O que estamos à espera em Outubro

Já há algum tempo que não lia por aqui uma boa discussão sobre o ecossistema da apple e o enquadramento de cada um dos seus equipamentos.

Andei desde setembro a aguardar pelo lançamento dos novos iPad - o meu iPad pro 10,5 ficou para o primeiro "emigrante" da casa (Erasmus) - e agora não sei bem o que fazer. Para além de toda a vertente de media, o iPad foi essencial na altura dos confinamentos na substituição do papel, que já vinha tentando há algum tempo. Depois de reduzir o papel quase em 90%, o iPad é algo essencial. Cá está, cada caso é um caso.

Entre especificações e preços muito "juntos" não consegui decidir-me e agora o iPad Air começa a ficar fora de mão em termos de preço. O novo iPad é um ultraje e o velho iPad é isso mesmo, velho, e mais caro. Ou seja, mesmo em situação de instrumento de trabalho, não fica fácil a decisão. É que tenho sempre de juntar caneta e tem de ser versão 5G.
 
Bem, entreguei hoje o iPhone 14 Pro ao novo dono, pelo mesmo preço a que se vende nas lojas mas com oferta da capa de pele da apple.

E assim foi o meu último Apple device. Ao longo dos anos (desde o iPhone 4 em termos de iPhone mas antes disso os belos iPods) foram sempre Apple devices, mas parece que tive sorte:

- Deixei de ter computador pessoal, a empresa dá um para trabalho e em casa não toco num computador. Porque não preciso e porque não quero. Lá foi o Macbook há uns 2 anos atrás.
- iPad experimentei há uns anos, mas tinha zero utilidade para mim.

Só faltava o iPhone (não gosto de Airpods nem de qualquer smartwatch), ou seja estava "livre do walled garden". Chega na sexta-feira um Pixel 7 Pro.

Todas estas empresas têm o seu quote de demoníacas mas sinceramente para mim a Apple neste momento está a ganhar a corrida. Price hikes em iPads de 2020 lol, por amor da santa.

Não devo sentir muitas saudades até porque este iPhone 14 Pro foi uma desilusão vindo de um iPhone 13 base: Câmara a sofrer do mesmo processamento horrível de imagem; dynamic island inútil, bateria mediocre, camera bump lentamente a caminhar para um tumor com aquele tamanho...
 
@Corcovado eu revejo-me completamente na questão dos preços. O meu único problema nos smartphones é com os updates.
O iPhone X está a dias de fazer 5 anos: https://en.wikipedia.org/wiki/IPhone_X e tem todos os updates. Isto para dizer que a Apple em updates é francamente superior a Android.

Eu claramente não necessito de ter o último grito em smartphones. Mas se há algo fácil de concordar é que entre gerações próximas não é fácil encontrar muitos motivos de upgrade. Dito isto, o Pixel 7 Pro está muito interessante.
 
Boas @Metro , atenção que isto não é uma decisão de “ânimo leve”.

Os iPhones são bastante bons! Mas a questão é (e comigo foi especialmente com o 14 Pro)…. São 1349€ bons? :)

É que eu pessoalmente não senti este iPhone como algo polido. O iOS está péssimo e com bastantes bugs. As câmeras tinha tudo para ser perfeitas mas deste o 12 que há um processamento de imagem absurdo. Não faz sentido ser tao mau.

A dynamic island parece um protótipo. Não tem qualquer tipo de utilização ainda nem está a ser adoptada pelos programadores.

Quanto aos updates, percebo. Mas o iPhone X ainda está assim tao funcional ao fim de 5 anos com esses updates todos? E pergunto isto na óptica de quem utiliza bastante o smartphone, não é uso leve.

Ou seja, o que me vale ter o iPhone atualizado se ao fim de 3 anos já começa a perder capacidades das quais eu preciso na totalidade, percebes?

Prefiro trocar de 2/3 em 2/3 anos, e já estava a fazer isso com o iPhone. Aliás, neste momento há programas de upgrade em várias marcas (Samsung incluído apesar de não ser grande fã da marca).

De qualquer forma, o Pixel tem 3 anos de updates de software garantidos, e 5 anos de security updates. Chega-me bem.


Quanto ao que dizes no final, concordo que fazer upgrade anual é um exagero. Eu pessoalmente quis fazer do 13 para o 14 Pro mas é porque queria os 120Hz. A minha namorada tem um 13 Pro Max e mexer no telefone dela e depois mexer no iPhone 13…. Parecia que o meu estava em slow motion lol.

E achei que ia ter um upgrade brutal nas câmaras mas como disse acima fiquei bastante desiludido, mais do mesmo.

E depois num panorama global, client satisfaction digamos… não estou contente com o rumo que a marca está a tomar. O Tim Cook respira dinheiro, apenas. Long gone are the times for innovation.
 
Nada impede ter um telemóvel Andróid e ter um MacBook, ou um ipad, ou whatever que seja da maçã.

Eu tenho actualmente um Fold 4 e tudo o resto da Apple, tiro uma foto e não aparece logo, vou ao google photos, não sincronizo tudo no Numbers, vou ao Excel….para enviar de um dispositivo para outro, mando por email para mim próprio, sei lá existem muitas alternativas, muitas não são tão práticas mas chega-se lá.

Prefiro 100X o MacOS ao Windows. Os dois “mundos” podem coexistir juntos.

Só um acrescento ao que disse ontem, eu pessoalmente, muito raramente utilizava a funcionalidade de atender chamadas e mensagens em todos os dispositivos, sempre no telefone.
 
Última edição:
@Corcovado eu revejo-me completamente na questão dos preços. O meu único problema nos smartphones é com os updates.
O iPhone X está a dias de fazer 5 anos: https://en.wikipedia.org/wiki/IPhone_X e tem todos os updates. Isto para dizer que a Apple em updates é francamente superior a Android.

Eu claramente não necessito de ter o último grito em smartphones. Mas se há algo fácil de concordar é que entre gerações próximas não é fácil encontrar muitos motivos de upgrade. Dito isto, o Pixel 7 Pro está muito interessante.
Só para relembrar que algumas das marcas concorrentes tambêm oferecem 5 anos de updates :)
 
@LeonHeart qanto tempo se chega a andar sem os updates desde o dia em que saem?
Não sei mesmo, estou a perguntar. Tenho ideia que no passado podiam passar alguns meses.
Neste momento é a vantagem que vejo na Apple se não têm Mac e/ou iPad. Se não se preocupam com isso eu também não ficava agarrado ao iPhone.
 
Só para relembrar que algumas das marcas concorrentes tambêm oferecem 5 anos de updates :)

O gaslight do costume do LeonHeart ...

https://www.androidauthority.com/phone-update-policies-1658633/

O mais regular tem sido a Samsung ... isto há dois anos para cá mais coisa menos coisa. Só este ano a Google oficializou para 5 anos mas tenta lá uma update oficial Pixel antes de 2018, tipo Pixel 2 lançado no mesmo ano do iPhone X e iPhone 8.

A coisa tem melhorado no Android mas ainda não está lá ... areias movediças.

Sim uma das vantagens do iPhone é que desde o inicio tem sido 5 anos de updates. O Metro tem razão ... não existe alguma correção a fazer.
 
Última edição:
Bem, entreguei hoje o iPhone 14 Pro ao novo dono, pelo mesmo preço a que se vende nas lojas mas com oferta da capa de pele da apple.

E assim foi o meu último Apple device. Ao longo dos anos (desde o iPhone 4 em termos de iPhone mas antes disso os belos iPods) foram sempre Apple devices, mas parece que tive sorte:

- Deixei de ter computador pessoal, a empresa dá um para trabalho e em casa não toco num computador. Porque não preciso e porque não quero. Lá foi o Macbook há uns 2 anos atrás.
- iPad experimentei há uns anos, mas tinha zero utilidade para mim.

Só faltava o iPhone (não gosto de Airpods nem de qualquer smartwatch), ou seja estava "livre do walled garden". Chega na sexta-feira um Pixel 7 Pro.

Todas estas empresas têm o seu quote de demoníacas mas sinceramente para mim a Apple neste momento está a ganhar a corrida. Price hikes em iPads de 2020 lol, por amor da santa.

Não devo sentir muitas saudades até porque este iPhone 14 Pro foi uma desilusão vindo de um iPhone 13 base: Câmara a sofrer do mesmo processamento horrível de imagem; dynamic island inútil, bateria mediocre, camera bump lentamente a caminhar para um tumor com aquele tamanho...
Percebo as razões que te levam a mudar, especialmente a questão dos preços. Pode ser que o novo ecossistema que a Google está a construir (e de forma geral com melhores preços), seja aquilo que mais se adequa a ti!

eu já andei nos nos universos e prefiro o da Apple por ser mais maduro e ter mais “direção”. A Google tem sido de marés, mas espero mesmo que agora atinem.
 
O gaslight do costume do LeonHeart ...

https://www.androidauthority.com/phone-update-policies-1658633/

O mais regular tem sido a Samsung ... isto há dois anos para cá mais coisa menos coisa. A coisa tem melhorado no Android mas ainda não está lá.
Belo artigo "gaslight" desatualizado, basta ir ver a xiaomi que já passou a dar 3 anos de updates e 4 anos de updates segurança e no artigo ainda diz que são 2.

"The Xiaomi 12T and 12T Pro will receive 3 major OS updates, 4 years of security patches"
04 October 2022

Só te esqueces que a Apple é só uma e dá conferencias em Setembro, e as concorrentes são várias e fazem conferencias de Janeiro a Dezembro
 
Belo artigo "gaslight" desatualizado, basta ir ver a xiaomi que já passou a dar 3 anos de updates e 4 anos de updates segurança e no artigo ainda diz que são 2.

O artigo é deste ano. A Xiaomi ... depende do modelo. A verdade é que não se comprometem para lá dos 2 anos para todos os modelos. Isto é, é bem possível que no teu modelo tenhas ... mas o de outro já não.

https://xiaomiui.net/update-support-of-new-xiaomi-phones-have-been-announced-9973/

Gaslight much?

PS: São smartphones jeitosos para o preço ... o meu filho quer um.
 
Última edição:
E não confundir security patches que é o que trata a observação do Metro com actualizações do SO inteiras. Gaslight much?

Security Patches a Apple suporta cerca de 7 anos e por vezes o um pouco mais.
 
Companheiros,

O iOS já não é o que era. E o Android já não é o que era. (Inventei agora a frase lol, mas acho que resume a atualidade ou mesmo os anos recentes.)

Usem e abusem da variedade do mercado. Desfrutem dos equipamentos.
 
@Trance se tiveres que dizer gaslight mais uma vez ficas amaldiçoado sabias? :D

As coisas são como são. É muito importante que haja competição. Eu sou dos primeiros a criticar a Apple em muitas matérias ... mas há coisas que de fato estão á frente do mercado e outras há que não estão. Naquilo que estão á frente não vale a pena tapar o sol com a peneira ... aka ... gaslight ... ops ... porque o mercado fica muito pior quando isso começa a ganhar terreno. Da mesma forma não vale a pena argumentar que estão em coisas que não estão ... por exemplo nas assistente digitais ... não estão de todo ... e em muitas outras coisas certamente.

Pessoalmente já faz muito que acho que se estão a esticar o preço nos iPhones a pontos que hoje duvido se valham o preço. Por exemplo não acho que um iPhone Pro 14 vale funcionalmente nem em termos qualitativos o preço que pedem. Como disse acho que a coisa nos iPad estão uma comboiada de todo o tamanho.

Para mim os produtos estrela de 2021/22 são mesmo os MacBooks.
 
Última edição:
Eu vou confessar, era para continuar com o iPhone 14 pro max (tinha um encomendada na Store), mas depois de ver que pouco evoluiu em comparação com o 13, que valesse realmente a pena trocar (com o preço ainda mais alto, mas mesmo assim compraria se a evolução fosse notória) ”chateei-me“ e não me apetecia ter mais do mesmo. Só não mudo de clube, mas uma verdade que confirmo a interação Windows com android tem evoluído bastante e estão cada vez mais afinados.
Mas pessoalmente continua preferir (como disse anteriormente) o sistema MacOS.
 
Back
Topo