Eu como já tinha dito atrás, comprei uma XL à pouquissimo tempo e este anuncio não me deixou satisfeito, mas ainda compreendo que tenham que lançar consolas novas.
A cena é essa, isto não é uma plataforma nova... não é a 4DS ou o que raio lhe irão chamar, é uma variante do spec.
É uma variante que tem um exclusivo que precisa de mais CPU-Power que a 3DS normal e por isso tem de correr nativamente no hardware mais potente. Até aí faz tudo sentido/é fácil de justificar.
Tudo o resto se tem um "special path" para isso é derivativo, é porque o CPU era um bottleneck e correr com mais recursos o alivia ou raio que o parta. (e os jogos serem CPU-limited não é tão frequente como isso face a serem GPU-limited que tanto quanto sabemos *e vimos pelo Xenoblade* não foi mexido nem sequer overclockado)
O minimo denominador enquanto não houver uma geração nova será a old 3DS e seus 45 milhões de unidades vendidas (que a n3DS não vai ultrapassar a não ser que dure mais anos que a itineração anterior, coisa que nunca acontece com extensões de um spec)
E isso é bom (estas consolas serem mais para juntar aos números de unidades prontas a correr software 3DS) porque senão lançava-se uma consola nova agora e gastava-se o marketing a explicar que era realmente nova e vendia-se mesmo consolas novas a toda a gente. Eu não preciso de uma tendo uma 3DS, compro uma se quiser, por exemplo. E nada vai mudar isso, não é atitudes mesquinhas no Smash que mudam uma realidade.
Podem no entanto fazer com que eu não me apeteça comprar o Smash. De lembrar que como disse isto me lembra a situação mesquinha dos DLC's no disco e só não disse que quando penso nisso penso na Capcom. Pois, uma das coisas mais mesquinhas que a Capcom fez foi a história do
save slot de save único no Resident Evil Mercenaries 3D não-apagável para destruir o valor do jogo no mercado de usados.
E gosto de acreditar que foi por isso que vimos tantos a 5 euros meses depois, ninguém o queria e obviamente que o valor de revenda era baixo por isso o valor do jogo novo também era (diga-se isto assim, os jogos Nintendo não valem 60 euros novos com 2 anos de mercado porque se revendem a 2 euros), má publicidade prejudica as vendas dos jogos valor no mercado secundário também... e atitudes mesquinhas=má publicidade.
A Nintendo costumava perceber isto. É uma tempestade dum copo de água de muitos ângulos mas o que conta é que as razões para acontecerem têm razão de ser. O Resident Evil Revelations já tinha 3 slots precisamente porque a Capcom sentiu no coiro que o pessoal não gostou e não comprou por isso, se a Nintendo se lixar com este jogo e souber ler as razões de insatisfação do público poderá concluir que fazer isso de novo não é boa ideia.
O problema é que o Smash provavelmente não terá um valor trivial no mercado secundário e vai vender bem a full price na mesma para a Nintendo poder culpar o défice face à Wii U por estar numa portátil (não o vejo a vender mais que a versão caseira), mas estas atitudes não o ajudam, não.
A questão aqui é o facto de não ser uma geração nova mas já me estão a limitar o catalogo (embora o Xenoblade nem seja jogo que me chame à atenção, mas nada me garante que não venham aí mais exclusivos) e depois nos jogos que correm nas 2 consolas, também já estou em desvantagem por opção deles ao invalidar o uso de um acessório oficial que fazia exactamente o mesmo efeito.
O Xenoblade também é uma falsa questão. É lógico que o jogo não corre na 3DS normal, mesmo nesta não está com muito bom aspecto face à Wii. Mas uma Wii vale 60 euros usada e com comandos e o jogo vale 50/60 euros novo (que é full price) isso significa que o valor de admissão para a melhor versão é menos que o custo de uma n3DS.
Abre portas a mais jogos exclusivos, sim. Mas sendo um titulo de lançamento, ou realmente o oferecem com as consolas todas (e possivelmente publicitam o Xenoblade Chronicles X na Wii U de borla assim) ou então as vendas serão subpares versus um grande jogo lançado para 45 milhões de consolas. Se o lançarem em separado e as vendas forem baixas pode até ser um prego no caixão referente a jogos exclusivos lançados em cartucho.
Daí eu achar que é uma perda de tempo, o Xenoblade é um jogo tão ambicioso que com um toques nos assets seria ambicioso também na Wii U, uma port para baixo de um jogo que não me parecia possivel de portar para mais baixo... É estúpida.
Embora seja uma versão portátil e por isso seja interessante até certo ponto.
Para mim estão completamente a marimbar-se para quem já tem a consola, fazem isto para vender hardware apenas. Eu tinha bastante respeito pela Ninendo ( mais que pela Sony) mas depois disto já desceram uns pontos valentes.
Os jogos não deixaram de ser compativeis, tirando um que não corria mesmo.
Mas a atitude do smash é mesquinha, não há outra forma de olhar para a questão. Facto é que acho também que é uma feature que provavelmente puseram à pressa na n3DS para a beneficiar. O jogo se calhar não devia ter essa feature. Quer dizer, o segundo joystick na GC, Wii (com comando GC e classic controller) não era usado para isto, possivelmente o da Wii U também não (a não ser que eles lançem uma New Wii U com um terceiro joystick que agora é um "nub" ao lado dos action buttons...)