PC Forza Motorsport (Turn10)

Informação técnica da versão PC. De notar que o jogo vai ter a framerate bloqueada em corridas multiplayer.

If you’re wondering how your PC will run the game, we’ve created this spec sheet which outlines the minimum, recommended, and ideal PC setups to enjoy the game. We’ve optimized it to look and play great across a wide range of PCs, taking advantage of cutting-edge PC hardware and technologies with real-time ray tracing on-track and maximum performance enabled by NVIDIA DLSS 2 and AMD FSR 2.2. These upscaling techniques reduce load on your PC, rendering the game at a lower resolution while keeping image quality intact.

Forza Motorsport on PC supports native resolutions up to 4K and beyond, rendering ultrawide and non-standard resolutions for on-track gameplay.
We’ve also introduced shader pre-compilation and pre-caching in Forza Motorsport. This feature already exists in Forza Horizon 5 – it's the “Optimizing for Your PC” screen that shows up when you first launch or update the game – and it’s designed to prevent shader compilation stutter during gameplay. Forza Motorsport also supports DirectStorage for CPU improvements when loading files to memory. This results in faster track loading.

In addition, unlocked framerates with or without V-Sync enabled are supported for single-player racing in Forza Motorsport. In multiplayer, framerates are locked to ensure a consistent and competitive online racing experience for all players across a variety of PC hardware configurations and the Xbox Series X|S consoles. Please note that the first time you launch Forza Motorsport on PC, by default the home space and menu navigation will be locked to 30FPS, however this can be unlocked in the video options menu.

https://forza.net/news/forza-motorsport-gamescom
 
Fake trailer , hilariante que até com as mesmas cenas do tease next-gen do jogo de há vários anos atrás. Quando fazem os monthly com cenas retiradas do jogo mesmo, mal passa por um FM7, quanto mais por um jogo next-gen. Anda um estudio 6 anos a mexer nas tools para isto? Se calhar deviam fazer uma trip à casa do kazunori yamauchi para aprenderem que nao sao precisos specs pc para ter um jogo estonteante e fotorealista, mas sim um motor de jogo de jeito e evoluir. Forza Tech só vale nas mãos de quem o sabe adaptar neste caso a Playground, não sei que raio de evolução anda a T10 s fazer, se estes são os frutos.
 
Primeira impressão positiva. Bonito a 4k 60fps num Oled e o handling está melhor que o 7. Contudo não consigo passar do tutorial pois fica stuck loading a entrar na pista de Mugello
 
Primeira impressão positiva. Bonito a 4k 60fps num Oled e o handling está melhor que o 7. Contudo não consigo passar do tutorial pois fica stuck loading a entrar na pista de Mugello

Que gráfica tens? Como vês aí, a minha 3080 com tudo ao máximo (incluindo RT) tem de estar a 1440P com DLSS em desempenho para ser jogável em condições aceitáveis (60fps). O jogo está pesadito.

Graficamente, parece-me melhor em SDR que em HDR. Em termos de jogabilidade, está a milhas melhor que o GT7, que ando a jogar também. Mal peguei no primeiro carro senti logo a diferença nas físicas e no peso. Sobre o resto ainda não tenho uma opinião formada, vou jogar hoje e depois venho cá.
 
Que gráfica tens? Como vês aí, a minha 3080 com tudo ao máximo (incluindo RT) tem de estar a 1440P com DLSS em desempenho para ser jogável em condições aceitáveis (60fps). O jogo está pesadito.

Graficamente, parece-me melhor em SDR que em HDR. Em termos de jogabilidade, está a milhas melhor que o GT7, que ando a jogar também. Mal peguei no primeiro carro senti logo a diferença nas físicas e no peso. Sobre o resto ainda não tenho uma opinião formada, vou jogar hoje e depois venho cá.
My bad. Eu tou a jogar na series x. N percebi que este era do PC
 
Ainda não dá para avaliar isso, como é óbvio. O jogo ainda está em fase de testes nesse sentido, sendo que ainda nem existiu lançamento oficial para a maioria do público. Lembrem-se que esta é a versão antecipada e a versão final só sai para a semana.
 

Getting to the end of this analysis, I have a pretty mixed opinion of Forza Motorsport in its current form. It certainly scales beyond the Xbox version in meaningful ways, but I'm confused why it doesn't scale even higher - especially when the game was demonstrated with much better RT reflections and even RTGI in pre-launch marketing materials. With that in mind, it's hard to understand why the game lacks more useful quality knobs to adjust RT reflection resolution, distance and RTGI? I can only guess, but it's a bit disappointing that one of the biggest visual improvements over consoles is anisotropic filtering.

The lack of RT options could partially be explained by the game's CPU performance, which in my opinion leaves a lot to be desired. At present, the game seems overly reliant in single-core performance, with some of the flattest core scaling I've ever measured since I started doing this kind of test - it's arguably worse than Star Wars Jedi: Survivor. And if you look at performance metrics on older mid-range CPUs like the Ryzen 5 3600, it's clear that this class of CPUs struggles to avoid visible frame-time spikes without greatly sacrificing visuals.

On high-end kit, the game does run well and looks good enough at 60fps, but judging the game holistically on a range of hardware shows that its options and scaling needs further developer attention.

Mais no link: https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2023-forza-motorsport-pc-tech-review
 
Já estou a conseguir melhorar isto e essas recomendações vieram mesmo a calhar. O meu bottleneck, como o benchmark prova, é mesmo na 3080. O meu 10900k faz quase 400fps (está overclocked a 5.2ghz com voltagem manual e com uma fonte de 1000w a alimentar para que a performance seja estável), mas a 3080 sofre e bem com o RT ao máximo.

O que fiz foi reduzir os detalhes RT da oclusão do ambiente e sombras para médio, deixando os reflexos (cubemap) em ultra, e passei de 1440p para 4K com DLSS em Ultra e tudo o resto ao máximo a 60-80fps. O RT puxa e de que maneira e não noto assim tantas melhorias (só mesmo na resolução dos reflexos e das sombras).
 
Última edição:
Mas será que existe esperança de isto vir a ser optimizado?

A performance está um bocado uma desgraça. Especialmente em gráficas AMD.
 
Sempre me deu a impressão que o sistema de iluminação do Gran Turismo está uns furos acima do do Forza, e era isso que fazia do GT parecer um jogo com melhores visuais.

Do que foi anunciado em 2022 deste jogo, acreditava que era desta que o Forza era capaz de finalmente estar a nível nesse aspeto. Pena não se ter concretizado, já que é isso aqui o que está a fazer mais diferença. Isso e o Ray Tracing não estar implementado como se espera.

Bem... O jogo continua a parecer porreiro, mas estou para esperar uns 2 ou 3 meses e ver como a coisa evolui a nível de performance. Tá-me a custar um bocado engolir o facto de que não vai ha 2 anos atrás jogava uma porrada de coisas a 4K 120Hz na 6800XT, e agora estes jogos que vão saindo e me interessa jogar no PC (o Forza e o Starfield, nomeadamente), para aguentarem 60 FPS tem que ser a 1080p. O Horizon 5 já corria só a 60 FPS mas ao menos ainda era a 4K. Este nem isso. É um chapadão.
 
Back
Topo