O que estamos à espera em Outubro

A compra do iPhone, por causa disso, foi adiado mais um ano.
Touche!
Entre falta de um salto claro de diferença (e ainda bem para mim) e preços caros que não justificam de alguma forma qualquer tentativa de upgrade.

O meu está para as curvas, tão bom como no primeiro dia.
Há que dar valor a Apple nisto… são bons em longevidade, paga se o preço, mas fica se mais tempo com algo que não é obsoleto a nível de software. As atualizações quando saem e logo para todos.

Fui muitos anos utilizador android, dado o meu perfil fui sempre escalando para o android puro/ fluido… e que fosse atual essencialmente. E aqui, na diversidade android, há casacos para todos os gostos. Por isso a vantagem é essa… de certeza que há um android que encaixara no perfil de alguém. Eu tenho uma preferência. Pixel!!! Nem questiono qualquer alternativa. Mas, atualmente continuo a prefirir IOS. Para mim, é o melhor. Amanhã posso já não pensar o mesmo.
 
Eventualmente faz sentido ter uma thread de discussão Apple e Android. Mas aproveitando o off topic que se gerou…

O Android sofreu sempre de ter muitas marcas que faziam as suas versões (sem sempre bem conseguidas) e isso fez com que a evolução do iOS fosse muito mais rápida. Afinal, era só uma marca, com uma visão, a criar. Mas finalmente parece que o mercado de android está a amadurecer e por isso eu até defendo que já não há o iOS camp vs o Android camp.

Começamos a ver cada vez mais walled gardens, desde a Google, à Samsung, à Xiaomi, One Plus, etc etc. E é verdade que todos usam a base do Android, mas fazem tudo ao seu gosto e acrescentam as suas funcionalidades. A experiência no One UI é muito diferente da experiência num Pixel ou OnePlus.

Para termos uma noção do tempo que demorou ao mercado Android amadurecer, a primeira versão de One UI, do principal player no mercado Android, só surgiu em 2018. Antes disso andavam aos papéis.

E além disso, começamos a ver o fim do “Android for all”. O Galaxy Watch tem funcionalidades únicas para quem tem smartphone Samsung. O pixel Watch igual para o lado da Google.

A discussão já não é iOS vs Android, É iOS vs Android (Google) vs One UI (Samsung), vs MIUI (Xiaomi), vs Oxygen OS (One Plus).
 
@Xistel as discussões Android versus Apple sempre acabaram mal por isso não faz sentido esses tópicos.

Tu resumes bem a situação. Há de facto muitos Android mas há mais qualidade, menos confusão, mais cuidado com os updates, o exemplo do Pixel agora ser anunciado com 5 anos é um contraste com os anteriores. Isso deve-se na minha humilde opinião à concorrência da Apple.

Os trunfos da Apple são controlar o hardware e o software, ter um ecossistema próprio. Ter iPhones com 5 anos que não estão a cair aos bocados. A câmara leva 15-0 do iPhone 14 Pro claro, mas é suficientemente boa para mim? Sim. A bateria custou 90€. Aguenta bem mais um ano e não tenho que comprar o iPhone 15 no primeiro dia em que for lançado.

Como já disseram, o segmento dos 300€ (mais ou menos 50€) em Android são equipamentos muito bons e até compreendo que as pessoas troquem com mais facilidade nesses segmentos. Mas a Apple não tem sofrido impacto por isso. E mais do que isso, em são equipamentos muito bons Como já disseram, o segmento dos 300€ (mais ou menos 50€) em Android altura podem corrigir a mão e ajustar preços e lançar algo no meio termo.

Reparem que ninguém como a Apple aproveita o parafuso, o antigo modelo, converte o SoC de modelo em modelo.

Quando mudaram o Mac Mini para o modelo com o M1, mantiveram a caixa e a fonte de alimentação. Aquilo só pode ser para reduzir custos. Não foi preciso mudar linhas de montagem. Porque aquilo ficou lá a nadar. A fonte é o triplo da potência que ele precisa. Os SoCs Ax vão sendo reciclados. Aquilo é só poupar dinheiro. Fazem mais de menos produtos. Eu quando vejo a quantidade de SKUs da Xiaomi por exemplo não entendo. Menos é mais.
 
@Xistel as discussões Android versus Apple sempre acabaram mal por isso não faz sentido esses tópicos.

Tu resumes bem a situação. Há de facto muitos Android mas há mais qualidade, menos confusão, mais cuidado com os updates, o exemplo do Pixel agora ser anunciado com 5 anos é um contraste com os anteriores. Isso deve-se na minha humilde opinião à concorrência da Apple.

Os trunfos da Apple são controlar o hardware e o software, ter um ecossistema próprio. Ter iPhones com 5 anos que não estão a cair aos bocados. A câmara leva 15-0 do iPhone 14 Pro claro, mas é suficientemente boa para mim? Sim. A bateria custou 90€. Aguenta bem mais um ano e não tenho que comprar o iPhone 15 no primeiro dia em que for lançado.

Como já disseram, o segmento dos 300€ (mais ou menos 50€) em Android são equipamentos muito bons e até compreendo que as pessoas troquem com mais facilidade nesses segmentos. Mas a Apple não tem sofrido impacto por isso. E mais do que isso, em são equipamentos muito bons Como já disseram, o segmento dos 300€ (mais ou menos 50€) em Android altura podem corrigir a mão e ajustar preços e lançar algo no meio termo.

Reparem que ninguém como a Apple aproveita o parafuso, o antigo modelo, converte o SoC de modelo em modelo.

Quando mudaram o Mac Mini para o modelo com o M1, mantiveram a caixa e a fonte de alimentação. Aquilo só pode ser para reduzir custos. Não foi preciso mudar linhas de montagem. Porque aquilo ficou lá a nadar. A fonte é o triplo da potência que ele precisa. Os SoCs Ax vão sendo reciclados. Aquilo é só poupar dinheiro. Fazem mais de menos produtos. Eu quando vejo a quantidade de SKUs da Xiaomi por exemplo não entendo. Menos é mais.
Só por curiosidade, também tens um iPhone X?
 
Sim. Já o escrevi aqui várias vezes.:)
Também tenho um. Embora gostasse, claro, de ter um 14 Pro, tenho de admitir que o X ainda está muito bom, até me parece que com o 16.1 está tão fluido como quase no inicio. Só me queixo da bateria, mas isso a qualquer momento posso trocar.

Cumpts.
 
O iPhone X ainda deve levar com mais dois anos de actualização gerais. Depois disso passa a actualizações de segurança apenas.

Como disse o Apple inflation era muito sustentada em taxas de juro “0” e custos energéticos baixos que dava a uma classe média e média baixa alguma disponibilidade económica. Isso acabou … pelo menos por uma década.

Veja-se que an Apple ultrapassou a Saudi em valorização o que é obviamente um absurdo económico. Temos a agora a resposta dos meninos das Arabias que se recusam a aumentar a produção de petróleo com a consequente desvalorização do seu produto conforme o Mr. Biden pretende.
 
Última edição:
Tu resumes bem a situação. Há de facto muitos Android mas há mais qualidade, menos confusão, mais cuidado com os updates, o exemplo do Pixel agora ser anunciado com 5 anos é um contraste com os anteriores. Isso deve-se na minha humilde opinião à concorrência da Apple.
É isso mesmo. Como em qualquer mercado com concorrência, os dois lados vão melhorando um ao outro.

O ecossistema da Apple contínuos a ser muito forte é melhor do que o da Samsung ou Google, mas é bom ver que essas marcas estão a evoluir, porque no fim quem ganha somos nós
 
Isso acaba também por ser a razão de ano para ano não vermos saltos quantitativos que valham o upgrade e as opiniões que vemos aqui serem sempre de desilusão. Com equipamentos tão bons, não é possível termos saltos muito grandes de ano para ano. E isso é bom. Não é mau. Eu diria até que termos equipamentos novos todos os anos é por pressão dos acionistas e dos consumidores que querem sempre ver novidades. Porque o planeta agradecia mais reutilização e menos trocas de equipamentos. Isto parece um contrassenso de alguém que adora a tecnologia, mas os produtos são para fazer coisas, não fazem nada sozinhos.

É um alívio para mim que em Android os updates sejam para 5 anos. Já não discuto mais anos. 5 anos num equipamento para andar no bolso é suficiente. O que acontecia é que era insustentável. Ecrãs que custava olhar é que era mau. Não me lembro de olhar para um smartphone e não achar o ecrã suficientemente bom. Não me habituo a ecrãs gigantes mas são todos óptimos. O design é tudo mais ou menos igual, não me incomodam. Com uma capa então fica tudo igual. Está óptimo :)

Já todos sabemos o que acontece quando temos uma marca a dominar o mercado. Nenhum de nós pode desejar isso a médio prazo.
 
Mesmo assim acho que a Apple começou a usar a obsolescência programada que antigamente os equipamentos tinham literalmente a mesma performance de quando saíam, agora parece que são “envelhecidos” de propósito e as bateriam drenam bastante mesmo baterias novas.
 
Se estás a falar de dispositivos iOS, um iPhone 3G, ou 3GS ou 4 dois ou três updates depois já se arrastavam. Nada a ver com o que acontece agora.
Mas nessa altura percebia se. As evoluções eram tremendas ano após ano. Agora já não interessa muito ter o A16 ou o A17… no dia a dia não vamos botar diferença nenhuma.

Aliás, as evoluções de hardware agora serão sempre para permitir mais capacidade de ML ou AI
 
Se estás a falar de dispositivos iOS, um iPhone 3G, ou 3GS ou 4 dois ou três updates depois já se arrastavam. Nada a ver com o que acontece agora.

Sim, para mim isso foi até ao iPhone 4s em que ficou com o iOS 9 e ficou horrível, devia ter parado no 8.

Mas depois notei muito mais consistência, agora e depois daquela polémica das baterias nos iPhones mais antigos já penso dessa forma.
 
Depois de muitas voltas, comprei um iPad 9 Gen, por 349,00. A partir de amanha já deve estar ao preço oficial. O meu mais velho está com o iPad Pro 10.5 de 2017 e a ideia era um Air. Mas vistas a coisas, um iPad 9 Gen faz o mesmo que eu preciso e que tenho feito estes 4 anos com o iPad Pro. Em termos de processamento até vai ser um upgrade, bem vistas as coisas. E poupei quase 400,00€.
 
É isso mesmo. Como em qualquer mercado com concorrência, os dois lados vão melhorando um ao outro.

O ecossistema da Apple contínuos a ser muito forte é melhor do que o da Samsung ou Google, mas é bom ver que essas marcas estão a evoluir, porque no fim quem ganha somos nós

Absolutamente. Mas estamos também a falar de preços totalmente diferentes. O topo de gama Pixel 7 Pro etc etc …. acaba em 1000 Euros, o mais alto dos mais altos. A Apple o iPhone 14 começa nos 1000.

São tabelas de preços muito, mas muito diferentes. O que joga com estes novos preços não é só a Inflação de todo.

A Apple está a jogar sozinha, coloca-se noutro patamar, logo tem que ser julgada como tal pelos seus clientes habituais. Daí um bocado menos compreensão por desenvolvimentos funcionais bem mais modestos do que o preço me parecer totalmente adequado.
 
Última edição:
Absolutamente. Mas estamos também a falar de preços totalmente diferentes. O topo de gama Pixel 7 Pro etc etc …. acaba em 1000 Euros, o mais alto dos mais altos. A Apple o iPhone 14 começa nos 1000.

São tabelas de preços muito, mas muito diferentes. O que joga com estes novos preços não é só a Inflação de todo.

A Apple está a jogar sozinha, coloca-se noutro patamar, logo tem que ser julgada como tal pelos seus clientes habituais. Daí um bocado menos compreensão por desenvolvimentos funcionais bem mais modestos do que o preço me parecer totalmente adequado.
Mas o ecossistema mais fraco na Google não se deve ao price point mas ao facto da Google ser… Google. Começa e acaba projetos de hardware, tem 30 apps de comunicação que vai começando e acabando, pegou no RCS só agora, quando podia ter começado esta adopção há 10 anos… felizmente neste momento estão no caminho certo.

Sinto falta ainda de um bundle de serviços tipo Apple One do lado da Google. Algo que junte YouTube premium, YouTube music, Google drive, play pass, Fitbit premium…
 
Mas o ecossistema mais fraco na Google não se deve ao price point mas ao facto da Google ser… Google. Começa e acaba projetos de hardware, tem 30 apps de comunicação que vai começando e acabando, pegou no RCS só agora, quando podia ter começado esta adopção há 10 anos… felizmente neste momento estão no caminho certo.

Sinto falta ainda de um bundle de serviços tipo Apple One do lado da Google. Algo que junte YouTube premium, YouTube music, Google drive, play pass, Fitbit premium…
Ainda agora foi o que aconteceu com a Stadia. Como é que se convence alguém que investiu dinheiro e tempo no hardware e jogos naquela plataforma, e viu como acabou, a apostar no ecossistema da Google?

E sim eu sei que eles vão reembolsar a malta do stadia, mas a confiança fica abalada.

@lagartoriscado acho que fizeste bem. Tendo Mac e iPhone, o iPad base acaba por ser mais que suficiente.
Eu só queria era um híbrido para eliminar 1 dispositivo deste trio … :D
 
@Xistel,

O ecossistema Android / Google não é mais fraco que o da Apple. Os números o demonstram isso. Agora funciona de forma menos coesa e previsível.

O preço das coisas não tem muito a haver com o ter mais ou menos funcionalidades … mas com o que as pessoas estão dispostas a pagar nuns casos e nos outros. No fim do dia quem dita o preço são os clientes.

A meu ver até há data vale pagar um pouco mais pela coesão e previsibilidade funcional da Apple .... Mas .... este "um pouco mais" começa a não ser o que a Apple intende … no meu contexto.

Como disse em matéria de preços o preço máximo do topo de gama da Google é o preço do mais modesto do iPhone 14 da Apple. Não encontro explicação para isso do ponto de vista funcional ou no estado da economia global. Neste momento a explicação encontra-se a meu ver unicamente numa rede especulativa de preços montada pela Tim Apple para o iPhone ... oferecendo aos seus clientes que apostaram no seu ecossistema telemóveis com 64GB por 1k imagine-se ... obviamente convidando a gastar mais 200 ou 300 ... mas lá está já estamos no 1.3k ... por aí acima. Isto é, 1k não vale ... mas 1.3k já vale? É assim que funciona a rede da especulação ... chegas a um ponto não sabes de onde partiste numa sequência de pensamentos falaciosos.
 
Última edição:
Back
Topo