Magalhães (Caracteristicas no 1º post)

Eis a minha opinião pessoal sobre o Magalhães mas antes disso, queria salientar que não nutro particular interesse por qualquer qualquer partido, portanto, a minha análise é politicamente isenta.

O Magalhães que recebi veio com o processador Intel Atom 1,6GHz o que constituiu uma agradável surpresa já que os outros que experimentei eram um pouco mais lentos. O resto das características penso que já são conhecidas e não nos devemos esquecer que é um computador para crianças e nesse aspecto, estou bastante satisfeito.
É de louvar a atitude de se colocar dois sistemas operativos para que as crianças possam desde já ter contacto com realidades diferentes. No meu caso, já à algum tempo que ensino o meu filho a desenrascar-se no Windows e no Linux, é surpreendente como uma criança de 9 anos aprende rapidamente e não tem preconceitos no uso de um ou outro SO como acontece com alguns dos mais crescidos.

Em relação ao Windows XP tive que passar por uma longa actualização do SO que demorou mais de uma hora e ocupou-me imenso o disco com ficheiros temporários. Sendo o disco pequeno, seria óptimo vir o mais actualizado possível para evitar problemas logo no início de falta de espaço no disco C. Uma limpeza de ficheiros temporários resolveu para já o problema....
Infelizmente tive alguns problemas de configuração do wireless que me recusava a funcionar mesmo estando os parãmetros todos correctos, no meio de tudo isso, bloqueou-me o SO três vezes o que me obrigou a fazer reboots... A actualização do Avast não funciona devido a uma corrupção do programa mas nada que não se resolvesse....
A inexistência de limitações de acesso a algumas configurações faz com que as crianças possam facilmente desconfigurar por exº, o Wireless. Não me agrada que tenham igualmente acesso ao painel de controlo já que isso só deveria ser usado pelo administrador.
Falando agora de aspectos positivos, os programas são bastante agradáveis e gostei particularmente do programa de controlo parental. Ver o diciopédia instalado foi uma agradável surpresa bem como o English is fun, Magic Desktop bem como o Word, Excel e PowerPoint.

Em relação ao Caixa Mágica 12, a actualização demorou meia-dúzia de minutos e a configuração do wireless ocorreu sem qualquer incidente.
Infelizmente tive problemas de estabilidade com o Superkaramba, o programa que gere o Applet que pertence ao Magalhães, o icon por vezes desaparece. As pessoas "normais" ficam sem saber o que fazer obrigando-os a fazer um reboot quando na realidade só necesistariam de escrever superkaramba na opção de executar comandos e o problema fica resolvido...
O icon da bateria também já me desapareceu algumas vezes...Nada de grave mas aconteceu...
Lamento que os repositórios sejam muito limitados pois há programas que queria instalar e são inexistentes. Nada que não se resolva mas queria evitar instalar fora do repositórios para evitar problemas. Queria instalar o Liquid Weather e não foi possível devido à ausência do PyQT...:(
O centro de controlo é o mesmo usado pelo Mandriva e que eu considero uma mais-valia em relação a muitas distros, infelizmente, parece-me pouco optimizada pois em algumas opções demora imenso tempo a abrir. Não é nada de escandaloso já que são opções usadas apenas pelo administrador e após estar tudo configurado, é coisa que não se mexe mais.
Tem uma grande variedade de software onde conta com o OpenOffice, GCompris ( o tal programa polémico ), Planetário, Tabela periódica, e conta igualmente com o FireFox, Thunderbird, Sunbird, Skype, aMSN, etc...
Por curiosidade experimentei o Compiz-Fusion.... e não é que funciona de forma aceitável ? :D

Muito haveria para acrescentar pois tanto um SO como outro poderiam estar melhor mas temos que compreender que foi apenas o primeiro passo, num futuro próximo só poderemos esperar melhor se houver vontade para tal. (penso eu de que...)

Resumindo, é uma excelente ferramenta de aprendizagem, ainda bem que está aí disponível de uma forma acessível e barata para aqueles que o queiram adquirir para os seus filhos.
No meu tempo de infância nem lápis de cores tinha quanto mais acesso ás novas tecnologias....
 
Boas,
É esta nova máquina é muito interessante (aliás... escrevo agora nela) mas apresenta pequenos pormenores que podiam ser alterados, com mais meia duzia de euros:
- Mais 2 portas USB
- Saida VGA
- Um teclado ligeiramente maior

A minha filha, tem alguma dificuldade em lêr neste monitor, pelo que uma saida VGA, iria permitir que em casa ligasse um monitor um pouco maior e um teclado e rato em condições...
Depois, não sobram USB para ligar a PEN ou o disco rigido externo, o que poderia ser fácil para um adulto resolver com um HUB, mas depois torna-se mais uma coisa, para uma criança aprender.

Eu louvo esta ideia, e achei a máquina muito interessante.

Recomendo!
 
O problema do Magalhães é que não vem com uma pen ou algo parecido, com o software que foi pré-instalado no Windows.

Se o Windows se estraga lá se vai o Office, a Diciopédia, os programas educativos, o controlo parental, etc. Tenho a serial do Office nas costas do portátil, mas serve-me de pouco se não tiver os ficheiros de instalação.

Já agora, no Caixa Mágica, qual é a password para a conta "aluno"? A que o sistema cria por defeito? Testei a password do root e não estava a dar...
 
hoje estive a jogar counter strike num magalhães e aquilo é poderoso!!!!!!!!! Lol, mas o touchpad nem é mau porque fiz varios headshots. A qualidade de imagem é razoavel e o cs corre bem (mas é o cs que ja tem muitos aninhos...) O melhor de tudo é a pega que traz incluida:-D
 
Ainda hoje os meus filhos andaram n tempo com ele, com o DDDPool, Fifa 2003, Easybits, outros joguinhos e programas e muita net e wireless..

E já deve ter mais de 3h no total, e sem desligar.. e ainda tem bateria para mais um bom bocado

excelente

E olhem, mexe-se muito bem em varios jogos que ainda puxam um pouco
 
Protecção das Reposições Acidentais

Viva pessoal,

Quem quiser colocar passwords no menu principal do Magalhães, para que as crianças não reponham os S.O. acidentalmente, podem seguir este guia:

 
Última edição:
magalhaes.png


@ http://impresa.newspaperdirect.com/epaper/viewer.aspx

Aí está o belo Português a fazer aquilo que todos previam (menos o engenhoca do Sócras :rolleyes: )
 
Só tenho uma coisa a dizer: esses pais são os miseráveis do costume.
Dão-lhes tudo o que "necessitam" para os meninos poderem estudar e terem alguma educação e formação mas como habitualmente estragam e subvertem tudo.
Nem a história da crise merece desculpa.
Esse pessoal depois vai berrar que não tem as mesmas condições que os outros alunos.
 
Pois, enquanto uns vendem, outros ainda esperam, como é o caso do meu filho. Já o paguei em Fevereiro (50 Euros) e ainda nada, sendo que a maior parte dos colegas dele já o receberam. Pela vossa experiência, isto é normal?
 
Não é normal não.. Já falaste na escola? Pois depois de pagar não costuma ser tanto tempo.. Vê lá que até pode ser má gestão ou falha na escola, pois são os profs que fazem a entrega.
 
em relação à famosa noticia dos magalhães à venda, o mais interessante foi pelo que se soube, foi um unico caso isolado que viram, mas já deu para ser notica em grande de um jornal (nem vi, mas li sobre isso, e mais, não me admirava que fosse noticia TVI, lolol)

E outro caso de um que foi para o "prego", em que tambem era um caso isolado..

Ou seja, ai em 300.000 magalhães ou mais até, uma ou duas situações dessas são realmente noticia neste pais!

PS: Já agora.. lembrem-se que podem ser PCs roubados, e ai claro, culpa de quem recebeu o magalhães.. Mas claro, se há pessoas que até os filhos vendem... abraço
 
Na escola a professora diz que também não sabe. Tenho que procurar na net um site para reclamar, nem dinheiro nem computador...
 
em relação à famosa noticia dos magalhães à venda, o mais interessante foi pelo que se soube, foi um unico caso isolado que viram, mas já deu para ser notica em grande de um jornal (nem vi, mas li sobre isso, e mais, não me admirava que fosse noticia TVI, lolol)

E outro caso de um que foi para o "prego", em que tambem era um caso isolado..

Ou seja, ai em 300.000 magalhães ou mais até, uma ou duas situações dessas são realmente noticia neste pais!

PS: Já agora.. lembrem-se que podem ser PCs roubados, e ai claro, culpa de quem recebeu o magalhães.. Mas claro, se há pessoas que até os filhos vendem... abraço

Ou até pode ser um dos que foram comprados a preço normal nas lojas, 285€ acho, e a pessoa viu o mau negócio que fez e vendeu...

Se fosse outro notebook já não seria notícia e a sua venda considerada normal, havendo magalhães à venda nas mesmas condições dos outros não se pode saber a origem sem verificar o serial number, se quisessem controlar isso deviam ter feito uma distinção visível na máquina.
Claro que estou a especular, mas estou a especular tanto quanto quem escreveu e publicou a notícia.
 
Pois, enquanto uns vendem, outros ainda esperam, como é o caso do meu filho. Já o paguei em Fevereiro (50 Euros) e ainda nada, sendo que a maior parte dos colegas dele já o receberam. Pela vossa experiência, isto é normal?

Não recebeste um link para ires a um site colocares lá o teu BI ou NIB?
Aí nesse site é que está a informação de enviado ou não.
Por acaso a minha filha recebeu-o após 3 semanas após pagamento, já o meu sobrinho, demorou 5 ou 6 semanas.
 
Ou até pode ser um dos que foram comprados a preço normal nas lojas, 285€ acho, e a pessoa viu o mau negócio que fez e vendeu...
Por acaso lembrei-me dessa mas estava mais inclinado para o caso dos "amigos do alheio".
Não interessa. Se apenas se verificam os tais 2 casos mais ou menos o jornalista é tão miserável coo quem fez isso.
 
Eu fui ao site da youtsu coloquei o NIF e confirma que está pago. Enviei um mail de lá a perguntar qual o prazo de entrega e responderam-me:
"Estimado Cliente,
Após efectuado o pagamento, será contacto pela escola, onde efectuou a inscrição, a informar que o seu portátil está disponível para levantamento. As entregas são calendarizadas de acordo com os pagamentos efectuados e disponibilidade da escola para os receber e distribuir.
Serviço de Apoio ao Cliente - YouTsu"

 
Terás de pressionar o coordenador da escola para obter alguma informação.
Na turma da minha cachopa ( :D ) ainda ontem receberam máquinas e acho que ainda não estão todos entregues.
É um risco para a escola ter lá as máquinas e depois serem assaltados. Sabemos bem que as escolas não têm segurança quase nenhuma, por isso é esperar.
 
Back
Topo