Google Pixel 6 e 6 Pro (2021)

A não ser que a Google mude totalmente de estratégia as próximas gerações do Pixel devem trazer exactamente os mesmos sensores. E a cada atualização da Google câmera as coisas serão melhores.

Do que vejo online os resultados deste Pixel 6 não batem assim de forma tão evidente os do Pixel 5.
Espero sinceramente que não. Os sensores ISOCELL da Samsung têm sofrido evoluções significativas principalmente a nível do bayer pattern, e o GN1 usado pela Google no Pixel 6 nem é o topo que a Samsung produz. O GN2 por exemplo já teria um pixel size de 1.4μm, um bom aumento dos 1.2 do GN1 usado actualmente, o que significaria mais luz na pixel matrix thus menos ruído e aberração cromática (este último um problema nestes bayer setups).

A grande questão aqui é, o IMX363 usado no Pixel 5 consegue obter muitos bons resultados com o seu mediano pixel size de 1.4μm pois chegou a um ponto de saturação em termos de optimização. Bayer pattern setups como o do ISOCELL GN1 usado no Pixel 6, requerem mais hidden processing de modo a agrupar pixeis e remover aberrações cromáticas/prisma, portanto o resultado está neste momento muito mais dependente do software (que está relativamente verde neste momento). A fraca evolução face ao IMX363 do Pixel 5 está relacionada com a escala não necessariamente linear do agrupar num pixel size de 2.4μm (quad bayer usado no GN1) thus não observarmos necessariamente uma melhoria de 70% face ao IMX363.
 
O Ultra é mais versátil e completo, mas só vocês poderão decidir. No cômputo geral, acaba por ser superior ao Pixel (quer no preço preço, quer em funcionalidades).

Com um ou outro ficarão bem servidos.
 
O Ultra é mais versátil e completo, mas só vocês poderão decidir. No cômputo geral, acaba por ser superior ao Pixel (quer no preço preço, quer em funcionalidades).

Com um ou outro ficarão bem servidos.
Eu sei que é superior em termos de hardware (ecrã, ect) e mais versátil em funcionalidades (câmara, settings, customization) mas será que a experiência de utilização é melhor? Essa é a minha grande questão. Principalmente estando habituado ao Pixel 2 e não sendo fã do One UI do meu Galaxy Tab S5e.
 
Atira uma moedar ao ar e está feito. Ninguém consegue decidir por ti e ficas bem servido com qualquer um dos dois. Se tu não consegues decidir então faz com que essa escolha seja feita por ti...moeda ao ar e o que calhar...calhou
 
Atira uma moedar ao ar e está feito. Ninguém consegue decidir por ti e ficas bem servido com qualquer um dos dois. Se tu não consegues decidir então faz com que essa escolha seja feita por ti...moeda ao ar e o que calhar...calhou
É isso! Boa ideia. Foi assim que fiz em relação a ter filhos...
 
Gostam da One UI? Querem ter zoom e macro? Um fingerprint reader ultra sonico? Não faz diferença o preço superior? Está decidido!


Eu pessoalmente jamais compraria o S21 Ultra agora tão perto do S22 a não ser que fosse uma necessidade urgente e não tivesse escolha. Daqui a 2 meses está mais barato e para não dizer "desactualizado".

Sinceramente não acredito que quem compre um ou outro fique desiludido.
 
Hoje em dia os topos de gama são cada vez mais semelhantes. Nenhum é perfeito e nenhum é mau. Normalmente um dos fatores de escolha até será design ou preço, visto que em termos de performance é tudo semelhante.

Agora, se uma qualquer pessoa que quer um telemóvel novo, já viu N comparações, já ouviu opiniões de N pessoas, não consegue decidir...oh pah, não há mais nada que alguém possa fazer por ti. O dinheiro é teu, a decisão é tua.
Ao msrp acho que o P6P é melhor compra que o S21U mas se consegues o S21U mais barato que o P6P acho que a decisão é mais fácil. Se ainda assim não consegues decidir não vejo outra opção que não seja a aleatoriedade tbh. Qualquer um é excelente e vai deixar qualquer pessoa satisfeita, de certeza.
 
@Paps.pt A Pixel UI é muito boa, mas a One UI neste momento já não lhe fica atrás. Vai a uma grande superfície e experimenta, é o conselho que te dou.

A One UI amadureceu muito após a versão 3.1 e neste momento está incrivelmente fluída e com muitas funcionalidades relevantes (o Samsung Dex, a título de exemplo, é extraordinário). A integração com Windows também está muito boa na Samsung, por isso deves ter esses pontos em conta. O ecossistema da Samsung anda de mãos dadas com PCs e com a Cloud Onedrive, etc.

Quando olhas para o Pixel, olhas para um telemóvel que é muito competente naquilo a que se compromete fazer, mas que não vai mais além porque simplesmente não é esse o seu intuito. Isto é, é super rápido, simples e muito bom a tirar fotografias. Mas é só.

Quando olhas para um Ultra, olhas para todo um ecossistema criado pela Samsung com integração Windows e Android. Não precisas de dock para usar um Ultra como PC, basta ligares por Wi-Fi a um monitor, depois tens o Watch 4, os buds Pro, os tablets, as câmaras excelentes que levaram uma melhoria enorme com os updates, o zoom óptico que tira fotos destas (tirada por mim, pena a compressão do imgur que desfoca a foto), a fluidez, as funcionalidades extra, a personalização a teu gosto sem necessidade de root através do Good Lock, os melhores componentes (melhor haptic feedback, muito melhor ecrã, melhor sensor de impressões digitais, melhor som, etc.).

No final, compras o que servir melhor os teus interesses. Eu por felicidade tive oportunidade de andar com quase todos os topos de gama que foram saindo, e no final e sendo que nem sequer sou apreciador da Samsung como marca, acabei por ficar com o 21 Ultra e despachar os outros, incluindo um iPhone 13 Pro (que troquei por um iPad Pro). O ecossistema e integração que estes gajos criaram está realmente muito bom, e como tenho o Watch 4 e buds Pro (oferecidos por eles), acabaram por me "agarrar".

Contudo, realço que tive o Pixel 5 e adorei. A simplicidade, o design, a fluidez, o facto do shutter ser super rápido e de praticamente todas as fotos ficarem bem à primeira... são coisas muito boas que devem ser tidas em conta (não sei como está o shutter dos 6).

A pergunta que deves fazer a ti mesmo, é: Queres um telemóvel que se compromete a ser apenas um telemóvel com uma excelente câmara, ou queres mais que isso?
 
Última edição:
Eu continuo na ponte. Não sei se me atiro para o rio Pixel 6 Pro ou se entro no autocarro do S21 Ultra.
Nada contra a Samsung, hardware categoricamente excepcional, no entanto depois de vários anos e experimentar vários OEMs inclusivamente Samsung, para mim Android é na fonte - Google. Por exemplo, a Samsung tem estado na lista dos piores ofenders em termos de gestão agressiva e por vezes arbitrária de tarefas em background (https://dontkillmyapp.com/), e parece que a situação tem piorado:
UPDATE 04/2021: Is Samsung now killing even foreground services? Could this be real, or is it a chimera?
Even disabling the system battery restrictions does not save the app from being killed. Let's find out, if it is a bug or a feature... Here you can read more details

Kc6RuxB.png
 
Nunca tive quaisquer falhas de notificações no Samsung ou problemas com o multitasking. Posso deixar a app suspensa dias seguidos que volto e está no ponto onde deixei. Será que a pessoa dessa comparação sabe que a Samsung por default usa um sistema de manutenção da bateria e aplicações que dá para ser desativado? Em relação a falhas de multitasking e notificações, no OP8 Pro que tive e, principalmente, Xiaomi Mi9T Pro, era o prato do dia. De realçar ainda que esses dados são de Abril. Após isso já saíram algumas 10 atualizações.
 
Espero sinceramente que não. Os sensores ISOCELL da Samsung têm sofrido evoluções significativas principalmente a nível do bayer pattern, e o GN1 usado pela Google no Pixel 6 nem é o topo que a Samsung produz. O GN2 por exemplo já teria um pixel size de 1.4μm, um bom aumento dos 1.2 do GN1 usado actualmente, o que significaria mais luz na pixel matrix thus menos ruído e aberração cromática (este último um problema nestes bayer setups).

A grande questão aqui é, o IMX363 usado no Pixel 5 consegue obter muitos bons resultados com o seu mediano pixel size de 1.4μm pois chegou a um ponto de saturação em termos de optimização. Bayer pattern setups como o do ISOCELL GN1 usado no Pixel 6, requerem mais hidden processing de modo a agrupar pixeis e remover aberrações cromáticas/prisma, portanto o resultado está neste momento muito mais dependente do software (que está relativamente verde neste momento). A fraca evolução face ao IMX363 do Pixel 5 está relacionada com a escala não necessariamente linear do agrupar num pixel size de 2.4μm (quad bayer usado no GN1) thus não observarmos necessariamente uma melhoria de 70% face ao IMX363.
Estás a misturar uma data de conceitos que não têm muito a ver uns com os outros. Mas não é este o tópico certo para discutir essas questões...

A verdade é que em 2022 não vai haver nenhum sensor que seja propriamente uma revolução em relação ao atual, pelo que provavelmente a Google ganhará mais em optimizar o software do que já tem, em vez de começar do zero com um sensor novo que é apenas um bocadinho melhor do que o atual.

E tem sido sempre essa a estratégia da Google desde o 1º Pixel.
 
Estás a misturar uma data de conceitos que não têm muito a ver uns com os outros. Mas não é este o tópico certo para discutir essas questões...

A verdade é que em 2022 não vai haver nenhum sensor que seja propriamente uma revolução em relação ao atual, pelo que provavelmente a Google ganhará mais em optimizar o software do que já tem, em vez de começar do zero com um sensor novo que é apenas um bocadinho melhor do que o atual.

E tem sido sempre essa a estratégia da Google desde o 1º Pixel.
Só para comentar brevemente, o GN2 lançado este ano, é uma evolução do GN1 lançado o ano passado (e usado pela Google no Pixel 6). Afirmar que seria necessário começar do zero é sofismo, ainda para mais quando os avanços no processamento do bayer pattern são transpostos e aplicam-se entre sensores de maior densidade como estes.

As melhorias no GN2 passam por um dual pixel phase-detection autofocus com diagonal cut, staggered HDR mais eficiente, e claro um pixel size ligeiramente maior, que irá contribuir para situações de menor luminosidade. São benefícios que a Google pode e deve incluir na sua próxima geração, para além da eventual optimização do seu algoritmo quad bayer.
 
Só para comentar brevemente, o GN2 lançado este ano, é uma evolução do GN1 lançado o ano passado (e usado pela Google no Pixel 6). Afirmar que seria necessário começar do zero é sofismo, ainda para mais quando os avanços no processamento do bayer pattern são transpostos e aplicam-se entre sensores de maior densidade como estes.

As melhorias no GN2 passam por um dual pixel phase-detection autofocus com diagonal cut, staggered HDR mais eficiente, e claro um pixel size ligeiramente maior, que irá contribuir para situações de menor luminosidade. São benefícios que a Google pode e deve incluir na sua próxima geração, para além da eventual optimização do seu algoritmo quad bayer.


Eu não disse que o GN2 não é melhor do que o GN1... Não é preciso ir ler nenhuma press release para saber disso. E se não for o GN2, há-de haver um sensor da Sony melhor, ou um Omnivision.. E no outro ano a seguir, há-de haver outro ainda melhor. O mundo anda sempre assim.

Agora, estamos a falar de melhorias incrementais, não estamos a falar do salto que houve do sensor do Pixel 5 para o Pixel 6.


Se a Google conseguir no Pixel 7 um sensor melhor e ao mesmo tempo atingir o nível de aproveitamento que tinha com o sensor anterior. Magnifico. Como não acredito em unicórnios e sei que nem mesmo a Google trabalha com recursos ilimitados, acredito que eles vão ter que escolher onde se focar. E a verdade é que os vários reviews tornam evidente que este sensor do Pixel 6 está longe de estar a ser aproveitado ao máximo, um sensor tão melhor e os resultados em muitos cenários estão ao nível do Pixel 5. Pelo que não me admiraria nada que o foco ao longo de 2 ou 3 gerações fosse ai, a espremer o sensor ao máximo, a tornar a câmara mais consistente, e a melhorar a capacidade de vídeo.
 
Back
Topo