Processador Intel Core i7

Status
Fechado a novas mensagens.
Mais pormenores desta "beast" de 4 cores e 8 threads, controlador de memória DDR3 integrado e 4GHz, para 2008:

Bloomfield To Hit > 4GHz & Has 8MB Cache


Based on the 45nm Nehalem architecture, Intel aims to bring Bloomfield clock speed above 4GHz in 2008. It is a speed that Intel never get to hit with their previous generation of processors where the highest clock speed reach is 3.8GHz with their Pentium 4 570 & 670. Bloomfield will contain 8MB of shared L2 cache which is smaller overall in comparison to Yorkfield 2x6MB L2 cache. As we have previously reported, Bloomfield is Socket B based, quad core and is capable of 8 threads. It is still within the 130W thermal envelope.


http://www.vr-zone.com/?i=4387
 
Socket B?Então daqui a um ano/ano e meio o LGA 775 já foi?Que grande treta.
4Ghz?Fogo já quse que não é preciso OC:004::002:
 
Mais pormenores.

Triple-Channel DDR3 1600MHz (38.4GB/s):

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20070610234912.html


Intel Readies New Memory Controller for Nehalem Chips.

Intel Nehalem to Feature Triple-Channel Memory Controller


Intel’s code-named Nehalem processors have been discussed for nearly five years now, but Intel was tight-lipped enough in order not to disclose details of the new micro-architecture itself as well as implementation peculiarities. Nevertheless, recently Intel started to inform its partners about the future platforms, which means that at least some peculiarities of the new chips have come to light.


It is known that Nehalem as well as Westmere central processing units (CPUs) will use a new platform architecture and while the company does not directly state it, the new platform will hardly use processor system busses, but rather will feature point-to-point serial bus (which is currently referred to as Common Serial Bus or CSI) similar to Hyper-Transport or PCI Express. The new CPUs due in late 2008 will feature so-called dynamically scalable architecture, which means that Intel will be able to tailor its processor designs according to needs of various market segments.


In particular, Intel already announced that, among other things, it would be able to scale and configure caches, interconnect controllers as well as memory controllers. Already now Intel can reduce or increase cache sizes for various processors without many problems, whereas Advanced Micro Devices can enable or disable Hyper-Transport links within its processors depending on their positioning (e.g. AMD Opteron processors for multi-processor servers have three HT links, whereas Athlon 64 for 1P machines have only one HT link). But Intel wants to go even further and scale the number of memory controller channels. According to PC Watch web-site, the top Nehalem processor code-named Bloomfield with four cores will have triple-channel DDR3 memory controller, whereas slightly less advanced may have less channels.


Three memory channels supporting PC3-12800 (DDR3 1600MHz) memory would provide approximately 38.4GB/s memory bandwidth, up significantly from about 21.3GB/s memory bandwidth available today. Given that in 2009 Intel plans to release Nehalem processor with built-in graphics core, triple-channel memory controller may help to keep performance in 3D games on relatively high level.


Intel did not comment on the news-story.
 
Então mas isto não pára? Á custa destas pressas tecnológicas, já é o segundo computador que eu compro quando a socket e a memória está mesmo pa mudar, e é a 2ª vez que fico a rapar na cabeça de tanto me arrepender....
 
Então mas isto não pára? Á custa destas pressas tecnológicas, já é o segundo computador que eu compro quando a socket e a memória está mesmo pa mudar, e é a 2ª vez que fico a rapar na cabeça de tanto me arrepender....

Calma...
Primeiro, isto é só para daqui a um ano e meio.
Segundo, esta CPU é uma versão para servidores. Vão existir versões mais simples/baratas, tais como o "Nehalem", o qual é usado para descrever na generalidade esta nova arquitectura.

Entretanto o "Penryn" continua a usar as plataformas e sockets actuais já este ano, e não é de crer que a DDR2 se vá embora tão cedo (só lá para fins de 2008, princípio de 2009 é que se a DDR3 tornará mainstream).
A DDR3 é cara e aínda não demonstrou a sua superioridade (as altas velocidades são contrariadas pela latência muito maior, tal como aconteceu na passagem da DDR para a DDR2).
 
Última edição:
Calma...
Primeiro, isto é só para daqui a um ano e meio.
Segundo, esta CPU é uma versão para servidores. Vão existir versões mais simples/baratas, tais como o "Nehalem", o qual é usado para descrever na generalidade esta nova arquitectura.


Um extremo obrigado para ti, já estou mais descansado:)
 
Triple-Channel, tem k se usar 3 ou 6 dimms? :\

3 DIMM's.
Mas, se reparares bem, já nesta última Computex se mostraram motherboards com 6 slots para DIMM's (2 para DDR2, 4 para DDR3).

dscf3981croppedbigzv7.jpg


Não é nada de especial.
 
3 DIMM's.
Mas, se reparares bem, já nesta última Computex se mostraram motherboards com 6 slots para DIMM's (2 para DDR2, 4 para DDR3).

Sim há varias Bords híbridas ( :puke: )com 6 slots, mas isso vai sempre aumentar o custo da bord (PCB / Slots) e 3 dimms são sempre mais caros k dois, com a mesma quantidade de memoria.

Pela altura k sair deve haver dimms de 2GB logo 4GB parece ser o sweet spot, n 6GB.

E por agora os CPU's n estão limitados pela largura de banda, quando se faz OC só à FSB mantendo os Mhz os ganhos são diminutos.

Tb ainda me lembro de quando apareceu o dual chanel havia problemas de incompatibilidades, até havia bords single mais rápidas k as dual, já k mais dimms aumentam a instabilidade, ficas sempre limitado pela performance do pior "dimm".

Tudo depende dos ganhos, mas n espero nada de especial.
 
Sim há varias Bords híbridas ( :puke: )com 6 slots, mas isso vai sempre aumentar o custo da bord (PCB / Slots) e 3 dimms são sempre mais caros k dois, com a mesma quantidade de memoria.

Pela altura k sair deve haver dimms de 2GB logo 4GB parece ser o sweet spot, n 6GB.

E por agora os CPU's n estão limitados pela largura de banda, quando se faz OC só à FSB mantendo os Mhz os ganhos são diminutos.

Tb ainda me lembro de quando apareceu o dual chanel havia problemas de incompatibilidades, até havia bords single mais rápidas k as dual, já k mais dimms aumentam a instabilidade, ficas sempre limitado pela performance do pior "dimm".

Tudo depende dos ganhos, mas n espero nada de especial.

Quando o dual-channel apareceu nos desktops (cortesia da Nforce 1), é natural que não tenha tido tanto impacto.
O FSB dos Athlon continuava a ser 64bit, pelo que o processador não aproveitava a largura de banda adicional.
Contudo, com os A64 nota-se (e bem) a diferença de single para dual-channel. Com os P4 e Core 2 também.
O diferencial de custo entre ter 6 slots para DIMM's em vez de 4 num chipset high-end é irrisório.
 
Ao meu ver, o mal de ter 3 dimms é o custo dos mesmos e consumos de energia...

Agora se quando isso chegar, se comprar 6 gigas (3x 2 gb) a uns meros 150-200 € para as versões normais de memória já é bakano.

Mas acho que já devia-se começar a pensar num standart melhor, ou utilizar módulos de 128 bits (2x = 256 bits :D) ou mesmo interface série (um pouco ao estilo de FB-DIMM, mas mais nativo, sem necessidade do chip controlador que só coloca latência e calor)
 
Última edição:
Ao meu ver, o mal de ter 3 dimms é o custo dos mesmos e consumos de energia...

Agora se quando isso chegar, se comprar 6 gigas (3x 2 gb) a uns meros 150-200 € para as versões normais de memória já é bakano.

Mas acho que já devia-se começar a pensar num standart melhor, ou utilizar módulos de 128 bits (2x = 256 bits :D) ou mesmo interface série (um pouco ao estilo de FB-DIMM, mas mais nativo, sem necessidade do chip controlador que só coloca latência e calor)

A DDR3 consome menos energia porque usa uma voltagem standard menor (1.5v, em vez dos 1.8v da DDR2 e dos 2.6v da DDR) e usa um processo de fabrico mais pequeno (70nm).
 
Última edição pelo moderador:
Ao meu ver, o mal de ter 3 dimms é o custo dos mesmos e consumos de energia...

Agora se quando isso chegar, se comprar 6 gigas (3x 2 gb) a uns meros 150-200 € para as versões normais de memória já é bakano.

Mas acho que já devia-se começar a pensar num standart melhor, ou utilizar módulos de 128 bits (2x = 256 bits :D) ou mesmo interface série (um pouco ao estilo de FB-DIMM, mas mais nativo, sem necessidade do chip controlador que só coloca latência e calor)

Consumo? Até parece que os desktops actuais não são "à lá americana". O que são as memórias à beira dos CPU´s e Gráficas actuais.

Quanto a aquecimento... tens aí os FBDimms que aquecem que é uma brutalidade e aguentam-se perfeitamente num mercado bastante mais exigente (quer ao nível de estabilidade, quer ao nível de consumos).

E também é algo opcional... poderás enveredar pelo "Triple-Channel" ou n. Não estou a ver onde é que isto poderá constituir um problema...
 
Última edição pelo moderador:
A DDR3 consome menos energia porque usa uma voltagem standard menor (1.5v, em vez dos 1.8v da DDR2 e dos 2.6v da DDR) e usa um processo de fabrico mais pequeno (70nm).
De inicio até pode ser verdade, mas as DDR2 andam a consumir bem mais que DDR1, basta ver módulos com heatpipes e dissipadores exóticos.

Mas é indiferente perto das gráficas e cpus.
 
De inicio até pode ser verdade, mas as DDR2 andam a consumir bem mais que DDR1, basta ver módulos com heatpipes e dissipadores exóticos.

Mas é indiferente perto das gráficas e cpus.

Isso é porque também vêm logo com 2.4V de origem e coisas assim que já é bem alto para o dia-a-dia
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo