormente).

Do meu ponto de vista não deixa de ser uma boa board, para C2D de 65nm e 45nm com algum OC, pouco é verdade, mas para quem não queira grandes OCs e tenha lá por casa uma 8800GT, arranja uma 2ª e têm uma boa máquina para uns aninhos, para OCs e single card á melhor, bem melhor, mas também é isto que dá pica, é pegar numa board q á partida não é uma Ocer por natureza e ver o q se consegue tirar dela :004:.
 
Estranho essa cena no cpu-z de tar a dar sempre a mesma voltagem. Ainda mais teres de aplicar tanta voltagem. Já li que os 8400 podem dar resultados muito diferentes, até mesmo sendo do mesmo batch. Uns como o do Máscaras conseguem os 4GHZ com menos de 1.25v, outros com 1.36, eu no meu caso só consegui com 1.40.
Nos 3600MHZ já experimentei o prime a 1.22v.
Essas boards com chip nvidia tem dado muita bronca, mesmo a topo de gama 790i. Não será o nforce a fazer das suas?

57º tive eu a stressar a 1.40v. No teu caso é capaz de ser a combinação da caixa+cooler+motherboard? As motherboards nvidia ja li que aquecem bastante.

Eu no meu caso tenho tido é umas coisas estranhas com o pc probe II que vem com as motherboards da Asus. Tenho 7 ventoinhas ligadas na motherboard e de vez enquando apita a dizer que algumas tão desligadas, o que não é o caso. Nestes ultimos dias apita a dizer que tenho as voltagens NB, SB, e ram a 4v.
 
Estranho essa cena no cpu-z de tar a dar sempre a mesma voltagem. Ainda mais teres de aplicar tanta voltagem. Já li que os 8400 podem dar resultados muito diferentes, até mesmo sendo do mesmo batch. Uns como o do Máscaras conseguem os 4GHZ com menos de 1.25v, outros com 1.36, eu no meu caso só consegui com 1.40.
Nos 3600MHZ já experimentei o prime a 1.22v.
Essas boards com chip nvidia tem dado muita bronca, mesmo a topo de gama 790i. Não será o nforce a fazer das suas?

57º tive eu a stressar a 1.40v. No teu caso é capaz de ser a combinação da caixa+cooler+motherboard? As motherboards nvidia ja li que aquecem bastante.

Eu no meu caso tenho tido é umas coisas estranhas com o pc probe II que vem com as motherboards da Asus. Tenho 7 ventoinhas ligadas na motherboard e de vez enquando apita a dizer que algumas tão desligadas, o que não é o caso. Nestes ultimos dias apita a dizer que tenho as voltagens NB, SB, e ram a 4v.

Realmente estes chips decididamente são um pco estranhos ... eu com 98% de certeza que a responsável é a board, o 680i ficou muito à quem no que toca aos 45nm, talvez a 750i seja a evolução natural (e mais económica) no salto para os 45nm, mas para quem quer um pco mais de OC talvez seja melhor o X38 e passar para crossfire... digo eu!
 
Tens de ser tu a encontrar,
O Oc não é uma Ciência exacta ;)
Vais aumentando e testando com o Orthos,até não dar erros :)
Dependendo muito da relação VID/Potencial do Cpu também.
Aconselho,a manteres as Voltagens,sempre a baixo de 1.4V(1.37XV P.E).
Cumps
 
Sim,
Não deixe,nunca,as Voltagens em AUTO.
Recomendo,que ponhas um ou Dois valores,acima do Valor Minimo na Board.

Ex.

Min Value@ Board: 1.20V
Valor que Pões: 1.23
AUTO: 1.39/1.50V(OverHeat)

Deu para explicar mais ou menos .
Cumps
 
Back
Topo