O que estamos à espera em Outubro

O iOS já não é o que era. E o Android já não é o que era.

Ufff... não diria de maneira melhor sinceramente. Acho que é muito simples de compreender o estigma que se criou ao longo dos anos. E esse estigma é um pau de 2 bicos:

- Por um lado criou-se um estigma de que iOS e os iPhones são infaliveis, não tem bugs, estão muitos furos a cima do Android por diversos motivos. No entanto basta começar a mexer no molhado para se encontrar as mil e uma coisas das quais a Apple não é imune: O iOS está fraco neste momento comparando com outras versões do iOS. Não está estável. O iOS 16.01 saiu a comer baterias sem olhar para trás. Há ícones no ecrã que não alinham com os outros. A dynamic island é um ornamento de Natal neste momento. Mas ainda assim, os preços continuam a subir, e vão continuar a subir. Em 2022 a Apple lança um iPhone 14 (modelo base) exatamente igual ao modelo do ano anterior, a 1000 maçãs... com o mesmo ecrã de 60HZ, mesma bateria, mesmo processador, etc.

- Por outro lado, criou-se e mantém-se um estigma que se resume a uma frase que ouço muito, inclusivamente de amigos meus, colegas de trabalho, etc: "Para dar 900 euros por um Android mais vale comprar um iPhone"

Porquê? Porque há uma ideia dos Androids fabricada com base nas experiências dos utilizadores de smartphones low/midrange. Claro que nessa óptica faz sentido.

Agora: Em que planeta é que se pode comparar a tecnologia presente num Pixel 7 Pro versus a tecnologia presente num iPhone 14 Plus? Que por sinal é 200 euros mais caro que o Pixel.

Vai demorar muito tempo a mudar esta "mentalidade", e em locais como USA por exemplo, onde há um culto em torno do iMessage, provavelmente nunca vai mudar.

Mas ainda assim, a Apple começa a andar por terrenos perigosos com estas product lines inconsistentes e com preços absurdos. O pessoal (não todo, mas pelo menos algum) farta-se, e decide experimentar outras coisas. Pode correr muito mal, muito bem... mas o sentimento está lá.

Eu não digo que o Pixel 7 Pro que comprei e que chega esta sexta-feira vai ser perfeito. Até posso odiar. Mas o que é certo é que por algum motivo eu decidi experimentar outra coisa que não o iPhone. Não foi culpa do Android, foi culpa da Apple.

Enfim, a Nokia caíu, a Blackberry também. Ninguém é imune.


As coisas são como são. É muito importante que haja competição. Eu sou dos primeiros a criticar a Apple em muitas matérias ... mas há coisas que de fato estão á frente do mercado e outras há que não estão. Naquilo que estão á frente não vale a pena tapar o sol com a peneira ... aka ... gaslight ... ops ... porque o mercado fica muito pior quando isso começa a ganhar terreno. Da mesma forma não vale a pena argumentar que estão em coisas que não estão ... por exemplo nas assistente digitais ... não estão de todo ... e em muitas outras coisas certamente.

Pessoalmente já faz muito que acho que se estão a esticar o preço nos iPhones a pontos que hoje duvido se valham o preço. Por exemplo não acho que um iPhone Pro 14 vale funcionalmente nem em termos qualitativos o preço que pedem. Como disse acho que a coisa nos iPad estão uma comboiada de todo o tamanho.

Para mim os produtos estrela de 2021/22 são mesmo os MacBooks.

Eu continuo sinceramente sem perceber o que é o "gaslight" neste contexto. É deturpação de factos, é isso? Explica-me que eu honestamente quero entender.
 
As outras marcas não aumentaram (ou vão) os preços na Europa?

Vocês falam nos preços, mas se forem ao site US da Apple os preços estão inalterados em relação ao ano passado.
 
O iPad subiu muito mesmo nos states.
Os Pro mantiveram-se no mesmo preço, a não ser que eu tenha visto mal.

O iPad de décima geração é que subiu de preço e o antigo de nona geração continua a ser vendido ao preço antigo.
Eu não estou nos USA, estou em Portugal, na Europa.
Os aumentos de preço na Europa explicam-se pelo câmbio, não pela ganância da Apple.

A Google é americana, como é eu euros os preços dos novos Pixel? É que eu acabo por nem ligar muito a isso. Tenho um iPhone 12 Pro com dois anos e para o uso que lhe dou ainda está muito bom.
 
Os Pro mantiveram-se no mesmo preço, a não ser que eu tenha visto mal.

O iPad de décima geração é que subiu de preço e o antigo de nona geração continua a ser vendido ao preço antigo.

Os aumentos de preço na Europa explicam-se pelo câmbio, não pela ganância da Apple.

A Google é americana, como é eu euros os preços dos novos Pixel? É que eu acabo por nem ligar muito a isso. Tenho um iPhone 12 Pro com dois anos e para o uso que lhe dou ainda está muito bom.

899 dólares nos USA, 899 euros na Europa. Não tem que enganar.

A Apple deve fazer câmbio no Western Union.
 
899 dólares nos USA, 899 euros na Europa. Não tem que enganar.

A Apple deve fazer câmbio no Western Union.
Outra vez a mesma conversa? Os preços que tu encontras no site americano da Apple são o preço base sem impostos. Na América não há IVA. Há “sale tax” mas varia de Estado para Estado e em alguns é de 0%.

899 USD são 899 EUR. Somas o IVA e as taxas de importação para a UE e tens os preços astronómicos que nós europeus andamos a pagar pelos produtos da Apple.

A Apple não é a única a fazer isto. Podes ir ver o preço de uma RTX 4090 em USD e depois ver os preços em EUR.
 
Outra vez a mesma conversa? Os preços que tu encontras no site americano da Apple são o preço base sem impostos. Na América não há IVA. Há “sale tax” mas varia de Estado para Estado e em alguns é de 0%.

899 USD são 899 EUR. Somas o IVA e as taxas de importação para a UE e tens os preços astronómicos que nós europeus andamos a pagar pelos produtos da Apple.

A Apple não é a única a fazer isto. Podes ir ver o preço de uma RTX 4090 em USD e depois ver os preços em EUR.
O @Corcovado estava a falar do preço do Pixel 7 Pro que custa 899 USD nos EUA e 899€ na Europa, ou seja, mantém o valor na Europa mesmo tendo em conta o câmbio e outras taxas.
Acho que temos de ser realistas e por muito que se goste de iOS, e eu tenho um iPhone, a Apple está a aproveitar se da situação e a aumentar desmesuradamente os preços, a ver até onde pode chegar. A diferença de câmbio e as taxas justificam o acréscimo de 170€? Não me parece.
De qualquer forma, acho que não vai ser só a Apple e em fevereiro, março vai acontecer o mesmo, por exemplo, com os Galaxy.
Para já escaparam os Pixel, mas se a Google fizesse o mesmo que a Apple, os Pixel iam ficar todos nas prateleiras a apanhar pó. Aqui também temos de ser realistas e ver que, com ou sem razão, quase ninguém ia pagar 1.349€ por um Pixel, como o faz por um iPhone. Nunca se esqueçam que os iPhones na maioria dos casos vende se por “ser um iPhone”. Não é a mesma coisa “ter um iPhone” e “ter um Pixel”, acho até que muito gente nem sabe o que é um Pixel, é mau, mas olhem que é muito real. Na minha opinião não é o ecossistema que garante os grandes lucros, mas sim o “iPhone em si”. Muita gente não sabe a interligação do ecossistema e nem liga a quantos anos vai ter atualizações.
Esta é a minha opinião. Caso factos e números mostrem o contrário, peço desculpa.
 
Última edição:
É absolutamente ilusório pensar-se que a subida de preços do material Apple ao longo de uma década na EU se deve fundamentalmente á desvalorização do Euro face ao dólar e ou subidas dos custos de produção. Terá alguma influência certamente mas não explica porque um telemóvel com 128GB custa 1K, porque um novo tablet 64GB custa 600 euros, porque retirou carregadores (subida de preços encapotada), porque uma capa de pele sintética custa 65 euros e assim sucessivamente. Possibilitando a empresa bater Guiness records em lucros uma vez que o peso dos materiais no preço final é baixo.

Os excelentes produtos e inovação simplesmente explicam a resolução competitiva no seu setor ... unidades vendidas ... mas não os lucros record e aumento de preços. O que tem justificado no meu intender é que o mercado consumidor tem efectivamente considerado que tais dispositivos valem mais que o petróleo ou gaz, habitação e demais coisas. Não por mérito da empresa mas por pressões políticas sobre tais mercados para desvalorizarem esses produtos por um lado e por outro lado taxas de juro de empréstimos baixos ... esta é a base.

Repare-se que isto é uma empresa com um só produto e derivados desse produto. Não é uma Google, uma Microsoft, uma Amazon, que têm um leque vasto de produtos e serviços com funções diversas e algo independentes a contribuirem para o bottom line. Não, é uma empresa de um produto, o iPhone e derivados desse produto que sustenta 80% dos resultados financeiros ímpares na história da humanidade ... Se vender menos iPhones vai vender menos quase tudo o resto ... um feito cascata linear.

Ora essa época acabou. A Apple irá efetivamente avaliar doravante se tem melhores resultados financeiros mantendo e subindo preços como tem feito ou contemplar uma redução de preços comendo a sua margem "astronómica" no setor para não levar um rombo ... vamos ver. Os fabricantes subcontratados já avisaram que não estão dispostos a desvalorizar o seu produto em prole das margens da empresa ... dormitórios e coisas mais .... pese embora a coisa esteja politicamente quente em TW. A coisa está quente não por qualquer coisa Chinesa, mas porque os EUA estão a querer criar uma situação TW tornando-a mais dependente das segurança fornecida sendo que em contra partida ... pretende que os produtos saiam de lá mais baixos apesar do aumentos dos custos de produção ... Por forma a beneficiar os seus gigantes tecnológicos como a Apple.

Abraço
 
Última edição:
Companheiros,

O iOS já não é o que era. E o Android já não é o que era. (Inventei agora a frase lol, mas acho que resume a atualidade ou mesmo os anos recentes.)

Usem e abusem da variedade do mercado. Desfrutem dos equipamentos.

Eu já nem acho que a comparação é iOS e Android. É iOS, Android (Pixel), One UI... É que não é de todo a mesma coisa já.
 
Eu vou pegar maioritariamente em dois posts mas extende-se a grande parte da discussão.

- Por um lado criou-se um estigma de que iOS e os iPhones são infaliveis, não tem bugs, estão muitos furos a cima do Android por diversos motivos.

A Apple conseguiu criar uma imagem de marca muito difícil de ultrapassar e aproveitou-se dos atropelos de toda a espécie que se fizeram em Android. Falta de updates foi um deles. daí eu ter feito a pergunta. Porque se agora serão menos desfasados e prolongados no tempo, deve-se à Apple. Até a Google na sua linha de produtos cometeu esse pecado quando nunca fez qualquer sentido.

O iOS está fraco neste momento comparando com outras versões do iOS. Não está estável. O iOS 16.01 saiu a comer baterias sem olhar para trás.

Eu não consigo deixar de ver aqui algum exagero. Eu tento medir as minhas palavras e quando uso a palavra fraco é abaixo de suficiente na escala de 0-5 por exemplo. Está longe de estar fraco.

- Por outro lado, criou-se e mantém-se um estigma que se resume a uma frase que ouço muito, inclusivamente de amigos meus, colegas de trabalho, etc: "Para dar 900 euros por um Android mais vale comprar um iPhone"

Este é o maior problema em Android e todos percebemos isso. Quando tens tanto por onde escolher tens isso. Quando há tanta gente a dizer isso - eu também o ouço com frequência ou outra variante que é, não pode custar mais de 200€ ou 300€ - as comparações terminam. E quem vem de um Android de 200€ não vai estar a discutir problemas de equipamentos de 900€. Isto, para o bem e para o mal. Não tem aqui nenhum preconceito ou juízo de valor. Somos todos consumidores.

O aumento de preço dos iPhones o que vai fazer é algo muito simples e eu sou um exemplo, vou adiando a compra do novo equipamento, porque vai sendo "suficientemente bom".

Porquê? Porque há uma ideia dos Androids fabricada com base nas experiências dos utilizadores de smartphones low/midrange. Claro que nessa óptica faz sentido.

Sim. Porque eles existem e acima de tudo o low/midrange não está pior ou estagnado. Tem melhorado. É natural que continue a proliferar. Não sei como estão as margens nesse mercado, mas não devem estar espetaculares.

Agora: Em que planeta é que se pode comparar a tecnologia presente num Pixel 7 Pro versus a tecnologia presente num iPhone 14 Plus? Que por sinal é 200 euros mais caro que o Pixel.

Depende do que usas. Para quem usa iMessages, Facetime, usa o Notes, Reminders, tem AirPods Pro, etc, o que é mais fácil? Continuar com um novo iPhone ou mudar? É que ainda por cima no fórum tendemos a ajuizar do ponto de vista de quem facilmente sincroniza e move dados com facilidade.

Vai demorar muito tempo a mudar esta "mentalidade", e em locais como USA por exemplo, onde há um culto em torno do iMessage, provavelmente nunca vai mudar.

A Apple não é nem nunca foi a Santa Casa da Misericórdia. Por mais santos que se façam tentam manter a quinta deles. Eu nunca defendi o contrário. Eles todos os dias arranjam uma desculpa nova para o iMessages não funcionar em Android.

Eu não digo que o Pixel 7 Pro que comprei e que chega esta sexta-feira vai ser perfeito. Até posso odiar. Mas o que é certo é que por algum motivo eu decidi experimentar outra coisa que não o iPhone. Não foi culpa do Android, foi culpa da Apple.

A questão aqui é, tens que ter opinião primeiro. Eu antecipo que seja positiva. Mas nada como andar umas semanas a perceber como funciona... para ti. Esta é a parte mais importante.

Enfim, a Nokia caíu, a Blackberry também. Ninguém é imune.

A Apple tem a vantagem de ter mais de 200 mil milhões no banco e poder ajustar o que for preciso. Os que caíram foi por falta de inovação. Não tem faltado à Apple e o SoC dos equipamentos deles à anos que é superior aos restantes.

Acho que temos de ser realistas e por muito que se goste de iOS, e eu tenho um iPhone, a Apple está a aproveitar se da situação e a aumentar desmesuradamente os preços, a ver até onde pode chegar.

Friamente diria que é "porque podem". Sinceramente acho que estão para lá do limite do razoável e que os resultados do próximo trimestre mostrem que devem baixar preços. É o que desejo em termos de consumidor. A compra do iPhone, por causa disso, foi adiado mais um ano.

A Apple irá efetivamente avaliar doravante se tem melhores resultados financeiros mantendo e subindo preços como tem feito ou contemplar uma redução de preços comendo a sua margem "astronómica" no setor para não levar um rombo ... vamos ver. Os fabricantes subcontratados já avisaram que não estão dispostos a desvalorizar o seu produto em prole das margens da empresa ... dormitórios e coisas mais .... pese embora a coisa esteja politicamente quente em TW.

Referir apenas a parte dos parceiros/china-TW. A Apple parece-me estar a tentar sair da China. Para diversificar e estar preparada para um eventual conflito. Não sei se viram mas o país que mais cresceu na Ásia foi o Vietnam por exemplo. Mas tenho ideia que eles deslocalizaram essencialmente para a Índia.
 
A compra do iPhone, por causa disso, foi adiado mais um ano.

Dado o preço basicamente é isto que creio que irá acontecer para a maioria de quem poderia na EU. Que é apenas o segundo maior mercado da Apple … não muito longe dos EUA. Os outros que compram a crédito para poder la chegar adoptam medidas piores para Apple que esta.

Os EUA é outro mundo porque determinados estados adoptam “subsidiar” as empresas como an Apple por via de não cobrarem o imposto de transação como acontece na EU. Claro está depois os Americanos não têm SNS e tripam ou pagam 1k mês por pessoa no agregado para serem tratados. Tenho amigos nisto. Há quem pague menos mas depois quando ficam doentes percebem que andaram a pagar para o boneco passado menos de um punhado de consultas.

Vietnam … pouco antes da guerra os EUA retiraram de la as tropas … vamos ver como isso corre.
 
Última edição:
Back
Topo