PC Forza Motorsport (Turn10)

Aqui a jogar a 2K sem RTs. ~ acima de 100fps.
Com RT e tudo no máximo tenho drops para os 50Fps e normalmente anda nos 70fps.
Não noto grande diferença com e sem RT. Mas é dos meus olhos certamente :)

Ao nível do jogo, esperava mais. Fiquei logo amuado quando tentei fazer uma corridinha em Nurburgring Nordschleife e a pista não existe. A ver com o tempo se a incluem.
Outra coisa é desativares todas as ajudas e ires pra pista por exemplo com um M4. Quando o carro só se torna mortifero à chuva é porque algo não está bem.
O ffb no G29 está como no FM7. Nada de especial (isto quando se está habituado ao ffb no ACC - Não estou a comparar jogos).

Com mudanças manuais + embraiagem é uma tanga mais ou menos, é cada prego. Parece que o jogo não responde à velocidade em que trocas de mudança. Na versão anterior isto não acontecia por exemplo.
Os companheiros em pista (cpu) pareceram-me um pouco lerdos também.

Os videos do tutorial que não dão para saltar também são cá uma seca. E aquela musiquinha dos menus... Ao preço que o jogo custa, podiam investir um pouco em direitos musicais e por alguma coisa mais agradável.
Gostei dos menus e da respetiva navegação.

Quem jogou os restantes Forzas não vai ter qualquer dificuldade. Parece-me sinceramente uma cópia atualizada da versão anterior com melhores gráficos.

Espero que não seja mais um para terminar e encostar.
 
Sempre me deu a impressão que o sistema de iluminação do Gran Turismo está uns furos acima do do Forza, e era isso que fazia do GT parecer um jogo com melhores visuais.

Do que foi anunciado em 2022 deste jogo, acreditava que era desta que o Forza era capaz de finalmente estar a nível nesse aspeto. Pena não se ter concretizado, já que é isso aqui o que está a fazer mais diferença. Isso e o Ray Tracing não estar implementado como se espera.

Bem... O jogo continua a parecer porreiro, mas estou para esperar uns 2 ou 3 meses e ver como a coisa evolui a nível de performance. Tá-me a custar um bocado engolir o facto de que não vai ha 2 anos atrás jogava uma porrada de coisas a 4K 120Hz na 6800XT, e agora estes jogos que vão saindo e me interessa jogar no PC (o Forza e o Starfield, nomeadamente), para aguentarem 60 FPS tem que ser a 1080p. O Horizon 5 já corria só a 60 FPS mas ao menos ainda era a 4K. Este nem isso. É um chapadão.
A meu ver, e tendo ambos à minha frente e a jogá-los ao mesmo tempo (intercalados, obviamente), o GT7 é bastante inferior ao Forza em termos gráficos num cômputo geral. Onde peca não é no sistema de iluminação, que até é superior como se pode constatar nos raios a passar na folhagem 3D ou na visão cockpit, mas sim no tom das cores escolhidas para alguns momentos do dia. E isso não é propriamente um problema gráfico mas sim uma questão artística, como os filtros de cor aplicados em vários jogos (Cyberpunk, RDR, GRID, WRC, Dirt, Starfield, etc.).

E quanto ao RT, ainda não percebi a celeuma à exceção da, talvez, má otimização. Não há um jogo de carros com gráficos tão bons quanto este nem me lembro de ver um com tanta atenção aos detalhes. Pelo menos de momento. O jogo tem 4 ou 5 modos para optimizar o RT: reflexos, sombras, oclusão do ambiente e resolução do traçado dos raios, se não me engano. O Spider-Man tem mais? O GT7 tem mais? O Hogwarts tem mais? Tenho esses todos comprados e aqui na biblioteca e garanto que não.

Tenham PC para o correr e TV/monitor para desfrutar dele na sua plenitude e aí vêem a qualidade do mesmo. Muitas vezes as pessoas queixam-se porque têm todos os componentes de topo mas depois diante dos olhos têm um mono em formato de TV ou monitor com a acuidade de cores toda lixada, sem qualquer tipo de calibração e com uma qualidade de imagem que mete medo.
 
Última edição:
E quanto ao RT, ainda não percebi a celeuma.
O drama está por causa do que foi mostrado no reveal em 2022. Vê o vídeo que o @Daimon postou. Não está em questão a implementação atual ser má. Não é, e como dizes é melhor que qualquer outra oferta da concorrência. Está em questão que ainda assim não chega perto do que foi prometido.

Quanto ao resto não tenho muito a argumentar, eu não tenho o jogo (ainda) para poder comparar. Quando o jogar será numa LG C9, portanto não será uma batata qualquer :berlusca:

Estou curioso de ver quando começarem a sair mais benchmarks do jogo no youtube a ver como a coisa se porta no hardware que tenho. O 3600X a coisa corre mesmo muito mal, de ver no vídeo da DF. Espero que na gen 5000 da AMD não seja igual. O jogo escala muito mal com o # de cores de um CPU. Algo que em outros jogos não se tem verificado, tipo no Cyberpunk que até tem sido bastante elogiado pela optimização nesse sentido.
 
O drama está por causa do que foi mostrado no reveal em 2022. Vê o vídeo que o @Daimon postou. Não está em questão a implementação atual ser má. Não é, e como dizes é melhor que qualquer outra oferta da concorrência. Está em questão que ainda assim não chega perto do que foi prometido.

Quanto ao resto não tenho muito a argumentar, eu não tenho o jogo (ainda) para poder comparar. Quando o jogar será numa LG C9, portanto não será uma batata qualquer

Estou curioso de ver quando começarem a sair mais benchmarks do jogo no youtube a ver como a coisa se porta no hardware que tenho. O 3600X a coisa corre mesmo muito mal, de ver no vídeo da DF. Espero que na gen 5000 da AMD não seja igual. O jogo escala muito mal com o # de cores de um CPU. Algo que em outros jogos não se tem verificado, tipo no Cyberpunk que até tem sido bastante elogiado pela optimização nesse sentido.
Como podes ver aí nas fotos que meti (e mesmo no vídeo, que está com compressão enorme) o jogo está de babar. A DF gosta muito de fazer estas comparações quando são jogos da MS, por isso é que o site da Eurogamer está como está, completamente tóxico e cheio de idiotas fanboys da PlayStation que odeiam tudo o que vem da concorrência. Gostava de os ter visto fazer o mesmo com o reveal do GT7, Horizon, Spider-Man, etc. em comparação com as versões finais, mas provavelmente ficaram quietinhos (confesso que não sei, não vi), pois esses fanboys dão dinheirinho do bom. O que é certo é que as diferenças são bem notórias. É só ir ver os reveal gameplays e as versões finais.

Isto para dizer que todos os jogos apresentam inicialmente uma coisa para conseguirem a atenção das massas e depois não sai exatamente igual. E nem puxo mais atrás, como o Cyberpunk ou mesmo o Watchdogs, que deu raia da grande.

Quanto à otimização, também espero que afinem e é aí que reside a minha crítica. Em relação à OLED, só tenho a dizer para comprares um bom babete, uma almofada confortável e desfrutares. Não precisas de me dizer mais nada que fiquei esclarecido quanto à qualidade da “batata”. :D

EDIT: as fotos estão no outro tópico. Raios… :P

EDIT 2:

Nunca vi um jogo a puxar 100% em todas 20 threads/10 cores do 10900K, juntamente com 100% da 3080. O meu PC consome 974.69W a jogar isto (segundo o HWMonitor). :wow:


 
Última edição:
Levou um belo “corte” na quantidade de pistas/localizações que normalmente o jogo trás!

A diferença para o FM7 é absurda!

Se vierem mais tarde em DLCs pagos…será uma grande facada!

Eu não acredito que venham a meter +10 pistas de forma gratuita!

O que vale é que vou jogando estes jogos no GP!
 
Levou um belo “corte” na quantidade de pistas/localizações que normalmente o jogo trás!

A diferença para o FM7 é absurda!

Se vierem mais tarde em DLCs pagos…será uma grande facada!

Eu não acredito que venham a meter +10 pistas de forma gratuita!

O que vale é que vou jogando estes jogos no GP!


Numa entrevista, disseram que iam lançar carros e pistas de forma gratuita.
Mas lá está até ao lançamento\anuncio pode mudar muita coisa
 
Foi tudo praticamente refeito do zero, por isso entende-se o menor conteúdo inicial. Para já, está espetacular (o que há).
Que se concentrem a afinar os bugs e a optimização nestes primeiros tempos. É o que pedimos.
 
Isto é basicamente o FM5 revisitado. Motor novo,menos conteúdo inicial. Depois com o 6 e 7 é que começaram a carregar nas pistas e carros iniciais.
Pistas vão ser de borla. Carros é que é melhor tirar o cavalinho da chuva. Talvez deiam alguns,mas muito provavelmente o melhor fica para o Car Pass.
 
vão ofercer sempre 1 carro em cada DLC...se bem me recordo eles são "obrigados" a faze-lo por causa de compactibilidade entre jogadores com DLC e sem DLC, assim oferecendo 1 dos carros dentro do pacote, é como se todos tivessem o DLC. isto foi notcia ha uns valentes anos, de outra forma haveria os carros mula...todos pretos.

1 ou outra pista tb acredito que venha de borla...mas não meia duzia ou mais...que é as que estão em falta!
já nem falo de pistas novas.
 
Por acaso não vejo melhorias gráficas em relação ao 7 (isto numa SS). Não fosse a jogabilidade, diria que é o mesmo jogo.

Pouco joguei, o Forza Horizon tem muito melhor aspeto que este.

Depois de ver o jogo no PC a ter dificuldades em correr cheira-me que é mais má otimização que falta de capacidade.
 
O Horizon 5 tem mais efeitos bonitinhos sem duvida.

Mas falando do Online, ontem também me aventurei e tirando dois ou três crianças que se colocavam de propósito à tua frente para atrapalhar a tua prática e os teus tempos, tudo correu bem.

No geral estou a gostar muito do jogo (PC) e espero que melhore no futuro.
 
no mínimo pedia-se graficos um pouco melhores que o FH5! Nunca o contrário!

A nivel de jogabilidade, pelo menos com comando, está excelente!

Não encontro onde posso fazer Download de "autocolantes" no jogo...não me refiro a pintura completa do carro, apenas a um conjunto de layers.
 
Back
Topo