PS Final Fantasy VII (Squaresoft)

Fundos pré-renderizados do FF7 ripados:

lVUgToe.gif
JDIzb7D.gif


lIi949H.gif
SpGcPPe.jpg


a16pt1f.jpg
DdbawqD.gif

Mais aqui.


PS: A Square-Enix não regula, há 10 anos a falarem de remakes, já podiam ter re-renderizado os fundos a partir dos assets originais, adicionado 16:9, mudado os modelos poligonais por algo ligeiramente melhor... E tá a andar, vender como jogo clássico nos serviços digitais.
 
^ Um remake/re-imagining e um remaster/enhanced port são coisas completamente diferentes!

Isto, a correr na White Engine/Crystal Tools:

Final-Fantasy-7-Remake_ps3_DS.jpg



Não tem nada a ver com pegar nos assets do original, passá-los de novo pelo renderer e sacar 1920x1080.
 
Última edição:
Eu satisfazia-me com um "mero" remaster.
Na verdade nem sequer estou interessado num remake. Tenho a certeza absoluta que só iam estragar o jogo dessa forma.

A parte frustrante é observar o jogo e tirar algumas ilações simples, como o é o facto que 90% de tudo no jogo são cenários pré-renderizados de baixa resolução (com algumas/poucas aplicações em FMV isolado e/ou interactivo), mas ainda assim com muito detalhe, cujo artwork original possivelmente ainda existe com um pouco de sorte.
A nível de 3D e texturas é tudo muito básico, não é coisa que demorasse muito tempo a refazer em high poly count.
O modelo mais complexo é provavelmente o próprio World Map.

Há mais elementos na equação, com mais ou menos complexidade, e coadunar tudo de forma coesa não é coisa para se fazer do pé para a mão, mas sinceramente, não estou a ver qual é a dificuldade que uma pequena equipa teria em resolver isto em 12 meses ou menos se tivessem o artwork original disponivél.
 
Eu satisfazia-me com um "mero" remaster.
Na verdade nem sequer estou interessado num remake. Tenho a certeza absoluta que só iam estragar o jogo dessa forma.
É precisamente essa a minha ideia.

Vamos estar a investir anos e atirar dinheiro à coisa para "na melhor das hipóteses" ser fiel ao original.

Os FF's antigos e os novos diferem precisamente aí, tanto tempo e dinheiro se investe hoje no fotorealismo e no facto de expressar uma ideia não ser suficiente, que se perde demasiado tempo e se acaba com um jogo sem alma (raios, os gajos gastam dinheiro a fazer FMV's de flashbacks do gajo a ver fogo de artificio sentado numa scooter voadora coa gaja; meses de produção e dinheiro... nesta porra? podiam simplesmente referir o evento... onde não acontece nada!). A cena do Cloud travesti no FFVII foi decerto um devaneio de um modelador da altura que fez o cloud com vestido de gaja para gozar, a equipa gostou e foi para o jogo, ser crude ou não não interessava... siga para bingo, expressa a ideia, tem o efeito cómico que tinha de ter (hoje ainda nos lembramos do quão aleatório foi) e não dormimos mal por ter poucos poligonos e detalhe, era a ideia que interessava.

Hoje? Hoje iam perder 6 meses a modelar e texturar o Cloud alternativamente e a assegurar que o vestido era lindissimo e com lantejoulas, assegurar que parece ele ao mesmo tempo é feminino o suficiente... 6 meses para nada. É por isso que os FF's novos perderam todo o humor que também lhes era caracteristico e passaram a ser coisas que se levam demasiado a sério (agora um devaneio tem de ser parte integrante da produção e requer muitos recursos) e o FFXIII tem apenas uma cidade... não explorável... também por isso, para não compremeter uma coisa, comprometem tudo o que na realidade até era bem mais importante.


Menos gráficos é mais, às vezes. Não fosse o RPG mais impressionante esta geração um jogo Wii, o Xenoblade; a tentarem tirar gráficos HD com super texturas, mais milhentos equipamentos diferentes on-screen e character models com dezena de milhar de poligonos ainda demoravam mais 10 anos a acabar de o fazer; ou então desistiam e faziam algo mais simples, como toda a gente optou por fazer nas HD's. No entanto, o jogo nos compromissos que fez é lindo, mal nos habituemos ao facto de ele ser o que é.
A parte frustrante é observar o jogo e tirar algumas ilações simples, como o é o facto que 90% de tudo no jogo são cenários pré-renderizados de baixa resolução (com algumas/poucas aplicações em FMV isolado e/ou interactivo), mas ainda assim com muito detalhe, cujo artwork original possivelmente ainda existe com um pouco de sorte.
A nível de 3D e texturas é tudo muito básico, não é coisa que demorasse muito tempo a refazer em high poly count.
O modelo mais complexo é provavelmente o próprio World Map.
Ainda existe, a Square-Enix não é a Sega que perde código fonte a torto e a direito. Os gajos ainda tinham o código fonte do FF1 e 2 em 2000 (quando fizeram a versão wonderswan e posteriores ports para PSone e GBA), o IV, o V e o VI idem (portados para o GBA em 2005/2006); também pegaram no código fonte do IV mais tarde para fazer o FFIV After Years. O código fonte do Chrono Trigger também lhe mexeram há poucos anos com a port para a NDS.

É claro que têm o VII, VIII e IX, mais os assets e modelos poligonais mais detalhados. (têm o do FFX e dos Kingdom Hearts, claramente, se desataram a fazer simples HD ports que pelos vistos demoram 3 anos a fazer :rolleyes:)

Simplesmente são cabeça dura.
Há mais elementos na equação, com mais ou menos complexidade, e coadunar tudo de forma coesa não é coisa para se fazer do pé para a mão, mas sinceramente, não estou a ver qual é a dificuldade que uma pequena equipa teria em resolver isto em 12 meses ou menos se tivessem o artwork original disponivél.
O problema é da Square-Enix em simplificar.

Mesmo que não quisessem mexer nos assets (a opção de não os terem nem se mete), tiveram a DS uma catrefada de anos no mercado, uma líder de mercado portátil, com cartuchos suficientemente grandes para acomodar o jogo e resolução de 256x192 em cada ecrã, era dinheiro no banco.

Se tivessem 2 dedos, tinham pegado nos assets da PSone, metido na DS (nem tinham de fazer re-render) e relançavam com popa e circunstancia FF VII DS, o Japão implodia.

Reforçavam a marca, podiam tê-lo feito na altura do Advent Children FFVII, não lhes custava nada (vendia largos milhões no processo) e daí a uns anos começava a falar-se de remakes na mesma. Não é rocket science, os tipos é que são burros.

Agora irem gastar dinheiro no FFX... lol.
 
Última edição:
Eu seria a favor de um remake, adorava poder jogar isto na sala (Plasma 42') e poder olhar e nao ver so quadrados lol

Na PSP joga-se bem agora nas novas TVs que a maioria tem nem pensar.
 
É claro que têm o VII, VIII e IX, mais os assets e modelos poligonais mais detalhados. (têm o do FFX e dos Kingdom Hearts, claramente, se desataram a fazer simples HD ports que pelos vistos demoram 3 anos a fazer :rolleyes:)

Simplesmente são cabeça dura.O problema é da Square-Enix em simplificar.

Mesmo que não quisessem mexer nos assets (a opção de não os terem nem se mete), tiveram a DS uma catrefada de anos no mercado, uma líder de mercado portátil, com cartuchos suficientemente grandes para acomodar o jogo e resolução de 256x192 em cada ecrã, era dinheiro no banco.

Não sei se é bem assim, há pouco tempo vi um entrevista com um gajo da squareenix a trabalhar no remaster de kingdom hearts e ele disse precisamente que foi dificil e demoroso porque perderam grande partes dos assets do kingdom hearts e tiverem de voltar a fazé-los com base em imagens do jogo.
 
Não sei se é bem assim, há pouco tempo vi um entrevista com um gajo da squareenix a trabalhar no remaster de kingdom hearts e ele disse precisamente que foi dificil e demoroso porque perderam grande partes dos assets do kingdom hearts e tiverem de voltar a fazé-los com base em imagens do jogo.
Talvez, mas isso denota incompetência.

Quando o OoT 3D estava para sair, sairam para aí assets do OoT de 1997/1998 onde a origem do ficheiro era Photoshop 4 ou 5 (lembro-me de tirar isto a limpo) e se notava perfeitamente que os desenhos originais eram feitos a carvão, digitalizados, lhes puxavam o contraste e depois pintavam na layer abaixo.

Seria fácil tê-los perdido; nem eram assets do jogo em si.


A Square-Enix é disfuncional, dito isto, também soa a desculpa para terem demorado anos a fazer um simples remaster que não tem nada de especial: os assets que perderam seriam os das texturas PS2 na sua forma editável (não teriam resolução muito mais alta) e realisticamente isso tem utilidade limitada. O jogo na PS2 é flat por isso as texturas são simples e não fotorealistas (não é o jogo que sofre mais com texturas fracas; foi feito para elas). O grande problema de ir fazer uma port e levar com isso em cima é, além da resolução que não podia ser de outra forma levar com assets com 4 bits de cor que era a travadinha predilecta da PS2.

O que estou a dizer é; com a fonte a 24 bits o plano deles podia ser aumentar o tamanho da textura e aplicar filtros em cima, de uma forma que com 4 bits deveria ser ainda mais evidentemente invasivo; mas isso é realmente a forma errada de fazer as coisas, por isso ainda bem que os tipos são incompetentes e perderam essas coisas; serves them right.



Referente ao Final Fantasy VII, VIII e IX perder os backgrounds assim seria muito grave; nem falo em texturas e afins para parecer decente ou completo a 1920x1080; mas perder a geometria. Os modeladores normalmente fazem sempre backup para eles dessas porções para eles (para portfolios e afins; além de terem perdido muitas horas naquilo para não manterem o trabalho guardado); se calhar têm de os contactar.

Os ficheiros dos backgrounds deveriam estar em .obj e foram feitos em Wavefront Advanced Visualizer (que hoje é o Maya).
 
Última edição:
ffvii_characterswallpaper.png


Final Fantasy VII vai ser lançado para a PS4. O anuncio foi feito por Shinji Hashimoto da Square Enix no evento Playstation Experience.

O jogo vai ser lançado algures durante a Primavera de 2015, sendo um port directo da versão PC.


jgzwsnkrbqfujfmbzgue.png

 
Última edição:
Esse lançamento é extremamente insultuoso... esse jogo comprei eu para PC por uns 2€ e posso modifica-lo, agorq cobrar uns 15€ sem aplicar nenhuma melhoria?...
 
Última edição:
Back
Topo