Processador Intel Core i7

Status
Fechado a novas mensagens.
Se bem reparei, o conector de 24 pinos está em baixo, à direita, no sítio onde costumava estar o conector IDE; o conector 2x4 (EPS12V) está imediatamente à esquerda do northbridge.

Também estranho a falta de IDE, e de floppy. Quer-me parecer que esta plataforma pretende, de uma vez por todas, ser "legacy-free". A ver vamos se "cola".

Btw, não gostei muito do layout... Continuo a preferir a colocação tradicional do northbridge. No sítio onde está, a não ser que consuma pouquíssimo, pode pôr em causa o resto do hardware dentro da caixa, e/ou o arrefecimento. Mas como é algo novo, logo se verá.

Espero para ver. Entretanto, tópico subscrito.

Cumps.

Miguel
 
Se bem reparei, o conector de 24 pinos está em baixo, à direita, no sítio onde costumava estar o conector IDE; o conector 2x4 (EPS12V) está imediatamente à esquerda do northbridge.

Também estranho a falta de IDE, e de floppy. Quer-me parecer que esta plataforma pretende, de uma vez por todas, ser "legacy-free". A ver vamos se "cola".

Btw, não gostei muito do layout... Continuo a preferir a colocação tradicional do northbridge. No sítio onde está, a não ser que consuma pouquíssimo, pode pôr em causa o resto do hardware dentro da caixa, e/ou o arrefecimento. Mas como é algo novo, logo se verá.

Espero para ver. Entretanto, tópico subscrito.

Cumps.

Miguel
Há "muito" tempo que não há IDE por parte da Intel,o IDE presente na maior parte das boards hoje em dia é fornecido por um chip auxiliar,prefiro assim até,fica mais clean o look da board,embora esta board aos meus olhos me pareça esquesita:-D
 
E lá esta a famosa Triple channel DDR3. Vamos la ver se os ganhos de performance em relação ao dual channel sao minimamente significativos.
 
Vamos por partes:

* O circuito de alimentação, são aqueles rectangulos pequenitos, escrito "pulse".
* De facto, nada de IDE e floppy. Atenção que é enginering sample, provavelmente as versões comerciais terão ambas... IDE acho que ainda devia vir mais uma geração ou duas, a floppy que pode arder a vontade!
* O layout é manhoso, sim, mas é um exemplar de engenharia. As mobos "intel made" nunca foram digmas de layout "xpto"
* A retenção do cooler parece ser a mesma utilizada no LGA 775. É boa noticia, porque assim os coolers actuais serão compatíveis :p
 
Última edição:
Vamos por partes:

* O circuito de alimentação, são aqueles rectangulos pequenitos, escrito "pulse".
* De facto, nada de IDE e floppy. Atenção que é enginering sample, provavelmente as versões comerciais terão ambas... IDE acho que ainda devia vir mais uma geração ou duas, a floppy que pode arder a vontade!

A floppy ainda dá muito jeito. Flaxar bios e introduzir drivers raid para o XP. Eu que o diga, devido às trocas de board e à teimosia de usar os dois Hitachi em raid :P

* O layout é manhoso, sim, mas é um exemplar de engenharia. As mobos "intel made" nunca foram digmas de layout "xpto"
* A retenção do cooler parece ser a mesma utilizada no LGA 775. É boa noticia, porque assim os coolers actuais serão compatíveis :p

A furação não é a mesma. A furação para o cooling dos processadores LGA775 corresponde exactamente à furação das ventoinhas de 80mm, e pela foto, dá bem para ver que a furação é rectangular e não quadrangular ;)
 
Há "muito" tempo que não há IDE por parte da Intel,o IDE presente na maior parte das boards hoje em dia é fornecido por um chip auxiliar,prefiro assim até,fica mais clean o look da board,embora esta board aos meus olhos me pareça esquesita:-D
De facto, desde a geração 965 que o bus IDE desapareceu dos southbridges da Intel (excepção feita aos G31 e P31, que ainda se ligam ao ICH7, embora tecnicamente qualquer northbridge Intel pós-865/875 suporte o mesmo tipo de interconnect para o SB, tornando possível ligá-los a qualquer southbridge desde o ICH6), com vantagens e desvantagens. Pessoalmente, ainda uso IDE para drives ópticas, e creio que o padrão SATA ainda vai demorar mais um pouco a tornar-se comum neste tipo de drives, uma vez que só há uma verdadeira vantagem (cabos menos intrusivos e mais flexíveis), geralmente a um custo um bocado maior... Tal como já disseram, esta é uma ES, e provavelmente os fabricantes irão continuar a acrescentar controladores extra sobre PCI-E (melhor gestão de recursos, pelo menos...

Sinceramente, já há bastante tempo que só preciso de disquetes para a instalação do XP. Com a facilidade que existe em fazer slipstream de drivers no CD de instalação, espero sinceramente que o SP3 já traga um driver genérico AHCI/RAID, tal como o Vista, para se poder deixar morrer a floppy de uma vez por todas (nasceu antes do IDE e continua viva mesmo depois de o IDE estar a começar a morrer... Impressionante).

Quanto à ao look estranho da board, parece-me que tem sobretudo a ver com o facto de o layout estar a ser +- "decalcado" do segmento das boards para workstations e servidores, bem como um pouco da AMD, que causam confusão por não estarmos habituados. Nestas boards que referi é que se costuma ver a memória no topo da board, ou até mais perto da traseira do que da dianteira (não me lembra de nada assim em Intel desktop), e o northbridge perto da extrema frontal da board.

É uma questão de airflow e temperatura do ar circulante em ambientes rackmount: a memória paralela aos lados curtos da board impede menos a passagem do ar (e arrefece melhor), e o CPU/NB chegado à frente recebe mais ar (relativamente mais) fresco (pré-aquecido dos discos rígidos). Sinceramente, não me espantaria que essa board ES desse um layout de uma board single-socket para workstation (o slot PCI-E 4x aberto ajuda...)

Btw, o layout dos slots de expansão é basicamente perfeito: duas gráficas dual-slot continuam a permitir usar quer o slot PCI quer um slot PCI-E, ainda por cima 4x... Excelente!

E lá esta a famosa Triple channel DDR3. Vamos la ver se os ganhos de performance em relação ao dual channel sao minimamente significativos.
Creio que o maior problema neste momento na Intel é mesmo o FSB e o controlador de memória fora do CPU... Se virem bem os benchmarks da plataforma Skulltrail, o quad-channel FB-DIMM fica imensamente sub-aproveitado por causa do FSB e do controlador de memória externo (demasiada "conversa paralela" a ocupar largura de banda...). O CSI e o controlador de memória embutido vão de certeza não só diminuir a "conversa paralela" como também permitir melhores aproveitamentos da largura de banda da memória. Triplo Canal para desktop ainda me parece exagerado, mas logo veremos. Com a eficiência a aumentar, pode acontecer de o dual channel não chegar...

Cumps.

Miguel
 
A floppy ainda dá muito jeito. Flaxar bios e introduzir drivers raid para o XP. Eu que o diga, devido às trocas de board e à teimosia de usar os dois Hitachi em raid :P



A furação não é a mesma. A furação para o cooling dos processadores LGA775 corresponde exactamente à furação das ventoinhas de 80mm, e pela foto, dá bem para ver que a furação é rectangular e não quadrangular ;)


Flashar a bios já dá com a pen, directamente ou simular como se fosse uma diskete.
Drivers para raid/sata, usas o vlite ou nlite e integras os drivers.
 
A floppy ainda dá muito jeito. Flaxar bios e introduzir drivers raid para o XP. Eu que o diga, devido às trocas de board e à teimosia de usar os dois Hitachi em raid :P

Flash a bios com disquete? Eu ca faço flash coma pen drive :P Alem do risco da disquete falhar, as bios já não cabem na disquete :P

Eu troquei estes hitachis por um seagate 250 gb SP, mais rápido :P E para usar raid, vou pró vista, que não precisa de drivers!

A furação não é a mesma. A furação para o cooling dos processadores LGA775 corresponde exactamente à furação das ventoinhas de 80mm, e pela foto, dá bem para ver que a furação é rectangular e não quadrangular ;)
A foto está de perfil, logo dá a ideia que é rectangular.
 
kaigai04l.gif

95W TDP dos quad-core para o mainstream
Socket 1160 até aos Bloomfield que passam a ter o socket 1366 tais como Gainestown e o Westmere,o Westmere é o único que vem a 32nm,até o Octo-Core Beckton vem a 45nm(quentinho???) com socket LGA 1567 e com
24MB L3:eek:
kaigai03l.gif

 
Última edição:
dass, grandes maquinas :D

Claro que o triple-channel, só vai estar disponíveis a quem tiver pelo menos 1000 € só pelo cpu ;)
 
Parece que sempre se confirma o uso do BUS PCIe para gerar o clock do CPU não?

isso era banhada... exemplo:

Um destes cpus a 2.4ghz, usando a totalidade do bus PCI-Express:
2400:100=24

Para termos-> 3000mhz: 3000:X=24 <=> X=125mhz

ora, 125mhz no bus PCI-express para o dia-a-dia é puxadito, já para não contar que as placas gráficas da nVidia começam usar também o PCI-Express como clock generator, aumentar 25% do clock original da placa gráfica implica flashar a BIOS da mesma com 25% menos do clock para que esta arranque sem OC...

Imagino a secção de Dúvidas sobre OC:
"Fiz OC ao meu CPU, mas a placa gráfica dá artefactos, o que foi?"

Vamos esperar para ver...
 
De todos o Havendale vai ser o mais revolucionario e mais virado para o mass market.
Com:
- Dual core CPU
- GPU
- Controlador de memoria
- COntrolador PCI-E

Vai trazer os preços dos portateis para valores muito mais baixos que os actuais no low-end. No entanto parece que a AMD com o Phenom sempre tinha razão ao integrar ja cache L3. Pena que nao tenham conseguido melhorar um pouquinho mais a performance por clock e nao consigam subir muito os clock do CPU. Muito má execução de um CPU bem pensado.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo