Processador Intel Core i7

Status
Fechado a novas mensagens.
Muito bonitos os logos, gostei.

Acho que o nome, diferente é bom, visto que ser algo bem diferente dos Core 2.

qual o significado do "i7" ?
 
Vou fazer falcatrua!!!! arranjo um logo desses e colo no Desktop, depois é só dizer, "é pá tenho um core i7!":205:...parecem bons CPU's e os logos a condizer.

Cumprimentos,
:kfold:
 
Cá para mim é mais na linha do Pentium 4... Pensemos bem... o 5 é o Pentium D (nos desktops) + Core Duo (nos laptops) e o 6 é a linha actual de Core 2 Duo... Assim teremos a sétima linha de produtos desde o Pentium original. Penso eu de que... :P
 
Core Duo e Core 2 Duo são coisas diferentes, e não vamos certamente contar com os processadores de portáteis


Pois são... uns são Core (1) Duo baseados no antigo Pentium III mas muito melhorados... bem mais eficientes que os Pentium 4 para uso em portáteis. E outra coisa são os Core 2 Duo, a evolução natural dos Core Duo levada também para os desktops.

No fundo os Core Duo foi o abandonar da arquitectura presente nos Pentium 4 e decidiu-se evoluir a partir algo mais antigo. Depois disso ainda não houve outra separação evolutiva. Daí que são coisas diferentes mas intimamente relacionadas.

EDIT (É mais um novo post mas pronto):

Outra ideia que me ocorreu para o i7 é de ser i786. Considerando os actuais Core 2 Duo como i686 (Intel P6, a arquitectura que já vem dos Pentium Pro).

Uma coisa em que não fui correcto é que o renascer do Intel P6 (que tinha vindo até aos Pentium III) foi dado com os Pentium M, somente depois evoluiu para Core (Core Solo e Core Duo) e mais tarde para Core 2 (Duo e Quad), regressando esta arquitectura ao mercado de desktop com os Core 2. Tanto quanto sei os Pentium D eram NetBurst (eram Pentium 4 colados). Salvo erro há uns Pentium Dual Core que também já são baseados nos Core, que são uma espécie de "Celeron" com dois núcleos (entre aspas).

Mas acrescento ainda que se considera o NetBurst dos Pentium 4 o i786, de forma não oficial.
 
Última edição:
Foi mais ou menos esse o raciocínio que segui para chegar ao i9. :D

No entanto se procurares por i886 no Wikipedia vai parar à página sobre o Core2. O Nehalem seria o i986 daí o i9 que sugeri.

Mas o Core2 sendo ainda um i686 também faz sentido. O que estou a ver aqui é que foram buscar o i7 ao i786 que corresponde ao Netburst, mas como a Intel têm estado a dizer que o Nehalem é uma nova arquitectura pegaram no 7 de uma forma mais súbtil já que o P4 como se sabe apesar de ter sido algo totalmente diferente foi amado e odiado por muitos.

Digamos que para a Intel o Nehalem merece ser o i786, mas como já foi ocupado pelo Netburst, buscaram o i7 para dar o nome comercial ao CPU.
 
Última edição:
Isto agrada-me até ao ponto em que muda de Socket. Não podiam manter o LGA 775? Assim já se está a ver, nova board para novo CPU e é um gasto de dinheiro a dobrar. Para isso fico no Core 2 Qaud que mantem o 775, chega e sobra, depois logo se vê sobre o i7.
 
i7 ? Agora é i para aqui i para ali é so ai´s por todo o lado, ora quando raio sai isto e uma Estimativa de preço ?
 
Isto agrada-me até ao ponto em que muda de Socket. Não podiam manter o LGA 775? Assim já se está a ver, nova board para novo CPU e é um gasto de dinheiro a dobrar. Para isso fico no Core 2 Qaud que mantem o 775, chega e sobra, depois logo se vê sobre o i7.
A arquitectura em si já tem muitas alterações, mas o que impede totalmente manter o 775 é o controlador de memória que passa a estar no CPU e não no chipset. Nunca terias forma de ter uma correspondência semelhante entre os pinos cuja ligação segue para a memória ou para o chipset em ambas as arquitecturas, C2D e i7.

Neste caso é mesmo um mal necessário e incontornável.
 
A arquitectura em si já tem muitas alterações, mas o que impede totalmente manter o 775 é o controlador de memória que passa a estar no CPU e não no chipset. Nunca terias forma de ter uma correspondência semelhante entre os pinos cuja ligação segue para a memória ou para o chipset em ambas as arquitecturas, C2D e i7.

Neste caso é mesmo um mal necessário e incontornável.


A arquitectura não tem nada a ver com a pin-count. A maior quantidade de pinos tem a ver sobretudo com a necessidade de controlar a voltagem em quantidades cada vez mais pequenas e precisas (com a diminuição do tamanho dos transístores entre "shrinks") e as "leaks" de corrente em CPU's, sobretudo para desktops, cujos TDP's e velocidades de relógio são mais elevados.
O controlador de memória integrado também não implica necessariamente mais pins (os processadores para o futuro socket AMD AM3 -DDR3- têm menos pinos do que os actuais AM2 -DDR2-, e as CPU's podem ser instaladas -pelo menos é o que a AMD dizia há uns meses...- nos sockets AM2).

Basta ver a quantidade de sockets baseados no antigo socket 478 dos Pentium 4 "Northwood", e que ainda hoje existem nos portáteis (Socket P) com Core 2 "Penryn", com apenas algumas alterações de pormenor relativamente insignificantes, mas concebidas apenas e só para impedir o uso continuado de chipsets antigos com CPU's mobile recentes.
Uma situação semelhante aconteceu também com as várias gerações de VRM's para motherboards com o LGA 775, que, apesar de tudo, aguentou bastante tempo (cerca de 5 anos, na altura em que o "Nehalem" começar finalmente a tomar conta do mercado, em 2009).

Na geração Core i7, além do LGA 1366 dos Xeon e desktops topo-de-gama, e do LGA 1160 para o mainstream, é possível que surja um terceiro socket desktop com menos pinos, para as versões de entrada-de-gama sem controlador de memória integrado, a usar emparelhadas com o actual chipset P45 dos "Penryn".
 
Última edição:
i7 ? Agora é i para aqui i para ali é so ai´s por todo o lado, ora quando raio sai isto e uma Estimativa de preço ?

"De acordo com os colegas do Expreview, a Intel irá renomear o seu processador Nehalem para Core i7.

Haverá 3 processadores Bloomfield para entrar no mercado de PC no final do ano, e o processador de 999$ dólares será intitulado Core i7 Extreme Edition.

Todos os processadores i7 e i7 Extreme Edition serão apresentados oficialmente a 11 de Agosto, e lançados para o mercado no último trimestre do ano."

Fonte: Newticias
 
Muito bonitos os logos, gostei.

Acho que o nome, diferente é bom, visto que ser algo bem diferente dos Core 2.

qual o significado do "i7" ?

7ma Geração de CPUs, penso eu de que!!! o "i" deve ter a ver com a vaga de ai's como diz um num poste acima, é ai's por todo o lado.

Chamem-lhe o que quiseres a gente quer é ver isso num programas decentes e num joguitos com bom suporte para Multi-Core
 
o i também pode derivar de Intel sendo Intel 7 -> Intel 7th generation...
penso eu de que..

por norma gosto dos I "Ais", dá uma ideia de envolvencia com os sistemas
 
A arquitectura não tem nada a ver com a pin-count. A maior quantidade de pinos tem a ver sobretudo com a necessidade de controlar a voltagem em quantidades cada vez mais pequenas e precisas (com a diminuição do tamanho dos transístores entre "shrinks") e as "leaks" de corrente em CPU's, sobretudo para desktops, cujos TDP's e velocidades de relógio são mais elevados.
O controlador de memória integrado também não implica necessariamente mais pins (os processadores para o futuro socket AMD AM3 -DDR3- têm menos pinos do que os actuais AM2 -DDR2-, e as CPU's podem ser instaladas -pelo menos é o que a AMD dizia há uns meses...- nos sockets AM2).

A passagem de DDR2 para DDR3 no controlador de memória certamente não necessita de mais pinos, mas o controlador de memória mantém-se no die, logo não é esse exemplo que demonstra que seria possível manter o socket 775 para o i7 se a unica alteração fosse o controlador de memória passar a ser on-die comparand com o C2D.

Basta ver a quantidade de sockets baseados no antigo socket 478 dos Pentium 4 "Northwood", e que ainda hoje existem nos portáteis (Socket P) com Core 2 "Penryn", com apenas algumas alterações de pormenor relativamente insignificantes, mas concebidas apenas e só para impedir o uso continuado de chipsets antigos com CPU's mobile recentes.
Uma situação semelhante aconteceu também com as várias gerações de VRM's para motherboards com o LGA 775, que, apesar de tudo, aguentou bastante tempo (cerca de 5 anos, na altura em que o "Nehalem" começar finalmente a tomar conta do mercado, em 2009).
Exactamente, mas acabaste também por demonstrar que mesmo com todas as alterações de arquitectura e shrinks, não foram as grandes alterações de voltagem entre os vários CPU's que justificou a alteração de socket, mas somente a não-retrocompatibilidade.

Na geração Core i7, além do LGA 1366 dos Xeon e desktops topo-de-gama, e do LGA 1160 para o mainstream, é possível que surja um terceiro socket desktop com menos pinos, para as versões de entrada-de-gama sem controlador de memória integrado, a usar emparelhadas com o actual chipset P45 dos "Penryn".
Acabaste por confirmar o que eu dizia. Mesma arquitectura mas sem controlador de memória on-die, logo, menos pins.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo